Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

TVE Bahia exibe especiais de dança, teatro, poesia e música

Neste final de ano, a TVE Bahia exibe uma série de 27 programas especiais - 14 deles inéditos - dedicados à música, teatro, dança, poesia e memória cultural local. A programação inclui gravações com shows de Mariene de Castro, Margareth Menezes, João Gonzaga, Esmola Encatada e do Sarau do João no TCA. Também o sarau poético-musical em homenagem ao poeta Damário da Cruz, o espetáculo ‘À Flor da Pele’, de Ismael Ivo, com o Balé do Teatro Castro Alves, o documentário sobre os 50 anos de carreira da atriz Yumara Rodrigues e a retrospectiva ‘Retrô 25 Anos’, abordando a trajetória da emissora.

Nesta quinta-feira (16), às 23h, será apresentado o especial João Gonzaga, com o show Maracangalha, realizado no Teatro Irdeb, que revela a magia dos ritmos da cultura litorânea da Bahia, com a participação do grupo musical infantil PIM, do bairro de Fazenda Coutos III. No dia seguinte, às 22h, o especial Mariene de Castro, que mostra a gravação do show de lançamento do CD Santo de Casa, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

No dia 26, às 19h, o especial Margareth revela a beleza do afro pop da música da cantora no show de lançamento do DVD Naturalmente Acústico, realizado na Concha Acústica do TCA. Nos dias 27, às 23h30, e 28, às 23h, a TVE Bahia exibe o especial Sarau do João no TCA, um espetáculo musical articulado pelo produtor João Américo, com direção musical de Tom Tavares, que reuniu diversos artistas frequentadores dos saraus realizados por ele na sua residência.

Na lista de convidados musicais do evento constam os nomes de Mário Ulloa, Jonatan Nascimento, Grupo Mandaia, Tom Tavares, Alexandre Leão, Mônica Sangalo, Xangai, Cinho Damatta. No próximo domingo (19), às 19h, a emissora apresenta o programa Esmola Encantada, com a gravação do show no Teatro Irdeb do qual participa o grupo de samba-de-roda homônimo, originado da tradição religiosa de prestar homenagem à Santa Cruz, localizada na rua da Feira, em Cachoeira.

Dança
No sábado (18), às 20h30, a emissora mostra a gravação do especial com o Balé do TCA na gravação do espetáculo À Flor da Pele, no teatro, uma coreografia assinada por Ismael Ivo, um dos mais renomados profissionais da dança em todo o mundo. A direção é de Jorge Vermelho e tem a participação da Orquestra 2 de Julho, integrante do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), responsável pela trilha sonora composta por obras de Gustav Mahler.

Neste domingo, às 11h, a montagem será apresentada novamente na Sala Principal do TCA, dentro da programação do projeto Domingo no TCA promovido pela Secretaria de Cultura (Secult), com ingressos a R$ 1 (inteira).

Teatro
O documentário Especial Yumara Rodrigues, que será exibido na TVE Bahia, no próximo dia 23, às 23h, presta uma homenagem aos 50 anos de carreira da pioneira atriz baiana. O filme tem depoimentos da artista relembrando sua carreira, sob acompanhamento de imagens e fotos de arquivo, além de reunir depoimentos de importantes nomes do teatro baiano como Paulo Dourado, Luiz Marfuz, Gideon Rosa, Cleise Mendes, Márcio Meirelles e Cristina Dantas.

O audiovisual integra o projeto Mestres da Cena, uma iniciativa da Secult, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que incluiu ainda o espetáculo biográfico “Monstro” e um livro sobre a carreira da homenageada.

Poesia
No dia 21, às 23h, a TVE Bahia apresenta Damário, o especial com a gravação do sarau poético-musical, realizado no Teatro Irdeb, em homenagem ao falecido poeta e jornalista baiano Damário da Cruz, reunindo performances de seus amigos como Jorge Portugal, Roberto Mendes, Yumara Rodrigues, Doddy Só, Matheus Aleluia, entre outros.

Memória
No último dia do ano (31), às 22h, a emissora exibe o especial Retrô 25 Anos, relembrando a trajetória da TVE Bahia, por meio das suas principais coberturas jornalísticas dos eventos do cotidiano, culturais, políticos e esportivos, que marcaram época, além de exibir trechos de documentários e especiais de destaque produzidos pela emissora. O especial terá apresentação dos jornalistas Igor Baraúna, Maíra Portela, Robson do Val, Denny Fingergut, Gustavo Castelucci, Luciana Accioly e Luci Bruni.

Nenhum comentário: