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sexta-feira, 29 de abril de 2011

3º Etapa do Calendário de apoio da Funceb

CALENDÁRIO DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS 2011
Calendário de Apoio a projetos
Com o objetivo de organizar as solicitações de apoio e a distribuição de recursos, a Fundação Cultural do Estado da Bahia criou o Calendário de Apoio a Projetos Culturais. O Calendário é um mecanismo de incentivo a projetos e atividades artístico-culturais de interesse público que concede apoios no valor de até R$ 10.000,00, através de recursos financeiros diretos ou de serviços de impressão, passagens aéreas e hospedagem na cidade de Salvador.
Em consonância com as diretrizes da Secretaria de Cultura, são priorizadas propostas realizadas no interior do Estado, desenvolvidas em áreas de maior risco social, relacionadas à capacitação e forma­ção na área cultural ou direcionadas ao público infanto-juvenil.
No ano de 2010, o Calendário de Apoio recebeu um total de 264 inscrições, sendo 156 de Salvador e 108 do interior do estado. Desse total, 55 projetos foram apoiados nas três etapas do Calendário com total de 30 propostas da capital baiana e 24 do interior.
Em 2011, o Calendário terá três etapas. Leia o regulamento e acompanhe as datas para inscrição do seu projeto.
Períodos de Solicitação de Apoio
PASSAGENS, HOSPEDAGEM, IMPRESSÃO E RECURSOS FINANCEIROS DIRETOS
Período de realização do Projeto

MAIO, JUNHO E JULHO

AGOSTO E SETEMBRO

OUTUBRO E NOVEMBRO
Recebimento na FUNCEB

Até 28/02/2011
(encerrado)

Até 28/04/2011

Até 21/06/2011
Divulgação dos pré-selecionados

28/03
(encerrado)

23/05/2011

18/07/2011
Cumprimento das diligências pelos pré-selecionados

30/03 a 06/04
(encerrado)

25/05 a 01/06/2011

20 a 29/07/2011
Assinatura dos Contratos

A data de assinatura dos contratos dependerá da prioridade dos projetos, através da análise do conjunto de propostas selecionadas, bem como da demanda da Procuradoria Jurídica da FUNCEB no período.

Calendário de Apoio a projetos
Informações:
Assessoria de Projetos/FUNCEB
E-mail: calendariodeapoio@gmail.com
Tel: 71-3116 6631 / 6849
Site: www.funceb.ba.gov.br

ONU Mulheres está com edital aberto para inscrição de projetos da sociedade civil pelo ODM3

Ver no site: http://www.odmbrasil.org.br/noticias_detalhes/118/onu-mulheres-esta-com-edital-aberto-para-inscricao-de-projetos-da-sociedade-civil-pelo-odm3


oinuA ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres está com inscrições abertas para o edital anual para financiamento de projetos da sociedade civil. A seleção se encerra no dia 8 de maio de 2011 e prevê o financiamento de US$ 415 mil (cerca de RS 680 mil) para iniciativas que sejam executadas na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
O edital está estruturado em três áreas temáticas:
. expansão da liderança e participação das mulheres, promovendo a igualdade de gênero nas diferentes esferas da sociedade;
. eliminação da violência contra as mulheres; e
. fomento ao empoderamento econômico das mulheres.
Podem apresentar propostas organizações da sociedade civil com experiência mínima comprovada de um ano na execução de projetos similares. Os projetos financiados deverão ser executados no período de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2012.
Para o Brasil estão destinados US$ 133 mil (cerca de R$ 220 mil) para a capacitação de organizações da sociedade civil, especialmente de mulheres e população LGBT em situação de vulnerabilidade social, para participar na formulação e avaliação de políticas públicas na área de segurança pública.
Os recursos também estão direcionados para apoiar as atividades preparatórias da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e aumentar a capacidade de liderança das mulheres em cargos eletivos e em esferas de tomada de decisão
> Veja aqui o EDITAL
> FORMULÁRIO de inscrição



Hailton F. Araújo
ONG EKOKATU
Sr. do Bonfim-BA

Anúncio de Vaga

Função: Estagiário
Departamento: Dimac/ Música - Fundação Cultural do Estado da Bahia/ SecultBA
Jornada: Meio turno
Local: Pelourinho

Contratação: Maio 2011





Introdução


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) tem como missão formular e implementar, de forma articulada com a sociedade, políticas públicas que expressem a centralidade da cultura na transformação e no desenvolvimento social e valorizem a diversidade cultural da Bahia, nas suas dimensões territorial, simbólica, econômica e de cidadania.



Cabe à Dimac/ Música, departamento de música da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia: Disponibilizar informações relativas à economia da música, visando o planejamento de políticas públicas, institucionais e ações privadas; incentivar e articular as redes produtivas da música, visando dinamizar a economia criativa na Bahia.



Descrição do emprego



O Estagiário auxiliará as atividades da Diretoria mediante o acompanhamento de processos, projetos e suporte a ações em desenvolvimento.



Requisitos



Essencial

· Estar matriculado em curso superior no estado da Bahia, em Produção Cultural, Administração, Economia, Comunicação, Ciências Sociais ou Artes.

· Conhecimento básico de conceitos relativos à organização da cultura.

· Domínio básico do pacote Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint.

· Domínio de internet e ferramentas de busca.



Desejável

· Experiência com pesquisa.

· Familiaridade com Wordpress e HTML.

· Domínio da língua inglesa.


Pagamentos e Benefícios



Tipo de Contrato

Contrato de 6 meses, renovável por 6 meses, até um máximo de 24 meses.



Jornada de Trabalho

Meio turno, trabalhando 20 horas por semana, de segunda a sexta-feira, das 08 às 12h.



Salário

Remuneração mensal líquida entre R$ 320,00 e R$ 350,00, já incluído auxílio transporte.



Férias

Consistem em 30 dias anuais, remunerados.



Outros benefícios

· Acesso gratuito eventual a espetáculos, exposições e seminários realizados em espaços culturais da SECULT.



Seleção



Currículos devem ser enviados até 06 de Maio de 2011, 18h, para o endereço musica.funceb@gmail.com, aos cuidados de Carolina Morena. Os selecionados serão contatados via telefone e e-mail para realização de entrevista.






--
Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB
DIMAC/Música
Rua Gregório de Matos, n° 29 - Pelourinho
CEP: 40025-000 - Salvador / BA
Telefone: (71) 3116-6869/ 6620
Site: www.funceb.ba.gov.br
Blog: www.funceb.ba.gov.br/musica
E-mail: musica.funceb@gmail.com
Outros anexos (34 KB)

Resultado da seleção Agentes de Leitura

Prezados
Saiu nesta semana o resultado da seleção Agentes de Leitura. No nosso território foram realizadas 44 inscriçoes em Andorinha e 56 em Jaguarari. Destes foram desabilitadas 19 inscriçoes em Andorinha e 21 em Jaguarari, resultando numa listagem de 25 inscriçoes em Andorinha e 35 em Jaguarari que passaram para a segunda fase da seleção, que consiste na realização de uma prova escrita e uma oral a ser realizada dentro em breve. Segue abaixo a lista dos aprovados nas duas cidades:

Município: Andorinha
Resultado da I Fase – Habilitação

1 Ana Jéssica da Silva Passos Habilitado
2 Auzineide Bonfim Rocha Habilitado
3 Celiana da Silva Figueiredo Habilitado
4 Chisnandia Helena do Nascimento Habilitado
5 Dalva Gomes da Silva Habilitado
6 Desivania Dantas do Nascimento Habilitado
7 Dione Silva Figueiredo Habilitado
8 Edlene de Lima Bispo Habilitado
9 Edvaldo Evangelista dos Santos Habilitado
10 Elenilda Pereira da Silva Habilitado
11 Elenita Ribeiro de Figueredo Silva Habilitado
12 Elielma de Jesus Silva Habilitado
13 Elizangela Neris de Araújo Habilitado
14 Geidneide Evangelista dos Santos Habilitado
15 Genilson Gomes de Souza Habilitado
16 Henriki Reis Araújo Habilitado
17 Katiana Ribeiro da Silva Habilitado
18 Laíse de Souza Nascimento Habilitado
19 Luciene Araújo da Silva Habilitado
20 Lucimar Barbosa da Silva Conceição Habilitado
21 Maricelia Nunes de Souza Habilitado
22 Rubia Vitor Duarte Habilitado
23 Solange Araújo da Silva Habilitado
24 Suele da Silva Habilitado
25 Valdenice Ferreira da Silva Habilitado


Município:Jaguarari
Resultado da I Fase -
Habilitação

1 Adriano dos Santos Ferreira Habilitado
2 Anabel da Silva Souza Habilitado
3 6 Carla Patrícia dos Santos Habilitado
4 Carlos Eduardo dos Santos Habilitado
5 Cleise Daise do Nascimento Gonçalves Habilitado
6 Cristiana Araújo da Silva Soares Habilitado
7 Daniele Dias da Silva Habilitado
8 Delma Ferreira Conceição Habilitado
9 Dênia Vanessa Gonçalves dos Santos Habilitado
10 Denise de Araújo Nascimento Habilitado
11 Elisângela dos Santos e Santos Habilitado
12 Geisa Conceição da Silva Habilitado
13Geovan dos Santos Requião Habilitado
14 Gildemaria da Silva e Silva Habilitado
15 Glícia de Souza Andrade Habilitado
16 Hildete Cardoso Ferreira Habilitado
17 Hísis Cristine Lopes Pinto Habilitado
18 Janete Emiliana Morgado dos Santos Habilitado
19 Jhonlaine Menezes dos Santos Habilitado
20 José Ulisses Araújo da Silva Habilitado
21 Kelly Mendonça da Silva Habilitado
22 Leide Jane Oliveira Rodrigues Habilitado
23 Luciana Alberto Bonfim Habilitado
24 Maria Izabel Cordeiro da Silva Habilitado
25 Maristela dos Santos Araújo Habilitado
26 Matheus Diniz Gonçalves de Oliveira Habilitado
27 Nayara Barbosa dos Santos Habilitado
28 Railde de Souza Silva Habilitado
29 Regiane Lopes da Silva Habilitado
30 Rosiane Felipe da Silva Habilitado
31 Rosilene Barbosa Dias Habilitado
32 Rosimira Cardoso da Silva Habilitado
33 Rosinéia Cardoso da Silva Habilitado
34 Tony Anderson Alves Araújo Habilitado
35 Zenaide Conceição da Silva Habilitado




Carla Lidiane
Representante Territorial de Cultura
Piemonte Norte do Itapicuru
Superintedência Estadual de Cultura - Sudecult
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
carla.lidiane@cultura.ba.gov.br
http://culturapiemonte.blogspot.com/
(074) 9117-3556


"Não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente, jamais será arte." Pablo picasso


Prezados e prezadas:

Segue anexo resultado da primeira fase do processo seletivo para Agentes de Leitura, publicada no Diário Oficial em 26/04/2011, através da Portaria nº 150/2011 de 20 de abril de 2011 e re-ratificado através da Portaria nº 158/2011 de 27 de abril de 2011, publicada no Diário Oficial em 28/04/2011, para conhecimento e divulgação.
As relações de todos os municípios contemplados estão disponibilizadas para consulta no site www.fpc.ba.gov.br.
Os candidatos habilitados deverão aguardar convocação para a II Fase – Avaliação de Conhecimentos (Prova escrita e oral) cuja data será amplamente divulgada, com antecedência, através do nosso site e demais meios de comunicação.
As dúvidas deverão ser dirimidas através do e-mail agentesdeleitura.ba@fpc.ba.gov.br ou telefone (71)31166927.
Atenciosamente,

Equipe Agentes de Leitura Bahia



Salvador, Bahia · Terça-feira
26 de abril de 2011
Ano · XCV · No 20.541

PORTARIA Nº 150/2011 DE 20 DE ABRIL DE 2011

O Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia-FPC, no uso de suas atribuições, e considerando o estabelecido no Edital nº 03/2010 de 1º de dezembro de 2010, que regulamenta o processo de seleção do Edital nº 03/2010 - Formação de Agentes de Leitura do Programa Mais Cultura no Estado da Bahia.
RESOLVE:
Art. 1º Divulgar a relação dos candidatos habilitados e inabilitados na fase de habilitação do processo seletivo que trata esta Portaria.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Salvador, 20 de abril de 2011
Ubiratan Castro de Araújo
Diretor Geral

Salvador, Bahia · Quinta-feira
28 de abil de 2011
Ano · XCV · No 20.543


PORTARIA Nº 158 DE 27 ABRIL DE 2011
O Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia - FPC, no uso de suas atribuições, torna público a Retificação da Portaria nº 150 de 20 de abril de 2011, publicada no Diário Oficial em 26 de abril de 2011, conforme o que se segue, ficando ratificados os demais dados publicados:
Salvador, 27 de abril de 2011
Andréa Natividade Montenegro
Diretora Geral em exercício


Atenciosamente,

Equipe Agentes de Leitura Bahia

4ª Festa do Licuri

Queridos amigos (as),

É uma grande alegria para nós da Cooperativa COOPES, do Convivium do Licuri e da Terra Madre Brasil, realizar a 4ª Festa do Licuri e poder convidar a todos os amigos para celebrar conosco esta caminhada. É um dia de encontro e troca de experiências com as Entidades Parceiras, com os amigos, com os produtores e quebradeiras de licuri de toda região. Neste dia vamos fazer concurso de comidas com gosto de licuri, Desfile de Rainha, Gincana, Dança do licuri, Músicas regionais e muito mais. O nosso objetivo é divulgar a idéia de valorização e produção do licuri, porporcionando assim uma vida melhor para todos.
Que o Licuri seja respeitado na Caatinga e não seja mais derrubado, queimado e nem comido pelo gado do fazendeiro que aluga o pasto do pobre e as quebradeiras não tenham mais vergonha de falar que são quebradeiras de licuri porque é uma profissão insignificante e que gera pouca renda, mais que elas possam continuar sustentando suas famílias, preservando sua cultura e suas comidas com gosto de licuri.
Venha e participe desta 4ª Festa do Licuri no dia 15 de maio de 2011, na comunidade de Caiçara, município de Capim Grosso, Bahia Brasil.

Abraço

Josenaide de Souza Alves
Líder do Convivium do Licuri

Saudações Culturais SEMPRE,


Izaias Junior dos Reis Silva
Representante Territorial de Cultura-Bacia do Jacuípe
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Superintendência de Cultura
Tel. (75) 9111-0746
(75) 8243-1867
e-mail. izaias.silva@cultura.ba.gov.br
izaias.cultura@gmail.com

Festivais de música e poesia de Ibotirama 2011

Prezad@s,

Segue regulamentos dos festivais de música e poesia de Ibotirama 2011. Divulguem para seus contatos!
Dúvidas entrem em contato com Reginaldo Belo, reginaldonovaisbelo@gmail.com, 77 9937-4885.

Abraços,


Cléber Eduão
Representante Territorial de Cultura - Velho Chico
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT
http://velhochicocultura.blogspot.com
www.myspace.com/clebereduao
www.myspace.com/wcreliquias
XXV FEPI - FESTIVAL DE POESIA DE IBOTIRAMA DIA 11 DE AGOSTO DE 2011.
ETAPA NACIONAL

Regulamento:

Art. 1º - O festival de poesia visa incentivar e valorizar a arte poética como instrumento de luta e transformação, descobrindo novos valores de nossa cultura.

Art. 2º - Poderão concorrer quaisquer pretendentes de Ibotirama, bem como de outras cidades, desde que estejam regularmente inscritos.

Art. 3º - Cada poeta poderá inscrever até (02) duas poesias,(classificando apenas uma) sendo-lhe facultado o direito de escolher o declamador que, igualmente, só poderá defender 01( uma) poesia.

Art. 4º - As inscrições estarão abertas no período de 29 de Abril a 06 de julho de 2011 e postadas até dia 06 de julho (via sedex). Deverão ser efetuadas no Espaço Cultural, à rua Pedro Carneiro, 582, Ibotirama-Bahia, Cep - 47520-000.Cada poeta enviará com a ficha de inscrição (07) sete cópias de cada trabalho, (frente arial 12).

Art. 5º - Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 (quinze reais), por poesia. Conta para depósito: Banco do Brasil (Festas Culturais), CC 7881-6, agência 817-6.

Não poderão concorrer obras publicadas em livros ou poesias com direitos reservados.

Art.6º - Premiação:

1º lugar : R$ 2.000,00 ( dois mil reais) + um troféu;
2º lugar : R$ .1500,00 ( hum mil e quinhentos reais) + um troféu;
3º lugar : R$ 1.000,00 ( Um mil reais) + um troféu;
4º lugar : R$ 700,00 (setecentos reais) + um troféu;
5º lugar : R$ 500,00 (quinhentos reais) + um troféu.

Do 6º ao 10º R$.....200,00 (duzentos reais)

Melhor Intérprete: R$ 400,00 ( quatrocentos reais) + um troféu;

Art. 7º - Serão pré-selecionadas 15 (quinze ) poesias acrescidas de mais 05 (cinco) do festival local Geraldo Poeta , totalizando 20 (vinte) poesias.Os autores serão comunicados em tempo hábil.
Art. 8º - O nome do autor deverá constar apenas na ficha de inscrição. . O início do FEPI, será às 20:00 horas (vinte horas), fica automaticamente desclassificada a poesia cujo intérprete não comparecer no dia e hora marcados.

Art. 9º - O júri será composto por 05 (Cinco) pessoas ligadas a arte literária e a classificação definida pelo mesmo será irrecorrível.

Art. 10º - O XXV FEPI será realizado em duas etapas ( local e Nacional) e premiadas as (10) dez primeiras colocadas.

Art. 11º - Os concorrente de outras cidades terão uma ajuda de custos no valor R$ 300,00
(trezentos reais).Caso classifique uma música também só receberá uma ajuda, Ficando despesas de hotel,restaurante e etc...por conta do Mesmo.
Art. 12º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Festival.


Art. 14º - As inscrições não pagas, serão automaticamente eliminadas.

Art.15 - Não poderá participar do XXV FEPI todo e qualquer pessoa que fizer parte da comissão organizadora dos festivais de musica e poesia.

CONTATOS- (77) 3698 1309 (77) 8804 1290 (77) 9937 4885 (77) 9193 1532 (77) 9973 9954.
ESPAÇO CULTURAL- RUA PEDRO CARNEIRO, 582 CENTRO
47.520.000 – Ibotirama BA.

Festival de Música e Poesia de Ibotirama 2011

Prezad@s,

Segue regulamentos dos festivais de música e poesia de Ibotirama 2011. Divulguem para seus contatos!
Dúvidas entrem em contato com Reginaldo Belo, reginaldonovaisbelo@gmail.com, 77 9937-4885.

Abraços,


Cléber Eduão
Representante Territorial de Cultura - Velho Chico
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT
http://velhochicocultura.blogspot.com
www.myspace.com/clebereduao
www.myspace.com/wcreliquias

XXXV FEMPI – FESTIVAL DE MÚSICA POPULAR DE IBOTIRAMA
DIAS 12 E 13 DE AGOSTO DE 2011.
Regulamento:

Art. 1º- O FEMPI tem como objetivo criar novos talentos, valorizar a música popular,
Contribuindo para o enriquecimento de nosso acervo musical.

Art. 2º - As inscrições estarão abertas no período de 29 de Abril a 06 de julho de 2011 e
Postadas até dia 06 de julho (via sedex). Deverão ser efetuadas no espaço cultural, à rua Pedro carneiro, 582, Ibotirama-bahia, Cep – 47520-000. Cada concorrente enviará com a ficha de inscrição (07) sete cópias de cada trabalho,recibo de depósito ou transferência da taxa de inscrição, e a música deverá ser gravada em CD.

Art. 3º - Poderão concorrer quaisquer pretendente de Ibotirama, bem como de outras cidades, desde que estejam regularmente inscritos.

Art. 4º - Cada concorrente poderá inscrever até (02) músicas, classificando apenas 01 (uma) cada música inscrita deverá ser apresentada em CD, com gravação inteiramente audível e identificável acompanhada de 07 (sete) cópias digitadas, (fonte arial 12) contendo apenas o título da canção.
Art. 5º - As composições deverão ser inéditas e originais. Entende-se por inédita a obra musical que nunca tenha sido gravada comercialmente e, como original, a que não advir de plágio total ou parcialmente, adaptação ou citação poética de outros autores.
§ 1.º Não perderá o caráter de inédita, a música que tenha concorrido em outros festivais.
Art. 6º - O material não será devolvido.

Art. 7º - Das músicas inscritas apenas 18 (dezoito) composições irão à fase eliminatória dia 12/08/2011, A eliminatória classificara 10 (dez) músicas para a grande final dia 13/08/2011. acrescidas de 05 (cinco) músicas que virão do festival local.

Art. 8º - Os concorrentes terão à sua disposição, aparelhagem de som completa e instrumentos básicos, como: bateria, guitarra, contrabaixo e teclado.
Parágrafo único: o concorrente terá prazo de cinco minutos para inicio da apresentação de sua música.

Art. 9º - O inicio do FEMPI será às 20:00 (vinte) horas e fica automaticamente desclassificada a composição cujo interprete não comparecer no dia e hora marcados (12 e 13 de agosto de 2011 às 20:00 h) .

Art. 10º - O júri será escolhido pela comissão organizadora do festival

Art. 11º - As decisões do júri serão irrevogáveis

Art. 12 – Será oferecido aos concorrentes de outras cidades/estados uma ajuda de custos de R$ 500,00 (quinhentos reais), caso classifique uma poesia também só receberá uma ajuda, ficando por conta do concorrente despesas como hotel, Restaurante etc.


DA PREMIAÇÃO:

Art. 13 – Os prêmios serão distribuídos da seguinte forma:
1º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil raias) + um troféu;
2º lugar: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) + um troféu;
3º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) + um troféu;
4º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) + um troféu;
5º lugar: R$ 1.000,00 (um mil reais) + um troféu;
Do 6º ao 10º lugar R$ 500,00 (quinhentos reais)

MELHOR INTÉRPRETE.............R$ 400,00 (quatrocentos reais)
MELHOR LETRA........................R$ 500,00 (quinhentos reais)

Art. 14º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do festival.

Art-15...A responsabilidade sobre proteção e direitos autorais das obras musicais apresentadas competirá, em sua integralidade, aos próprios autores e participantes responsáveis por sua apresentação, eximindo de toda e qualquer responsabilidade a direção do Festival.
Fica proibida a apresentação de canções que se utilizem de “samples”, pré-gravações em midi, bem como qualquer outro recurso tecnológico de áudio pré-gravado. O objetivo do festival é uma apresentação ao vivo.
A taxa de inscrição será de R$15,00 (quinze reais) por música e deverá ser quitada mediante pagamento em espécie (dinheiro) ou através de transferência eletrônica para: BANCO DO BRASIL
Festas Culturais– AG: 817-6 – C/C 7881-6,


AUTORIZAÇÃO PARA O USO DA IMAGEM EM TRANSMISSÕES AUDIOVISUAIS

Eu, __________________________________________________________, portador do RG_____________________ e do CPF _____________________________, residente e domiciliado em ____________________________________, estado ____________, sito a_________________________________________________________________________, número _______________________, apto.__________ bloco _______________________, autor e responsável legal pela música e letra __________________________________________________________________________autorizo a Prefeitura M. de Ibotirama BA, bem como qualquer outro veículo de comunicação impressa, radiofônica ou televisiva, de canal aberto ou fechado a explorar minha imagem durante e após o FEMPI – Etapas Nacional e Regional, seja na forma de divulgação do evento, seja na forma de entrevistas.
Declaro que esta autorização é válida durante e depois do festival, e que nenhum custo acarretará para esta Prefeitura.


Observação: Não poderá participar do FEMPI todo e qualquer pessoa que fizer parte da comissão organizadora dos festivais: música e poesia. O concorrente que obtiver mais de um prêmio, prevalecerá apenas o maior, ficando o concorrente mais aproximado com a premiação.
Rua Pedro Carneiro, 582 – Centro – Ibotirama/BA – CEP: 47520-000 fone (77)3698 –1126. (77)8804 1290 – (77) 9937 4885 – (77) 9193-1532 e (77 ) 9973 9954. Espaço cultural.
(77) 3698-1309 (Secretaria de Educação)

80 Anos de João Gilberto

Prefeitura de Juazeiro (BA) busca apoio do MinC para homenagem ao compositor nascido na cidade
No dia 10 de junho o cantor e compositor João Gilberto, um dos criadores do gênero musical que une características do jazz norte-americano com o samba-canção brasileiro – a Bossa Nova – completa 80 anos de vida. Para comemorar a data, a prefeitura do município baiano de Juazeiro (cidade natal do músico) está preparando uma grande festa em sua homenagem.
João Gilberto possui um estilo suave de cantar, com as palavras bem pronunciadas e um violão primoroso, logo tornou-se um dos ícones da Bossa Nova no Brasil. Juntamente com o músico Tom Jobim, ele foi um dos grandes divulgadores do gênero musical no exterior e chegou a influenciar músicos consagrados do jazz norte-americano, nos anos 50.
Até hoje a Bossa Nova continua viva em todo o mundo e é considerada como um dos mais importantes movimentos musicais brasileiros. Entre os dia 8 e 12 de junho Juazeiro vai comemorar a data com oficinas musicais, exposições, fórum de debates, exibição de documentários, palestras e shows.
Apoio
Em busca de apoio para a realização da homenagem, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, e o secretário municipal da Igualdade, Ação Social e Cultura, Crisóstomo Antônio Lima, acompanhados do deputado Daniel Almeida (PcdoB/BA) estiveram reunidos com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, na manhã desta quarta-feira (27), em Brasília. O coordenador de Assuntos Parlamentares do Ministérioo da Cultura (MinC), José Ivo Vannuchi, também participou da audiência.
A ministra gostou do projeto e disse que será “uma justa homenagem a um dos mais destacados representantes da música popular brasileira”. Ana de Hollanda orientou os visitantes a encaminharem o pedido para receber os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Ela aceitou o convite feito pela prefeitura de Juazeiro e deverá estar presente no município, no dia do lançamento do projeto.
(Texto: Nemésia Antunes e Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi, Ascom/MinC)

Bahia Noticias Artistas enviam Carta Aberta a Dilma contra ministra

VEÍCULO TÍTULO



Layla Lovatto - Através do movimento Mobiliza Cultura, artistas e ativistas publicaram uma Carta Aberta à presidenta Dilma Rousseff onde criticam a atual gestão do Ministério da Cultura (Minc), comandado pela ministra Ana de Hollanda. O foco da queixa está no tratamento da questão dos direitos autorais, acusando a atual política de promover um retrocesso em relação às conquistas obtidas no governo Lula.

Um trecho da carta diz: "Esta carta é uma manifestação de pessoas e organizações da sociedade civil e busca expressar nosso extremo desconforto com as mudanças ocorridas no campo das políticas culturais, zerando oito anos de acúmulo de discussões e avanços que deram visibilidade e interlocução a um Ministério até então subalterno. (...) Ao bloquear o processo de reforma da lei dos Direitos Autorais, ignorando as manifestações recebidas durante 6 anos de debates, 150 reuniões realizadas em todo o país, 9 seminários nacionais e internacionais, 75 dias de consulta pública através da internet que receberam 7863 contribuições, a Ministra afronta todo um enorme esforço democrático de compreensão e elaboração".

Para ler a Carta Aberta completa e, caso queira, participar do manifesto, acesse aqui.
21 de April de 2011
Carta à Excelentíssima Presidenta Dilma Roussef
Excelentíssima Presidenta Dilma Rousseff,
Esta carta é uma manifestação de pessoas e organizações da sociedade civil e busca expressar nosso extremo desconforto com as mudanças ocorridas no campo das políticas culturais, zerando oito anos de acúmulo de discussões e avanços que deram visibilidade e interlocução a um Ministério até então subalterno. Frustrando aqueles que viam no simbolismo da nomeação da primeira mulher Ministra da Cultura do Brasil a confirmação de uma vitória, essa gestão rapidamente se encarregou de desconstruir não só as conquistas da gestão anterior, mas principalmente o inédito, amplo e produtivo ambiente de debate que havia se estabelecido.
Os signatários desta carta acreditam na continuidade e no aprofundamento das políticas bem-sucedidas do governo Lula. Essas políticas estão sintetizadas no Plano Nacional de Cultura, fruto de extenso processo de consultas públicas que foi transformado em lei sancionada pelo presidente, e que agora está sendo ignorado pela ministra. Afirmamos que, se a gestão anterior teve acertos, foi por procurar aproximar o Ministério das forças vivas da cultura, compreendendo que há um novo protagonismo por parte de indivíduos, grupos e populações até então tidos como “periféricos”, entendendo as extraordinárias possibilidades da Cultura Digital. Essa não é apenas uma discussão sobre ferramental tecnológico e jurídico, mas sobre todo um novo contexto criativo e cultural, pois essas tecnologias têm sido apropriadas e reinventadas em alguma medida por esses novos atores. É nesse território fundamental, da inserção da Cultura Digital no centro das discussões de políticas culturais do Ministério e da busca da capilaridade de programas como o Cultura Viva, com os Pontos de Cultura, que a Ministra sinalizou firmemente um retrocesso.
Ao bloquear o processo de reforma da lei dos Direitos Autorais, ignorando as manifestações recebidas durante 6 anos de debates, 150 reuniões realizadas em todo o país, 9 seminários nacionais e internacionais, 75 dias de consulta pública através da internet que receberam 7863 contribuições, a Ministra afronta todo um enorme esforço democrático de compreensão e elaboração. Se há uma explicação constrangedora nessa urgência em barrar uma dinâmica política tão saudável, é a de vir em socorro a instituições ameaçadas em seus privilégios, como o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e as associações que o compõem, que apoiaram de forma explícita e decidida as políticas culturais e o candidato derrotado no pleito eleitoral presidencial.
Mas esse “socorro”, como dissemos, se dá ao arrepio da Lei 12.343 de 2 de dezembro de 2010, que aprovou o PNC, estabelecendo claramente a obrigação de reforma da Lei dos Direitos Autorais (conforme os itens 1.9.1 e 1.9.2 que determinam “criar instituição especificamente voltada à promoção e regulação de direitos autorais e suas atividades de arrecadação e distribuição” e “revisar a legislação brasileira sobre direitos autorais, com vistas em equilibrar os interesses dos criadores, investidores e usuários, estabelecendo relações contratuais mais justas e critérios mais transparentes de arrecadação e distribuição”). Ao afirmar que o texto da lei é “ditatorial” e que a proposta construída durante o governo Lula é “controversa” e não atende os “interesses dos autores”, a Ministra deliberadamente mistura o interesse dos criadores com o dos intermediários, e contrabandeia para o seio do governo Dilma precisamente as posições derrotadas com a eleição da Presidenta.
A questão da retirada da licença Creative Commons do portal do MinC também merece ser mencionada, por seu simbolismo. O Ministério da Cultura do governo Lula foi pioneiro em reconhecer que as leis de direito de autor estão em descompasso com as práticas desta época, e que seria imperioso aprimorá-las em favor dos criadores e do amplo acesso à cultura. Esse avanço foi expresso no PNC no item 1.9.13, que prevê ”incentivar e fomentar o desenvolvimento de produtos e conteúdos culturais intensivos em conhecimento e tecnologia, em especial sob regimes flexíveis de propriedade intelectual”. Ao contrário do que tem dito a ministra, as licenças CC e similares visam regular a forma de remuneração do artista, e não impedi-la. Elas buscam ampliar o poder do autor em relação à sua obra e adaptar-se às novas formas de produção, distribuição e remuneração, aos novos modelos de negócio que essas tecnologias possibilitam.
Assim, entendemos que as iniciativas da atual gestão do Ministério da Cultura não são fiéis nem à sua campanha presidencial, nem ao Plano Nacional de Cultura e nem à discussão acumulada, representando, na melhor das hipóteses, um voluntarismo desinformado e desastroso, e na pior delas um retrocesso deliberado. Apoiamos a Presidenta Dilma Rousseff em sua manifestada intenção de continuar valorizando e promovendo a cultura brasileira, fortalecendo uma liderança global em discussões onde a nossa postura inovadora vinha se destacando dos modelos conservadores pregados pela indústria cultural hegemônica dos Estados Unidos e da Europa. Para isso é necessário que o Ministério da Cultura se coadune à perspectiva do governo Dilma, de compreender, aprofundar e ampliar as conquistas das políticas culturais do governo Lula.
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Bahia Já Vila Velha apresenta bons espetáculos em maio com Neojibá abrindo

VEÍCULO TÍTULO


Foto: João Milet Meirelles
Bença, do Bando Olodum, é uma das atrações do Vila

A Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, primeira orquestra formada pelo NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), se apresenta pela primeira vez no Teatro Vila Velha. No repertório, a Suite Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky, e Fontes de Roma, de Ottorino Respighi, dentre outras.

A Sinfônica Juvenil "2 de Julho" (J2J), criada em setembro de 2007, é a primeira orquestra formada pelo NEOJIBA. Seu Diretor Fundador e Regente Titular é o pianista e maestro Ricardo Castro que, a convite da Secretaria de Cultura do Estado, implanta desde 2007 na Bahia um sistema de orquestras juvenis e infantis inspirado no aclamado "El Sistema" da Venezuela. O concerto inaugural da J2J foi em outubro de 2007 sob a regência do maestro venezuelano Manuel López Gómez, enviado na ocasião pelo FESNOJIV (Fundación del Estado para el Sistema Nacional de Orquestas Juveniles y Infantiles de Venezuela).

A orquestra é composta por 90 integrantes de 11 a 25 anos de idade e ensaia diariamente nas dependências do Teatro Castro Alves de Salvador sob a supervisão de Ricardo Castro. Tem realizado diversas apresentações públicas no Brasil e recebe constantemente monitoria de regentes e solistas de renome internacional.

Em 2009 a J2J se apresentou no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e realizou sua primeira turnê nas principais capitais do Nordeste brasileiro. Em setembro participou de intercâmbio pedagógico com o FESNOJIV em Caracas, Venezuela.

01/05 | dom | 19h
R$ 10 e 5 (meia)

Palco Principal
FORRUSH
Música | Zé de Tonha


Formada em março de 2002, a banda Zé de Tonha resgata o tradicional forró pé de serra. Composta pelos músicos Super Tom (violão e voz), Haydson Oliveira (percussão), Gilson Conceição (triângulos e efeitos), Pedro Mutti (Sanfona) e Alexandre Vieira (contrabaixo), a banda apresentará o show FORRUSH nas terças de maio do Vila.

Além das músicas autorais, a exemplo de Tio Lima, Vamo pra lua cheia, Café Expresso e Ê Coração, eles cantam sucessos de Luiz Gonzaga, Flávio José e Santana "O Cantador", sem esquecer grupos e compositores baianos, como Timbalada, Tenisson Del Rei e Jau Peri, bem como bandas e artistas do cenário nacional como Skank, Cidade Negra, Moraes Moreira, Gilberto Gil, dentre outros. Dessa forma, Zé de Tonha oferece um show onde prioriza a boa música e a dança, envolvendo o público em um clima de diversão, alegria e resgate das nossas raízes.

03 a 31/ 05 | ter | 19h
R$ 20 e 10 (meia)

Cabaré dos Novos
No Zoom do Zen Pop Baianês
Música | Arnaldo de Almeida e Jarbas Bittencourt

Os compositores apresentam canções autorais, acompanhados somente pelo violão, num formato que propõe a ambos um aprofundamento na relação intérprete/compositor/instrumentista. Os músicos conduzem o público pelos caminhos artísticos que trilharam individualmente e falam sobre suas trajetórias a partir de 1993 (ano em que se conheceram e criaram a Confraria da Bazófia) quando suas criações buscavam refletir um sotaque soteropolitano de composição.

05/05 | qui | 20h
R$ 10 e 5

Cabaré dos Novos

Bença
Teatro | Bando de Teatro Olodum
Direção: Marcio Meirelles | Diretor Musical: Jarbas Bittencourt

O respeito aos mais velhos é o tema da peça teatral, que propõe a valorização da memória cultural da humanidade. Em cena, os 19 atores e dois músicos contracenam com os depoimentos em vídeo de Bule-Bule, Cacau do Pandeiro, D. Denir, Ebomi Cici, Makota Valdina e mãe Hilza, figuras emblemáticas e guardiãs da cultura popular.

06 a 29/05 | sex e sáb | 20h
| dom | 17h

R$ 40 e 20 (meia)
Palco Principal
Contato:
Auristela Sá - (71) 3083-4607
Promoção

* Os 50 primeiros ingressos, de cada sessão, serão vendidos a R$ 15 (preço único). Até 24h antes de cada espetáculo.
* Instituições e escolas terão descontos na compra acima de 20 ingressos. Cada ingresso ficará no valor de R$ 15 (preço único).

Mar Me Quer

Teatro | A Outra Cia de Teatro

Direção: Luiz Antônio Jr.

A oitava montagem d'A Outra Companhia é baseada na novela do moçambicano Mia Couto e do texto dramático construído a partir desta obra pela atriz portuguesa Natália Luíza publicada pela Coleção Cena Lusófona. O espetáculo se vale dessas duas obras homônimas para construir sua dramaturgia e criar um universo repleto de estórias de pescador, amor e tradição.

Mar Me Quer conta a história de Zeca, um homem que tenta fugir de seu passado e vive em diálogo com seu Avô, morto. Apaixonado por uma mulher mais velha, Luarmina, ele necessita recorrer as suas memórias para conquistar sua amada.

Mas não é mais uma estória de pescador e nem mais uma de amor. Mar Me Quer pode ser uma alusão a brincadeira dos apaixonados, onde cada pétala retirada significa o destino do amor às vezes não correspondido. O título também pode ser uma referência ao mar, sendo que, os atos se passam em uma comunidade quase abandonada de pescadores, cabendo ao mar o destino de todos os participantes.

Em cena, a plástica é de muita mobilidade e tudo pode ser utilizado, desde um simples grão de milho até um velho baú, inclusive enquanto elemento de composição sonora mesclados a melodias que traduzem o sentimento de cada cena. No elenco, quatro atores revezam-se entres os personagens, trazendo uma visão diferente a cada interpretação. O espetáculo foi contemplado no edital de montagem (2009) pelo Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz.

Contato:
Luiz Antônio Jr. - (71) 8849-9308 | aoutra@teatrovilavelha.com.br
18 e 25/05 | qua | 20h
R$ 20 e 10

Cabaré dos Novos

Use o assento para flutuar
Dança | Naiá Delion e Volmir Cordeiro

Trabalho solo desenvolvido no contexto do projeto Colaboratorio, programa de residência artística promovido pelo Festival Panorama de Dança na cidade do Rio de Janeiro. O ponto de partida foi a criação de um inventário, contendo elementos impulsionados pela intensa convivência entre os artistas residentes. Inventariar permanentemente o que se tem (ou pelo que se é tido) e insistir em desistir foram algumas das estratégias encontradas para lidar com questões como desmoronamento, acidente, ruína, permanência, deserção, flutuação, alegria.

Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010.

Contato:
Naiá Delion
(11) 3225-9585 | (11) 9983-5205 | (21) 7139-7837
12/05 | qui | 20h
R$ 20 e 10

Cabaré dos Novos
Ronei Jorge, Pietro Leal e Jarbas Bittencourt
Música
A partir de um convite para participar do evento "Tabuleiro BA - A Bahia de Todos os Sons" no Rio de Janeiro, os músicos Ronei Jorge, Pietro Leal e Jarbas Bittencourt se juntam em um novo formato de show para apresentar canções próprias. Além deles, o percussionista Leonardo Bittencourt também fará parte do show que acontecerá no Cabaré dos Novos, aqui no Vila, no dia 19 de maio.

"Tabuleiro BA - A Bahia de Todos os Sons" é realizado pelo Banco do Brasil e Ministério da Cultura e acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) na cidade do Rio de Janeiro. O evento apresenta a diversidade sonora da atual música produzida na Bahia, esquivando-se do estereótipo gerado pelo imaginário coletivo quando se fala de música baiana, quando nos vêm à cabeça a divertida, dançante e carnavalesca axé music. Jussara Silveira, Lucas Santtana e Virgínia Rodrigues são alguns dos nomes que já participaram do evento.

Contatos:
Ronei Jorge - (71) 9127 - 8127
Jarbas Bittencourt - (71) 9631-3719
Pietro - (71) 8895 - 1552
19 | qui | 20h
R$ 20 e 10 (meia)
Cabaré dos Novos

Vila do Choro
Música | Grupo Novato
O melhor da música instrumental brasileira, em clássicos do chorinho executados por grandes instrumentistas baianos. O evento é capitaneado pelo Grupo Novato, que conta com bambas do cenário musical baiano, como Cacau do Pandeiro, Gilson Verde, Dudu Reis (Cavaquinho) e Victor Sales (violão sete cordas).

Contatos:
Victor Sales - (75) 3621-2365 | 75 3621-2120 | 71 3336-6638 | 9654-2206
Dudu - (71) 8196-6691
23/05 | seg | 18h
R$ 10 e 5

Cabaré dos Novos

Encontro de Compositores
Música
O evento musical do Vila, realizado por um time de artistas de estilos e gerações diferentes, reúne música e roda de conversa no Cabaré dos Novos. Integram o time: Jarbas Bittencourt, Arnaldo de Almeida, Manuela Rodrigues, Sandra Simões, Ronei Jorge, Dão, Pietro Leal, Thiago Kalu, Carlinhos Cor das Águas e Deco Simões.

A configuração do espaço, que deixa os compositores espalhados pelo Cabaré dos Novos, permite uma integração entre público e artista. Os artistas têm a liberdade de explicar a origem de suas composições, contar sobre suas estórias, amores perdidos, questionamentos sobre a vida e por aí vai.

O Encontro acontece durante o mês de fevereiro, todas as quintas, sempre às 20h. Confira a página especial do Facebook sobre o Encontro de Compositores: http://bit.ly/dnXTWH

Contato dos compositores:
Sandra Simões - 9970 1103
Arnaldo Almeida - 8861 - 7538
Ronei Jorge - 9127 - 8127
Deco Simões - 9919 - 8761
Kalu - 8103 - 4321
Pietro - 8895 - 1552
Manuela Rodrigues - 9977 - 3656
Dão - 8885 - 8930
Carlinhos Cor das Águas - 3328 0011 / 9969 - 0739
26/05 | qui | 20h
R$ 20 e 10

Cabaré dos Novos

Da Ponta da Língua à Ponta do Pé
Musical infanto-juvenil

Da Ponta da Língua à Ponta do Pé é um convite para percorrermos o universo da Dança. Com toques de comédia romântica, os dançarinos do Viladança valem-se de gírias, temas e dúvidas tipicamente adolescentes para contar a história de Zé, um garoto que gosta de rap, skate e não conhece nada sobre a dança. Até que ele se apaixona por Isadora, uma bailarina, e decide mergulhar no universo da Dança para se aproximar de sua amada. Com ajuda de sua professora, ele passeia pela história da Dança no Ocidente, desde a Pré-História, passando pelos rituais religiosos da antiguidade e salões da nobreza européia, até chegar aos palcos contemporâneos.

Didático, mas sem perder a inventividade, o espetáculo faz parte de um projeto para a formação de plateia voltado para o público infanto-juvenil do Núcleo Viladança - residente no Teatro Vila Velha.

Contato:
Baobá Produções - (71) 3022-1159
17 a 19/05 | ter a qui | 10 e 14h
Evento Fechado | Formação de plateia
Palco Principal

Oficinas do Vila

Oficina de Dança Flamenca
Orientadora: Laura Pacheco
Terças e quintas / 18 às 19h / maio e junho
Valor: R$ 100,00 (por mês)
Faixa etária: > 12 anos.
Uma parceria do Teatro Vila Velha e Instituto Cervantes

Continua em maio, e aceitando novas inscrições, a oficina de Dança Flamenca ministrada por Laura Pacheco. Com a proposta de trabalhar a percepção do corpo, sua presença e ação cênicas, no contexto da dança flamenca. A oficina que entra em seu segundo mês, sempre as terças e quintas, é uma parceria entre o Teatro Vila Velha e o Instituto Cervantes Salvador.

A partir dos parâmetros estéticos dessa arte, irá se investigar o corpo flamenco e suas intenções de movimento em diferentes toques e bailes, com base em noções de peso/densidade, contensão/explosão, prontidão/precisão rítmica - sapateado e palmas, entre outros.

O curso promoverá também aulas de cunho teórico-prático, incluindo - além de exercícios práticos como improvisação, montagem e criação de seqüências coreográficas - aulas de história do flamenco, estudo e análise de vídeos de grandes bailaores espanhóis e espetáculos tradicionais e contemporâneos de flamenco. A oficina é focada tanto para alunos que não tenham experiência nessa dança como também para aqueles que estão em nível iniciante ou intermediário.

Laura Pacheco: Mineira, artista da dança, professora de flamenco, jornalista e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Dança da UFBA. Ministra aulas de dança flamenca há 10 anos, tendo em sua formação o professor e bailarino cubano Miguel Alonso - Ballet Nacional de Cuba. Em sua viagem a Espanha e por workshops no Brasil, Laura especializou-se com grandes mestres espanhóis como Israel Galván, La Truco, Carmen La Talegona, Imaculada Ortega, Torombo, Maria Juncal, La China, entre outros. Em Belo Horizonte, atuou nas companhias Ballet Flamenco Soleá e Cia. Flamenco Miguel Alonso. Em Salvador, realizou o espetáculo "Diálogos" (flamenco tradicional) e os trabalhos "Experimento Flamenco n° 7", "Reporto-me" e "Desplante" - esses últimos, numa proposta de diálogo entre flamenco, performance, arte contemporânea.

Contato:
Laura Pacheco - (71) 8169-7759

Oficina de Teatro pra quem gosta de Rock´n Roll
Orientador: Marcio Meirelles
09 a 27/05 | Ter, qui e sex | 15h às 18h
Valor: R$ 250,00
Faixa etária: > 16 anos.

A utilização de novas tecnologias e o diálogo com outras linguagens, como o Rock'n Roll, são o foco da oficina que ministra este mês.

Marcio Meirelles: Diretor teatral, cenógrafo e figurinista. Começou a fazer teatro universitário como atividade política em 1972. Há 35 anos, com Maria Eugênia Milet, criou o grupo Avelãs y Avestruz e há 20, com Chica Carelli, o Bando de Teatro Olodum. Em 1994, iniciou, com muitos artistas, entre eles Ângela Andrade, Marísia Mota e Cristina Castro, a reforma e revitalização do Teatro Vila Velha, que hoje é um grande centro de formação, criação, intercâmbio e difusão das artes cênicas. Ganhador de vários prêmios como diretor, cenógrafo e figurinista, também já dirigiu vários shows de música, comemorativos de entrega de prêmios e de lançamentos de projetos. Seus trabalhos mais recentes realizados como encenador foram: "Cabaré da RRRRaça" (com estréia em 1997 e sendo apresentado até hoje), "Sonho de uma noite de verão", espetáculo vencedor do prêmio Braskem de Teatro de Salvador (2006) e "Bença" (2010), para o Bando de Teatro Olodum; "Fausto#Zero" (1999) e "Cartas abertas" (2006), para a Cia Teatro dos Novos; "Um Tal de Dom Quixote" (1998) e "Oxente, Cordel de Novo?" (2003), para os dois grupos; "Material Fatzer" (2001) e "Auto- retrato aos 40" (2004) com os grupos residentes do Teatro Vila Velha; e "A Roda do Mundo" (2001), "Candaces - a reconstrução do fogo" (2003) "eBakulo - os bem lembrados" (2005) para a Cia dos Comuns (Rio de Janeiro).

Contato:
Marcio Meirelles - (71) 3083-4600

Oficina "Show Man - O Palhaço na Rua"
Orientador: Thiago Enoque e Cia. ObCena de Artes
07 a 29/05 | Sáb e dom | 9h às 13hs
Valor: R$150,00
Público alvo: profissionais e estudantes de artes.
Limite de vagas - 16 integrantes

A oficina "Show Man - O Palhaço na Rua" aborda e oferece os processos de treinamento e criação desenvolvidos pela Cia ObCena de Artes em torno da arte da palhaçaria e comicidade. Ministrada pelo artista Thiago Enoque, a oficina apresenta o palhaço enquanto um performer que utiliza uma variedade de ferramentas de criação e improviso para executar seu show, sua arte. Direcionada para artistas, o processo da oficina é voltado para a atuação na rua. Serão trabalhados na oficina os seguintes conteúdos: a) Treinamento físico e energético; amplitude e construção de repertório de movimento; b) Jogos de grupo e improvisação; c) Partitura Cômica; d) Dramaturgia de Rua; e) Esquetes/números de palhaço

Thiago Enoque: Licenciado em Dança pela Universidade Federal da Bahia, direciona suas investigações e pesquisas para os fazeres da cena associando possibilidades corporais a uma prática que conduz para um caminho de treinamento próprio onde este se materializa nas suas atuações em teatro, palhaçaria, circo, dança e performance, além de procedimentos e métodos pedagógicos. Neste caminho, vem construindo sua linguagem de atuação mesclando conhecimentos empíricos e autodidatas com técnicas e teorias cênicas.

CIA OBCENA DE ARTES: configura-se como um lugar de colaboração em busca da emancipação artística, referindo-se à autonomia de produção e criação em arte associados a processos pedagógicos de ensino-aprendizado. Propõe-se a ser um encontro de artistas-educadores interessados na pesquisa acerca de novas possibilidades de configurações da cena e na difusão da arte. Trás, portanto, na emergência da criação artística formações imbricadas de diversas linguagens, mesclando teatro, dança, circo e performance numa investigação em arte contemporânea, onde o hibridismo entre as linguagens faça emergir e apontar uma estética singular deste fazer artístico.

Contatos:
Thiago Enoque - (71) 8811-4180
ciaobcena@gmail.com
http://ciaobcenadeartes.blogspot.com/
www.flickr.com/ciaobcena
Oficina "O Que Mais Fotografar?"
Orientadores: João Millet Meireles, Tiago Lima e Mayra Lins
28/06 a 13/08 | ter - 19 às 22h | sáb - 9 às 12h
R$ 220

'O Que Mais Fotografar?'* é uma oficina de elaboração, desenvolvimento e execução de um projeto fotográfico sob a orientação de João Milet Meirelles, Mayra Vilar Lins e Tiago Lima. O objetivo dos encontros é possibilitar que o processo criativo de cada participante funcione como guia, através do qual a imagem, em suas expressões e no pensar que dela se origina, desdobre-se em estudos compartilhados na busca do fazer autêntico e consciente.

O exercício do olhar crítico e inovador será encorajado e posto em prática através da apresentação de uma visão geral da fotografia contemporânea (conceitos e fotógrafos), do desenvolvimento orientado do fluxo de trabalho, bem como nas escolhas de técnicas e equipamentos necessários às demandas criativas dos envolvidos.

A oficina será dividida em cinco momentos distintos para a criação do projeto fotográfico:

Momento I (três encontros):

* Panorama da fotografia na atualidade (exemplos em diferentes expressões: fotojornalismo, cotidiano, moda, intervenção artística...)
* Panorama de novos temas norteadores da produção fotográfica contemporânea (realidade - ficção, 'isto foi' - devir presentificado, revoluções técnicas, interação com diferentes linguagens artísticas...)

Momento II (três encontros):

* Apresentação das propostas/idéias dos participantes (textos, imagens, referências e amostra de seu trabalho)

Momento III (cinco encontros):

* Busca por unidade formal e temática (Fase para compartilhar textos, autores e imagens na orientação dos projetos).
* Escolha de material e equipamento para produção (técnicas e suas demandas).

Momento IV (três encontros):

* Elaboração escrita e subjetiva se desenvolve individualmente para ser então discutida no grupo (neste ponto a edição dos trabalhos já vem sendo realizada periodicamente, inclusive a revelação das imagens).
* Primeira mostra dos resultados para o grupo.

Momento V (dois encontros):

* Reavaliação das metas e resultados parciais, definição dos passos seguintes, introduzir informação sobre exposição.

João Milet Meirelles: nascido em Salvador, Bahia, cercado pelo ambiente do teatro, é fotógrafo e músico. Em ambos os ofícios trabalha com cena, pesquisa texturas e a composição em tempo real.

Mayra Vilar Lins: Psicóloga e fazedora de imagens fotográficas, escritas, ou imaginadas, pesquisa, e circula por diferentes territórios de expressão em busca e à serviço do tempo poético.

Thiago Lima: fotografo de Salvador, seus retratos dialogam com moda, comportamento
arte performática e publicidade.

* Título do texto de Geórgia Quintas, publicado no Jornal do Commercio (PE).

http://gquintas.wordpress.com/2008/11/13/o-que-mais-fotografar/
Contatos:
João Meirelles - (71) 8807-1111
Thiago Lima - (71) 9907-1013

Oficina "Da Produção para a Ação"

Orientadores: Cristiane Britto e Marcus Leone (I ETAPA); Claudia Pessoa e Joalva Moraes (II ETAPA)
07 e 14/05 | sab | 8 às 17:30h
Gratuita | Para ex-alunos das oficinas do Ponto de Cultura do Teatro Vila Velha

Dividida em duas etapas, a Oficina "Da Produção para a Ação" é uma realização do Vila para os ex-alunos das oficinas do Ponto de Cultura do Teatro Vila Velha. A primeira etapa (07/05) da Oficina, que será ministrada por Cristiane Britto e Marcus Leone, tem como objetivo conceituar e estruturar roteiros para produtos audiovisuais ficcionais, educativos de curta duração, conhecer as etapas de produção e o uso do roteiro nessas etapas, além de diferenciar roteiro literário de roteiro técnico.

Num segundo momento (14/05), as orientadoras Claudia Pessoa e Joalva Moraes irão proporcionar aos alunos o conhecimento abrangente sobre a importância da produção bem como as diversas fases dela na realização de uma peça audiovisual, como por exemplo, pré-produção, produção, desprodução e finalização. A oficina propõe-se a refletir sobre a criação de roteiros em um nível básico, inicial e o uso do mesmo nos processos de produção audiovisual para obras ficcionais, educativas de curta duração.

Informações à imprensa:
Cinara Pereira / Heide Costa
Núcleo de Comunicação
(71) 3083-4610/ 4622
comunicacao@teatrovilavelha.com.br

Tribuna da Bahia Exposição sintetiza a história dos Direitos Humanos no Brasil

Segue até o dia 08 de maio, na CAIXA Cultural de Salvador, a exposição Direitos Humanos, imagens do Brasil, que reúne imagens jornalísticas e históricas, consagradas e inéditas, que contam a história da luta pela conquista dos Direitos Humanos no país. Com curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, a exposição Direitos Humanos, imagens do Brasil foi aberta desde o último dia 29 de março e conta com apoio da CAIXA Econômica Federal e patrocínio da Petrobras, com recursos da Lei Rouanet.

Inaugurada em Belo Horizonte, no dia internacional da luta pelos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 2010, a mostra também passou pelo Rio de Janeiro e é fruto do livro homônimo, lançado na mesma ocasião, com apresentação do então Ministro da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi. O volume conta com dois ensaios curtos e 156 imagens históricas. A exposição apresenta 60 imagens do livro ampliadas e contextualizadas através da história.

Paula Fernandes faz show na Concha Acústica

Guto Costa/Divulgação

A cantora, que define seu estilo como "pop rural", fará turnê pelo Nordeste
A cantora e compositora mineira Paula Fernandes faz show em Salvador no dia 20 de maio, sexta-feira, às 18h30. Na apresentação, que acontecerá na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a artista lançará o DVD Paula Fernandes ao Vivo. O 1º lote de ingresso custará R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia entrada).
Representante da nova geração de cantores sertanejos do país, Paula Fernandes prefere chamar seu estilo musical de pop rural. A jovem possui canções que fizeram parte do repertório das novelas América, Paraíso e Escrito nas Estrelas, todas da Rede Globo. Na mesma emissora, a cantora participou do especial de fim de ano de Roberto Carlos.
Em turnê pelo Nordeste, Paula Fernandes fará shows nas cidades baianas de Ilhéus, Porto Seguro, Conceição do Jacuípe, Irecê, Piritiba, Macaúbas e Presidente Dutra, e nos estados de Pernambuco, Sergipe e Ceará.

Serviço
Show de Paula Fernandes
Quando: 20 de maio (sexta-feira), às 18h30
Onde: Concha Acústica do Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande
Quanto: 1º lote - R$60 (inteira) e R$30 (meia entrada)
Vendas: SAC dos Shoppings Barra e Iguatemi e bilheteria da Concha Acústica do TCA

Opinião - Resgate da Memória da Bahia e do Brasil

Maria Teresa Navarro de Britto Matos - Diretora do Arquivo Público da Bahia/Fundação Pedro Calmon

A comunidade acadêmico-cientifica e a sociedade baiana têm motivos para celebrar. Foi lançado nesta quarta-feira o Catálogo de Documentos Manuscritos "Avulsos" da Capitania da Bahia: 1604-1828, em CD-ROM, vol. I e II. O Catálogo da Capitania da Bahia e das demais Capitanias das "Terras do Brasil" é um produto do projeto "Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco", um exemplo raro de experiência interínstitucional que envolveu os dois lados do Atlântico. Iniciativa que mobilizou, no Brasil e em Portugal, o poder público, as agências de fomento à pesquisa e o setor privado, por mais de uma década, sob a competente coordenação de Dra. Esther Bertoletti.

Foram identificados, descritos, microfilmados e digitalizados no Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, aproximadamente 300 mil documentos públicos produzidos pelas Capitanias da América Portuguesa e pela Coroa, no período colonial. A Capitania da Bahia acumulou o maior acervo arquivístico em termos quantitativo e qualitativo, Totaliza 19.610 verbetes e um número superior de documentos, que convertidos em imagens geraram 293 rolos de microfilmes e 63 CDs-ROM. O acervo reúne documentos textuais que registram as relações político-adminístrativas entre as várias instâncias sediadas na Metrópole (Lisboa) e na Colônia.

Os manuscritos "avulsos" da Capitania da Bahia representam uma fonte inestimável de pesquisa. Abrangem um universo cronológico entre 1604 e 1828. São 224 anos, mais de dois séculos rastreados, o que favorece a democratização do acesso ao patrimônio arquivístico comum. Certamente este acervo permitirá um olhar renovado para a História da Bahia e do Brasil.

Os benefícios do "Resgate" motivaram o Arquivo Público da Bahia a adquirir uma máquina digitalizadora/microfilmadora para dar inicio â conversão de manuscritos e de impressos originais, de valor histórico, para o formato digitaL Conquista que integra o projeto de modernização do acesso e da difusão de acervos, que garantirá, também, a preservação e a segurança do patrimônio arquivístico da Bahia.

Assembléia aprova reforma administrativa do Executivo

O líder Zé Neto assegurou que "a reforma vai trazer aperfeiçoamento e celeridade ao Estado"
A Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade ontem à noite o projeto de reforma administrativa do poder Executivo que cria quatro novas secretarias e promove alterações em diversos setores, criando e extinguindo cargos em comissão. A votação ocorreu com a ausência da oposição, que se retirou em bloco do plenário, sob o argumento de haver flagrante inconstitucionalidade no parecer proferido pelo deputado João Bonfim (PDT). Eles afirmam que irão à Justiça para barrar a eficácia da matéria.
A proposição cria as secretarias de Comunicação Social, Administração Penitenciária, da Mulher e para Assuntos da Copa do Mundo. Além disso, reestrutura "algumas pastas mediante a redistribuição de funções do Estado", segundo o relator. Dentre essas medidas, as mais polêmicas foram na área ambiental: o texto extingue o Ingá e o Ima, e retira as atribuições deliberativas do Conselho Estadual do Meio Ambiente. A atual competência de dar licenças ambientais do órgão passa a ser do novo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.
Os ambientalistas compareceram à votação e muitos dos pronunciamentos, a exemplo do de Adolfo Viana (PSDB), mostraram preocupação a respeito. O deputado Luciano Simões criticou a criação de centenas de cargos em comissão na reforma. Os deputados Zé Raimundo (PT) e Joseildo Ramos (PT), por sua vez, foram alguns dos parlamentares que se postaram na tribuna para defender a mensagem governamental como uma forma de modernizar a gestão. "A reforma vai trazer aperfeiçoamento e celeridade ao Estado", definiu Zé Neto, líder do governo.
Parecer
Passavam dois minutos das 19 horas quando o presidente Marcelo Nilo (PDT) designou João Bonfim para relatar a matéria no âmbito de cinco comissões conjuntas. O parecer foi longo e demandou 56 minutos, durante os quais o parlamentar defendeu a oportunidade da iniciativa governamental e acatou uma das dez emendas apresentadas – de Carlos Geílson (PTN), propondo a criação de uma vaga no Conselho de Comunicação a ser ocupada por representante do jornalismo digital.
Os debates intensos, que levaram a interrupções da sessão que totalizaram 85 minutos, originaram-se por causa de 26 emendas de relator que alteraram o projeto em diversos pontos, inclusive transferindo o Irdeb da Secretaria de Cultura para a de Comunicação. "Esse parecer está eivado de erros reconhecidos por lideranças do próprio governo", disse o líder da oposição, Reinaldo Braga (DEM). Para Paulo Azi (DEM), "não há dúvida de que o relatório é flagrantemente inconstitucional". Já Luciano Simões disse que se trata "de um substitutivo".
Zé Neto, em questão de ordem, disse que a opção por abandonar a sessão e procurar a Justiça é um direito da oposição e pediu uma última suspensão dos trabalhos para debater internamente com a sua bancada. O único parlamentar que discutiu a proposição no plenário foi o deputado Capitão Tadeu (PSB). Ele pediu desculpas ao líder Zé Neto por não poder votar, por ter tido suas emendas rejeitadas por inconstitucionalidade, enquanto o parecer de Bonfim promoveu as mesmas ações impugnadas. Logo em seguida, ele se retirou do plenário.

IX Festival de Música Educadora Fm - A mais completa tradução da música baiana!

As inscrições para o IX Festival de Música Educadora FM estão abertas até 25/05. A premiação, de R$ 56 mil reais, as categorias e as regras permanecem as mesmas da edição de 2010.

Ou seja, para concorrer, o candidato precisa ser baiano ou residir na Bahia há pelo menos dois anos e apresentar até duas gravações inéditas.

Primeiramente as 50 músicas selecionadas entrarão na programação da 107.5 entre julho e setembro. Depois, os 14 finalistas (autores e intérpretes) que irão integrar o CD do Festival 2011 serão conhecidos em data anterior ao anúncio dos vencedores nas cinco categorias e suas músicas passarão por um período de veiculação no mês de outubro na Educadora FM 107.5 até o dia da premiação final, programada para o dia 8 de novembro.

As duas músicas vencedoras nas categorias Melhor Música com Letra e Melhor Música Instrumental estarão automaticamente classificadas para participarem da terceira edição do Festival de Música das Rádios Públicas do Brasil concorrendo com mais de 15 emissoras espalhas nas cinco regiões do país tendo sua veiculação garantida nacionalmente.

As inscrições podem ser realizadas, das 14 horas às 17 horas, diretamente na Rádio Educadora – Rua Pedro Gama, 413e, Federação, Salvador, Bahia, CEP 40 231 000 – ou por meio de postagem via Correios para o mesmo endereço.

Confira as categorias e os respectivos prêmios:

Melhor Música Vocal: R$ 12.000,00

Melhor Música Instrumental: R$ 12.000,00

Melhor Intérprete Vocal: R$ 6.000,00

Melhor Intérprete Instrumental: R$ 6.000,00

Melhor Arranjo: R$ 6.000,00

14 Finalistas do CD: R$ 1.000,00 cada um


Mais Informações: http://www.irdeb.ba.gov.br/irdeb/acontece/2645-o-festival-que-vai-sacudir-a-musica-baiana


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Escola de Música Primeiros Acordes

Escola de Música Primeiros Acordes
MATRÍCULAS ABERTAS

Aulas de Violão, Guitarra, Contrabaixo, Cavaco e Percursão.

Rua José Pacheco, nº 4 térreo - gamboa
Senhor do Bonfim - Bahia

(74) 9141-3869
(74) 9115-5312
primeirosacordes@msn.com

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Curso de Elaboração de Projetos Participativos MAIO_Salvador

Caros amigos dos Territórios de Identidade, Representantes Territoriais SECULT, colegas da SECULT e indiretas,

Peço sua ajuda para divulgar um curso que faremos agora em maio, junto a sua rede de contatos em ONGs, Secretarias e Prefeituras do interior, que possam se interessar por esse tipo de curso: Elaboração Participativa de Projetos (maio).

E outro, a ser realizado em agosto, de Formação de Moderadores.

Informações nos números abaixo/emails abaixo.

Convite

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Forte abraço,
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Fernando Fischer
Coordenador Geral
Agência Social - Projetos de Avaliação, Gestão e Responsabilidade Social Ltda.
Rua da Paz, 187 - sala 102, Bairro Graça, Shopping Graça Master,
Salvador-BA, CEP 40150-140
Tel.: (71) 3247.6649 e Cel.: (71) 9168.6566
agsocial@agsocial.com.br :: fernandodfischer@gmail.com
www.agsocial.com.br

Prefeitura de Senhor do Bonfim quer manter viva a tradição de Queima de Judas

25/04/2011



O Governo Cuidando de Nossa Gente empenhou-se em contribuir para a manutenção da tradição do queima do Judas no sábado de aleluia, mandando confeccionar o boneco e entregando-o às comunidades de Quicé, Tijuaçu, Carrapichel, Igara e Missão do Sahy, além de dar suporte ao evento na Rua do Pernambuquinho. As comunidades já estão habituadas a elaborar o testamento, em que trovas hilárias colocam em evidência personagens da localidade, deixando-se a cada uma as roupas e bens do Judas a ser queimado.
Após a leitura do testamento, coloca-se fogo em uma corda que conduz o fogo até o boneco, recheado de bombas e espadas, que termina por explodir em meio a forte barulho. A queima do Judas continua uma tradição viva no município bonfinense.
A malhação de Judas Iscariotes

(Pesquisa A Tribuna - http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0116.htm)
Malhar o Judas é uma prática ainda muito comum no Brasil, apesar de o costume praticamente ter sido banido das grandes cidades por falta de locais adequados e dos perigos que representa. No interior, entretanto, a tradição continua viva, e os bonecos de palha ou de pano, pendurados em postes de iluminação pública e galhos de árvores, são rasgados e queimados no sábado de Aleluia.
A tradição popularíssima na Península Ibérica radicou-se em toda a América Latina desde os primeiros séculos da colonização européia. No Rio de Janeiro oitocentista, os judas – com fogo de artifício no ventre – apareciam conjugados com demônios, ardendo todos numa apoteose multicolorida que o povo aplaudia.
O Judas queimado é uma personalização das forças do mal e constitui vestígio de cultos agrários, em muitas partes do mundo. Vários historiadores registraram o uso, quase universal, de festas de alegria no início e fim das colheitas, para obter melhores resultados nos trabalhos do campo.
Queima-se um manequim representando o deus da vegetação. Pela magia simpática, o fogo é o sol e o processo se destina a garantir às árvores e plantações o calor e a luz indispensáveis, submetendo a figura ao poder das chamas. O sacrifício do mau apóstolo é, então, uma convergência de tradições vivas no trabalho agrícola.
No Brasil, é costume antigo fazer-se o julgamento de Judas, sua condenação e execução. Antes do suplício, alguém lê o "testamento" de Judas, em versos, colocado especialmente no bolso do boneco. O testamento é uma sátira das pessoas e coisas locais, com graça oportuna e humorística para quem pode identificar as figuras alvejadas.
Judas, apóstolo traidor, cognominado Iscariotes por ser oriundo de Carioth, cidade ao Sul de Judá, já um ano antes da Paixão de Jesus tinha perdido a fé no Mestre, mas continuava a acompanhá-lo por comodidade e para ir furtando do que ofereciam aos apóstolos.
Obcecado pelo dinheiro, antes de se afastar de Cristo, resolveu entender-se com os sinedritas - membros do Sinédrio, conselho supremo dos judeus -. Judas assistiu ainda à última ceia, em que Jesus revelou a sua traição, mas foi logo ao encontro dos inimigos de Cristo para cumprir o que tinha combinado e receber 30 dinheiros. Consumada a traição, arrependeu-se, quis restituir o dinheiro, mas, repelido pelos sacerdotes, enforcou-se numa corda.
Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

Brasil abre consulta pública sobre mudança na Lei de Direito Autoral

Os interessados em contribuir com a elaboração do projeto de lei com o qual o Ministério da Cultura irá propor mudanças na Lei de Direito Autoral têm até sábado (30) para enviar as sugestões à Diretoria de Direitos Intelectuais do ministério.

O anteprojeto de lei que o ministério abre para consulta pública a partir de hoje (25) indica sete pontos que, segundo a diretoria, necessitam ser aperfeiçoados para regulamentar o uso não apenas de textos literários, de composições musicais, fotografias, mas também de obras intelectuais como sermões, conferências, programas de computador. A finalidade também é aumentar a proteção dessas obras.

Os sete pontos em destaque tratam das limitações aos direitos do autor; usos das obras na internet; reprografia das obras literárias; gestão coletiva de direitos autorais; supervisão estatal das entidades de cobrança e distribuição de direitos; unificação de registro de obras e controle de obras feitas sob encomenda.

Após o fim do prazo da consulta, o anteprojeto será debatido no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), em audiências públicas nas comissões de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e do Senado e em ao menos um evento público que o ministério promete realizar no final de maio. A previsão é que o projeto de lei resultante de todo o debate público seja enviado à Casa Civil em 15 de junho para, então, ser encaminhado ao Congresso Nacional.

As contribuições deverão ser encaminhadas em formulário específico disponível no site do ministério (www.cultura.gov.br) para o e-mail revisao.leiautoral@cultura.gov.br. Quem preferir pode enviar o formulário para a Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI/MinC), no endereço SCS Quadra 09, Lote C, Ed. Parque Cidade Corporate – Torre B, 10º andar, CEP: 70.308-200, Brasília (DF).

De acordo com uma pesquisa divulgada há uma semana pela Consumers International, o Brasil tem a quarta pior legislação de direitos autorais entre os 24 países avaliados. Segundo a organização composta por órgãos de defesa do consumidor de vários países, o Brasil ficou à frente apenas da Tailândia (a pior situação), Chile e Reino Unido. Na avaliação da entidade, nesses lugares, as leis de propriedade intelectual castigam os consumidores, dificultando-lhes o acesso a serviços e produtos culturais. No Brasil, o levantamento foi feito com a contribuição do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O relatório da Consumers International destaca que os países em desenvolvimento são os que detêm as leis mais prejudiciais ao consumidor. Uma das críticas feitas é a punição excessiva prevista aos consumidores considerados infratores da lei quando realizam tarefas cotidianas como, por exemplo, transferir arquivos de um equipamento para o outro, para uso pessoal. Por outro lado, não há qualquer punição prevista aos fornecedores que cerceiam os direitos do consumidor.

Ministro da Cultura do Congo visita sede do governo baiano

Festival Pan-Africano de Música
O ministro da Cultura e das Artes da República do Congo, Jean Claude Gakosso, foi recebido na tarde de ontem pelo governador Jaques Wagner e pelo presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, na Governadoria, em Salvador. No sábado passado, a comitiva do Congo esteve no Rio de Janeiro.
Gakosso explicou que a visita às duas primeiras capitais brasileiras teve o objetivo de divulgar internacionalmente o Festival Pan-africano de Música, que será realizado no mês de julho em Brazzaville, capital do Congo. O evento ocorre a cada dois anos e reúne os principais artistas daquele país.
"O Brasil é o nosso convidado de honra. Fomos muito bem acolhidos durante o lançamento realizado no Rio de Janeiro e não poderíamos vir ao Brasil e não visitar a Bahia. Sabemos que o sangue africano circula nas veias deste lugar", disse Gakosso.
Intercâmbio – O governador Jaques Wagner recebeu de presente um quadro com detalhes de metal em alto-relevo e retribuiu com chocolates produzidos no estado e um livro com textos e ilustrações do artesanato baiano.
De acordo o historiador Ubiratan Castro, o intercâmbio de estados brasileiros com países africanos aumentou nos últimos anos. "O Governo do Estado tem seguido o exemplo do governo federal no sentido de uma reaproximação efetiva com a África. Jaques Wagner foi o primeiro governador brasileiro que fez uma viagem oficial ao Benin."
Memória – Castro lembrou ainda que a visita de lideranças africanas à Bahia tem sido recorrente. Para ele, o intercâmbio é necessário e positivo. "O estreitamento de relação com o Congo é fundamental para nós. Com a troca de artistas, professores, intelectuais, entre outras pessoas que são portadoras dessa memória antiga, lá e cá, a Bahia só tem a ganhar. Atende a uma reivindicação da juventude negra baiana."
O Pelourinho e a sede do bloco afro carnavalesco Ilê Aiyê, no Curuzu, foram alguns dos locais visitados pela comitiva congolesa.

Jaques Wagner recebe Medalha da Inconfidência

Comenda
Concedida pelo governo de Minas Gerais, a medalha foi entregue pela presidente Dilma Rousseff durante solenidade em Ouro Preto
O governador Jaques Wagner recebeu, sexta-feira, em Ouro Preto (MG), a Grande Medalha da Inconfidência – concedida pelo governo de Minas Gerais – das mãos da presidente Dilma Rousseff, a oradora da solenidade e agraciada com o Grande Colar da Inconfidência, o grau máximo da comenda. A solenidade foi presidida pelo governador Antonio Anastasia.
Também receberam a medalha o vice-governador e secretário de Infraestrutura Otto Alencar e o artista plástico Frans Krajcberg, entre outras personalidades.
A Medalha da Inconfidência é entregue anualmente desde 1952 a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.
A comenda foi concedida ao governador baiano em 2007, porém, por força de compromissos administrativos, ele não pôde recebê-la à época. A solenidade encerrou as comemorações da Semana da Inconfidência.

O Globo Músicos não cedem e OSB encerra negociações

VEÍCULO TÍTULO

RIO - As tentativas de acordo entre a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (FOSB) e os 36 músicos demitidos fracassaram. Os insurgentes tinham até segunda-feira para acatarem a proposta elaborada pela instituição, porém, ninguém se pronunciou. Em nota oficial, a FSOB informou, na noite de terça, que devido ao não comparecimento dos insurgentes à sede da fundação até a data limite, o caso está encerrado e os 36 músicos estão, de fato, demitidos.
PROTESTO : Músicos da OSB Jovem abandonam o palco no Theatro Municipal
BLOG : A OSB em risco
APOIO : Solistas cancelam concertos com OSB
ENTREVISTA : Para presidente da OSB, crise é ameaça à instituição, que não pode ser refém dos 32 músicos demitidos
"A FOSB sempre acreditou em um desfecho positivo e se empenhou ao máximo para atender as solicitações do grupo de músicos, mas infelizmente não houve consenso. Após mais de dois meses do início deste processo, a Fundação acredita que deve dar continuidade ao projeto de transformar a OSB na melhor orquestra do país e pensar na execução da Temporada 2011. (...)"
De acordo com o documento, a temporada 2011 da OSB começa dia 3 de junho e todos os concertos do segundo semestre estão mantidos.
A proposta sugerida pela fundação desagradou os músicos. Ela convertia as demissões por justa causa em suspensões de dois dias e mantinha o pivô da crise, o maestro Roberto Minczuk, em sua funções regulares - de diretor artístico e regente titular da OSB. Os músicos, entretanto, pediam suas reintegrações ao corpo orquestral sem nenhum tipo de punição e e solicitavam o afastamento de Minczuk. O maestro foi desligado, apenas, da direção artística do Teatro Municipal, cargo que também ocupava.
- Ninguém apareceu lá (na sede da fundação) porque a proposta deles é indecente: mantém o maestro e nos dá suspensão. Ou seja, já voltamos de cabeça baixa. Assim, é melhor ficar de fora - diz Luzer Machtyngier, ex-presidente da comissão de músicos da OSB.
Além disso, a proposta da fundação mantinha as avaliações, responsáveis por detonar toda a crise, reagendadas para junho. O que mudava eram os termos, acordados, entre as partes, segundo a fundação, no último dia 8: elas seriam em conjunto, em formato de música de câmara, e com repertório escolhido pelos músicos.
Os 36 músicos demitidos vão fazer um concerto no próximo sábado, na Escola Nacional de Música, às 19h - mesmo dia em que o segundo concerto da temporada 2011 com a OSB Jovem ocorreria. O concerto, no entando, foi adiado, pois a pianista Cristina Ortiz e o maestro Roberto Tibiriçá, convidados da ocasião, cancelaram suas apresentações em solidariedade aos músicos demitidos. Cristina, porém, vai participar do concerto dos insurgentes, e, além de tocar, vai reger todo o segundo ato. Quem comanda a batuta no primeiro é o mastro paulistano Osvaldo Colarusso.
- A temporada da OSB começa no dia 3 de junho e a temporada dos músicos demitidos da OSB começa dia 30 de abril - alfineta Luzer.

Câmara de Salvador debate relação da cultura com a Copa de 2014

Na próxima quarta-feira (27/4), a partir das 9h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara de Vereadores de Salvador, artistas baianos, como Margareth Menezes, Olodum, Ilê Aiyê, Tonho Matéria e banda Didá, se reúnem com autoridades políticas para discutir a relação da cultura com a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os jogos Olímpicos de 2016.
O evento é uma iniciativa da vereadora Olívia Santana (PCdoB), ouvidora geral da CMS, e vai discutir as políticas locais direcionadas para a cultura durante a Copa da Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016. “Discutir a cultura é tão importante quanto a discussão em torno da mobilidade urbana. Salvador é um cidade extremamente cultural, exala novas produções, não podemos deixar este debate para cima da hora. A cultura precisa de um olhar mais atento, oferecendo condições de realizar grandes ações”, declara a vereadora, que também faz parte da Comissão Pluripartidária da CMS para assuntos da Copa do Mundo 2014.

Além dos artistas, a Sessão Especial vai contar com as presenças de representante do Ministério do Esporte, do Secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Ney Campello, do Secretário Estadual de Esporte, Nilton Vasconcelos, e do Secretário Estadual de Cultura Albino Rubim.

A sessão é aberta ao público e tem também a proposta de recolher sugestões para a cena cultural durante a realização dos dois grandes eventos esportivos em Salvador.

Fonte: Ascom do gabinete da vereadora Olívia Santana.

Copa 2014

MinC coordenará Comissão Temática de Cultura, Educação e Ação Social
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, participaram na manhã desta terça-feira, 26 de abril, na sede do Ministério do Esporte, em Brasília, da cerimônia de instalação da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social para a Copa do Mundo de 2014, a se realizar no Brasil. Esta é a sétima Câmara Temática já lançada pelo governo federal (serão nove no total) com a finalidade de discutir políticas setoriais e propor soluções técnicas referentes aos trabalhos direcionados à realização do Mundial de futebol. Os governos estaduais e as prefeituras municipais também estão convidados a participar das discussões.
A Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social para a Copa do Mundo de 2014 tem como objetivos propor ações de manifestações artístico-culturais e de mobilização do voluntariado, e também o desenvolvimento de ações de promoção do esporte como ferramenta de desenvolvimento educacional. As discussões iniciais tiveram início na tarde desta terça-feira, no Ministério do Esporte.
Diversidade Cultural
A ministra da Cultura disse, durante a solenidade, que a Copa do Mundo de 2014 vai ter um diferencial . “Vamos trabalhar não só o Brasil que os estrangeiros vêem, ou seja, o país do samba, do futebol, do Carnaval e da alegria, mas também o Brasil da desigualdade ainda existente, o Brasil com problemas sociais, que precisa de soluções”, expressou. “Vamos trabalhar em cima da realidade, da diversidade cultural e social brasileira”, acrescentou a ministra.
Para Ana de Hollanda, todo esse trabalho voltado para a Copa vai mexer com a autoestima do próprio brasileiro. “O Brasil do Bumba-meu-Boi, das manifestações folclóricas, das culturas indígenas, dos pontos de cultura de todo o país e uma série de outras manifestações culturais serão mostradas”, disse a ministra. De acordo com ela, “vamos trabalhar com o imaginário e com o Brasil como ele é.”
O secretário executivo da Secretaria de Direitos Humanos, André Lázaro, afirmou durante a cerimônia que “a Copa de 2014 é uma grande oportunidade de mostrarmos o que somos e o que queremos ser. É o momento de apresentarmos os nossos valores. É um momento delicado, temos problemas, desigualdades sociais, mas é necessário construirmos, juntos, as soluções”, disse ele. “Vamos fazer da Copa um momento de ganho para todo o Brasil. Vamos tomar decisões, antecipar os problemas, para que sejam discutidos com o intuito de que sejam encontradas as soluções”, acentuou.
Já o ministro do Esporte enfatizou que o espaço do Comitê, dividido em nove câmaras temáticas, não é só do governo federal, mas um ponto de encontro destinado também aos governos dos estados e das prefeituras para o debate das ações a serem colocadas em prática. Para Orlando Silva, é importante mostrar ao mundo o Brasil com desenvolvimento, mas o Brasil que também tem problemas”.
Coordenação
O Ministério da Cultura coordenará a Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social. A diretora de Educação e Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC (SPC/MinC), Juana Nunes, será a responsável pela coordenação. Segundo ela, o desenvolvimento dos trabalhos que serão prioridades da câmara ainda estão sendo delineados, mas começará com a promoção da cultura com o esporte, sendo o maior desafio mostrar toda a diversidade cultural brasileira em conjunto com as ações educativas, sociais e de direitos humanos.
A diretora de Educação e Comunicação da SPC citou os programas Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura e Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, como exemplos destas ações. Outro ponto destacado pela coordenadora refere-se à acessibilidade para o torcedor. “Vamos promover ações direcionadas à Copa com base no que já possuímos em termos de legislação e de programas governamentais”, contou.
As câmaras temáticas também funcionam como espaço institucional para articulação entre as cidades-sede e o governo federal. Já foram instaladas as Câmaras de infraestrutura; estádios; segurança; meio ambiente e sustentabilidade; desenvolvimento turístico; e promoção comercial e tecnológica. Até o final de maio estão previstas as instalações das câmaras de saúde e transparência.
A Câmara de Cultura, Educação e Ação Social é composta pelos ministérios da Cultura, Educação e do Trabalho e Emprego, além das secretarias de Direitos Humanos e da Igualdade Racial, ambas da Presidência da República. O Ministério do Esporte atua como o dirigente dos trabalhos das câmaras temáticas e coordenador do Comitê Gestor da Copa do Mundo FIFA 2014.


Cerimônia
Também participaram da cerimônia de instalação da câmara temática a secretária de Desenvolvimento Social do Governo do Distrito Federal, Arlete Sampaio, o secretário de Cultura do GDF, Hamilton Pereira, o assessor especial de Futebol, Alcino Reis, o secretário executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mario Teodoro, parlamentares e diversas autoridades.
(Texto: Glaucia Lira e Clélia Araújo, Ascom/MinC)
(Fotos: Lula Lopes, Ascom/MinC)

Em Salvador, Curso Conversando com sua História inicia novo ciclo de debates

Em sua 9º edição, o curso levará para a Biblioteca Pública historiadores e pesquisadores para debater temas da História da Bahia.

Rever temas da história da Bahia analisados pela ótica de importantes historiadores e pesquisadores. Este é o principal objetivo do curso Conversando com sua História que, em sua 9º edição, iniciará um novo ciclo de debates, no dia 3 de maio (terça-feira), às 17h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris). Serão 21 palestras que se realizarão entre os meses de maio a outubro. Na abertura, com o tema em “A história da Igreja e Convento de São Francisco”, a Professora Doutora Maria Helena Matue Ochi Flexor falará das origens das igrejas que formam o conjunto franciscano, a partir da primeira construção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117- 6067 ou através do email: cmb.fpc.ba.gov.br.

No tema da primeira aula, a professora Maria Helena Matue informa que irá centrar-se nas informações interessantes sobre o conjunto franciscano, de períodos e estilos diferentes como o coro, seus ornamentos, mobiliários e o altar mor que tem mais de dois séculos, incluindo a história do Santo Antônio, o primeiro padroeiro de Salvador.

Professora da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Helena Matue é Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e possui duas especializações: Arquivologia, pelo Arquivo do Estado da Bahia e em Metodologia do Ensino Superior, pela UFBA. Dentre os livros publicados e organizados destacam-se “Barroco nos Museus de Salvador”, 2010; “Igrejas e Conventos de Salvador e do Baixo Sul da Bahia”, 2009; e The church and couvent of São Francisco in Bahia, traslated by H. Sabrina Gledhil, em 2009.

Curso – Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória, unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, o curso Conversando com sua História oferece aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores. “A variedade temática dos debates é enriquecedora e traz a oportunidade para estudantes, professores e o público participante conferir as pesquisas que têm sido feitas sobre intrigantes aspectos da História da Bahia”, ressalta a diretora do Centro de Memória, a Prof.ª Dra. Consuelo Novais Sampaio.

Temas futuros - O curso acontece sempre às terças-feiras e se estende até o mês de outubro. Dentre os temas que serão debatidos nos próximos encontros estão: “Pintura religiosa em Salvador (1790 – 1850)”, “Yalorixá Cecília do Bonocô – História de vida” e “Ajuntar manuscritos, e convocar escritores: o discurso histórico institucional nos setecentos luso-brasileiro“, entre outros. Os participantes que tiverem 75% de freqüência receberão certificado.

Serviço:
O que: Curso Conversando com sua História
Onde: Biblioteca Pública do Estado (Barris)
Quando: Dia 3 de maio, às 17h.
Entrada: Gratuita
Mais informações: (71) 3117-6067

IRDEB sai da cultura e vai para SECOM

Robinson Almeida revela que Wagner tirará barba no início de maio
O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), que gere a TVE e a Rádio Educadora, será submetido à Secretaria de Comunicação. Atualmente o órgão está vinculado à pasta de Cultura. A mudança foi confirmada pelo secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, em entrevista ao programa Acorda Pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5. Na conversa, o gestor revelou ainda que o governador Jaques Wagner (PT) vai mesmo tirar a barba na primeira quinzena de maio. A data, entretanto, ainda não está definida. Almeida esclareceu que a doação irá para o Instituto Ayrton Senna, e não para entidades com tradição em trabalho social baiano (a exemplo das Obras Sociais Irmã Dulce), porque “ao fechar a proposta (com a marca do barbeador) não tinha como escolher outra instituição”. Mas ficou acordado que a quantia do cachê, R$ 500 mil, terá que ser investida em projetos de educação na Bahia.

SecultBa perde uma das suas unidades vinculadas

O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), que gere a TVE e a Rádio Educadora, será submetido à Secretaria de Comunicação. Atualmente o órgão está vinculado à pasta de Cultura. A mudança foi confirmada pelo secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, em entrevista ao programa "Acorda Pra Vida", da Rede Tudo FM 102,5.

I Encontro Interestadual para Avaliação de Projetos Quilombolas tem reunião preparatória

Para preparar o I Encontro Interestadual para Avaliação de Projetos Quilombolas – com ações desenvolvidas na Bahia, no Ceará e em Pernambuco –, aconteceu segunda-feira (25), na sede da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em Alphaville, Salvador, uma reunião com os representantes da Coordenação de Quilombolas da CAR e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
Na oportunidade, os técnicos discutiram os aspectos importantes do encontro, como as atividades a serem realizadas, número de participantes e o tema central, que destacará os avanços e desafios das comunidades remanescentes de quilombos na sociedade contemporânea.
O I Encontro Interestadual para Avaliação de Projetos Quilombolas está previsto para acontecer de 20 a 22 de maio, no Centro de Treinamento da EBDA, no bairro de Itapuã, em Salvador.
O objetivo é estabelecer parâmetros de avaliação a partir da observação vivenciada pelo público diretamente envolvido, construir metas conjuntas que apontem perspectivas de ampliação de área de atuação, do número de beneficiados e da qualidade de atendimento do público-alvo, além de fortalecer o projeto, buscando novas parcerias.
A programação abordará políticas públicas e direitos quilombolas, apresentação do Projeto Quilombolas por cada estado, atividades culturais, plenárias, discussão em grupos e posse do Conselho Estadual da Bahia.
Estiveram presentes à reunião os coordenadores dos projetos quilombolas, Antônio Fernando Silva (CAR) e Samuel Leite (EBDA), a assistente social Marina Acácio (EBDA) e as engenheiras agrônomas e integrantes do grupo de trabalho de Ater, Maria Higina do Nascimento e Lucedalva Barbosa (EBDA).
Combate à pobreza
O Projeto de Inclusão das Comunidades Remanescentes de Quilombos (Projeto Quilombolas) tem como meta a inclusão dessas comunidades, integrando uma proposta mais ampla de combate à pobreza rural implementada pelo Banco Mundial (Bird), pelo governo japonês e pelos governos estaduais do Nordeste do Brasil.
Na Bahia, o projeto vai priorizar comunidades localizadas nos territórios de cidadania como o Baixo Sul, Litoral Sul, Chapada e Velho Chico. Estão também previstas ações nos territórios de identidade do Recôncavo e Bacia do Rio Corrente.
O projeto é coordenado pela CAR, da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Coordenação de Apoio aos Povos e Comunidades Tradicionais. Para a descentralização e integração das ações, a CAR celebrou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) em novembro de 2009.

Evangélicos bonfinenses terão noite Gospel no Aniversário da Cidade

Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, 126 – Telefax (74) 3541-4513 / 3541-8329
CNPJ Nº 13.988.308/0001-39
CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim – BA
26/04/11
Evangélicos bonfinenses terão noite Gospel no Aniversário da Cidade

Consolidando a cultura de viés religioso evangélico, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, Governo Cuidando de Nossa Gente, promoverá no dia 27 de maio, no Parque da Cidade, uma noite Gospel, a exemplo do que ocorreu no aniversário da cidade em 2010.
Espera-se uma grande presença de cristãos e admiradores na noite que terá como ponto alto o show do pastor Marcos Antonio, “O Negrão Abençoado” e Banda. Cantores e cantoras evangélicos que desejarem se apresentar naquela noite devem procurar a comissão formada pelo chefe de Gabinete, Cassiano Guimarães, a diretora de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICT), Ingrid e o vereador Carlos de Tijuaçu.
Disco de Ouro – o pastor Marcos Antônio é um dos mais conhecidos cantores gospel do Brasil. Em 23 anos de carreira lançou 45 Cd΄s e dois DVD΄s, sendo o primeiro, gravado em sua cidade natal, São Lourenço da Mata (PE) e o segundo em Recife.
Marcos Antônio alcançou sucesso em todo o país com canções que lhe deram grande popularidade e são lembradas até hoje: Toma os pedaços, Jesus não é dinheiro, A porta se abriu, Confidências, Pai, Situações, Mãe e Te peço Perdão. Ganhou Disco de Ouro com os CDs "Jesus abriu a porta" e "Perfil do louvor".

O cantor Marcos Antonio começou a carreira na música secular, participou de programas do SBT e no Raul Gil. Hoje divide seu tempo entre a trilha musical e a política. Sem nunca ter participado de uma sigla partidária foi um dos deputados federais de Pernambuco mais votados da historia.
Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação

Mostra Artes visuais da Costa do Descobrimento em Porto Seguro

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DE CULTURA
FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA
DIRETORIA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS


Prezados amigos e artistas,
No dia 09 de maio se comemora o dia do artista plástico, e nós, do Centro de cultura de Porto Seguro, queremos comemorar com vocês.

Envie um curriculo e até 4 peças uma semana antes do Evento.

Desde já agradecemos,

Miriam Silva
Coordenadora do Centro de Cultura de Porto Seguro
(73) 9984 1807 / 32881388

Porto Seguro, BA 06 de Abril de 2011


Convite aos Artistas Plásticos da Costa do Descobrimento


Em comemoração ao dia do Artista Plástico o Centro de Cultura de Porto Seguro, propõe uma mostra coletiva de artes plásticas da Costa do Descobrimento, que serão expostas de 09 de maio à 09 de junho de 2011.Sua colaboração será uma grande contribuição para o enriquecimento do evento.Serão expostas 04 obras por artista.


*O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu, estado de São Paulo. Almeida Junior teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.


Data: 09 de Maio á 09 de junho de 2011
Local : Centro de Cultura de Porto Seguro
já temos confirmados os artistas Elon Cerqueira, Keko Valenzuela, Miranda,Geraldo Casado, Rosa Harllet ,Bernadeth Varela entre outros.

Espero poder contar com a participação de todos!

Desde já agradecemos,


Miriam Silva
Coordenação Centro de Cultura


Em comemoração ao dia do Artista Plástico o Centro de Cultura de Porto Seguro, propõe uma mostra coletiva de artes plásticas que serão expostas de 09 de maio à 09 de junho de 2011.Sua colaboração será uma grande contribuição para o enriquecimento do evento.Serão expostas 04 obras por artista. Os dados abaixo deverão ser preenchidos com clareza e devolvidos ao Centro de Cultura de Porto Seguro acompanhados do currículo do expositor.


*O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu, estado de São Paulo. Almeida Junior teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.

Um abraço,




MOSTRA COLETIVA DA COSTA DO DESCOBRIMENTO





NOME(ARTISTA) –

TÍTULO DA OBRA-

TÉCNICA-

MEDIDA-

ANO-