Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Pontos e Editais de Cultura fomentam a “diversidade nordestina”.

Por: Manuel Junior - euclidesdacunha.com


Críticas, sugestões e opiniões
O site euclidesdacunha.com entrevistou Antenor Júnior, Gestor e Produtor Cultural, Fotógrafo, Membro da Comissão Executiva do Fórum dos Pontos de Cultura do Estado da Bahia e vencedor de vários editais (foto), ele, também desenvolve, há duas décadas, pesquisa sobre a “Temática Canudos” - a História da Guerra de Canudos. Nessa entrevista, foram abordados os aspectos culturais que serão desprendidos no Município de Euclides da Cunha e região, as metas e propostas para 2011. Antenor Júnior esteve recentemente em reunião com o Secretário de Cultura do Estado (Secult/BA)Albino Rubim, onde foram tratados assuntos referentes à Diversidade Cultural da Bahia, evidenciando a preocupação desse incansável guerreiro que busca sempre revitalizar e resgatar a cultura regional e não deixá-la a margem da sociedade.

Como você percebe os novos ares da cultura no Brasil?

Nos últimos anos foram implantados novos programas culturais no país, novos modelos, principalmente no governo do ex-presidente Lula, o primeiro presidente a valorizar com grande propriedade a cultura multifacetada da nossa nação, onde através do Ministério da Cultura e das Secretarias de Cultura dos Estados, foram criadas novas metodologias sobre a cultura do Brasil. Antes, os projetos beneficiados eram direcionados aos produtores que detinham forte influência no poder, deixando a maioria dos projetos sem serem executados por falta de recursos, principalmente no nordeste brasileiro, cometendo uma injustiça, pois ótimos projetos não foram contemplados.

Como funciona a Metodologia dos Editais de Cultura?
Procurando democratizar a cultura de um modo geral, neste país, os gestores públicos, federais, estaduais e municipais, inseriram em seu programa um novo sistema de política púbica cultural, com a criação dos editais públicos, proporcionando assim oportunidades a todos aqueles que fazem cultura neste país. Na Bahia, a proposta do governo Jaques Wagner(foto) não foi diferente, pois, foi dado um grande impulso com a concepção da Secretaria de Cultura do Estado(Secult/BA), onde a mesma estava vinculada a Secretaria de Turismo, e isso prejudicava as atividades culturais. Com a criação da Secretaria de Cultura, os recursos foram democratizados, principalmente com a ampliação dos recursos do Fundo de Cultura. Os órgãos suplementares (Fundação Cultural do Estado, Fundação Pedro Calmon e PAC, dentre outros) da Secult/BA foram implementados com novos editais, principalmente para o interior do estado, descentralizando os recursos públicos. E isso provocou um grande avanço na prática de nossa diversidade, proporcionando emprego e renda.

Ponto de Cultura, uma realidade.
Segundo Antenor Júnior, um dos membros da comissão executiva do Fórum dos Pontos de Cultura do Estado, a instituição, Ponto de Cultura é a principal iniciativa do Programa Cultura Viva(foto), desenvolvida pelo Ministério de Cultura (Minc) em parceria com as Secretarias de Cultura dos Estados brasileiros e tem por objetivo estimular os mais diferentes meios de linguagens artísticas e culturais, articular e impulsionar um conjunto de ações nas comunidades, com foco na inclusão cultural, digital e de cidadania. As iniciativas culturais desenvolvidas pela comunidade civil, que participam de um edital público, tomam Ponto de Cultura e ficam responsáveis por articular e impulsionar os seus projetos em suas comunidades. Os Pontos de Cultura possui um forte poder de atuação, por serem instituições conveniadas diretamente com os governos federal e estadual. Atualmente são mais de 3.000 Pontos de Cultura espalhados pelo país.

Por que os Pontos de Cultura não estão em constantes atividades?
Desde o início, quando o ex-secretário Márcio Meirelles (foto) assumiu a nova Secretaria encontra-se com bastantes dificuldades em sua gestão, devido possuir uma pequena estrutura, pois a equipe técnica não está dando conta dos Projetos Culturais que chegam, através dos editais, que inclusive estão suspensos, e, isso tem causado um grande atraso em suas prestações de contas. Esse fato ocorreu com os Pontos de Cultura, pois estão enfrentando dificuldades para realizar seu plano de trabalho (atividades). Na última sexta-feira, 18, durante a reunião com o Secretário - Professor Albino Rubim e com a representante da Regional/BA do MinC, Mônica Trigo, fizemos um planejamento de atividades para 2011, tendo como prioridades as linhas de ações e articulações do movimento dos Pontos de Cultura nos 26 territórios de identidade. Solicitamos, principalmente, a ampliação da equipe técnica da Secult, além de parcerias com as Secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Uma das novidades para este ano, é a participação dos Pontos de Cultura da Bahia na Copa de 2014.

euclidesdacunha.com

Nenhum comentário: