Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 24 de março de 2011

29a Bienal de Sao Paulo – Museu de Arte Moderna da Bahia

Programação de Arte Educação



Com o olhar curioso de uma criança…

Maturana e Varela (2001) nos dizem que “todo fazer é um conhecer e todo conhecer é um fazer”, pensamento que nos faz refletir sobre a ação do corpo em atos de experiência e na autodeterminação inerente aos processos de construção do conhecimento. Experiência como vivência compartilhada, que provoca um crescimento interior, social e culturalmente contextualizado.

Pensando que cada indivíduo-sujeito é a mola propulsora de seu próprio conhecimento, queremos convidar a todos para caminhar pelos espaços expositivos com o olhar curioso de uma criança que tudo questiona e quer experimentar: um sorriso, um jogo, uma brincadeira. O sentir e o estar presente no corpo que fala e vibra em emoções. A força imaginante contida nos devaneios que impulsiona o corpo e a mente em imagens, palavras, sons, cores, formas, símbolos, para o encontro com a consciência de si, do outro e dos outros.

Sim, antes da cultura o mundo sonhou muito. Os mitos saíam da terra, abriam a terra para que, com o olho dos seus lagos, ela contemplasse o céu. Um destino de alturas subia dos abismos. Os mitos encontraram, assim, imediatamente vozes de homem, a voz do homem que sonha o mundo dos seus sonhos. O homem exprimia a terra, o céu, as águas. O homem era a palavra desse macroântropos que é o corpo monstruoso da terra. Nos devaneios cósmicos primitivos, o mundo é corpo humano, olhar humano, sopro humano, voz humana [...] O poeta escuta e repete. A voz do poeta é uma voz do mundo.

(BACHELARD, 1996, p. 180).

Possibilitar que o visitante se perceba inserido no contexto das obras expostas em temas e formas presentes no seu dia a dia, no nosso dia a dia, experimentando suas escolhas, estabelecendo diálogos e encontros com as obras; debatendo temáticas atuais em forma de poemas, desenhos, construções…

Acreditamos serem estes alguns de nossos objetivos, ao pensarmos e propormos em parceria, as ações educativas para a 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas, que possui originalmente o Projeto Educativo da 29ª Bienal, com a curadoria de Stela Barbieri.

Assim, as ações educativas foram pensadas a partir de propostas de compartilhamento de experiências dos sentidos e de reflexão, em atividades que buscam abrir espaços para artistas, pensadores e pesquisadores em artes, filosofia, museologia e áreas afins, possuindo como enfoque a intrínseca relação entre arte e política – proposta da curadoria da mostra.

Abordando a temática das bienais da Bahia, foi proposta a mesa redonda, com a participação de importantes representantes da cena cultural e das artes visuais do estado. São propostas também Rodas de Conversas com artistas e pesquisadores convidados e encontros teórico-práticos com museólogos, professores e pesquisadores selecionados através da inscrição de proposta no Núcleo de Arte Educação do MAM- BA. Acontecerão cursos de formação para mediadores e professores, com a equipe da Fundação Bienal de São Paulo. Você é nosso convidado!

Roseli Amado

Coordenadora de Arte Educação do MAM-BA



PROGRAMA INTER.MEDIAÇÕES

MESA-REDONDA


Bienais da Bahia: década de 1960 e perspectivas: A temática das bienais discutida a partir do contexto da Bahia.

Participação: Dr. Albino Rubim – Secretário de Cultura do Estado da Bahia e dos artistas visuais Almandrade, Ayrson Heráclito e Chico Liberato. Mediação: Stella Carrozzo, artista visual e diretora do MAM-BA.

Dia: 24 de março (quinta-feira)
Horário: 19H
Local: Cinema do MAM

Encontro com o curador
O curador Moacir dos Anjos apresenta a proposta da 29ª Bienal de São Paulo – Obras selecionadas, debatendo a temática da política na arte.

Dia: 26 de março (sábado)
Horário: 15H
Local: Galeria 1

CICLO DE CONVERSAS SOBRE ARTE

Computação e Eletrônica como Expressão Artística
Com Jarbas Jácome - Mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE e professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB e Fernando Rabelo – Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem na Escola de Belas Artes da UFMG e professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB.

Nesta conversa, Jarbas Jácome e Fernando Rabelo apresentarão seus trabalhos, idéias, planos e expectativas para o ensino de técnicas da Ciência da Computação e Eletrônica (Computação Física) como possibilidades de expressão para alunos do curso de Artes Visuais da UFRB, em Cachoeira-BA, onde começam a dar aulas a partir do primeiro semestre de 2011. Os palestrantes convidam a todos os artistas, estudantes e professores interessados no tema, para uma conversa aberta e crítica. (informado pelos professores)

Dia: 02 de abril (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local: Galeria 1

_____________________________________________

Poéticas e políticas da alteridade
Com Silvana Olivieri – Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, artista, curadora e pesquisadora em audiovisual e artes visuais. Uma conversa sobre as artes visuais como campo transbordado enfocando a produção artística contemporânea.

Dia: 04 de maio (quarta)
Horário: 14h à 17h
Local: Galeria 1

_____________________________________________

“Há sempre um copo de mar para o homem navegar”. Navegar é preciso? Leituras poéticas na contemporaneidade.

Com Milena Brito – Doutora em Literatura Brasileira e professara do Instituto de Letras e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA.

A partir do título da 29ª Bienal a professora Milena Brito levantará as possibilidades de leituras e releituras poéticas nas linguagens contemporâneas.

Dia: 11 de maio (quarta-feira)
Horário: 15h30min às 17h
Local: Galeria 1

_____________________________________________

Abordagens sobre o novo paradigma ético e estético

Com Pasqualino Magnavita – Doutor em Arquitetura pela Universidade de Roma, pesquisador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Propõe uma discussão sobre formas de pensar a contemporaneidade abordando a produção artística.

Dia: 17 de maio (terça-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Galeria 1

CURSOS E OFICINAS

Formação para Mediadores
Formação dos educadores que estarão atuando como mediadores durante o período da exposição com os educadores da Fundação Bienal de São Paulo: Carlos Barmak, Pablo Talavera e Tiago Athayde.

Dias: 14, 15 e 16 de março
Horário: 14h às 19h
Local: Cinema do MAM/ Galpão das Oficinas do MAM BA

_______________________________________________

Formação para Professores

Discussão sobre as propostas educativas para a mostra com a equipe de educadores da Fundação Bienal de São Paulo voltada para professores. O objetivo é fazer com que as propostas educativas tenham continuidade em sala de aula.

Formadores: Carlos Barmak – coordenador e educador do Educativo permanente da Bienal.

Dia: 25 de março
Horário: 09h às 12h
Local: Cinema do MAM/ Galpão das Oficinas do MAM BA
Vagas 102

INSCRIÇÕES

_______________________________________________
Diluindo fronteiras_ aproximando territórios
A artista multimídia Ana Dumas faz uma ação integrada com o Projeto Linha do Abraço a ser realizada na comunidade do Solar do Unhão, com as crianças do Projeto Linha do Abraço.
Data: 16 de Abril
Horário: 16h – 18h
Local: Comunidade Solar do Unh

Diluindo fronteiras_ aproximando territórios

A artista multimídia Ana Dumas faz uma ação integrada com o Projeto Linha do Abraço a ser realizada na comunidade do Solar do Unhão, com as crianças do Projeto Linha do Abraço.

Dia: 07 de Abril

Horário: 15h às 17h

Local: Comunidade Solar do Unhão

Inscrição de propostas para realização de encontros teórico-práticos
Abertura da possibilidade de participação da comunidade, com a apresentação de propostas em artes visuais – ensino, história da arte, poéticas visuais; museologia, filosofia e áreas afins, abordando as seguintes temáticas:

* Mediação cultural nos espaços museais;
* Práticas pedagógicas em arte-educação;
* Arte Contemporânea em sala de aula;
* O pensar e o fazer artístico-estético.
* O papel dos museus na contemporaneidade

Período de Inscrição:

14 a 20 de abril.

Resultados:
29 de Abril – no site do MAM-BA

Período de Realização

03 a 27 de maio.

Regulamento para Inscrições: Baixe Aqui [DOC]
Ficha de Inscrição: Clique Aqui

Zoom.in zoom.out – O projeto Zoom.in Zoom.out busca estreitar as relações entre o museu e a cidade, e estabelecer vínculos com do entorno e a região metropolitana. Envolve ações de sensibilização e de educação estético-artística e patrimonial realizada nos próprios locais, finalizando a proposta com a realização posterior de uma atividade nos espaços do MAM BA.

Agendamentos:
Sexta-feira.
Turno: matutino e vespertino
Telefone: 3117 6141
e-mail: educativomam@gmail.com

Pinte no Mam
Projeto de autoria e coordenação do artista Plástico Maninho tem como objetivo proporcionar lazer às crianças e familiares através da pintura livre no Museu de Arte Moderna da Bahia. Busca incentivar, de forma lúdica, o encontro do público com o universo das artes, para isto, conta também com a participação da arte-educadora Ana Rachel Schimit.

Local: Pátio do MAM BA
Aos domingos, das 16h às 18h

Visitas mediadas
Agendamentos de escolas, instituições e grupos, para visitas mediadas à exposição.
Dias das visitas mediadas: Terça e quinta-feira
Horários: 14h e 16h

Visitas espontâneas
Os visitantes que ao chegarem ao museu e desejarem orientações a cerca da exposição ou sítio arquitetônico do Solar do Unhão, podem se inscrever na loja do museu, a partir das 15h.

________________________________

Nenhum comentário: