Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 25 de março de 2011

O ator risível Livro, peça e tradução: literatura e teatro áulicos

Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, 126 – (74) 3541- 8329.
CNPJ Nº 13.988.308/0001-39
CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim - BA

24/03/2011





A Oficina de teatro, montada à tarde na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, com a presença do dramaturgo cearense Fernando Lira Ximenes, foi só um “drinque de entrada” para os eventos que se seguiram: o Debate com o público, ainda na Câmara, e exibição da peça “O ATOR RISÍVEL – Procedimentos para as cenas cômicas” e lançamento do livro homônimo, à noite, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho (CCCC).

“A arte consiste em
esconder o artifício”
(À tarde, Lira citou Chaplin)

Na oficina, como no debate, Fernando Lira colocou sua equipe em ação. Ele ia explicando verbalmente sobre o processo de criação para cenas de comicidade e seus atores eram chamados para demonstrações de posturas de cor e mímicas variadíssimas. A cada exemplo dado, sobrevinha à demonstração teatralizada pela sua equipe, com desempenho medido, tempo coordenado, gestos acelerados ou lentos feitos nos dois sentidos e obedientes a ordens numéricas: “Mais um, menos três, menos dois” – toda uma técnica construída em longos anos de carreira de Lira, como ator, diretor, professor, doutor em Artes Cênicas (UFBA/2008).

Pesquisador, ele diz que o mundo não está parado, nunca parou: “pesquisar é descobrir, confirmar ou não, evoluir e criar”. A comédia é um dos seus pratos preferenciais. “Está na maioria de minha obra, que é para adultos e crianças”, disse à tarde, com clareza, elegância e, sobretudo simplicidade o que à noite o palco do CCCC só fez confirmar. O público de idade extremamente variada se prendeu ao espetáculo, riu, aplaudiu e, no final participou do momento de autógrafos. Débora Ferreira Bonfim Silva, oito anos disse: “Já vi outras, mas gostei mais dessa”. Ivomar Gitânio (pasta municipal da Cultura) e Carla Lidiane (representante da Cultura do TIPNI) aplaudiram até o fim. A professora Rose Almeida (Colégio Júlio César Salgado) idem, e permaneceu para receber o livro de 368 páginas rubricado pelo autor. Daniel Gomes, músico, não perdeu tarde e noite e tarde do evento.
“O riso vai acontecer quando o
ator tiver mecânica no corpo”

Em suas pesquisas e laboratórios, Fernando Lira viaja pelo melodrama e funde estilos em alguns espetáculos. Considera que a literatura brasileira que trata de comédia, em sua causa e efeito, ainda é rarefeita. O grupo Crise, por ele fundado e dirigido é antigo e tem maioria de componentes graduados, mestrandos em cênica, profissionalizados. Suas peças e livros tratam quase que exclusivamente de fazer teatro ensinando teatro. O risível, hilário, cômico engraçado, desconcertante aparecem sempre com “um toque a mais”, como ele ensinou pela tarde à platéia da Câmara. O toque é algo acrescido ao o ator já possui ou conhece. É preciso então experimento, técnicas – que é o conteúdo quase exclusivo do livro lançado nesta quarta feira. Didático, pedagógico e áulico como seus esquetes e peças.


Toda base teórica do autor vem, segundo ele, da obra O Riso: Ensaio Sobre a Significação da Comicidade, do francês Henri Bérgson. Ao findarem certa pesquisa, ele e seu grupo produziram a peça Para não falar de teatro que na prática aprofunda as formas risíveis ensinando técnicas da comicidade. O ator risível é o seu quinto livro. O quarto e este foram financiados pelo Banco do Nordeste. A distribuição foi gratuita e muito disputada. Alexandrina Carvalho, Antônio Alves e Conceição Lins cuidaram da organização total do evento. É a segundo vez que Fernando Lira vem com espetáculo a Senhor do Bonfim. Atores: Ciel Carvalho, Elaine Nascimento, Felipe Franco, Geórgia Dielle, Henrique Bezerra, João Machado.

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social


Nenhum comentário: