Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Conferência e documentário sobre os negros do Caribe no CEAO

CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais


CEAO sedia conferência com Carlos Agudelo, professor do Centro de Estudos Mexicanos e Centroamericanos (CEMCA) e investigador AFRODESC-EURESCL, e exibe documentário "Los hijos del destierro: Memórias del pueblo Garifuna de América Latina”.
 
|Serviço|
 
Quando: Hoje (19/11), às 17h30.
Onde: CEAO, Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho
Quanto: Entrada gratuita.
Mais Informações: (71) 3283-5509 / www.fabricadeideias.ufba.br
 

|Documentário|

Título: Los hijos del destierro – Memorias del pueblo Garifuna de América Central.
Género: Film documental Soporte: video digital Dvcam, DVD.
Fecha de realización: 2009 -2010
Duración: 54 minutos
Producción: proyectos AFRODESC (Francia) e EURESCL (Europa)
Realización: Melesio Portilla Viveros, realizador independiente
Asesor científico: Carlos Agudelo, CEMCA – Centro de Estudios Mexicanos y Centroamericanos, investigador AFRODESC-EURESCL
Lenguas: garífunas, inglés, francés y español
Versión origina en español

Sinopsis
 
Mediados del siglo XVII. Grupos de africanos prófugos del esclavismo se refugian en las Antillas menores, territoriod e indios Caribes. De este encuentro nace un grupo étnico particular, los Garinagu conocidos al principio como Caribes negros.
 
En la confrontación entrel os poderíos coloniales por el control de la región, los Caribes negros, a pesar de su tenaz resistencia, son vencidos y desterrados hacia América Central en 1797. Allí, en medio de las guerras de Independencia y la continuidad del racismo heredado Nicaragua y Belice. En este peregrinar por la región este pueblo preserva elementos centrales de su cultura, en especial su lengua, su culto a los ancestros y los lazos familiares que trascendieron las fronteras nacionales. Han construido así una fuerte identidad como grupo que no ha sido rota ni por la fuerte migración garifuna hacia los Estados Unidos iniciada a mediados del siglo XX.
 
Los Garinagu han desarrollado un proceso de valorización política de su identidad y de su historia como recursos de lucha por el reconocimiento y la inclusión social que se prolonga hasta el presente. Su cultura es reconocida como patrimonio intangible de la humanidad por parte de la UNESCO y han logrado diferentes niveles visibilizacion y de representación en sus respectivos países. Pero a pesar de estos significativos logros, el camino hacia la obtención de sus reinvindicaciones de inclusión ciudadana con justicia social, respeito a sus derechos y superación de la discriminación racial y la exclusión tiene aun mucho trecho por recorrer.
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais

Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br
- Site: www.ceao.ufba.br

Mesa redonda discute a participação dos políticos negros nas eleições 2010

CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais


O CEAO e a APNB convidam para a mesa redonda:

"O intelectual no processo eleitoral baiano 2010: balanço da participação dos políticos negros e estratégias eleitorais".

Debatedores: Dra. Antônia dos Santos Garcia (NEIM-UFBA), Dra. Célia Sacramento (UEFS) e  Dr. Nilo Rosa (UEFS).

Coordenador: Dr. Cloves Oliveira (UEFS/ A Cor da Bahia – UFBA).


Data: 25 de  novembro de 2010.
Horário: 18h30
Local: CEAO - Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho
Mais informações: (71) 3283-5502
                                 www.ceao.ufba.br  / http://apnb.org.br/APNB/WebHome
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais

Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br
- Site: www.ceao.ufba.br

Videoconferência sobre Diversidade Cultural em Sr. do Bonfim. Participe!


Será realizada em Sr. do bonfim mais uma Videoconferência FUNCEB 2010. Dessa vez a Videoconferência abordará o tema Diversidade Cultural e será realizada no Colégio Estadual de Sr. do Bonfim, dia 22 de novembro, das 09 às 12 horas. As Videoconferências são abertas ao Público. Participe!

O que é?
Abrir espaço para o debate sobre a realidade da produção cultural da Bahia: este é o objetivo central da série Videoconferências FUNCEB 2010, uma realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA. Nestas videoconferências, gratuitas e abertas a quaisquer interessados, é dada a oportunidade de os cidadãos colocarem em pauta as suas opiniões, dúvidas, sugestões e questionamentos, numa iniciativa que busca estreitar a relação do governo estadual com a sociedade, para o estabelecimento em conjunto de estratégias e aplicações da política cultural da Bahia.
A série está promovendo, de março a junho deste ano, encontros entre o público e as diretorias da FUNCEB (Artes Visuais, Dança, Audiovisual, Música, Teatro e Espaços Culturais), além da apresentação de editais lançados, com orientações específicas para as inscrições. As sessões são feitas a partir do auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT, em parceria com a Secretaria de Educação – SEC, de onde os palestrantes dialogam com participantes presentes no local, em Salvador, ou em uma das salas de transmissão localizadas em 29 municípios do interior da Bahia. O público também pode assistir às videoconferências e enviar perguntas pela internet, através do endereço http://ead.sec.ba.gov.br/media.
O projeto se alinha à política de descentralização e interiorização adotada pelo Governo do Estado e busca também ampliar a presença da FUNCEB e da SecultBA em todo o território baiano. A parceria com a SEC se dá através do programa Rede Educação, que democratiza ações educacionais com soluções tecnológicas que promovem a Educação à Distância.
“Um grande desafio da FUNCEB, em consonância com a política da gestão da SECULT, é consolidar ações estruturantes para a cultura do Estado. Para tanto, são fundamentais a aproximação com a classe artística e a capacitação de atores neste processo. As videoconferências se apresentam como mais um instrumento que colabora com a proposta. É preciso estar em diálogo com artistas e profissionais da cultura de todo o território baiano, e facilitar o acesso aos mecanismos de apoio do Estado. O objetivo final é de fortalecer a rede produtiva de forma descentralizada e criar condições para que ela se mantenha em atividade”, defende Gisele Nussbaumer, Diretora Geral da FUNCEB.
CONTEÚDOS
Com objetivo de manter contato com a classe artística, para discussão de temas de importância às áreas representadas pela instituição, as diretorias de Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Teatro e Música debatem com o público as políticas adotadas, planos, projetos, resultados e demandas. É a primeira vez que este tipo de encontro se realiza através de videoconferências, o que amplia sua abrangência e impacto.
O momento também será de estreia para a diretoria de Espaços Culturais, com participação inédita na programação dos debates. Responsável pela administração de sete espaços culturais em Salvador e Região Metropolitana e mais 11 espaços no interior do Estado, a diretoria vai poder refletir junto ao público questões relacionadas a pautas, infraestrutura, apoios e programas oferecidos.
A avaliação em conjunto com a classe artística contribui para o aperfeiçoamento de ações e para a movimentação de todos – Estado e sociedade civil – em busca de soluções reais para o desenvolvimento da produção artística baiana.
A série de videoconferências também foca os principais pontos dos editais a serem lançados pela FUNCEB em 2010, apresentando uma nova proposta para a preparação de artistas, grupos e produtores interessados em inscrever projetos. A ação visa contribuir para a elucidação da política, mecanismos e objetivos desta importante ferramenta de apoio à cultura. Para reforçar o entendimento sobre o formulário de apresentação de propostas, documentação necessária e anexos obrigatórios e complementares, haverá sessões específicas de orientações com espaço aberto para perguntas.
























PARTICIPAÇÃO
A participação nas Videoconferências é gratuita e aberta a quaisquer interessados. Existem três formas de participar:
  1. Presencialmente no local da palestra – o auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT, onde as palestras são realizadas, disponibiliza mediadores que garantem a intervenção da plateia.
  2. Presencialmente em salas no interior do Estado – as videoconferências são transmitidas em tempo real em salas de 29 municípios baianos: Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Piritiba, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Nestes locais, um técnico possibilita a intervenção dos presentes através de sistema on line.
  3. Pela internet – cidadãos de qualquer lugar podem acompanhar ao vivo os encontros e enviar perguntas, através do site http://ead.sec.ba.gov.br/media.
Fonte: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/videoconferencias2010/

Dramaturgos têm até o dia 26 para se inscrever no Teatro Nu Cinema


Autores Baianos têm até o dia 26 deste mês para se inscrever na seleção do Projeto Teatro Nu Cinema, realizado pelo grupo Teatro Nu, em parceria com a Multi Planejamento Cultural e com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por intermédio do Fundo de Cultura da Bahia. O projeto está na segunda edição, com previsão para acontecer no verão de 2011.

Poderão se inscrever dramaturgos baianos, ou com residência fixa há, no mínimo, três anos no estado e com experiência comprovada na área. É preciso preencher ficha de inscrição (acesse aqui) e enviar os documentos necessários.

A peça deverá ter duração mínima de 15 minutos e máxima de 25 minutos e escrita para dois atores. Os recursos para encenação deverão ser mínimos e os textos não precisam ser inéditos. O regulamento também encontra-se no site.

O projeto Teatro Nu realizou sua primeira edição em 2009, trazendo para o palco do Circuito Sala de Arte - Cinema da Ufba três peças do escritor russo Anton Tchekhov. No projeto, os espetáculos são montados pelo grupo e apresentados em frente à tela do cinema, antes da última sessão durante os finais de semana. Esta edição homenageia os autores baianos.

“A ideia é mostrar que, além de diretores, atores, cenotécnicos, temos também diversos autores em todo estado, não somente na capital”, afirma o responsável pelo projeto, o diretor teatral e co-fundador do grupo Teatro Nu, Gil Vicente Tavares.

Fonte: Agecom


bahiaemfoco.com

Ubiratan Castro participa do Aprovado no Dia Nacional da Consciência Negra


No dia em que o Brasil homenageia o líder Zumbi dos Palmares e a resistência negra à escravidão e ao racismo, o programa Aprovado convida o Prof. Dr. Ubiratan Castro de Araújo para discutir o tema Bahia de Todas as Culturas. O programa que vai ao ar neste sábado (TV Bahia, Canal 11, às 8h) foi gravado no Centro Cultural da Igreja da Barroquinha, e tem como atração musical a inconfundível batida do Ilê Aiyê, o mais antigo bloco afro da Bahia. O apresentador Jackson Costa conversará com o professor Ubiratan Castro acerca da diversidade cultural e a contribuição que as diferentes ascendências africanas tiveram na formação do povo baiano.

Atual diretor-geral da Fundação Pedro Calmon / SecultBa, Ubiratan Castro de Araújo é Doutor em História pela Université Paris IV-Sorbonne, Licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia, além de membro da Academia de Letras da Bahia.

Breve trajetória - Atuando em diversos setores relacionados à luta e fortalecimento da cultura negra e baiana, o Prof. Dr. Ubiratan Castro de Araújo já dirigiu algumas importantes instituições. Foi presidente da Fundação Palmares/MinC, na primeira gestão do presidente Luís Inácio Lula da Silva, diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (CEAO); presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador (CDCN), além de ser Irmão Professo da Venerada Ordem do Rosário de Nossa Senhora dos Homens Pretos às Portas do Carmo.

Da Fundação Pedro Calmon


bahiaemfoco.com