Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Além do bem e do mal, um parceiro do teatro baiano

Cena
Nenhum projeto de 17 anos é perfeito e o Prêmio Braskem não o é. Mas sua importância é vital para as artes cênicas locais
Para contar a história do Prêmio Braskem de Teatro, que acontece há 17 anos e que em edições anteriores chamou-se Troféu Bahia Aplaude e Prêmio Copene de Teatro, o escritor e jornalista Marcos Uzel teve que enfrentar alguns desafios.

“Minha maior dificuldade foi garimpar o acervo fotográfico.

O acervo do Prêmio Copene e Bahia Aplaude não estavam completos.

Devo dizer que onde encontrei muito material foi no acervo do Teatro Castro Alves”, revela.

O jornalista teve outro embate: conciliar o mestrado e a produção do livro.“Tive que produzir dois textos,um acadêmico e outro jornalístico,voltado para o teatro”, frisa.

O resultado de tanto esforço vale a pena ser conferido pois Marcos Uzel não dialoga só com os especialistas. “O leitor não familiarizado como universo do teatro local, ou mesmo o espectador que não tenha acompanhado o movimento incessante das montagens, pode seguir com facilidade e comprazer o hábil trajeto construído por Marcos Uzel,pois os espetáculos são acompanhados de descrições cênicas, de dados do processo de criação e até mesmo das situações de bastidores que ´vazam´ e acrescentam toques de humor a este relato”, depõe, na obra, a dramaturga e professora da Escola de Teatro da Ufba, Cleise Mendes.

“Uzel não se limita ao registro isento nem cede à tentação das louvações genéricas: comenta produções, recorta montagens que marcaram época e traça, com justiça, perfis de artistas cênicos que, em dado momento, mereceram destaque em seu ofício. Cria, desse modo, um quadro colorido e variado em que a história do Prêmio Braskem aparece tecida por outras tantas trajetórias de artistas e grupos”, complementa Cleise.

As derrapadas Marcos Uzel, até porque não foi o recorte de sua pesquisa, justifica ele, não enfoca os equívocos de algumas comissões julgadoras do Braskem, o que, em determinados períodos, causou revolta em parcela da classe artística baiana. .

“Cada um tem várias possibilidades de tratar este prêmio.

Escolhi uma possibilidade. Este livro é ponto de partida para outras pesquisas. Mas na obra não deixo de fora as surpresas e algumas situações de mal-estar envolvendo quem era favorito e quem acabou ganhando o prêmio”, acrescenta Uzel.

Mas José Cerqueira, ex gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, grande incentivador e responsável pela organização do prêmio em 15 edições, entretanto, admite que “podemos ter falhado com comissões julgadoras, que se revelaramfrágeis.

Eventualmente ocorreram composições julgadoras que não foram tão eficientes como outras”, diz.

Mas Cerqueria faz questão de ressaltar: “se houve erros, nunca foi deforma venal, pois a ética estava acima de tudo. Já teve até casos de afastamento de membro de comissão por questões éticas”, revela ele sobre os bastidores do prêmio.

Luta Um dos maiores responsáveis pela existência e longevidade da premiação, José Cerqueira conta, também, que teve que lutar algumas vezes para manter o projeto, que esteve ameaçado de perder o patrocínio.

“Urdi algumas estratégicas para que o prêmio não acabasse”, confessa Cerqueira. “O Prêmio trouxe para a classe teatral um sistema de avaliação de qualidade e valorizou artistas que se destacam hoje no cinema e no teatro”, reforça ele.

Para Fernando Guerreiro, que já ganhou o Braskem de Melhor Diretor e também dirigiu a festa, “o Prêmio Braskem é o incentivador da cultura da Bahia”. Sobre a publicação, diz que “Marcos Uzel é um grande jornalista e crítico teatral. Frequentador assíduo e conhecedor do teatro baiano, não poderia ser outra pessoa a escrever esta história”, enfatiza.

LANÇAMENTO DO LIVRO A NOITE DO TEATRO BAIANO, DE MARCOS UZEL/ SEGUNDA-FEIRA, ÀS 19H/ FOYER DO TEATRO CASTRO ALVES – PRAÇA DOIS DE JULHO, S/N, CAMPO GRANDE / PARA CONVIDADOS

Nenhum comentário: