O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, juntamente com o Centro de Referência da Mulher “Mãe Sulinha”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, convidam a comunidade do Território do Piemonte Norte do Itapicuru para a caminhada “Por uma Vida Sem Violência” que acontecerá em Senhor do Bonfim – Ba.
Data: 08 de abril de 2011
Horário: 16:30 h (às 04 e meia da tarde)
Local de saída: Em frente ao CRM – Situado à Praça Juracy Magalhães, 06 – Centro – ao lado da Catedral
“Para mudar a sociedade do jeito que a gente quer, participamos ativamente sem medo de ser Mulher.”
Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!
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quinta-feira, 7 de abril de 2011
Agenda Cultural da Bahia
Tribuna da Bahia Em Tempo - Cultura
A Agenda Cultural Bahia, publicação da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, recebe material de divulgação para a edição de Maio 2011 até hoje. Produtores culturais que têm eventos programados para maio podem enviar sua programação através do e-mail agendaculturalbahia @gmail.com ou através do site da Agenda Cultural www.agendacultural.ba.gov.br
A Agenda Cultural Bahia, publicação da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, recebe material de divulgação para a edição de Maio 2011 até hoje. Produtores culturais que têm eventos programados para maio podem enviar sua programação através do e-mail agendaculturalbahia @gmail.com ou através do site da Agenda Cultural www.agendacultural.ba.gov.br
Primeira festa literária da Bahia acontece em agosto no Recôncavo
A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), primeira festa literária internacional da Bahia, será realizada de 16 e 21 de agosto deste ano na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, após a tradicional festa de Nossa Senhora da Boa Morte. O evento reunirá 35 autores locais, nacionais e internacionais. Os nomes devem ser divulgados entre maio e junho.
Os convidados participarão de palestras e mesas de debate na tenda climatizada e no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Além disso, a festa conta ainda com programação musical. De acordo com os organizadores do evento, serão 15 shows realizados em um palco montado sobre o Rio Paraguaçu. As atrações, ainda não informadas, serão diversificadas, segundo a produção.
A finalidade da Flica é distribuir de forma menos desigual as ações culturais por toda a Bahia, promover e incentivar o debate literário na região e incluir na agenda turística e cultural do Estado um conceito inédito de “Festa Literária”. Outro objetivo é possibilitar o crescimento do turismo na localidade.
A Festa foi um dos 19 projetos baianos contemplados pelo edital Oi Futuro 2011, divulgado em 21 de março. A ideia de realizar o evento no Estado surgiu a partir de exemplos bem-sucedidos no país, como a Feira Literária de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, e a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Pernambuco. A Flica tem curadoria do escritor Aurélio Schommer.
Os convidados participarão de palestras e mesas de debate na tenda climatizada e no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Além disso, a festa conta ainda com programação musical. De acordo com os organizadores do evento, serão 15 shows realizados em um palco montado sobre o Rio Paraguaçu. As atrações, ainda não informadas, serão diversificadas, segundo a produção.
A finalidade da Flica é distribuir de forma menos desigual as ações culturais por toda a Bahia, promover e incentivar o debate literário na região e incluir na agenda turística e cultural do Estado um conceito inédito de “Festa Literária”. Outro objetivo é possibilitar o crescimento do turismo na localidade.
A Festa foi um dos 19 projetos baianos contemplados pelo edital Oi Futuro 2011, divulgado em 21 de março. A ideia de realizar o evento no Estado surgiu a partir de exemplos bem-sucedidos no país, como a Feira Literária de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, e a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Pernambuco. A Flica tem curadoria do escritor Aurélio Schommer.
Funceb inscreve para o Calendário de Apoio a Projetos Culturais
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), da Secretaria de Cultura (Secult), inscreve para a segunda etapa do Calendário de Apoio a Projetos Culturais, prosseguindo até 28 deste mês.
Em sua quarta edição, o calendário visa organizar as solicitações de apoio e a distribuição de recursos ao longo do ano, como um mecanismo de incentivo a projetos e atividades artístico-culturais de interesse público. Este ano, o calendário terá três etapas.
Para se inscrever, os interessados devem acessar a página do calendário e fazer o download do formulário de apresentação de projetos. Também no site estão o regulamento com as normas de participação e a lista dos documentos exigidos.
O formulário preenchido e os documentos solicitados devem ser entregues na sede da Funceb (Rua Gregório de Mattos, 29, Pelourinho – Salvador/BA), de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, ou enviados pelos Correios (Caixa Postal 2485, CEP 40.020-970, Salvador/BA). Mais informações nos telefones (71) 3116-6631 / 3116-6849 ou pelo e-mail calendario.apoio@funceb.ba.gov.br.
Em sua quarta edição, o calendário visa organizar as solicitações de apoio e a distribuição de recursos ao longo do ano, como um mecanismo de incentivo a projetos e atividades artístico-culturais de interesse público. Este ano, o calendário terá três etapas.
Para se inscrever, os interessados devem acessar a página do calendário e fazer o download do formulário de apresentação de projetos. Também no site estão o regulamento com as normas de participação e a lista dos documentos exigidos.
O formulário preenchido e os documentos solicitados devem ser entregues na sede da Funceb (Rua Gregório de Mattos, 29, Pelourinho – Salvador/BA), de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, ou enviados pelos Correios (Caixa Postal 2485, CEP 40.020-970, Salvador/BA). Mais informações nos telefones (71) 3116-6631 / 3116-6849 ou pelo e-mail calendario.apoio@funceb.ba.gov.br.
V Festival de Artes e Educação de Paulo Afonso!
Vem aí o V Festival de Artes e Educação de Paulo Afonso!
Teremos palestra com o professor Reginaldo Carvalho, oficinas de teatro do oprimido, teatro de rua, dramaturgia, direção teatral, interpretação teatral e artes circenses, alem de muito espetáculo, com o Grupo Mandalá (Arcoverde - PE), Grupo Porra Meu Bem (Salvador - BA) e Grupos locais, tais como a Associação Paulafonsina de Dança e Teatro, Bosco Humorista, Humor Ereto, Grupo Um Teatro Um, GUETO - Grupo de estudos em teatro do oprimido dentre outros.
De 13 a 16 de abril na UNEB de Paulo Afonso, Não percam!!! Inscrições Uneb Campus VIII (anexo/ensino), Fasete e SESC.
Valor R$ 20. 00, certificado de 40 horas.
V FAEPA, Arretando a cena: muitas caras do teatro no sertão.
Confira toda a programação.
(segue em anexo)
V Festival de Artes e Educação de Paulo Afonso - FAEPA
PROGRAMAÇÃO:
FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE O TEATRO EM PAULO AFONSO
13/04/2011 Quarta-feira:
Horário
Atividade
Local
Manhã(8h às 08:30h)
(08:30h às 11h)
Abertura oficial
Formação de mesa redonda para discussão sobre a necessidade e a viabilidade da construção do teatro de Paulo Afonso
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Tarde (13:30h às 17h)
Plenária de encaminhamentos
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Noite (19 h às 20:30h)
(20:30h às 21:30h)
(21:30h às 00h)
Apresentação do espetáculo teatral “Federika” (Com o Grupo Mandalá – Arcoverde, PE)
Conversa com os atores e atrizes do espetáculo
Apresentações musicais
UNEB – Campus VIII/ Ensino
14/04/2011 Quinta-feira:
Horário
Atividade
Local
Manhã (8h às 9:30h)
(9:30h às10:30h)
(10:30h às 11h)
Palestra: (Com o professor Reginaldo Carvalho)
Apresentação teatral (com Bosco Humorista)
Conversa com humorista
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Tard (13:30h às 17h)
(14h às 16h)
Apresentações locais:
· Solicitações de estudantes e comunidade em geral
· GUETO em “Banquete dos mendigos”
· APDT (Mauricio Mendes & Felipe Teixeira) em “Na ilha com Nelson Rodrigues”
· Nice Marques & Aneilton Oliveira em “Deus negro”
· Grupo de teatro de rua Um Teatro Um em “Sá marica parteira”
· Grupo HUMOR ERETO
Show de Palhaços e distribuição de brinquedos: (com Trupe de Palhaços Circo Sem Lona)
UNEB – Campus VIII/ Ensino
SESC Ler – BTN II
Noite (19h às 22h)
Festival Internacional de artistas de Rua da Bahia
BTN II
15/04/2011 Sexta-Feira:
Horário
Atividade
Local
Manhã (8h às 11h)
Oficinas:
1-Teatro do Oprimido - fórum
2-Teatro de rua
3-Interpretação teatral
4-Direção teatral
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Tarde (13h às 16h)
(16h às 17h)
(17:30h às 18:30h)
(18:30h às 19h)
Oficina:
1-Teatro do Oprimido - fórum
2-Teatro de rua
3-Interpretação teatral
4-Direção teatral
Apresentação de resultados das oficinas
Apresentação do espetáculo teatral “Tribos urbanas” (com a APDT)
Conversa com os atores e atrizes do espetáculo
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Noite (19h às 22h)
Festival Internacional de artistas de Rua da Bahia
Centro da cidade
16/04/2011 Sábado:
Horário
Atividade
Local
Manhã (8h às 11h)
Oficinas:
1-Teatro do Oprimido - fórum
2-Teatro de rua
3-Interpretação teatral
4-Direção teatral
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Tarde (13h às 16h)
(16h às 17h)
(19h às 20:15h)
(20:15h às 20:50h)
(20:50 às 21h)
Oficinas:
1-Teatro do Oprimido - fórum
2-Teatro de rua
3-Interpretação teatral
4-Direção teatral
Apresentação de resultados das oficinas
Espetáculo teatral “Dá um toque que eu retorno OU Vá se arrombar sua desgraça!” (com o grupo Porra Meu Bem – Salvador, BA)
Conversa com os atores e atrizes do espetáculo
Encerramento.
UNEB – Campus VIII/ Ensino
RELAÇÃO DE OFICINAS
Nº
Oficinas
Oficineiras (os)
Vagas
Público
01
Teatro do Oprimido – fórum
Cilene Canda
20/ 2 turmas
Adolescentes e Adultos
02
Teatro de rua
Osvaldice Conceição
20/ 2 turmas
Adolescentes e Adultos
03
Interpretação teatral
Diego Valle
20/ 2 turmas
Adolescentes e Adultos
Paralelo a programação oficial haverá no evento exposição de artesanatos, artes plásticas, livros dentre outros.
REALIZAÇÃO:
UNEB – Campus VIII
ARTICULAÇÃO:
NUPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão – Campus VIII
Núcleo de artes e educação – Campus VIII
GUETO – Grupo de estudos em teatro do oprimido
PARCEIROS:
PROEX / PROGRAD / CHESF / Prefeitura municipal de Paulo Afonso / SESC Ler / SETEPI / Colegiado de pedagogia / ONG Repensar / Trupe de Palhaços Circo Sem Lona / Candeeiro Iluminação e Entretenimentos / Associação Paulafonsina de Dança e Teatro / Grupo de teatro de rua Um Teatro Um / Câmara municipal de Paulo Afonso / SINSEMPA / Estação da Cultura – Arcoverde, PE.
Andréia Carmo
Representante Territorial de Cultura - Território Itaparica
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT
Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura - SUDECULT
DIREC 10 - Avenida José Hemetério de Carvalho, nº 133 - Perpétuo Socorro
Telefones: (75) 3281 - 3015 / 3281 - 3211 Fax: (75) 3282 - 5653 / 3281 - 0974
Celular: (75) 9139 - 3275 / (75) 9934 - 6533
E-mail:andreia.carmo@cultura.ba.gov.br; deacarmo@yahoo.com.br; deacarmo@gmail.com
2 anexos na mensagem
Dica: Para salvar rapidamente, clique sobre a imagem com o botão direito do mouse.
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Teremos palestra com o professor Reginaldo Carvalho, oficinas de teatro do oprimido, teatro de rua, dramaturgia, direção teatral, interpretação teatral e artes circenses, alem de muito espetáculo, com o Grupo Mandalá (Arcoverde - PE), Grupo Porra Meu Bem (Salvador - BA) e Grupos locais, tais como a Associação Paulafonsina de Dança e Teatro, Bosco Humorista, Humor Ereto, Grupo Um Teatro Um, GUETO - Grupo de estudos em teatro do oprimido dentre outros.
De 13 a 16 de abril na UNEB de Paulo Afonso, Não percam!!! Inscrições Uneb Campus VIII (anexo/ensino), Fasete e SESC.
Valor R$ 20. 00, certificado de 40 horas.
V FAEPA, Arretando a cena: muitas caras do teatro no sertão.
Confira toda a programação.
(segue em anexo)
V Festival de Artes e Educação de Paulo Afonso - FAEPA
PROGRAMAÇÃO:
FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE O TEATRO EM PAULO AFONSO
13/04/2011 Quarta-feira:
Horário
Atividade
Local
Manhã(8h às 08:30h)
(08:30h às 11h)
Abertura oficial
Formação de mesa redonda para discussão sobre a necessidade e a viabilidade da construção do teatro de Paulo Afonso
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Tarde (13:30h às 17h)
Plenária de encaminhamentos
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Noite (19 h às 20:30h)
(20:30h às 21:30h)
(21:30h às 00h)
Apresentação do espetáculo teatral “Federika” (Com o Grupo Mandalá – Arcoverde, PE)
Conversa com os atores e atrizes do espetáculo
Apresentações musicais
UNEB – Campus VIII/ Ensino
14/04/2011 Quinta-feira:
Horário
Atividade
Local
Manhã (8h às 9:30h)
(9:30h às10:30h)
(10:30h às 11h)
Palestra: (Com o professor Reginaldo Carvalho)
Apresentação teatral (com Bosco Humorista)
Conversa com humorista
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Tard (13:30h às 17h)
(14h às 16h)
Apresentações locais:
· Solicitações de estudantes e comunidade em geral
· GUETO em “Banquete dos mendigos”
· APDT (Mauricio Mendes & Felipe Teixeira) em “Na ilha com Nelson Rodrigues”
· Nice Marques & Aneilton Oliveira em “Deus negro”
· Grupo de teatro de rua Um Teatro Um em “Sá marica parteira”
· Grupo HUMOR ERETO
Show de Palhaços e distribuição de brinquedos: (com Trupe de Palhaços Circo Sem Lona)
UNEB – Campus VIII/ Ensino
SESC Ler – BTN II
Noite (19h às 22h)
Festival Internacional de artistas de Rua da Bahia
BTN II
15/04/2011 Sexta-Feira:
Horário
Atividade
Local
Manhã (8h às 11h)
Oficinas:
1-Teatro do Oprimido - fórum
2-Teatro de rua
3-Interpretação teatral
4-Direção teatral
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Tarde (13h às 16h)
(16h às 17h)
(17:30h às 18:30h)
(18:30h às 19h)
Oficina:
1-Teatro do Oprimido - fórum
2-Teatro de rua
3-Interpretação teatral
4-Direção teatral
Apresentação de resultados das oficinas
Apresentação do espetáculo teatral “Tribos urbanas” (com a APDT)
Conversa com os atores e atrizes do espetáculo
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Noite (19h às 22h)
Festival Internacional de artistas de Rua da Bahia
Centro da cidade
16/04/2011 Sábado:
Horário
Atividade
Local
Manhã (8h às 11h)
Oficinas:
1-Teatro do Oprimido - fórum
2-Teatro de rua
3-Interpretação teatral
4-Direção teatral
UNEB – Campus VIII/ Ensino
Tarde (13h às 16h)
(16h às 17h)
(19h às 20:15h)
(20:15h às 20:50h)
(20:50 às 21h)
Oficinas:
1-Teatro do Oprimido - fórum
2-Teatro de rua
3-Interpretação teatral
4-Direção teatral
Apresentação de resultados das oficinas
Espetáculo teatral “Dá um toque que eu retorno OU Vá se arrombar sua desgraça!” (com o grupo Porra Meu Bem – Salvador, BA)
Conversa com os atores e atrizes do espetáculo
Encerramento.
UNEB – Campus VIII/ Ensino
RELAÇÃO DE OFICINAS
Nº
Oficinas
Oficineiras (os)
Vagas
Público
01
Teatro do Oprimido – fórum
Cilene Canda
20/ 2 turmas
Adolescentes e Adultos
02
Teatro de rua
Osvaldice Conceição
20/ 2 turmas
Adolescentes e Adultos
03
Interpretação teatral
Diego Valle
20/ 2 turmas
Adolescentes e Adultos
Paralelo a programação oficial haverá no evento exposição de artesanatos, artes plásticas, livros dentre outros.
REALIZAÇÃO:
UNEB – Campus VIII
ARTICULAÇÃO:
NUPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão – Campus VIII
Núcleo de artes e educação – Campus VIII
GUETO – Grupo de estudos em teatro do oprimido
PARCEIROS:
PROEX / PROGRAD / CHESF / Prefeitura municipal de Paulo Afonso / SESC Ler / SETEPI / Colegiado de pedagogia / ONG Repensar / Trupe de Palhaços Circo Sem Lona / Candeeiro Iluminação e Entretenimentos / Associação Paulafonsina de Dança e Teatro / Grupo de teatro de rua Um Teatro Um / Câmara municipal de Paulo Afonso / SINSEMPA / Estação da Cultura – Arcoverde, PE.
Andréia Carmo
Representante Territorial de Cultura - Território Itaparica
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT
Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura - SUDECULT
DIREC 10 - Avenida José Hemetério de Carvalho, nº 133 - Perpétuo Socorro
Telefones: (75) 3281 - 3015 / 3281 - 3211 Fax: (75) 3282 - 5653 / 3281 - 0974
Celular: (75) 9139 - 3275 / (75) 9934 - 6533
E-mail:andreia.carmo@cultura.ba.gov.br; deacarmo@yahoo.com.br; deacarmo@gmail.com
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Secretarias e entidades governamentais se reúnem para discutir melhorias para o São João 2011 de Bonfim
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, 126 – Telefax (74) 3541-4513 / 3541-8329
CNPJ Nº 13.988.308/0001-39
CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim – BA
06/04/2011
Secretarias e entidades governamentais se reúnem para
discutir melhorias para o São João 2011 de Bonfim
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo e coordenador geral do São João 2011 de Senhor do Bonfim, Claudio Nunes reuniu-se na tarde desta terça-feira (05) com representantes do Ministério Público, Juizado de Menores, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar (6°BPM), Rodoviária Federal e Civil com o objetivo de avaliar os festejos juninos do ano passado e propor melhorias no funcionamento dos serviços a serem oferecidos durante as festas que acontecerão entre os dias 22 e 26 de junho.
Também estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Administração, Infraestrutura, Cultura e da assessoria de Planejamento Estratégico, além do organizador do Forró do Sfrega, evento da iniciativa privada já tradicional na cidade. Dentre os pontos abordados estão: a estrutura do Parque da Cidade, iluminação dos circuitos e áreas adjacentes, fiscalização e segurança.
“O encontro foi positivo. As secretarias e entidades expuseram suas necessidades e fizeram sugestões que serão discutidas internamente por cada setor e apresentadas na reunião do próximo dia 14, para a partir de então serem implementadas no São João deste ano”, conta Claúdio Nunes.
Entre várias participações otimizadoras, a representação do Ministério Público demonstrou o compromisso de levar o melhor aparato possível para, inclusive, proteger os menores de idade no evento junino.
Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação
Praça Juracy Magalhães, 126 – Telefax (74) 3541-4513 / 3541-8329
CNPJ Nº 13.988.308/0001-39
CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim – BA
06/04/2011
Secretarias e entidades governamentais se reúnem para
discutir melhorias para o São João 2011 de Bonfim
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo e coordenador geral do São João 2011 de Senhor do Bonfim, Claudio Nunes reuniu-se na tarde desta terça-feira (05) com representantes do Ministério Público, Juizado de Menores, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar (6°BPM), Rodoviária Federal e Civil com o objetivo de avaliar os festejos juninos do ano passado e propor melhorias no funcionamento dos serviços a serem oferecidos durante as festas que acontecerão entre os dias 22 e 26 de junho.
Também estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Administração, Infraestrutura, Cultura e da assessoria de Planejamento Estratégico, além do organizador do Forró do Sfrega, evento da iniciativa privada já tradicional na cidade. Dentre os pontos abordados estão: a estrutura do Parque da Cidade, iluminação dos circuitos e áreas adjacentes, fiscalização e segurança.
“O encontro foi positivo. As secretarias e entidades expuseram suas necessidades e fizeram sugestões que serão discutidas internamente por cada setor e apresentadas na reunião do próximo dia 14, para a partir de então serem implementadas no São João deste ano”, conta Claúdio Nunes.
Entre várias participações otimizadoras, a representação do Ministério Público demonstrou o compromisso de levar o melhor aparato possível para, inclusive, proteger os menores de idade no evento junino.
Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação
Fórum de Políticas Culturais traz aproximação com Ministério da Cultura - MinC
Série de debates com gestores da atual gestão do MinC traz à Bahia o pensamento da gestão federal da Cultura. Convidada da estréia é Marta Porto, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural da pasta. Até o final do ano, Antônio Grassi (Funarte/MinC), Luis Fernando (Iphan/ MinC), dentre outros, também participam do Fórum que é aberto à comunidade.
Dia 12 de abril (terça-feira), a partir das 19h, no Conselho Estadual de Cultura, na avenida Sete de Setembro (anexo ao Palácio da Aclamação), acontece a abertura do Fórum de Políticas Culturais. Parte dos encontros regionais promovidos pelo MinC, o Fórum é uma promoção da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e a Representação Regional da Bahia do MinC.
O Fórum tem como objetivo trazer a visão do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia. A abertura ficará a cargo de Marta Porto, secretária do MinC, que falará sobre o tema "Rumo à Cidadania Cultural". O objetivo principal do encontro será o de apresentar as propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural da nova Secretaria - resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultual (SCC) e Identidade e Diversidade (SID) do Ministério da Cultura.
"Quero aproveitar para debater sobre cidadania cultural e ampliar os canais de diálogo na ponta, para pensar os rumos dos programas que coordenamos. A relação com os secretários de Estado da Cultura e com pensadores e movimentos culturais nesse momento é estratégica", explica Porto.
O encontro também se propõe a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura dos municípios, com objetivo de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias, preparando o caminho para a implementação do Sistema Nacional de Cultura.
Marta Porto é jornalista, ocupou diversos cargos púlbicos e privados em organismos nacionais e internacionais, a frente de projetos voltados para o campo social. Dentre seu artigos, o "Cultura e Desenvolvimento em um quadro de desigualdades" fez parte da Coleção Cultura é O quê - Volume II (2009), publicação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
SERVIÇO
O quê: Fórum de Políticas Culturais com ´Marta Porto´ - Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural
Quando: 12 de abril (terça) - 19h
Informações: (71) 3103-3447
Gratuito (sujeito ao preenchimento de vagas do auditório)
Série de debates com gestores da atual gestão do MinC traz à Bahia o pensamento da gestão federal da Cultura. Convidada da estréia é Marta Porto, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural da pasta. Até o final do ano, Antônio Grassi (Funarte/MinC), Luis Fernando (Iphan/ MinC), dentre outros, também participam do Fórum que é aberto à comunidade.
Dia 12 de abril (terça-feira), a partir das 19h, no Conselho Estadual de Cultura, na avenida Sete de Setembro (anexo ao Palácio da Aclamação), acontece a abertura do Fórum de Políticas Culturais. Parte dos encontros regionais promovidos pelo MinC, o Fórum é uma promoção da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e a Representação Regional da Bahia do MinC.
O Fórum tem como objetivo trazer a visão do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia. A abertura ficará a cargo de Marta Porto, secretária do MinC, que falará sobre o tema "Rumo à Cidadania Cultural". O objetivo principal do encontro será o de apresentar as propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural da nova Secretaria - resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultual (SCC) e Identidade e Diversidade (SID) do Ministério da Cultura.
"Quero aproveitar para debater sobre cidadania cultural e ampliar os canais de diálogo na ponta, para pensar os rumos dos programas que coordenamos. A relação com os secretários de Estado da Cultura e com pensadores e movimentos culturais nesse momento é estratégica", explica Porto.
O encontro também se propõe a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura dos municípios, com objetivo de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias, preparando o caminho para a implementação do Sistema Nacional de Cultura.
Marta Porto é jornalista, ocupou diversos cargos púlbicos e privados em organismos nacionais e internacionais, a frente de projetos voltados para o campo social. Dentre seu artigos, o "Cultura e Desenvolvimento em um quadro de desigualdades" fez parte da Coleção Cultura é O quê - Volume II (2009), publicação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
SERVIÇO
O quê: Fórum de Políticas Culturais com ´Marta Porto´ - Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural
Quando: 12 de abril (terça) - 19h
Informações: (71) 3103-3447
Gratuito (sujeito ao preenchimento de vagas do auditório)
Oficina de Contação de Histórias em Sr. do bonfim
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, 126 – (74) 3541- 8329.
CNPJ Nº 13.988.308/0001-39
CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim - BA
06/04/2011
Governo Municipal realiza oficina e incentiva professores a contar historias para educação infantil
Foi realizada nesta quarta-feira no auditório da Câmara de Vereadores a oficina A arte de contar história na educação infantil, ministrada pela consultora da editora FTD, Cibele Queiroz . O evento teve como objetivo incentivar os professores da educação infantil que atuam do Maternal até o 2º Período, a contar mais histórias às crianças.
Uma das bases dessa pedagogia consiste em que: o contato com o texto escrito faz com que as crianças tenham novas sensações, desenvolvam sua imaginação e façam uma relação estreita entre o mundo da fantasia e a realidade. Na oficina iniciada às 8h00 e encerrada às 17h00, a palestrante trouxe o tema “Era uma vez...”, no qual abordou a importância de mostrar esse mundo de fantasia às crianças desde a sua entrada na escola. “Acredito que levar as crianças a sonhar, fazer com que elas exercitem o imaginário ao máximo seja de grande importância para o seu desenvolvimento. Já que o mundo tem tanta coisa triste, por que não mostrar outro mundo onde as alegrias são maiores?” questionou a palestrante Cibele.
Para a palestrante, contar história é um exercício de narrativa oral existente há milênios, que acaba por aproximar o aluno do livro. “As histórias falam do que é genuinamente humano, de amor, de nascimento, de morte e acabam ajudando a criança a entender o mundo, as relações sociais. As narrativas ampliam o repertório literário dessas crianças e pode ajudá-las muito no processo de escrita” – arremata Cibele.
Descontração – Um dos pontos altos da oficina, que contou com mais de 250 professores, foi a interação de palestrante e professores, troca de experiências, de lições aprendidas durante anos de ensino e que teve seu ápice quando Cibele convocou alguns professores para irem à frente e mostrarem que sabem contar historia. “É muito gostoso esse tipo de brincadeira, pois nos soltamos, brincamos e acabamos conhecendo ainda mais nossos colegas e com isso podemos ver de que maneira podemos melhorar como pessoas e como professoras”. Comentou Elisa Paixão professora de educação infantil da Rede Municipal.
Apoio – A oficina aconteceu graças à parceria entre Governo Municipal e a Editora FTD. Coube à Secretaria Municipal de Educação e Esportes implementar e conduzir a atividade, que precede a implantação do Projeto Baú Encantado, ação pedagógica de incentivo à leitura na Educação Infantil.
Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
Praça Juracy Magalhães, 126 – (74) 3541- 8329.
CNPJ Nº 13.988.308/0001-39
CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim - BA
06/04/2011
Governo Municipal realiza oficina e incentiva professores a contar historias para educação infantil
Foi realizada nesta quarta-feira no auditório da Câmara de Vereadores a oficina A arte de contar história na educação infantil, ministrada pela consultora da editora FTD, Cibele Queiroz . O evento teve como objetivo incentivar os professores da educação infantil que atuam do Maternal até o 2º Período, a contar mais histórias às crianças.
Uma das bases dessa pedagogia consiste em que: o contato com o texto escrito faz com que as crianças tenham novas sensações, desenvolvam sua imaginação e façam uma relação estreita entre o mundo da fantasia e a realidade. Na oficina iniciada às 8h00 e encerrada às 17h00, a palestrante trouxe o tema “Era uma vez...”, no qual abordou a importância de mostrar esse mundo de fantasia às crianças desde a sua entrada na escola. “Acredito que levar as crianças a sonhar, fazer com que elas exercitem o imaginário ao máximo seja de grande importância para o seu desenvolvimento. Já que o mundo tem tanta coisa triste, por que não mostrar outro mundo onde as alegrias são maiores?” questionou a palestrante Cibele.
Para a palestrante, contar história é um exercício de narrativa oral existente há milênios, que acaba por aproximar o aluno do livro. “As histórias falam do que é genuinamente humano, de amor, de nascimento, de morte e acabam ajudando a criança a entender o mundo, as relações sociais. As narrativas ampliam o repertório literário dessas crianças e pode ajudá-las muito no processo de escrita” – arremata Cibele.
Descontração – Um dos pontos altos da oficina, que contou com mais de 250 professores, foi a interação de palestrante e professores, troca de experiências, de lições aprendidas durante anos de ensino e que teve seu ápice quando Cibele convocou alguns professores para irem à frente e mostrarem que sabem contar historia. “É muito gostoso esse tipo de brincadeira, pois nos soltamos, brincamos e acabamos conhecendo ainda mais nossos colegas e com isso podemos ver de que maneira podemos melhorar como pessoas e como professoras”. Comentou Elisa Paixão professora de educação infantil da Rede Municipal.
Apoio – A oficina aconteceu graças à parceria entre Governo Municipal e a Editora FTD. Coube à Secretaria Municipal de Educação e Esportes implementar e conduzir a atividade, que precede a implantação do Projeto Baú Encantado, ação pedagógica de incentivo à leitura na Educação Infantil.
Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Edital de apoio do Ministério da justiça
Instruções
Poderão receber recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos as Instituições governamentais da Administração Direta ou Indireta, nas diferentes esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal e as Organizações não-governamentais, brasileiras, sem fins lucrativos, que tenham nos seus estatutos, objetivos relacionados à atuação no campo do meio ambiente, do consumidor, de bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico e por infração à ordem econômica.
A Secretaria Executiva do CFDD está disponível para esclarecer todas as dúvidas ou fornecer quaisquer outras informações de interesse dos proponentes, pelos telefones:
(61) 2025.9133/3623/3542, fax: (61) 2025.3005 ou pelo e-mail cfdd.sde@mj.gov.br
---
Para conhecimento, edital de apoio a projetos pelo MJ.
Segue endereço:
http://portal.mj.gov.br/cfdd/data/Pages/MJ2148E3F3ITEMID06E42FB18ED64A1DB79EC664ED7CF018PTBRNN.htm
Atenciosamente,
--
Silvia Helena de Souza Ferrari
silvia.ferrari@mda.gov.br
612020-0942 e 2020-0504
Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário - Engenheira Florestal
Assistência Técnica e Extensão Rural em Áreas Indígenas
Secretaria de Agricultura Familiar
SBN - Quadra 1 - Ed. Palácio do Desenvolvimento - Sala 2006 - Cep. 70.057-900
--
Poderão receber recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos as Instituições governamentais da Administração Direta ou Indireta, nas diferentes esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal e as Organizações não-governamentais, brasileiras, sem fins lucrativos, que tenham nos seus estatutos, objetivos relacionados à atuação no campo do meio ambiente, do consumidor, de bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico e por infração à ordem econômica.
A Secretaria Executiva do CFDD está disponível para esclarecer todas as dúvidas ou fornecer quaisquer outras informações de interesse dos proponentes, pelos telefones:
(61) 2025.9133/3623/3542, fax: (61) 2025.3005 ou pelo e-mail cfdd.sde@mj.gov.br
---
Para conhecimento, edital de apoio a projetos pelo MJ.
Segue endereço:
http://portal.mj.gov.br/cfdd/data/Pages/MJ2148E3F3ITEMID06E42FB18ED64A1DB79EC664ED7CF018PTBRNN.htm
Atenciosamente,
--
Silvia Helena de Souza Ferrari
silvia.ferrari@mda.gov.br
612020-0942 e 2020-0504
Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário - Engenheira Florestal
Assistência Técnica e Extensão Rural em Áreas Indígenas
Secretaria de Agricultura Familiar
SBN - Quadra 1 - Ed. Palácio do Desenvolvimento - Sala 2006 - Cep. 70.057-900
--
Consulta pública do PPA Participativo começa
abertura_princ.jpg
Tem início nesta terça-feira (5) a consulta pública do Plano Plurianual Participativo 2012-2015 (PPA-P 2012-2015), que se estenderá até 27 de maio, percorrendo os 26 Territórios de Identidade da Bahia. A abertura dos trabalhos será em Feira de Santana, às 8 horas, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com a presença de secretários estaduais e representantes da sociedade civil, empresários e poder público municipal e federal.
O PPA-P é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e suas sugestões. O PPA-P subsidiará a elaboração do Plano Plurianual e é coordenado pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Sedir) e Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).
A participação popular será viabilizada pelo uso de diversos canais de atendimento para o cidadão contribuir com a construção do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Além das plenárias, que ocorrerão entre os meses de abril e maio nos Territórios de Identidade, o cidadão poderá participar por meio da Internet no site www.ppaparticipativo.ba.gov.br , pelo telefone da Ouvidoria (0800-284-0011), nos SAC’s e Centros Digitais de Cidadania (CDC’s) em todo o Estado.
O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento do governo para quatro anos. Nele estão definidas as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhadas posteriormente nas Leis Orçamentárias Anuais. Com este documento, o governo estabelece suas prioridades e sabe como gastar melhor os recursos públicos.
O PPA é um planejamento de médio prazo, que traça o caminho para alcançar as metas previstas para o Plano de Desenvolvimento Bahia 2023, documento que planejamento de longo prazo para a Bahia, tendo em vista a comemoração dos 200 anos de independência do Estado.“O Plano de Desenvolvimento Bahia 2023 surge do entendimento que é importante que o governo saiba aonde pretende chegar nos próximos anos, para que o caminho a ser empreendido durante sua administração tenha um sentido, um eixo pré-estabelecido. Esse caminho se constrói pela fundamentação da análise de tendências e em valores com os quais o governo declarará os problemas a serem enfrentados, objetivando vencer os obstáculos interpostos entre a realidade atual e o futuro perseguido”, enfatiza o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro.
Fonte:http://www.ppaparticipativo.ba.gov.br/blog/
asè solidário,
Leide Manuela Santos
Conselho de Acompanhamento do PPA - TMS
leidemanuela@hotmail.com(MSN)
leide.manu(skype)
(71) 91797350/96337832/99029583
Tem início nesta terça-feira (5) a consulta pública do Plano Plurianual Participativo 2012-2015 (PPA-P 2012-2015), que se estenderá até 27 de maio, percorrendo os 26 Territórios de Identidade da Bahia. A abertura dos trabalhos será em Feira de Santana, às 8 horas, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com a presença de secretários estaduais e representantes da sociedade civil, empresários e poder público municipal e federal.
O PPA-P é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e suas sugestões. O PPA-P subsidiará a elaboração do Plano Plurianual e é coordenado pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Sedir) e Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).
A participação popular será viabilizada pelo uso de diversos canais de atendimento para o cidadão contribuir com a construção do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Além das plenárias, que ocorrerão entre os meses de abril e maio nos Territórios de Identidade, o cidadão poderá participar por meio da Internet no site www.ppaparticipativo.ba.gov.br , pelo telefone da Ouvidoria (0800-284-0011), nos SAC’s e Centros Digitais de Cidadania (CDC’s) em todo o Estado.
O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento do governo para quatro anos. Nele estão definidas as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhadas posteriormente nas Leis Orçamentárias Anuais. Com este documento, o governo estabelece suas prioridades e sabe como gastar melhor os recursos públicos.
O PPA é um planejamento de médio prazo, que traça o caminho para alcançar as metas previstas para o Plano de Desenvolvimento Bahia 2023, documento que planejamento de longo prazo para a Bahia, tendo em vista a comemoração dos 200 anos de independência do Estado.“O Plano de Desenvolvimento Bahia 2023 surge do entendimento que é importante que o governo saiba aonde pretende chegar nos próximos anos, para que o caminho a ser empreendido durante sua administração tenha um sentido, um eixo pré-estabelecido. Esse caminho se constrói pela fundamentação da análise de tendências e em valores com os quais o governo declarará os problemas a serem enfrentados, objetivando vencer os obstáculos interpostos entre a realidade atual e o futuro perseguido”, enfatiza o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro.
Fonte:http://www.ppaparticipativo.ba.gov.br/blog/
asè solidário,
Leide Manuela Santos
Conselho de Acompanhamento do PPA - TMS
leidemanuela@hotmail.com(MSN)
leide.manu(skype)
(71) 91797350/96337832/99029583
terça-feira, 5 de abril de 2011
Coleção História Geral da África em português (Somente em PDF)
Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.
Brasília: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar, 2010.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/
Brasília: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar, 2010.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/
segunda-feira, 4 de abril de 2011
1º FESTIVAL DE MÚSICA DE CAMPO FORMOSO- 1º FESTCAMPO - 22 de maio de 2011
Regulamento
1º FESTIVAL DE MÚSICA DE CAMPO FORMOSO- 1º FESTCAMPO
1-DA PROMOÇÃO E DA REALIZAÇÃO
Art 1- O 1º Festival de Música de Campo Formoso –FESTCAM é uma realização da equipe de produção do cantor e compositor Dalmo Funchal em parceria de programas do GOVERNO FEDERAL, MINISTÉRIO DA CULTURA, FUNDAÇÃO NACIONAL DAS ARTES, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, INSTITUTO NORDESTE DE CIDADANIA E FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA.
2-DOS OBJETIVOS
Art. 2
I- Contribuir no resgate da qualidade da música popular brasileira;
II- Aumentar o interesse da população da região e mostrar a importância da arte como fonte de cultura e lazer;
III- Demonstrar que a música pode ser um instrumento colaborativo na melhoria da educação das crianças, dos jovens e dos adultos da nossa região;
IV- Aprimorar e desenvolver a cultura musical promovendo o intercâmbio artístico-cultural entre os artistas, população e todos os elementos geradores de cultura;
V- Lançar novos talentos.
3- DAS INSCRIÇÕES
Art. 3- As inscrições no FESTCAM-1º Festival de Música de Campo Formoso se darão da seguinte maneira:
I- As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas do dia 14 de março a 26 de abrilde 2011 através da internet, as informações estão no endereço eletrônico www.festcampo/taza.com.br onde estarão o regulamento e a ficha de inscrição. Deverão ser enviados pelo email festcampo@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. os seguintes arquivos: gravação da música em mp3, letra da música com o título e autor(em Word) e ficha de inscrição preenchida. A inscrição também poderá ser feita pessoalmente das 14:00 hs às 18:00 hs (no endereço abaixo) ou pelos Correios postadas até o dia 26 de abril de 2011, enviando-se um envelope para o seguinte endereço: 1º FESTCAM- A/C de Darlan Cardoso – Rua Rui Barbosa, 67 – Centro –CEP 44.790-000 -CAMPO FORMOSO-BA (informações pelo cel. (74) 9119-0381 ou (74) 8815-2448) com o seguinte material: 1º-CD com as músicas gravadas e com os nomes escritos na frente do CD 2º- 5 cópias de cada letra com o título e o(s) nome(s) do(s) autor(es) 3º- Ficha de inscrição com os dados do responsável;
II- O concorrente poderá inscrever quantas músicas quiser, mas só duas poderão ser classificadas mesmo em parceria;
III- As músicas deverão ser inéditas e originais;
IV- Entenda-se como inéditas músicas que não tenham sido editadas, poderão participar músicas que já tenham sido gravadas em disco independente e participado de outros festivais, e como originais aquelas que não contiverem plágios, adaptações e paródias;
V- Dentre as inscritas, serão selecionadas 20 músicas pela Comissão de Triagem indicada pela Comissão Organizadora do Festival (esta quantidade poderá ser alterada) que irão concorrer à grande final do dia 22 de maio de 2011. O resultado da triagem será divulgado nos meios de divulgação e por email dos classificados a partir do dia 04 de maio de 2011.
4-DA PREMIAÇÃO
Art. 4- Das 20 músicas que participarão da grande final as três primeiras serão premiadas da seguinte forma: 1º Lugar 1 Violão elétrico e gravação da música em estúdio(violão e percussão ou violão e teclado)
2º Lugar Instrumento musical
3º Lugar Instrumento musical
Melhor Intérprete: Instrumento musical
& único- Todos os concorrentes receberão certificados de participação
5- DO JÚRI
Art.5- I- Farão parte da comissão julgadora cinco pessoas de reconhecida capacidade líteromusical, convidadas pela Comissão Organizadora do evento.
II -Serão avaliados os quesitos letra, música e interpretação.
III– Serão atribuídas notas de 0 a 10 (não admitindo-se frações). Em caso de empate, será considerada vencedora a música que obtiver maior número de pontos no quesito MÚSICA. Persistindo o empate, será considerada vencedora a música que apresentar o maior número de pontos no quesito LETRA. Persistindo o empate haverá o voto de decisão do presidente do Júri.
§ Único – A decisão da Comissão Julgadora será definitiva, não cabendo recurso.
6- DA APRESENTAÇÃO
Art 6- A organização do Festival colocará à disposição dos concorrentes uma bateria que deverá ser a mesma para todos os que irão utilizar este tipo de instrumento, os demais instrumentos utilizados serão de inteira responsabilidade dos concorrentes assim como os instrumentistas que irão participar da execução das músicas;
Art.7- A comissão indicará por sorteio, a ordem e o horário das músicas a serem apresentadas;
Art.8- O início das apresentações será às 20:30hs, o concorrente que for chamado e não estiver no local, não poderá se apresentar posteriormente;
Art. 9- A comissão fica isenta de quaisquer despesas contraídas pelos participantes tais como: transporte, alimentação e outros.
7-DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 10- Todos os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora, podendo modificá-lo a qualquer momento que julgar necessário ao bom andamento do festival.
Art. 11- A simples inscrição no festival pressupõe a aceitação e a concordância dos termos deste regulamento.
Todas as informações e contatos sobre o festival poderão ser obtidas pelo site www.festcampo/taza.com.br, pelos emails dalmofunchal@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou festcampo@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e pelos celulares (74) 9119-0381(TIM) ou (74) 8815-2448(OI)
COMISSÃO ORGANIZADORA
MARÇO DE 2011
1º FESTIVAL DE MÚSICA DE CAMPO FORMOSO- 1º FESTCAMPO
1-DA PROMOÇÃO E DA REALIZAÇÃO
Art 1- O 1º Festival de Música de Campo Formoso –FESTCAM é uma realização da equipe de produção do cantor e compositor Dalmo Funchal em parceria de programas do GOVERNO FEDERAL, MINISTÉRIO DA CULTURA, FUNDAÇÃO NACIONAL DAS ARTES, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, INSTITUTO NORDESTE DE CIDADANIA E FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA.
2-DOS OBJETIVOS
Art. 2
I- Contribuir no resgate da qualidade da música popular brasileira;
II- Aumentar o interesse da população da região e mostrar a importância da arte como fonte de cultura e lazer;
III- Demonstrar que a música pode ser um instrumento colaborativo na melhoria da educação das crianças, dos jovens e dos adultos da nossa região;
IV- Aprimorar e desenvolver a cultura musical promovendo o intercâmbio artístico-cultural entre os artistas, população e todos os elementos geradores de cultura;
V- Lançar novos talentos.
3- DAS INSCRIÇÕES
Art. 3- As inscrições no FESTCAM-1º Festival de Música de Campo Formoso se darão da seguinte maneira:
I- As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas do dia 14 de março a 26 de abrilde 2011 através da internet, as informações estão no endereço eletrônico www.festcampo/taza.com.br onde estarão o regulamento e a ficha de inscrição. Deverão ser enviados pelo email festcampo@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. os seguintes arquivos: gravação da música em mp3, letra da música com o título e autor(em Word) e ficha de inscrição preenchida. A inscrição também poderá ser feita pessoalmente das 14:00 hs às 18:00 hs (no endereço abaixo) ou pelos Correios postadas até o dia 26 de abril de 2011, enviando-se um envelope para o seguinte endereço: 1º FESTCAM- A/C de Darlan Cardoso – Rua Rui Barbosa, 67 – Centro –CEP 44.790-000 -CAMPO FORMOSO-BA (informações pelo cel. (74) 9119-0381 ou (74) 8815-2448) com o seguinte material: 1º-CD com as músicas gravadas e com os nomes escritos na frente do CD 2º- 5 cópias de cada letra com o título e o(s) nome(s) do(s) autor(es) 3º- Ficha de inscrição com os dados do responsável;
II- O concorrente poderá inscrever quantas músicas quiser, mas só duas poderão ser classificadas mesmo em parceria;
III- As músicas deverão ser inéditas e originais;
IV- Entenda-se como inéditas músicas que não tenham sido editadas, poderão participar músicas que já tenham sido gravadas em disco independente e participado de outros festivais, e como originais aquelas que não contiverem plágios, adaptações e paródias;
V- Dentre as inscritas, serão selecionadas 20 músicas pela Comissão de Triagem indicada pela Comissão Organizadora do Festival (esta quantidade poderá ser alterada) que irão concorrer à grande final do dia 22 de maio de 2011. O resultado da triagem será divulgado nos meios de divulgação e por email dos classificados a partir do dia 04 de maio de 2011.
4-DA PREMIAÇÃO
Art. 4- Das 20 músicas que participarão da grande final as três primeiras serão premiadas da seguinte forma: 1º Lugar 1 Violão elétrico e gravação da música em estúdio(violão e percussão ou violão e teclado)
2º Lugar Instrumento musical
3º Lugar Instrumento musical
Melhor Intérprete: Instrumento musical
& único- Todos os concorrentes receberão certificados de participação
5- DO JÚRI
Art.5- I- Farão parte da comissão julgadora cinco pessoas de reconhecida capacidade líteromusical, convidadas pela Comissão Organizadora do evento.
II -Serão avaliados os quesitos letra, música e interpretação.
III– Serão atribuídas notas de 0 a 10 (não admitindo-se frações). Em caso de empate, será considerada vencedora a música que obtiver maior número de pontos no quesito MÚSICA. Persistindo o empate, será considerada vencedora a música que apresentar o maior número de pontos no quesito LETRA. Persistindo o empate haverá o voto de decisão do presidente do Júri.
§ Único – A decisão da Comissão Julgadora será definitiva, não cabendo recurso.
6- DA APRESENTAÇÃO
Art 6- A organização do Festival colocará à disposição dos concorrentes uma bateria que deverá ser a mesma para todos os que irão utilizar este tipo de instrumento, os demais instrumentos utilizados serão de inteira responsabilidade dos concorrentes assim como os instrumentistas que irão participar da execução das músicas;
Art.7- A comissão indicará por sorteio, a ordem e o horário das músicas a serem apresentadas;
Art.8- O início das apresentações será às 20:30hs, o concorrente que for chamado e não estiver no local, não poderá se apresentar posteriormente;
Art. 9- A comissão fica isenta de quaisquer despesas contraídas pelos participantes tais como: transporte, alimentação e outros.
7-DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 10- Todos os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora, podendo modificá-lo a qualquer momento que julgar necessário ao bom andamento do festival.
Art. 11- A simples inscrição no festival pressupõe a aceitação e a concordância dos termos deste regulamento.
Todas as informações e contatos sobre o festival poderão ser obtidas pelo site www.festcampo/taza.com.br, pelos emails dalmofunchal@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou festcampo@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e pelos celulares (74) 9119-0381(TIM) ou (74) 8815-2448(OI)
COMISSÃO ORGANIZADORA
MARÇO DE 2011
Minc Encontros Rumo à Cidadania Cultural
MinC faz série de oito reuniões regionais sobre os programas Cultura Viva e Brasil Plural
O Ministério da Cultura (MinC) começa, na quinta-feira, 7 de abril, uma série de oito encontros regionais com diversos segmentos sociais, como artistas, produtores, gestores, coletivos e grupos do setor cultural, universidades e participantes dos programas Cultura Viva e Brasil Plural.
Batizadas de Encontros Rumo à Cidadania Cultural, as reuniões têm como objetivo discutir os caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural, além de apresentar as propostas da nova Secretaria da pasta, resultado da fusão das secretarias de Cidadania Cultural (SCC) e Identidade e Diversidade (SID).
As discussões também se propõem a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura de estados e municípios de todo o país, a fim de fortalecer as parcerias existentes, repactuar estratégias e abrir novos caminhos.
Para a secretária Marta Porto, “os encontros representam um primeiro momento de apresentação das diretrizes pensadas para a nova Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, sendo ainda um espaço de afirmação do diálogo da nova gestão com a sociedade”, ressaltou.
O calendário foi definido em conjunto com os chefes das representações regionais do MinC.
Calendário dos encontros
Os encontros começam em Belo Horizonte (MG) no dia 7 de abril. No dia 12, será a vez de Salvador (BA). São Paulo (SP) será a terceira capital a receber o Encontros Rumo à Cidadania Cultural.
A região sul encerra o mês de abril com dois encontros: Florianópolis (SC) no dia 19 e Porto Alegre (RS) no dia 20 de abril.
Em maio, os encontros começam pelo norte do Brasil, chegando a Belém (PA) no dia 10.
Recife (PE) terá a chance de dialogar com a nova SCDC/MinC no dia 17 de maio. O último encontro acontecerá em Goiânia (GO), dia 24, fechando a agenda nacional na região Centro-Oeste.
Informações sobre locais e horários dos Encontros Rumo à Cidadania Cultural estarão disponíveis nos próximos dias na página do MinC: www.cultura.gov.br/.
Abril 2011
Dia 7: Belo Horizonte, MG
Dia 12: Salvador, Bahia
Dia 14: São Paulo, SP
Dia 19: Florianópolis, SC
Dia 20: Porto Alegre, RS
Maio 2011
Dia 10: Belém, PA
Dia 17: Recife, PE
Dia 24: Goiânia, GO
O Ministério da Cultura (MinC) começa, na quinta-feira, 7 de abril, uma série de oito encontros regionais com diversos segmentos sociais, como artistas, produtores, gestores, coletivos e grupos do setor cultural, universidades e participantes dos programas Cultura Viva e Brasil Plural.
Batizadas de Encontros Rumo à Cidadania Cultural, as reuniões têm como objetivo discutir os caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural, além de apresentar as propostas da nova Secretaria da pasta, resultado da fusão das secretarias de Cidadania Cultural (SCC) e Identidade e Diversidade (SID).
As discussões também se propõem a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura de estados e municípios de todo o país, a fim de fortalecer as parcerias existentes, repactuar estratégias e abrir novos caminhos.
Para a secretária Marta Porto, “os encontros representam um primeiro momento de apresentação das diretrizes pensadas para a nova Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, sendo ainda um espaço de afirmação do diálogo da nova gestão com a sociedade”, ressaltou.
O calendário foi definido em conjunto com os chefes das representações regionais do MinC.
Calendário dos encontros
Os encontros começam em Belo Horizonte (MG) no dia 7 de abril. No dia 12, será a vez de Salvador (BA). São Paulo (SP) será a terceira capital a receber o Encontros Rumo à Cidadania Cultural.
A região sul encerra o mês de abril com dois encontros: Florianópolis (SC) no dia 19 e Porto Alegre (RS) no dia 20 de abril.
Em maio, os encontros começam pelo norte do Brasil, chegando a Belém (PA) no dia 10.
Recife (PE) terá a chance de dialogar com a nova SCDC/MinC no dia 17 de maio. O último encontro acontecerá em Goiânia (GO), dia 24, fechando a agenda nacional na região Centro-Oeste.
Informações sobre locais e horários dos Encontros Rumo à Cidadania Cultural estarão disponíveis nos próximos dias na página do MinC: www.cultura.gov.br/.
Abril 2011
Dia 7: Belo Horizonte, MG
Dia 12: Salvador, Bahia
Dia 14: São Paulo, SP
Dia 19: Florianópolis, SC
Dia 20: Porto Alegre, RS
Maio 2011
Dia 10: Belém, PA
Dia 17: Recife, PE
Dia 24: Goiânia, GO
Minc: Os sinais de uma cultura no vermelho
Valor Econômico, por João Bernardo Caldeira, em 1º/4/2011
POLÍTICA CULTURAL: Com dívidas e cortes, MinC reconhece que 2011 será ano apertado e cancela fundos setoriais.
João Bernardo Caldeira - Enquanto a polêmica em torno da reforma dos Direitos Autorais tomou os holofotes nos primeiros meses de Ana de Hollanda à frente do Ministério da Cultura, paulatinamente a saúde financeira da pasta chama a atenção como preocupação da nova administração. De um inédito orçamento estipulado em R$ 2,1 bilhões pela Lei Orçamentária de 2011, houve redução de R$ 766 milhões em razão de veto presidencial e contingenciamento. Para completar, de acordo com o secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, os restos a pagar deixados pela gestão anterior somam R$ 450 milhões. “Será um ano apertado, de organização da casa, ajustes e avaliação dos programas e processos futuros”, afirma Ortiz. “Em um ano difícil como esse, estamos orientando nossos secretários a realizar planejamentos a longo prazo, pensando nos próximos quatro anos.”
De passagem por Salvador, no mês passado, a ministra responsabilizou a gestão anterior pela quantidade de débitos existente do Programa Pontos de Cultura, estimada em cerca de R$ 60 milhões. Entre convênios, editais e premiações, figuram pendências de quase um ano atrás. “Sabemos que esta gestão acabou de chegar, mas temos um afã por respostas porque desde maio compromissos firmados com o Programa estão atrasados”, diz Patricia Ferraz, secretária- executiva do Pontão de Articulação da Comissão Nacional de Pontos de Cultura.
(A íntegra da matéria está na edição do jornal Valor Econômico do dia 01/04/2011)
POLÍTICA CULTURAL: Com dívidas e cortes, MinC reconhece que 2011 será ano apertado e cancela fundos setoriais.
João Bernardo Caldeira - Enquanto a polêmica em torno da reforma dos Direitos Autorais tomou os holofotes nos primeiros meses de Ana de Hollanda à frente do Ministério da Cultura, paulatinamente a saúde financeira da pasta chama a atenção como preocupação da nova administração. De um inédito orçamento estipulado em R$ 2,1 bilhões pela Lei Orçamentária de 2011, houve redução de R$ 766 milhões em razão de veto presidencial e contingenciamento. Para completar, de acordo com o secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, os restos a pagar deixados pela gestão anterior somam R$ 450 milhões. “Será um ano apertado, de organização da casa, ajustes e avaliação dos programas e processos futuros”, afirma Ortiz. “Em um ano difícil como esse, estamos orientando nossos secretários a realizar planejamentos a longo prazo, pensando nos próximos quatro anos.”
De passagem por Salvador, no mês passado, a ministra responsabilizou a gestão anterior pela quantidade de débitos existente do Programa Pontos de Cultura, estimada em cerca de R$ 60 milhões. Entre convênios, editais e premiações, figuram pendências de quase um ano atrás. “Sabemos que esta gestão acabou de chegar, mas temos um afã por respostas porque desde maio compromissos firmados com o Programa estão atrasados”, diz Patricia Ferraz, secretária- executiva do Pontão de Articulação da Comissão Nacional de Pontos de Cultura.
(A íntegra da matéria está na edição do jornal Valor Econômico do dia 01/04/2011)
enfoqueculturalblogs MinC: Ministra responsabiliza gestão anterior por grande quantidade de débitos
Enquanto a polêmica em torno da reforma dos direitos autorais tomou os holofotes nos primeiros meses de Ana de Hollanda à frente do Ministério da Cultura, paulatinamente a saúde financeira da pasta chama a atenção como preocupação da nova administração.
De um inédito orçamento estipulado em R$ 2,1 bilhões pela Lei Orçamentária de 2011, houve redução de R$ 766 milhões em razão do veto presidencial de de R$ 237 milhões e contingenciamento de R$ 529 milhões. Para completar, de acordo com o secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, os restos a pagar deixados pela gestão anterior somam R$ 450 milhões.
“Será um ano apertado, de organização da casa, ajustes e avaliação dos programas e processos futuros. Em um ano difícil como esse, estamos orientando nossos secretários a realizar planejamentos a longo prazo, pensando nos próximos quatro anos”, afirma Ortiz.
De passagem por Salvador, no mês passado, a ministra responsabilizou a gestão anterior pela quantidade de débitos existente do programa Pontos de Cultura, estimada em cerca de R$ 60 milhões. Entre convênios, editais e premiações, figuram pendências de quase um ano atrás. “Sabemos que esta gestão acabou de chegar, mas temos um afã por respostas porque desde maio compromissos firmados com o programa estão atrasados”, diz Patricia Ferraz, secretária- executiva do Pontão de Articulação da Comissão Nacional de Pontos de Cultura. (A informação é do jornal Valor Econômico de quinta-feira, 31/3).
De um inédito orçamento estipulado em R$ 2,1 bilhões pela Lei Orçamentária de 2011, houve redução de R$ 766 milhões em razão do veto presidencial de de R$ 237 milhões e contingenciamento de R$ 529 milhões. Para completar, de acordo com o secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, os restos a pagar deixados pela gestão anterior somam R$ 450 milhões.
“Será um ano apertado, de organização da casa, ajustes e avaliação dos programas e processos futuros. Em um ano difícil como esse, estamos orientando nossos secretários a realizar planejamentos a longo prazo, pensando nos próximos quatro anos”, afirma Ortiz.
De passagem por Salvador, no mês passado, a ministra responsabilizou a gestão anterior pela quantidade de débitos existente do programa Pontos de Cultura, estimada em cerca de R$ 60 milhões. Entre convênios, editais e premiações, figuram pendências de quase um ano atrás. “Sabemos que esta gestão acabou de chegar, mas temos um afã por respostas porque desde maio compromissos firmados com o programa estão atrasados”, diz Patricia Ferraz, secretária- executiva do Pontão de Articulação da Comissão Nacional de Pontos de Cultura. (A informação é do jornal Valor Econômico de quinta-feira, 31/3).
hia Notícias: Site reúne panorama do cinema baiano
O site “Filmografia baiana: memória viva” será lançado nesta quarta-feira (6), na Sala Walter da Silveira, nos Barris. Idealizado pela pesquisadora Laura Bezerra, o projeto visa reunir um panorama audiovisual da produção cinematográfica baiana desde 1910 até os dias atuais.
Foram catalogados 1, 6 mil curtas e longas-metragens . O objetivo é incentivar a pesquisa sobre o campo cinematográfico baiano, divulgar a produção do estado e preservar o acervo audiovisual. As informações disponíveis no site podem ser usadas como base para pesquisadores e cinéfilos.
Durante o lançamento do projeto, que ocorre às 20h, haverá a exibição de documentários dirigidos por mulheres: “Hip Hop com dendê”, de Fabíola Aquino e Lílian Machado, “Loná de Asfalto”, de Marília Hughes Guerreiro e Aline Frey, “Xukuru Orubá”, de Marcília Barros e “Umbigada”, de Gabriela Barreto e Janaína Quetzal.
Acesse o site do“Filmografia baiana: memória viva”.
Foram catalogados 1, 6 mil curtas e longas-metragens . O objetivo é incentivar a pesquisa sobre o campo cinematográfico baiano, divulgar a produção do estado e preservar o acervo audiovisual. As informações disponíveis no site podem ser usadas como base para pesquisadores e cinéfilos.
Durante o lançamento do projeto, que ocorre às 20h, haverá a exibição de documentários dirigidos por mulheres: “Hip Hop com dendê”, de Fabíola Aquino e Lílian Machado, “Loná de Asfalto”, de Marília Hughes Guerreiro e Aline Frey, “Xukuru Orubá”, de Marcília Barros e “Umbigada”, de Gabriela Barreto e Janaína Quetzal.
Acesse o site do“Filmografia baiana: memória viva”.
Tribuna da Bahia: Boa Terra - Paris lembra Jorge Amado antes da Bahia
Valdemir Santana -Nem o Sul do estado, onde Jorge Leal Amado Faria nasceu, nem a Capital, onde talvez tenha passado os melhores anos da convivência com Zélia Gattai. É a França, país que o acolheu durante a perseguição política, que faz a primeira e principal referência sobre os dez anos da morte do escritor. A “13e édition du Festival du Cinéma Brésilien”, que começa daqui a um mês, em Paris, faz mostra especial sobre filmes baseados em seus livros, para reverenciar a morte de Jorge Amado.
A produção do festival trata Jorge Amado com as honras que merece. “O embaixador da literatura brasileira morreu há dez anos em Salvador, na Bahia, e uma retrospectiva dos quatro filmes de suas obras, será apresentada. O público francês pode descobrir melhor este grande escritor brasileiro no Cinema”, informa o site do evento. “Dona Flor e Seus Dois Maridos” dirigido por Bruno Barreto é chamado de hit.
O escritor morreu em Salvador no dia 6 de agosto de 2001. Ou seja, quatro dias antes de completar 89 anos de nascimento, a 10 de agosto. A proximidade das datas faz aumentar as honrarias ao escritor neste ano de 2011. Como Boa Terra já informou, no dia 10 de agosto a Fundação Cultural de Ilhéus começa a homenagear o centenário de nascimento do escritor. “Como fazem os europeus, começamos a comemorar cem anos aos 99 anos e um dia”, disse Mauricio Corso, presidente da FCI.
A produção do festival trata Jorge Amado com as honras que merece. “O embaixador da literatura brasileira morreu há dez anos em Salvador, na Bahia, e uma retrospectiva dos quatro filmes de suas obras, será apresentada. O público francês pode descobrir melhor este grande escritor brasileiro no Cinema”, informa o site do evento. “Dona Flor e Seus Dois Maridos” dirigido por Bruno Barreto é chamado de hit.
O escritor morreu em Salvador no dia 6 de agosto de 2001. Ou seja, quatro dias antes de completar 89 anos de nascimento, a 10 de agosto. A proximidade das datas faz aumentar as honrarias ao escritor neste ano de 2011. Como Boa Terra já informou, no dia 10 de agosto a Fundação Cultural de Ilhéus começa a homenagear o centenário de nascimento do escritor. “Como fazem os europeus, começamos a comemorar cem anos aos 99 anos e um dia”, disse Mauricio Corso, presidente da FCI.
A Tarde On Line: Em abril acontece: o 7° Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia
O Festival de Rua está de volta com músicos, mímicos, acrobatas, marionetes, palhaços e artistas plásticos, com shows de graça nas praças da capital baiana e nas cidades de Sobradinho e Paulo Afonso. Serão 20 grupos de 11 países diferentes que animarão as ruas da Bahia, de 8 a 16 de abril.
Desde 2004, o Festival de Rua apresenta espetáculos na Cidade Baixa de Salvador, mais precisamente na Ponta do Humaitá. Depois, o evento passou a acontecer no bairro da Ribeira, com os moradores do bairro abraçando as apresentações com entusiasmo.
Este ano, um dos pontos focais do evento é a limpeza urbana e a reciclagem do lixo. Com a colaboração dos órgãos administrativos e a Associação Beneficente e Democrática de Alagados e Itapagipe (ABDAI), assegurando que o Festival de Rua ajude a Ribeira a brilhar no máximo da sua beleza e sem lixo na rua.
Depois de Salvador, a caravana continua no interior. Em Sobradinho, surpresa da 5° edição do festival, adultos e crianças lotaram a praça central e deixaram os artistas impressionados. Em Paulo Afonso, a edição de 2011 será um sucesso mais uma vez, pois para fazer um bom show, é necessário apenas um artista, um público e uma rua, nada mais.
Desde 2004, o Festival de Rua apresenta espetáculos na Cidade Baixa de Salvador, mais precisamente na Ponta do Humaitá. Depois, o evento passou a acontecer no bairro da Ribeira, com os moradores do bairro abraçando as apresentações com entusiasmo.
Este ano, um dos pontos focais do evento é a limpeza urbana e a reciclagem do lixo. Com a colaboração dos órgãos administrativos e a Associação Beneficente e Democrática de Alagados e Itapagipe (ABDAI), assegurando que o Festival de Rua ajude a Ribeira a brilhar no máximo da sua beleza e sem lixo na rua.
Depois de Salvador, a caravana continua no interior. Em Sobradinho, surpresa da 5° edição do festival, adultos e crianças lotaram a praça central e deixaram os artistas impressionados. Em Paulo Afonso, a edição de 2011 será um sucesso mais uma vez, pois para fazer um bom show, é necessário apenas um artista, um público e uma rua, nada mais.
Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) expõe comportamento e ideologia racista em entrevista concedida a Preta Gil
ABGLT entra com representação contra Bolsonaro na Procuradoria
A ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) entrou nesta sexta-feira com uma representação na PGR (Procuradoria Geral da República) contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ).
A representação pede que a PGR instaure um inquérito de investigação criminal contra o deputado para apuração dos crimes de racismo, injúria e difamação contra mulheres, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
“Como homofobia não é crime, queremos que ele seja investigado por racismo. Estamos perplexos diante de tanta asneira de um parlamentar destilando homofobia e racismo. Mesmo sabendo da impunidade de um parlamentar, queremos que ele seja ouvido, investigado e punido”, afirmou o presidente da associação, Toni Reis.
No início da semana, em entrevista ao programa “CQC”, da TV Bandeirantes, Jair Bolsonaro disse que “não viajaria em avião pilotado por cotistas nem aceitaria ser operado por médico [ex-cotista]“. Em resposta à cantora Preta Gil sobre a eventualidade de um filho ter envolvimento amoroso com uma mulher negra, o deputado respondeu: “não vou discutir promiscuidade. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem-educados e não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu”.
Em nota divulgada hoje, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, condenou as declarações supostamente racistas e homofóbicas do deputado e disse que Bolsonaro violou a Constituição.
“A Constituição é muito clara nisso, de não incentivar violência, desigualdade, e ele faz tudo ao contrário”, afirmou Toni Reis.
De acordo com o presidente da OAB, as declarações são “incompatíveis com a dignidade do Parlamento e com a relevância do cargo de deputado federal’ e revelam “um preconceito inominável contra os negros”. Cavalcante afirmou ainda que a Câmara deve abrir um processo contra o congressista por quebra de decoro e, se for o caso, afastá-lo das funções.
A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, também disse hoje que as declarações do deputado sobre cotas raciais e a possibilidade de um filho se apaixonar por uma mulher negra são “caso explícitos de racismo”. “Não podemos confundir liberdade de expressão com a possibilidade de cometer um crime. O racismo é crime previsto na Constituição”, disse Luiza.
A Unesco, agência da Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura, também se manifestou sobre o caso. “Unesco no Brasil defende apuração de denúncia de homofobia e racismo por parte de parlamentar”, afirmou em seu perfil no Twitter.
O deputado já é alvo de sete representações por quebra de decoro parlamentar na Câmara. Cinco já estão na corregedoria.
Bolsonaro alegou não ter tido a intenção de fazer nenhuma declaração racista. Disse que, na realidade, pensou que a pergunta se referisse a um relacionamento gay. “Essa se encaixa na resposta que eu dei. Para mim, ser gay é promíscuo, sim”.
Ele pediu sua própria convocação pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara para esclarecer o caso. “Tenho funcionários negros, minha esposa é afrodescendente e o meu sogro é mais negro que mulato”, afirmou à Casa.
Uma das representações conta com a assinatura de 20 deputados e foi elaborada na terça-feira (29) durante reunião com a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS).
Fonte: Folha.com
A ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) entrou nesta sexta-feira com uma representação na PGR (Procuradoria Geral da República) contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ).
A representação pede que a PGR instaure um inquérito de investigação criminal contra o deputado para apuração dos crimes de racismo, injúria e difamação contra mulheres, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
“Como homofobia não é crime, queremos que ele seja investigado por racismo. Estamos perplexos diante de tanta asneira de um parlamentar destilando homofobia e racismo. Mesmo sabendo da impunidade de um parlamentar, queremos que ele seja ouvido, investigado e punido”, afirmou o presidente da associação, Toni Reis.
No início da semana, em entrevista ao programa “CQC”, da TV Bandeirantes, Jair Bolsonaro disse que “não viajaria em avião pilotado por cotistas nem aceitaria ser operado por médico [ex-cotista]“. Em resposta à cantora Preta Gil sobre a eventualidade de um filho ter envolvimento amoroso com uma mulher negra, o deputado respondeu: “não vou discutir promiscuidade. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem-educados e não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu”.
Em nota divulgada hoje, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, condenou as declarações supostamente racistas e homofóbicas do deputado e disse que Bolsonaro violou a Constituição.
“A Constituição é muito clara nisso, de não incentivar violência, desigualdade, e ele faz tudo ao contrário”, afirmou Toni Reis.
De acordo com o presidente da OAB, as declarações são “incompatíveis com a dignidade do Parlamento e com a relevância do cargo de deputado federal’ e revelam “um preconceito inominável contra os negros”. Cavalcante afirmou ainda que a Câmara deve abrir um processo contra o congressista por quebra de decoro e, se for o caso, afastá-lo das funções.
A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, também disse hoje que as declarações do deputado sobre cotas raciais e a possibilidade de um filho se apaixonar por uma mulher negra são “caso explícitos de racismo”. “Não podemos confundir liberdade de expressão com a possibilidade de cometer um crime. O racismo é crime previsto na Constituição”, disse Luiza.
A Unesco, agência da Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura, também se manifestou sobre o caso. “Unesco no Brasil defende apuração de denúncia de homofobia e racismo por parte de parlamentar”, afirmou em seu perfil no Twitter.
O deputado já é alvo de sete representações por quebra de decoro parlamentar na Câmara. Cinco já estão na corregedoria.
Bolsonaro alegou não ter tido a intenção de fazer nenhuma declaração racista. Disse que, na realidade, pensou que a pergunta se referisse a um relacionamento gay. “Essa se encaixa na resposta que eu dei. Para mim, ser gay é promíscuo, sim”.
Ele pediu sua própria convocação pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara para esclarecer o caso. “Tenho funcionários negros, minha esposa é afrodescendente e o meu sogro é mais negro que mulato”, afirmou à Casa.
Uma das representações conta com a assinatura de 20 deputados e foi elaborada na terça-feira (29) durante reunião com a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS).
Fonte: Folha.com
domingo, 3 de abril de 2011
GTT se reune no próximo dia 05/04
O GTT (Grupo de Trabalho Territórial) se reunirá no próximo dia 05/04 para planejar o PPA (Plano Pluri-anual Partiicipativo) 2012-2015, que tem audiência pública no território marcada para o dia 14 de maio no Colégio modelo de Sr. do Bonfim.
A reunião pretende assegurar o direcionamento das atividades de mobilização social em vista da participação democrática e participativa no PPA.
Maiores informaçoes:
www.ppaparticipativo.ba.gov.br.
piemontenortedoitapicuru@hotmail.com
Composição do GTT no Território:
Membros do Colegiado: Aguido Costa - aguidoapicultor@yahoo.com.br
Bernadeth Rocha - bernadedthrocha@yahoo.com.br
Marisa Barbosa - marisageografia@bol.com.br
Orgãos Públicos: Joselma Alves(DIRES)- joselma_enf4@hotmail.com
Heuder Barbosa (DIREC)- helderuneb@yahoo.com.br
Paulo Roberto (EBDA) - paulo.freitas@ebda.ba.gov.br
CAAPA: Reinaldo Ferreira - reinaldostr@yahoo.com.br
Articuladores: Carla Lidiane - carlalidiane@yahoo.com.br
yon Fontes - yonleitefontes@gmail.com
A reunião pretende assegurar o direcionamento das atividades de mobilização social em vista da participação democrática e participativa no PPA.
Maiores informaçoes:
www.ppaparticipativo.ba.gov.br.
piemontenortedoitapicuru@hotmail.com
Composição do GTT no Território:
Membros do Colegiado: Aguido Costa - aguidoapicultor@yahoo.com.br
Bernadeth Rocha - bernadedthrocha@yahoo.com.br
Marisa Barbosa - marisageografia@bol.com.br
Orgãos Públicos: Joselma Alves(DIRES)- joselma_enf4@hotmail.com
Heuder Barbosa (DIREC)- helderuneb@yahoo.com.br
Paulo Roberto (EBDA) - paulo.freitas@ebda.ba.gov.br
CAAPA: Reinaldo Ferreira - reinaldostr@yahoo.com.br
Articuladores: Carla Lidiane - carlalidiane@yahoo.com.br
yon Fontes - yonleitefontes@gmail.com
Cejuve toma posse na Assembléia com o apoio da Frente Parlamentar de Juventude
Na tarde última de quinta-feira (31/03), com o apoio do legislativo baiano, o Conselho Estadual de Juventude da Bahia (Cejuve) empossou os membros da nova gestão do biênio 2011 – 2013 em cerimônia realizada na Sala das Comissões da Assembléia Legislativa da Bahia.
Tomaram posse os 40 novos representantes da sociedade e os 20 membros indicados pelo poder público, além da nova mesa diretora da entidade eleita para o próximo triênio, formada pelo presidente Juremar Oliveira e pela vice Rebeca Ribas. O encontro foi mediado por Felipe Freitas, presidente do Conselho na gestão de 2009-2010. Presidente da Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude e autor do projeto de lei que criou o Conselho Estadual de Juventude, o deputado estadual Yulo Oiticica, participou da mesa de posse da entidade e destacou os avanços do governo Wagner nas políticas voltadas para o segmento.
“Todas as tribos da juventude baiana deram uma demonstração de que a juventude não é caso de polícia. A juventude baiana diz para o governo e para esta casa que é um caso de políticas públicas”, ressaltou Yulo. Para o petista, o projeto é resultado das demandas e anseios da juventude baiana, uma vez que ele foi elaborado após a realização das conferências nacional e estadual e das conferências realizadas em todos os 26 territórios de identidade da Bahia.
Para o novo presidente do Conselho Estadual de Juventude, Juremar Oliveira, a segunda gestão do conselho chega com uma nova concepção de política pública, que enxerga a juventude como sujeito de direito. Ele destacou que a realização da posse na Assembléia Legislativa é uma forma de pressionar os deputados a votar o Plano Estadual de Juventude, elaborado com base nos resultados da Conferência Estadual da Juventude e que tramita na Casa desde o ano passado. “Esta será uma das principais tarefas da nova gestão do Conselho”, disse.
A União Baiana de Estudantes Secundaristas (UBES), Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (ABES), Nação Hip- Hop, Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag), Unegro e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) são algumas das entidades da sociedade civil que estarão representadas no Conselho.
Também participaram da mesa de abertura, a senadora Lídice da Mata, o deputado José de Arimatéia, os deputados comunistas, Álvaro Gomes, Alice Portugal e Daniel Almeida, os deputados petistas, Rosemberg Pinto e Luis Alberto, além do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, a diretora da Fundação de Amparo à Criança (FUNDAC), Ariselma Pereira, e o assessor especial do governador, Éden Valadares.
Tomaram posse os 40 novos representantes da sociedade e os 20 membros indicados pelo poder público, além da nova mesa diretora da entidade eleita para o próximo triênio, formada pelo presidente Juremar Oliveira e pela vice Rebeca Ribas. O encontro foi mediado por Felipe Freitas, presidente do Conselho na gestão de 2009-2010. Presidente da Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude e autor do projeto de lei que criou o Conselho Estadual de Juventude, o deputado estadual Yulo Oiticica, participou da mesa de posse da entidade e destacou os avanços do governo Wagner nas políticas voltadas para o segmento.
“Todas as tribos da juventude baiana deram uma demonstração de que a juventude não é caso de polícia. A juventude baiana diz para o governo e para esta casa que é um caso de políticas públicas”, ressaltou Yulo. Para o petista, o projeto é resultado das demandas e anseios da juventude baiana, uma vez que ele foi elaborado após a realização das conferências nacional e estadual e das conferências realizadas em todos os 26 territórios de identidade da Bahia.
Para o novo presidente do Conselho Estadual de Juventude, Juremar Oliveira, a segunda gestão do conselho chega com uma nova concepção de política pública, que enxerga a juventude como sujeito de direito. Ele destacou que a realização da posse na Assembléia Legislativa é uma forma de pressionar os deputados a votar o Plano Estadual de Juventude, elaborado com base nos resultados da Conferência Estadual da Juventude e que tramita na Casa desde o ano passado. “Esta será uma das principais tarefas da nova gestão do Conselho”, disse.
A União Baiana de Estudantes Secundaristas (UBES), Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (ABES), Nação Hip- Hop, Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag), Unegro e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) são algumas das entidades da sociedade civil que estarão representadas no Conselho.
Também participaram da mesa de abertura, a senadora Lídice da Mata, o deputado José de Arimatéia, os deputados comunistas, Álvaro Gomes, Alice Portugal e Daniel Almeida, os deputados petistas, Rosemberg Pinto e Luis Alberto, além do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, a diretora da Fundação de Amparo à Criança (FUNDAC), Ariselma Pereira, e o assessor especial do governador, Éden Valadares.
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