Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!
terça-feira, 8 de novembro de 2011
O Festival de Música Velho Chico Beat de Bom Jesus da Lapa terá um representante do Território Piemonte Norte do Itapicuru: Dalmo Funchal, de Campo Formoso.
O FESTIVAL será realizado no dias 11, 12 e 13 de novembro de 2011, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca com a participação de artistas de várias regiões do Brasil.
SELECIONADOS
MÚSICA AUTOR INTERPRETE CIDADE UF
Bodas de Cristal Ziza Padilha / Gilvandro Filho Deise Addario Belém do Pará PA
Brilhante Gangaceiro Paulo Gabiru/ André Marques Paulo Gabiru Bom Jesus da Lapa BA
Chuva em Açoite Roberto Bach Gil Barros / Caio Barros São Paulo SP
Contraluz Carlos Gomes Ivania Catarina Praia Grande SP
Conversando com a Noite Walter Lajes Kell Lira / Walter Lajes Planalto/Ribeira do Pombal BA
Corredeira Franklin Amorim Franklin Amorim Recife PE
Flora João Batista João Batista Salinas MG
Florespinho Edilson Dhio Mariana Macedo Ibotirama BA
Matuto Caipira Luciano Linhares Camila Gonçalves Feira de Santana BA
Motor Thiago Augusto/ Sandro Dornelles Thiago Augusto São Paulo SP
Quem Dera Laécio Beethovem Laécio Beethovem Salvador BA
Quem sabe laranjeira Iara Assessu Iara Assessu Vitoria da Conquista BA
Ricos Olhos Denir Morais Ferraz Denir do Vale Paulo Afonso BA
Samba Pra Vila Dalmo Funchal Dalmo Funchal Campo Formoso BA
Sonho Imigrante Zé Alexandre Zé Alexandre Poços de Caldas MG
Suspiro e saudade Bilora Jamille Matos Vitoria da Conquista BA
Três Meninos Luís Pimentel Indgrid Vieira Duarte Rio de Janeiro RJ
Um e outro Ziza Padilha / Dudu Neves Olivar Barreto Belém do Pará PA
Velho Chico o Opará Kosme dos Santos Kosme dos Santos Juiz de Fora MG
Vita Vitalino Sandro Dornelles / Luis Pimentel Sandro Dorneles São Paulo SP
INICIATIVA CULTURAL: PROJETO CANTA VALE
REALIZAÇÃO: FUNDASF - FUNDAÇÃO CULTURAL VALE DO RIO SÃO FRANCISCO
PATROCÍNIO: FUNDO DE CULTURA – GOVERNO DA BAHIA
SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DA BAHIA.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Fabio Sousa um Escritor Campoformosense
Variadas
Autor baiano lança seu primeiro romance
segunda-feira - 26/09/2011 às 13:30
No último mês, o escritor soteropolitano que mora atualmente em Petrolina (PE), Fábio Souza lançou o livro Peregrinação Interior: Transcendência. Em uma conversa com o Blog do Geraldo José, ele compartilha um pouco da experiência e fala das perspectivas profissionais.
Publicado pela Editora Giz, a obra conta a história do jovem Ailon, que sai de casa e faz uma viagem em direção a si mesmo, consolidando uma autodescoberta. O autor que também é psicanalista e pedagogo escreveu seu primeiro romance com o intuito de construir uma identificação entre seu personagem e seus leitores. “Eu queria escrever um livro onde as pessoas pudessem se identificar e que pudessem ver nos personagens a sua própria historia”, conta Fábio.
Segundo o escritor, a obra não se enquadra em nenhuma modalidade específica, e isto para ele é uma vantagem, já que o livro cria maiores possibilidades e maior diversidade de público. Ele classifica seu livro como um apanhado de estilos como auto-ajuda, romance, prosa poética, prosa realista e até literatura fantástica. A maior dificuldade, não está em delinear um estilo para a obra, e sim encarar o preconceito quanto à publicação de obras de artistas nordestinos por editoras nacionais. “Foi complicado, até porque as editoras do Rio e de São Paulo, quando recebem um original de escritor nordestino tem grande preconceito. Tanto é que esse livro foi escrito em 2001 e eu só consegui lança-lo agora em 2011. E o livro é tão bom agora como antes, então por que não foi lançado antes?”questiona.
Outra dificuldade está na falta de espaços de leitura para a criação de um ambiente cultural na região. Entretanto, Fábio de Souza acredita que a imprensa cumpre papel decisivo neste sentido, pois é ela que vai valorizar e divulgar a crescente produção literária dos autores da região. Além disso, o autor considera que seu livro contribui para que a literatura seja mais discutida, já que não faz distinção de público.
O autor que tem como escritores inspiradores Chico Xavier, Paulo Coelho, Jorge Amado, Castro Alves e Mário Quintana demonstra interesse de lançar mais uma obra no próximo ano. Enquanto isso, os amantes da literatura no Vale do São Francisco podem adquirir o primeiro romance de Fábio, Peregrinação Interior: Transcendência, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape), além de livrarias como Estampa e Vitrine, bem como no site: livrariacultura.com.br.
O artista que viaja por todo país fazendo palestras leva cada vez mais a cultura do Vale do São Francisco para o mundo, mostrando que a região não é um berço cultural apenas na música e no teatro, mas também na literatura.
Por Amanda Lima - Estudante de Comunicação Social e Estagiária do Blog do Geraldo José
http://www.geraldojose.com.br/?sessao=noticia&cod_noticia=19717
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Resultado da Demanda espontânea
Lista completa disponível no seguinte endereço:
http://www.cultura.ba.gov.br/wp-content/uploads/2010/09/Comunicado-de-habilita%C3%A7%C3%A3o_Demanda-Espont%C3%A2nea_FCBA.pdf
Paris, Lisboa e Madri conhecem o Carnaval de Maragojipe
Até o dia 27 (setembro, 2011), o Carnaval de Maragojipe está sendo apresentado a cidades européias com foliões fantasiados e distribuição de folders e folhetos bilíngües, além de confirmada participação no lançamento do voo charter Paris-Salvador para 2012. Paris, Madri e Lisboa são as cidades que estão conhecendo a festa baiana.
A ideia de divulgar esse carnaval na Europa partiu do concurso Cidade Baiana da Cultura que elegeu Maragojipe como destino cultural para 2012. O concurso é viabilizado por meio de incentivos fiscais do Faz Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e conta com apoio da Bahiatursa, Secretaria do Turismo (Setur) e Prefeitura Municipal de Maragojipe. A intenção é promover o desenvolvimento social e econômico de municípios, através da valorização de seus bens culturais, explica André Reis, coordenador do concurso.
Com mais de 100 anos de existência, a festa acontece no município de mesmo nome, localizado a 150 km de Salvador, no Recôncavo baiano. Antropólogos e historiadores consideram essa manifestação singular por mesclar influências diversas, como cânticos e instrumentos musicais afro-brasileiros, com caretas, fantasias e pierrôs, que são típicos do carnaval europeu.
Em fevereiro de 2009 o governador Jaques Wagner esteve em Maragojipe e assinou o decreto que tornou a manifestação Patrimônio Imaterial da Bahia, graças à proposta do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). Em 2010, o IPAC lançou videodocumentário em DVD e livro com fotos antigas e artigos inéditos sobre a festa, assinados por especialistas. Os livros podem ser obtidos na sessão download do site www.ipac.ba.gov.br .
Segundo o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, o decreto passou a garantir que a festa tenha prioridade em linhas de financiamento de apoio cultural, sejam municipais, estaduais, nacionais ou internacionais. Sobre a importância, ele destaca que o bem cultural intangível promove sentimento de identidade e continuidade dos grupos sociais, além de ser uma afirmação da cultura e do reconhecimento à criatividade humana, diz. O dirigente estadual comenta que é fundamental a divulgação da festa para que ela se torne um destino de turismo cultural nacional e internacional bem-sucedido.
PARIS e LISBOA A primeiro divulgação do Carnaval de Maragojipe foi em Paris, na França, relata Reis por meio de ligação telefônica da Europa. Segundo o produtor cultural, foliões, vestidos com máscaras e fantasias, se misturaram a cerca de 15 mil pessoas nas ruas da capital francesa distribuindo folders e panfletos de Maragojipe no último dia 18 na festa Lavage de La Madeleine. O evento acontece há 10 anos entre a Praça La Republique e a igreja La Madeleine, inspirado na lavagem da igreja do Bonfim, em Salvador.
Segundo André, depois da França, o Carnaval de Maragojipe será divulgado no Carnalisboa, primeiro carnaval fora de época que acontece dia 24 (setembro) em Lisboa, Portugal. Com mais de oito horas de shows ao ar livre o evento acontecerá no Centro Cultural Belém. E no dia 25, o Carnaval de Maragojipe chega ao Brazilian Day de Madri, evento anual que acontece na capital da Espanha. Também vamos para Veneza pesquisar as possíveis influências desse carnaval italiano na festa de Maragojipe, adianta Reis.
Em Portugal ele faz reunião com o diretor da Empresa de Equipamentos Culturais de Lisboa (Egeac), Pedro Moreira, responsável pela realização das marchas populares. Vamos convidar a marcha ganhadora de 2011 para participar do Carnaval em Maragojipe 2012, para o Ano de Portugal-Brasil, finaliza André. A Superintendência de Serviços Turísticos da Setur dará apoio na qualificação e capacitação de Maragojipe para ações de receptivo ao turista local, nacional e estrangeiro.
TRADIÇÃO - Diferente do que acontece em Salvador onde, nos últimos 20 anos, a estrela da festa é a Axé Music, Maragojipe se destaca pela a tradição secular do carnaval à fantasia. Nos becos e ruas se apresentam grupos de mascarados e nas praças, bandas e bailes. Centenas de pessoas, entre costureiras, aderecistas, fabricantes de instrumentos musicais, artistas e artesãos, dançarinos e músicos, além de marceneiros, montadores de palcos e dezenas de outros profissionais participam dos preparativos da festa.
Mais informações sobre a importância do Carnaval de Maragojipe são disponibilizadas pela Gerência de Patrimônio Imaterial do IPAC, via telefone (71) 3116-6741, ou endereço eletrônico geima.ipac@ipac.ba.gov.br. Confira também o livro em download no site www.ipac.ba.gov.br .
Fotos em ALTA DEFINIÇÃO no Flickr/SecultBA: http://www.flickr.com/photos/secultba/sets/72157627720309846/
Crédito Fotográfico obrigatório: Lei nº 9610/98
Assessoria de Comunicação IPAC em 21.09.2011 - Jornalista responsável Geraldo Moniz (drt-ba 1498) (71) 8731-2641 Texto-base: assistente Ana Paula Nobre - Contatos: (71) 3117-6490, 3116-6673, ascom.ipac@ipac.ba.gov.br - www.ipac.ba.gov.br - Facebook: Ipacba Patrimônio - Twitter: @ipac_ba
São Francisco Vive
Prezados,
O Ministério da Cultura foi solicitado a apoiar o evento "São Francisco Vive", realizado pelo Ministério do Meio Ambiente através do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco.
Trata-se de um evento comemorativo do Dia de São Francisco de Assis, em 4 de outubro de 2011, objetivando mobilizar e conscientizar a população da necessidade de preservar e revitalizar o Rio São Francisco.
Convido a todos a participarem dessa atividade.
Um abraço,
Monica Trigo
Representante Regional na Bahia
Ministério da Cultura
www.cultura.gov.br
(61) 9646-5895
Representação Regional Bahia
ONG Escola de Gente, do Rio de Janeiro, chega ao Vale do São Francisco com o espetáculo Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho – Em Esquetes e palestras sobre acessibilidade
Prezados amigos da imprensa e outros amigos,
Encaminho material para publicação e/ou divulgação de um importante projeto que acontecerá na nossa região. Solicito também espaço em seus jornais, telejornais, website, radiojornais e etc para entrevistas e esclarecimentos com a equipe. Os mesmos estarão em Petrolina e Sobradinho, entre 29 e 30 de setembro, e em Paulo Afonso, entre 04 e 05 de outubro.
Segue o release do projeto, com sinopse e programação (abaixo e em anexos).
Conto com vocês!
Abraço,
Joedson Silva (Produção local) - 87 8801 3496 / 71 9271 0893
----
Assistentes de produção local
Roberto Filho (para Sobradinho) - 74 8836 2970 / 74 9117 0936
Mirte Fernandes (para Paulo Afonso) - 75 9208 5351
ONG Escola de Gente, do Rio de Janeiro, chega ao Vale do São Francisco com o espetáculo Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho – Em Esquetes e palestras sobre acessibilidade.
Por: Escola de Gente
Edição: Joedson Silva
Com patrocínio da CHESF e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, a Escola de Gente realiza uma circulação pelo Nordeste, passando por Petrolina, Sobradinho e Paulo Afonso com o grupo Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade.
O projeto conta com palestras sobre acessibilidade e apresentações de esquetes do espetáculo Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho, que oferece acessibilidade na comunicação, prevista em lei: Legenda, Libras, programas da peça em braile e em letras ampliadas e audiodescrição, além de atendimento prioritário para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Toda a programação será aberta ao público.
Além das cidades do Grande Vale, o projeto faz turnê também pelas capitais: Recife, Salvador, Fortaleza e Teresina. A primeira apresentação dessa concorrida turnê no Nordeste aconteceu no último dia 20, em Recife, em celebração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.
Os Inclusos e os Sisos já realizaram mais de 180 apresentações em todas as regiões do Brasil para um público de quase 40.000 pessoas desde a criação do projeto pela Escola de Gente, em 2003, por iniciativa de Tatá Werneck, hoje VJ da MTV.
Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente e autora do livro Ninguém mais vai ser bonzinho, na sociedade inclusiva, obra que inspira a peça, acompanhará pessoalmente parte da turnê e dará palestras sobre o livro antes de cada apresentação nas cidades de Recife, Salvador, Fortaleza e Teresina. Além das palestras, Os Inclusos e os Sisos darão Oficinas de Teatro e Inclusão em algumas dessas localidades. O objetivo da Escola de Gente e da Chesf é mobilizar agentes culturais locais para que se apropriem do uso de recursos de acessibilidade em suas produções artísticas, especialidade da Escola de Gente, pela qual a organização vem sendo reconhecida e premiada.
Assim como o livro, a peça Ninguém mais vai ser bonzinho tem como tema central a urgência em se promover uma sociedade inclusiva, passando da fase de conscientização para a de ação. O livro foi publicado no ano de 1996 pela WVA Editora, especializada em inclusão, é vendida também em formatos acessíveis, e se tornou a primeira obra no Brasil a tratar do tema a partir da Resolução 45/91, assinada pela ONU em 1990. A Escola de Gente apresentou a Ninguém mais vai ser bonzinho pela primeira vez em 2007, com criação e direção de Diego Molina. Agora, em formato de esquetes, adaptada e dirigida por Marcos Nauer, o espetáculo ganha novas cores e ritmo – de forró. Com bom humor, as cenas vão revelando formas sutis de discriminação. Diego Molina e Marcos Nauer são um dos/as fundadores de Os Inclusos e os Sisos.
A turnê faz parte do início das celebrações pelos 10 anos da Escola de Gente. Na última década, a ONG vem trabalhando a favor da inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade na sociedade, especialmente crianças, adolescentes e jovens com deficiência. Através de ações de Comunicação, Cultura e Educação, a Escola de Gente tem como objetivo democratizar o conceito e a prática da sociedade inclusiva. A organização incide em políticas públicas e integra o Conselho Nacional de Juventude, o Conselho Estadual de Juventude e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outras redes.
"Em seus 10 anos de existência, a Escola de Gente tem se dedicado a fortalecer a inclusão de pessoas com deficiência nas políticas públicas, nas empresas, nos movimentos sociais, nas produções culturais, nas escolas, em quaisquer espaços sociais. Nessa direção, o convite da Chesf nos permite reforçar um de nossos valores institucionais: as parcerias intersetoriais, indispensáveis para se fazer da inclusão uma prática cotidiana, e não apenas celebração de dia de festa”, destaca Claudia Werneck. A fundadora da Escola de Gente lembra que pessoas com deficiência têm urgência em contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país. “Retornar ao nordeste com o nosso grupo Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade, agora com o patrocínio da Chesf e apoio da Lei Rouanet, é um marco na história da Escola de Gente", completa.
No dia 29, o projeto estará com apresentação agendada na cidade de Petrolina. Já na Bahia o grupo se apresenta no dia 30, em Sobradinho, e encerra a primeira fase da excursão pelo nordeste em 05 de outubro, em Paulo Afonso, também na Bahia.
O ESPETÁCULO
Sinopse
Na peça Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho, adaptada para esquetes, quatro atores e atrizes contam, através de dezenas de personagens, a história de pessoas comuns, como a gente, que em algum momento de suas vidas se encontram em situação de vulnerabilidade, sendo discriminadas ou mesmo discriminando outras pessoas pelos mais diversos motivos, sobretudo quando se trata de alguém com deficiência. Um espetáculo cômico e provocativo, que retrata formas sutis de discriminação que muitas vezes são difíceis de serem percebidas.
Diferencial: Acessibilidade
Seguindo o que prevê a legislação nacional e internacional sobre acessibilidade na comunicação (especialmente o Decreto Federal nº5.296/04), o espetáculo terá intérprete de Língua de sinais brasileira, a Libras, subtitulação eletrônica e audiodescrição das cenas para pessoas cegas ou combaixa visão.
Público-alvo/beneficiário
O espetáculo é destinado a todos os públicos como crianças, jovens, adultos e idosos com e sem deficiência.
SERVIÇO:
Dia: 29/09/2011
Local: SENAI Petrolina (87) 3202-1390
Endereço: Av. Mons. Ângelo Sampaio, 267, Vila Eduardo, Petrolina – PE
– 14hs - Palestra de abertura com representante da CHESF
- 15hs - Palestra com a Procuradora do Ministério Público
– 16hs - Espetáculo Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho – Em Esquetes
Dia 30/09/2011
Local: Auditório do Memorial da CHESF em Sobradinho
Endereço: Vila Santana, Sobradinho-BA
– 08hs - Palestra de abertura
- 09hs - Palestra com Manuel Aguiar
– 10hs - Espetáculo Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho – Em Esquetes
Dia 05/10/2011
Local: Auditório Memorial CHESF em Paulo Afonso
Endereço: Rua Carlos Berenhouse Júnior, s/n – Centro, Paulo Afonso-BA
- 15hs - Palestra de abertura
- 16hs - Espetáculo Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho – Em Esquetes
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES:
www.escoladegente.org.br
21 2483 1780 / 87 8801 3496 / 71 9271 0893 – joedsonsilva@hotmail.com
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Espetáculo Infantil Abadia contra o Bafo Astral do Zorra Total em Campo Formoso
Abadia está triste com a viagem do seu noivinho Patrick, que foi para a Amazônia defender a natureza. Brutão, que não desiste de tentar conquistar o coração de sua amada, aproveita essa chance para se aproximar de Abadia. Sempre com a ajuda de seu fiel escudeiro, o Brutinho, e de sua Málquina, cria mentiras e trapaças para enganá-la. Mas Abadia ganha um novo amigo, o Biscoito, que descobre as armações do vilão e ajuda Abadia a destruir o mal. Incluindo o mal… hálito do Brutão. Argh! Com noções de higiene e algumas rodadas de trança, Abadia vence o terrível bafo astral.
O espetáculo infantil “Abadia contra o Bafo Astral” é uma adaptação do quadro do Programa Zorra Total, da Rede Globo. Tem como principal objetivo despertar nas crianças valores sociais de educação e relacionamento, através de situações cotidianas, com ênfase na relação entre o bem e o mal, o certo e o errado.
A peça ainda agrega valores culturais de grande importância, como o gosto pelo teatro, noções de higiene e a consciência de valores éticos e morais que são abordados de maneira alegre e suave, permanecendo por um longo período no mundo da fantasia infantil e ajudando a criança na formação da sua conduta moral. Tudo isso é retratado com muita música, risos e interatividade dos atores com a plateia.
Leve as crianças para assistirem a peça!
Diversão garantida!
Elenco: Dig Dutra, Jone Brabo, Matheus Bento, Fabiano Costa e Mauricio Hennemann
Onde: Auditório do Colégio Augusto Galvão
Quando: 27 de setembro às 18h
Quanto: R$ 15,00 (meia e antecipados) e R$ 30,00 (inteira)
Ingressos: Loja Paraíso da Criança
Realização: Gradual Produções | E-mail: gradualproducoes@gmail.com
Promoção: Rede Globo
Maiores Informações: (74) 9198.2750
Em Senhor do Bonfim, nos dias 24 e 25/09 às 18h no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.
Em Itiúba no dia 26/09 às 18h no Clube 2 de julho.
Governo desapropria área para construção do aeroporto de Senhor do Bonfim
15/09/2011
DECRETOS NUMERADOS
--------------------------------------------------------------------------------
DECRETO Nº 13.166 DE 11 DE AGOSTO DE 2011
Declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de terra que indica.
O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto no art. 105, inciso V, da Constituição Estadual, e no art. 5º, alínea “n”, do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, e alterações posteriores, e do que consta do Processo nº 11/009715 do Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia - DERBA, registrado sob o nº 8510110067817 na Secretaria de Infra-Estrutura - SEINFRA,
D E C R E T A
Art. 1º - Fica declarada de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de terra medindo 1.350.000,00m², localizada no Município de Senhor do Bonfim, a margem direita do km 12 da estrada de acesso Senhor do Bonfim - Quicé, sentido Senhor do Bonfim - Quicé, com as acessões e benfeitorias nela existentes, pertencente a quem de direito, a seguir descrita: partindo-se da estação XY de coordenadas plana 360.605,74 Leste, 8.837.069,48 Norte, distância de 1.278,00m, determina-se o ponto P-1, ponto inicial da poligonal, de coordenadas retangulares 379.530,60 Leste e 8.837.068,26 Norte; daí, com ângulo de 90º à direita, e distância de 200,00m, determina-se o ponto P-2, de coordenadas retangulares 379.533,25 Leste e 8.837.268,22 Norte; daí, com ângulo de 90º à direita e distância de 1.278,00m, determina-se o P-3, de coordenadas retangulares 380.812,50 Leste e 8.837.271,85 Norte; daí, com ângulo de 90º à esquerda e distância de 180,00m, determina-se o ponto P-4, de coordenadas retangulares 380.813,75 Leste e 8.837.452,61 Norte; daí, com ângulo de 90º à direita e distância de 700,00m, determina-se o ponto P-5, de coordenadas retangulares 381.515,08 Leste e 8.837.447,93 Norte; daí, com ângulo de 90º à direita e distância de 180,00m, determina-se o ponto P-6, de coordenadas retangulares 381.513,00 Leste e 8.837.270,64 Norte; daí, com ângulo de 90º à esquerda e distância de 1.542,00m, determina-se o ponto P-7, de coordenadas retangulares 383.055,69 Leste e 8.837.271,46 Norte; daí, com ângulo de 90º à direita e distância de 400,00m, determina-se o ponto P-8, de coordenadas retangulares 383.050,96 Leste e 8.836.869,55 Norte; daí, com ângulo de 90º à direita e distância de 3.520,00m, determina-se o ponto P-9, de coordenadas retangulares 379.526,65 Leste e 8.836.861,86 Norte; daí, com ângulo de 90º à direita e distância de 200,00m, retorna-se ao ponto P-1, início da poligonal, fechando-se a área da poligonal em descrição.
Parágrafo único - A área de terra de que trata este artigo destina-se à construção do novo Aeroporto de Senhor do Bonfim, no Município de Senhor do Bonfim - Bahia.
Art. 2º - Fica o Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia - DERBA, vinculado à Secretaria de Infra-Estrutura - SEINFRA, autorizado a promover os atos administrativos e judiciais se necessário, em caráter de urgência, com vistas à efetivação da desapropriação de que trata este Decreto, e a imitir-se na posse respectiva, providenciando, inclusive, a liquidação e o pagamento das indenizações, utilizando-se, para tanto, dos recursos de que dispuser.
Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 11 de agosto de 2011.
JAQUES WAGNER
Governador
Eva Maria Cella Dal Chiavon
Secretária da Casa Civil
Otto Alencar
Secretário de Infra-Estrutura
3º Encontro Baiano de Museus será realizado em Ilhéus
Salvador - A cidade de Ilhéus, a 456 km de Salvador, vai sediar o 3º Encontro Baiano de Museus, que este ano tem como tema principal “Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural”. Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, grandes nomes da área museológica vão se reunir para trocar experiências e discutir políticas públicas que levem ao desenvolvimento e melhoria do setor. O encontro irá movimentar vários espaços da cidade, como a Academia de Letras, a Casa de Cultura Jorge Amado, o Memorial Misael Tavares, o Teatro Municipal, além da praça Pedro Mattos, onde serão realizadas diversas atividades culturais. O evento é uma ação da Secretaria de Cultura através da Diretoria de Museus do IPAC. A programação completa está disponível no blog www.dimusbahia.wordpress.com.
http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2011/09/15/Bahia/3_Encontro_Baiano_de_Museus_sera_.shtml
Edital Banco do Brasil
DIVULGANDO!
Segue abaixo o link a respeito do Edital lançado pelo Banco do Brasil.
Boa sorte a todos!!
Edital:
http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/EditalPatrociniosBB.pdf
Inscrições:
http://www.bb.com.br/portalbb/page3,102,3707,0,0,1,6.bb?codigoMenu=1193&codigoNoticia=7590&codigoRet=5556&bread=4
Consolidando a cultura bonfinense - Conferência Municipal reúne agentes culturais para propor estratégias de ação
Agentes culturais, pesquisadores, gestores e membros da sociedade civil reuniram-se no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho para debater políticas públicas para as artes na 2ª Conferência Municipal de Cultura de Senhor do Bonfim.
Abertura – O encontro teve início na noite de ontem (14) e a abertura oficial contou com apresentações culturais promovidas pelo grupo de teatro bonfinense Aroeira e pelo cordelista Zuma Sérgio. Também compareceram à solenidade o prefeito Paulo Machado e o vice Aurélio Soares.
Ao lado da secretária de Cultura de Senhor do Bonfim Riana de Oliveira, do presidente do Conselho Municipal de Cultura Nando Lemos, do jornalista e representante do Grupo Bonfim Sérgio Teixeira, da representante da Secult Bahia do TPNI Carla Lidiane e dos vereadores Carlos de Tijuaçu e Gilberto Pires, o gestor enfatizou a importância da iniciativa. “Nós ainda não conseguimos dar linhas definidas às políticas culturais em nossa terra. Esta é uma ocasião de ouro para que a gente corrija a falta de discussão e de planejamento em relação à cultura bonfinense” – disse Machado.
Objetivo – Com o tema Planejar é preciso: Consolidação de Cultura a plenária debateu sobre a cultura do município em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, construiu as bases do Plano Municipal de Cultura e elegeu delegados que participarão da IV Conferência Estadual de Cultura que ocorrerá em novembro, em Vitória da Conquista.
GT’s – No dia 15 os congressistas dividiram-se em grupos de trabalho que discutiram prioridades sob os seguintes eixos: Expressões artísticas; Patrimônio e Memória; Pensamento e Leitura; Transversalidade da Cultura; Gestão da Cultura; Sustentabilidade das redes produtivas e serviços criativos.
Resultado dos GT’s – Dentre as propostas levantadas sobre tais eixos estão: Reestruturação da Secretaria de Cultura (para que entre em consonância com o Ministério da Cultura e a Secult Bahia); criação da Casa da Cultura de Senhor do Bonfim (um espaço voltado para a manifestação das artes); Formação e qualificação dos agentes de cultura quanto ao conhecimento e a elaboração de editais; estabelecimento de uma agenda cultural anual; Implementação do fundo de cultura; realização de fóruns; ampliação das bibliotecas (tanto nos distritos quanto na Sede); mapeamento das manifestações culturais, entre outros.
De acordo com a secretaria Riana de Oliveira “todas essas propostas serão finalizadas por uma comissão formada pelos conselheiros de cultura, representantes do poder público municipal e pelos dois delegados eleitos nesta 2ª Conferência até o final deste mês e será encaminhada para a Câmara de Vereadores para aprovação e institucionalização” – explicou.
Governo Cuidando da Nossa Gente Assessoria de Comunicação
Ballet da Sacramentinas da um Show e leva troféu de 1º lugar para casa
Ballet da Sacramentinas foi campeão no concurso Jazz dance Bahia. Participaram no dia 14 de setembro de 2011 do concurso Jazz dance Bahia em Salvador, fazendo parte da categoria juvenil, o grupo do Ballet da Sacramentinas de Senhor do Bonfim. Onde acabaram levando o troféu de 1º lugar e duas medalhas.
O festival –Jazz Dance Bahia traz uma grande contribuição para o mercado cultural nacional. O festival é dividido em categorias, sendo estas, infantil, infanto-juvenil, juvenil, avançado e máster,estas são definidas por média de idade;podendo ter apresentações de grupo,trio,duo e solo.No festival para ter colocações como 1º,2º e 3º lugar os concorrentes precisam alcançar uma determinada média que são dadas por jurados profissionais e especializados, Cristina Cará, Francisco Ribeiro e Fran Manson.Organizador Michael Cavalcanti.O festival aconteceu no teatro ISBA dividido em dois dias.O Jazz dance é a linguagem adotada como grande veículo de beleza, energia, técnica e garra deste evento. Bailarinos, cursistas, professores e público em geral, preparam-se para mergulhar nesse mar de talento, criatividade, glamour, dedicação, e saírem bebidos de emoção e adrenalina.
O ballet Sacramentinas partiu de Senhor do Bonfim rumo a capital baiana no dia 14 de setembro para participar deste concurso de dança com o intuito de trazer para a cidade mais uma conquista. Tendo a sua apresentação neste mesmo dia e concorrendo na categoria juvenil, grupo, com a dança “naquele tempo”. A apresentação foi um sucesso, tendo o elenco de Ana Paula Barros,Thayanne Maia,Nathálya Jambeiro,Dianny Sisnando,Rainise Almeida,Amábylle Amorim,Laiane Borges,Raquel Gaudêncio,Ísis Caroline e Isadora Argolo,coreógrafa Cynthia Ramos e apoio Alexandre Magalhães e Nathalia Bonfim, conseguiu alcançar a média de primeiríssimo lugar levando assim o troféu com muito orgulho e emoção.
No segundo dia de apresentações, 15 de setembro, o grupo não se apresentou, mas concorreu a prêmios bônus, onde levou medalhas de melhor coreografia de todo o evento e por unanimidade de melhor coreógrafa. Sendo assim um orgulho para a cidade relata a bailarina Thayanne Maia: “mostramos que a cidade tem qualidade e potencial de cultura altíssima, podendo concorrer de frente com capitais e até mesmo sermos vencedores. A maior responsável por essa e outras grandes vitórias que conseguimos através da dança, tendo coragem, ousadia e grande potencial, através das bençãos e permissão do Senhor Deus, só temos de agradecer a profissional, mãe, amiga e companheira Cynthia Ramos”.
Ascom Ballet Sacramentinas
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
CALENDÁRIO DAS CONFERENCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA - PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU
Segue abaixo o calendário atualizado das conferências municipais de Cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
12/08 - Campo Formoso Ok
26/08 - Caldeirão Grande
29 e 30/08 - Ponto Novo
02/09 - Pindobaçu
06/09 - Jaguarari
12/09 - Filadelfia
13/09 - Antonio Gonçalves
15/09 - Sr. do Bonfim
16/08 - Andorinha
Conferencia Territorial dias 07 e 08 de outubro em Andorinha
06/09 - Jaguarari
12/09 - Filadelfia
13/09 - Antonio Gonçalves
15/09 - Sr. do Bonfim
16/08 - Andorinha
12/08 - Campo Formoso Ok
26/08 - Caldeirão Grande
29 e 30/08 - Ponto Novo
02/09 - Pindobaçu
06/09 - Jaguarari
12/09 - Filadelfia
13/09 - Antonio Gonçalves
15/09 - Sr. do Bonfim
16/08 - Andorinha
Conferencia Territorial dias 07 e 08 de outubro em Andorinha
06/09 - Jaguarari
12/09 - Filadelfia
13/09 - Antonio Gonçalves
15/09 - Sr. do Bonfim
16/08 - Andorinha
Inscrições abertas para 3º Congresso Baiano de Pesquisadores Negros e III Seminário Áfricas
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
APBN
Estão abertas as inscrições para o 3º Congresso Baiano de Pesquisadores Negros e o III Seminário Áfricas, que acontecerá na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Campus V – Santo Antonio de Jesus no período de 12 a 16 de outubro de 2011. Este encontro de caráter interdisciplinar, que é uma promoção da Associação Baiana de Pesquisadores Negros (APNB) e da Rede Internacional de Estudos Africanos e da Diáspora (READI) em parceria com universidades estaduais (UEFS, UNEB, UESB, UDESC) e federais (UFBA, UFRB) do estado, tem como tema ÁFRICA E DIÁSPORA: PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS.
O objetivo desse evento é reunir pesquisadores, professores e demais interessados na temática dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, nacionais e estrangeiros, com o propósito de intercambiar experiências de pesquisa e promover debates interdisciplinares, estimulando diálogos com pesquisadoras/es e instituições nacionais e internacionais de pesquisas, intensificando a ampliação de debates e proposições na área de relações étnico-raciais, para fortalecer a rede de pesquisa internacional entre as populações negras do Brasil, da diáspora africana nas Américas e dos países africanos.
Mais informações: http://apnb.org.br/http://apnb.org.br/
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br - Site: www.ceao.ufba.br
APBN
Estão abertas as inscrições para o 3º Congresso Baiano de Pesquisadores Negros e o III Seminário Áfricas, que acontecerá na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Campus V – Santo Antonio de Jesus no período de 12 a 16 de outubro de 2011. Este encontro de caráter interdisciplinar, que é uma promoção da Associação Baiana de Pesquisadores Negros (APNB) e da Rede Internacional de Estudos Africanos e da Diáspora (READI) em parceria com universidades estaduais (UEFS, UNEB, UESB, UDESC) e federais (UFBA, UFRB) do estado, tem como tema ÁFRICA E DIÁSPORA: PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS.
O objetivo desse evento é reunir pesquisadores, professores e demais interessados na temática dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, nacionais e estrangeiros, com o propósito de intercambiar experiências de pesquisa e promover debates interdisciplinares, estimulando diálogos com pesquisadoras/es e instituições nacionais e internacionais de pesquisas, intensificando a ampliação de debates e proposições na área de relações étnico-raciais, para fortalecer a rede de pesquisa internacional entre as populações negras do Brasil, da diáspora africana nas Américas e dos países africanos.
Mais informações: http://apnb.org.br/http://apnb.org.br/
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br - Site: www.ceao.ufba.br
Abandono em Campo Formoso
O Centro Cultural de Campo Formoso, cidade que fica a 400km de Salvador, durante muitas
décadas foi o único espaço cultural do município, tornando-se o ponto de encontro de estudantes
que praticavam oficinas e apresentavam espetáculos teatrais. Nos últimos anos, o local foi se
destruindo, devido à falta de manutenção da prefeitura.
Centro Cultural de Campo Formoso, único teatro da
cidade, está em ruínas
Esse ano, o Centro Cultural completa 10 anos de
desativação depois de uma reforma que começou e nunca
terminou. Em entrevista ao site Campo Formoso Notícias, a
prefeita Iracy Araújo disse que o equipamento cultural é
uma obra do estado e que quando ele foi criado foi feita
uma associação.
“Na gestão do ex-prefeito Santana, foi feito o projeto de
ampliação, mas hoje, não existe nem o material que tinha lá dentro. Recebi uma ligação do
Governo do Estado, em que o governador pedia a indicação de uma obra e eu enviei o ofício com
a sugestão da reforma do Centro Cultural”, diz a prefeita, jogando a batata quente para o
estado.
Espetáculo nas Ruas
Ainda em Campo Formoso, a diretora teatral Irenilda Galvão idealizadora do grupo Culturart diz
que “enquanto não houver uma resposta concreta para a revitalização de um dos espaços
culturais mais importantes na história da cidade, o grupo e a população do município farão
protestos”. Outro membro do grupo Culturart, Daniel Muniz, diz que além dos protestos, haverá
programação cultural nas ruas, "incluindo shows, peças e movimentos de rua para ‘comemorar’
os 10 anos de descaso com o espaço cultural”.
˃ Biblioteca homenageia Jorge Amado| A TARDE ONLINE
Luiz Prado
Clipping de Notícias de 19 de agosto de 2011
Ascon Secult
décadas foi o único espaço cultural do município, tornando-se o ponto de encontro de estudantes
que praticavam oficinas e apresentavam espetáculos teatrais. Nos últimos anos, o local foi se
destruindo, devido à falta de manutenção da prefeitura.
Centro Cultural de Campo Formoso, único teatro da
cidade, está em ruínas
Esse ano, o Centro Cultural completa 10 anos de
desativação depois de uma reforma que começou e nunca
terminou. Em entrevista ao site Campo Formoso Notícias, a
prefeita Iracy Araújo disse que o equipamento cultural é
uma obra do estado e que quando ele foi criado foi feita
uma associação.
“Na gestão do ex-prefeito Santana, foi feito o projeto de
ampliação, mas hoje, não existe nem o material que tinha lá dentro. Recebi uma ligação do
Governo do Estado, em que o governador pedia a indicação de uma obra e eu enviei o ofício com
a sugestão da reforma do Centro Cultural”, diz a prefeita, jogando a batata quente para o
estado.
Espetáculo nas Ruas
Ainda em Campo Formoso, a diretora teatral Irenilda Galvão idealizadora do grupo Culturart diz
que “enquanto não houver uma resposta concreta para a revitalização de um dos espaços
culturais mais importantes na história da cidade, o grupo e a população do município farão
protestos”. Outro membro do grupo Culturart, Daniel Muniz, diz que além dos protestos, haverá
programação cultural nas ruas, "incluindo shows, peças e movimentos de rua para ‘comemorar’
os 10 anos de descaso com o espaço cultural”.
˃ Biblioteca homenageia Jorge Amado| A TARDE ONLINE
Luiz Prado
Clipping de Notícias de 19 de agosto de 2011
Ascon Secult
terça-feira, 23 de agosto de 2011
palestra debate inserção de artistas deficientes
BA: palestra debate inserção de artistas deficientes| INVERTIA.TERRA.COM.BR
Marina Pita - A Associação para Inclusão à Comunicação, Cultura e Arte realizará no dia 30 de
agosto um seminário sobre a profissionalização de pessoas com deficiência por meio da arte. O
objetivo é conscientizar os artistas com deficiência do potencial de seu trabalho e relatar as
iniciativas e projetos recentemente realizados na área. O I Seminário Profissionalizando a Arte da
Pessoa com Deficiência acontecerá das 8h às 12h no auditório da Biblioteca Pública do Estado
da Bahia, localizada nos Barris.
Durante o evento, está programada uma série de apresentações culturais como do Grupo de
Teatro Noz Cego. Entre os palestrantes, o superintendente da Secretaria de Cultura da Bahia,
Adalberto Santo, falará sobre as ações de fomento para a arte inclusiva. A produtora cultural
Ilna Cristina debaterá a produção cultural brasileira pela perspectiva da arte inclusiva. Ninfa
Cunha, coordenadora do Perspectivas em Movimento, evento que promoveu oficinas culturais
para pessoas com deficiência, falará de sua experiência. Também Roberto Salles, que dirigiu a
peça Diferente, estrelada por atores surdos e ouvintes, falará sobre o espetáculo e sobre o
trabalho inovador realizado pela equipe de atores.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail arccaseminario@gmail.com. Há 120
vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo (71) 3499-3242.
˃
Marina Pita - A Associação para Inclusão à Comunicação, Cultura e Arte realizará no dia 30 de
agosto um seminário sobre a profissionalização de pessoas com deficiência por meio da arte. O
objetivo é conscientizar os artistas com deficiência do potencial de seu trabalho e relatar as
iniciativas e projetos recentemente realizados na área. O I Seminário Profissionalizando a Arte da
Pessoa com Deficiência acontecerá das 8h às 12h no auditório da Biblioteca Pública do Estado
da Bahia, localizada nos Barris.
Durante o evento, está programada uma série de apresentações culturais como do Grupo de
Teatro Noz Cego. Entre os palestrantes, o superintendente da Secretaria de Cultura da Bahia,
Adalberto Santo, falará sobre as ações de fomento para a arte inclusiva. A produtora cultural
Ilna Cristina debaterá a produção cultural brasileira pela perspectiva da arte inclusiva. Ninfa
Cunha, coordenadora do Perspectivas em Movimento, evento que promoveu oficinas culturais
para pessoas com deficiência, falará de sua experiência. Também Roberto Salles, que dirigiu a
peça Diferente, estrelada por atores surdos e ouvintes, falará sobre o espetáculo e sobre o
trabalho inovador realizado pela equipe de atores.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail arccaseminario@gmail.com. Há 120
vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo (71) 3499-3242.
˃
Imagem social do negro melhora no livro didático | A TARDE
EDUCAÇÃO Estudo faz a análise de 15 publicações do ensino fundamental. Em cinco, o negro é
retratado sem preconceito
Após a constatação da forma estereotipada e desumanizada de mostrar o negro em livros de
língua portuguesa da década de 80, a doutora em educação Ana Célia da Silva investigou a
transformação da forma de representação na década seguinte. O resultado está em A
representação iodai do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou?, que será lançado
amanhã, as 17h, no auditório do Ceafro (Ceao), Largo Dois de julho. A entrada é franca.
Ao analisar 15 publicações do ensino fundamental, a doutora em educação percebeu em cinco
delas, todas da FTD, o negro retratado sem sinais de preconceito. Neles, os personagens têm
status de classe média, em atividades de lazer, interagindo com crianças de outras etnias, com
nome próprio, sem aspecto caricatural, freqüentando a escola, adultos em profissões
diversificadas.
"Os personagens têm roupas, fardas, se abraçam, não são citados como filhos da empregada",
contou a educadora. Nos outros 10 livros, apesar de algumas mudanças, os negros estão
estereotipados, há pouca interação e não vão muito à escola.
A convivência com afrodescendentes, o conhecimento sobre a cultura africana e a aprovação de
leis como a 10.639 foram apontados como fatores determlnantes para a mudança, segundo os
llustradores entrevistados. "Mas as críticas sobre o livro didático, a mídia, a família e as ações do
movimento negro tiveram papel importante", contou a professora.
Porém, quando se fala em quantidade de aparições nas páginas dos livros, a realidade não
mudou. Os negros continuam sendo menos freqüentes. "É senso comum de que ainda somos
minoria. Foram 1.360 ilustrações de brancos contra 151 de negros. Percebo que não é intencional
por parte dos llustradores. É um desafio a ser vencido", afirmou a pesquisadora.
Para a autora, a alteração mais significativa foi a desconstruçáo do estigma da incompetência.
Em uma ilustração do livro Porta de Papel a professora elogia o aluno Fábio depois de um
trabalho. "Tirar a questão de incapacidade do negro é muito importante", disse Ana Célia.
Na obra, tese de doutorado de 2001, a educadora oferece ferramentas para que os professores
aprendam a Identificar os problemas. A partir de uma abordagem critica, o significado sobre
representação social é contextualizado com fatores relacionados ao negro como sua realidade
socioeconõmica e cultural, a discriminação racial, o papel da mídia, da militáncia e da família.
Mestrado
Editora dos cinco livros que apresentaram relevante modificação na forma de tratar o negro, a
FTD, segundo a educadora, não respondeu sobre o pedido de publicação das ilustrações. "Vou
tentar fazer isso na segunda edição. Só enriqueceria meu trabalho".
A obra sobre os livros da década de 80 foi fruto da dissertação de mestrado Discriminação do
negro no livro didático, em 1995. Dando continuidade ao estudo que relaciona questão racial e
educação foi lançado o Desconstruindo a Discriminação do Negro no Ltvro Didático, publicado em
200l.
As atividades da autora na área teve Início desde a criação do GT Educação dentro do Movimento
Negro Unificado (MNU), fundado em Julho de 1978. "O negro era sempre associado com o feio,
sujo, ruim e incompetente. Então havia autorrejelçào e não aceitação do igual por parte dos
alunos, e os professores não assumiam o problema" contou.
A próxima investida da professora do Departamento de Educação da Uneb é desenvolver projeto
'Convivendo com as diferenças', que será baseado na realização de oficinas.
retratado sem preconceito
Após a constatação da forma estereotipada e desumanizada de mostrar o negro em livros de
língua portuguesa da década de 80, a doutora em educação Ana Célia da Silva investigou a
transformação da forma de representação na década seguinte. O resultado está em A
representação iodai do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou?, que será lançado
amanhã, as 17h, no auditório do Ceafro (Ceao), Largo Dois de julho. A entrada é franca.
Ao analisar 15 publicações do ensino fundamental, a doutora em educação percebeu em cinco
delas, todas da FTD, o negro retratado sem sinais de preconceito. Neles, os personagens têm
status de classe média, em atividades de lazer, interagindo com crianças de outras etnias, com
nome próprio, sem aspecto caricatural, freqüentando a escola, adultos em profissões
diversificadas.
"Os personagens têm roupas, fardas, se abraçam, não são citados como filhos da empregada",
contou a educadora. Nos outros 10 livros, apesar de algumas mudanças, os negros estão
estereotipados, há pouca interação e não vão muito à escola.
A convivência com afrodescendentes, o conhecimento sobre a cultura africana e a aprovação de
leis como a 10.639 foram apontados como fatores determlnantes para a mudança, segundo os
llustradores entrevistados. "Mas as críticas sobre o livro didático, a mídia, a família e as ações do
movimento negro tiveram papel importante", contou a professora.
Porém, quando se fala em quantidade de aparições nas páginas dos livros, a realidade não
mudou. Os negros continuam sendo menos freqüentes. "É senso comum de que ainda somos
minoria. Foram 1.360 ilustrações de brancos contra 151 de negros. Percebo que não é intencional
por parte dos llustradores. É um desafio a ser vencido", afirmou a pesquisadora.
Para a autora, a alteração mais significativa foi a desconstruçáo do estigma da incompetência.
Em uma ilustração do livro Porta de Papel a professora elogia o aluno Fábio depois de um
trabalho. "Tirar a questão de incapacidade do negro é muito importante", disse Ana Célia.
Na obra, tese de doutorado de 2001, a educadora oferece ferramentas para que os professores
aprendam a Identificar os problemas. A partir de uma abordagem critica, o significado sobre
representação social é contextualizado com fatores relacionados ao negro como sua realidade
socioeconõmica e cultural, a discriminação racial, o papel da mídia, da militáncia e da família.
Mestrado
Editora dos cinco livros que apresentaram relevante modificação na forma de tratar o negro, a
FTD, segundo a educadora, não respondeu sobre o pedido de publicação das ilustrações. "Vou
tentar fazer isso na segunda edição. Só enriqueceria meu trabalho".
A obra sobre os livros da década de 80 foi fruto da dissertação de mestrado Discriminação do
negro no livro didático, em 1995. Dando continuidade ao estudo que relaciona questão racial e
educação foi lançado o Desconstruindo a Discriminação do Negro no Ltvro Didático, publicado em
200l.
As atividades da autora na área teve Início desde a criação do GT Educação dentro do Movimento
Negro Unificado (MNU), fundado em Julho de 1978. "O negro era sempre associado com o feio,
sujo, ruim e incompetente. Então havia autorrejelçào e não aceitação do igual por parte dos
alunos, e os professores não assumiam o problema" contou.
A próxima investida da professora do Departamento de Educação da Uneb é desenvolver projeto
'Convivendo com as diferenças', que será baseado na realização de oficinas.
Gil encara debates sobre refluxo autoritário na internet
| ENFOQUECULTURAL
A temperatura caiu, mas o debate esquentou nos trópicos. Na semana passada, o cantor Gilberto
Gil, de 69 anos, estrelou o primeiro festival youPIX, de cultura da internet, em São Paulo. O exministro
da Cultura volta à cidade nesta quarta, às 20 h, para discutir criatividade, tecnologia e
políticas públicas no Auditório Ibirapuera. Incansável, na quinta-feira, no Rio, ele debate com o
filósofo tunisiano Pierre Lévy o conceito de cibercultura, no Oi Futuro, no Flamengo, às 19h30.
Gil diz que vai abordar, entre outras coisas, a "tentativa do meio econômico de reduzir a
realidade do ciberespaço ao modelo anterior, e ao mesmo tempo os avanços provocados pelo uso
libertário do ciberespaço". Há uma expectativa de que Gil comente os rumos do MinC na gestão
Ana de Hollanda, mas suas intenções são outras. (Estadão)
A temperatura caiu, mas o debate esquentou nos trópicos. Na semana passada, o cantor Gilberto
Gil, de 69 anos, estrelou o primeiro festival youPIX, de cultura da internet, em São Paulo. O exministro
da Cultura volta à cidade nesta quarta, às 20 h, para discutir criatividade, tecnologia e
políticas públicas no Auditório Ibirapuera. Incansável, na quinta-feira, no Rio, ele debate com o
filósofo tunisiano Pierre Lévy o conceito de cibercultura, no Oi Futuro, no Flamengo, às 19h30.
Gil diz que vai abordar, entre outras coisas, a "tentativa do meio econômico de reduzir a
realidade do ciberespaço ao modelo anterior, e ao mesmo tempo os avanços provocados pelo uso
libertário do ciberespaço". Há uma expectativa de que Gil comente os rumos do MinC na gestão
Ana de Hollanda, mas suas intenções são outras. (Estadão)
FUNCEB lança Programa de Crítica Cultural
Publicação: 22/08/11 | 10H08 - Última Atualização: 22/08/11 | 10H08
Através de edital e seminário, iniciativa busca fomentar e renovar a produção de crítica cultural na Bahia
Com intenção de contribuir para o desenvolvimento das artes produzidas na Bahia e da percepção analítica dos cidadãos do estado, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), lança o Programa de Crítica Cultural. A iniciativa, inserida na política de formação e qualificação de criadores, técnicos, produtores e pesquisadores da área, apresenta duas ações iniciais: o Concurso Estadual de Estímulo à Crítica Cultural e o I Seminário Baiano de Crítica Cultural.
O Programa se justifica pela importância da crítica cultural para o fortalecimento da produção artística, o reconhecimento e a qualificação de profissionais da área e o progresso do posicionamento do público perante aquilo que as artes lhe proporcionam. Enquanto ferramenta que identifica os nexos entre a obra e as condições artísticas e sociais inerentes à mesma, a crítica e o seu autor têm papel reflexivo na intermediação entre a obra e aqueles que a apreciam. Assim, possibilitam um debate capaz de colaborar para a consolidação de um ambiente social propício ao acolhimento devido do setor da Cultura.
Tendo como público-alvo jornalistas, escritores, blogueiros, pesquisadores e profissionais da cultura, o Programa de Crítica Cultural se empenha em gerar, no estado da Bahia, as condições adequadas à empregabilidade destas pessoas e à renovação da criticidade. Para tanto, investe na formação, produção, criação, circulação e difusão do exercício da análise crítica para as mais variadas expressões artísticas e culturais na Bahia.
Concurso Estadual de Estímulo à Crítica Cultural Com inscrições abertas de 22 de agosto a 16 de dezembro de 2011, o edital Concurso Estadual de Estímulo à Crítica Cultural vai premiar autores da Bahia de críticas culturais referentes a sete linguagens artísticas: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. Em cada uma destas categorias, haverá três premiados: 1º lugar (R$ 3,2 mil), 2º lugar (R$ 2,3 mil) e 3º lugar (R$ 1,4 mil), totalizando um investimento total em premiações de R$ 48,3 mil.
Os proponentes devem apresentar duas críticas inéditas: uma sobre um produto cultural baiano e outra de livre escolha. Para participar, é preciso ser maior de idade, brasileiro nato ou naturalizado, domiciliado na Bahia, ou estrangeiro com situação de permanência legalizada e residência no estado. O texto de edital, bem como seus anexos e uma lista de obras, por linguagem, que pode ser usada como referência para a produção das críticas, está disponível no site da FUNCEB.
I Seminário Baiano de Crítica Cultural Para promover a formação na área, incentivar o posicionamento crítico de pensadores da cultura e estimular a participação da população no edital, o I Seminário Baiano de Crítica Cultural reúne profissionais de grande experiência na área de crítica cultural e crítica específica nas linguagens artísticas. O evento se realiza de 19 a 23 de setembro, na Sala Walter da Silveira (Barris), aberto ao público, com entrada franca (até lotação da sala, 200 lugares).
A programação se inicia com a palestra Perspectiva teórica e histórica da crítica cultural no Brasil, ministrada por Antônio Marcos Pereira (19/9, segunda, 18h30 às 21h30). No dia seguinte (20/9, terça, 18h30 às 21h30), José Miguel Wisnik fala do Panorama atual da crítica no Brasil e os seus desafios. Na tarde de quarta-feira (21/9, 14h00 às 18h00), começam as falas específicas de linguagens: A crítica teatral na Bahia, com Gideon Rosa; A crítica musical na Bahia, com Chico Castro Jr; e A crítica literária na Bahia, com Milena Britto. Na quinta-feira (22/9, 18h30 às 21h30), o foco em linguagens continua com A crítica cinematográfica na Bahia, com Adalberto Meireles; A crítica em artes visuais na Bahia, com Alejandra Muñoz; e A crítica em dança na Bahia, com Eduardo A. Rosa Santana. Encerrando as atividades, na sexta-feira, 23/9, das 18h30 às 21h30, Ruy Gardnier conduz as Oficinas práticas de crítica cultural.
SERVIÇO
Concurso Estadual de Estímulo à Crítica Cultural
Período de inscrições: 22 de agosto a 16 de dezembro de 2011
Inscrições presenciais:
Na FUNCEB (Rua Gregório de Mattos, 29, Pelourinho, Salvador/BA)
De segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas
Inscrições via postal:
Unicamente através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento/AR, encaminhadas para:
FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA CAIXA POSTAL 2485, CEP 40.020-970, Salvador Bahia.
Realização: FUNCEB/ SecultBA
I Seminário Baiano de Crítica Cultural
Quando: 19 a 23 de setembro de 2011
Onde: Sala Walter da Silveira (Barris Salvador)
Quanto: Entrada franca (até lotação da sala 200 lugares)
Programação:
19/9 (segunda) 18h30 às 21h30
= Perspectiva teórica e histórica da crítica cultural no Brasil, com Antônio Marcos Pereira
20/9 (terça) 18h30 às 21h30
= Panorama atual da crítica no Brasil e os seus desafios, com José Miguel Wisnik
21/9 (quarta) 14h00 às 18h00
= A crítica teatral na Bahia, com Gideon Rosa
= A crítica musical na Bahia, com Chico Castro Jr
= A crítica literária na Bahia, com Milena Britto
22/9 (quinta) 18h30 às 21h30
= A crítica cinematográfica na Bahia, com Adalberto Meireles
= A crítica em artes visuais na Bahia, com Alejandra Muñoz
= A crítica em dança na Bahia, com Eduardo A. Rosa Santana
23/9 (sexta) 18h30 às 21h30
= Oficinas práticas de crítica cultural, com Ruy Gardnier
Realização: FUNCEB/SecultBA
Apoio: IRDEB/ Unijorge
Programa de Crítica Cultural
Site: www.fundacaocultural.ba.gov.br/criticacultural
E-mail: critica.cultural@funceb.ba.gov.br
Telefone: 71 3116-6836
Através de edital e seminário, iniciativa busca fomentar e renovar a produção de crítica cultural na Bahia
Com intenção de contribuir para o desenvolvimento das artes produzidas na Bahia e da percepção analítica dos cidadãos do estado, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), lança o Programa de Crítica Cultural. A iniciativa, inserida na política de formação e qualificação de criadores, técnicos, produtores e pesquisadores da área, apresenta duas ações iniciais: o Concurso Estadual de Estímulo à Crítica Cultural e o I Seminário Baiano de Crítica Cultural.
O Programa se justifica pela importância da crítica cultural para o fortalecimento da produção artística, o reconhecimento e a qualificação de profissionais da área e o progresso do posicionamento do público perante aquilo que as artes lhe proporcionam. Enquanto ferramenta que identifica os nexos entre a obra e as condições artísticas e sociais inerentes à mesma, a crítica e o seu autor têm papel reflexivo na intermediação entre a obra e aqueles que a apreciam. Assim, possibilitam um debate capaz de colaborar para a consolidação de um ambiente social propício ao acolhimento devido do setor da Cultura.
Tendo como público-alvo jornalistas, escritores, blogueiros, pesquisadores e profissionais da cultura, o Programa de Crítica Cultural se empenha em gerar, no estado da Bahia, as condições adequadas à empregabilidade destas pessoas e à renovação da criticidade. Para tanto, investe na formação, produção, criação, circulação e difusão do exercício da análise crítica para as mais variadas expressões artísticas e culturais na Bahia.
Concurso Estadual de Estímulo à Crítica Cultural Com inscrições abertas de 22 de agosto a 16 de dezembro de 2011, o edital Concurso Estadual de Estímulo à Crítica Cultural vai premiar autores da Bahia de críticas culturais referentes a sete linguagens artísticas: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. Em cada uma destas categorias, haverá três premiados: 1º lugar (R$ 3,2 mil), 2º lugar (R$ 2,3 mil) e 3º lugar (R$ 1,4 mil), totalizando um investimento total em premiações de R$ 48,3 mil.
Os proponentes devem apresentar duas críticas inéditas: uma sobre um produto cultural baiano e outra de livre escolha. Para participar, é preciso ser maior de idade, brasileiro nato ou naturalizado, domiciliado na Bahia, ou estrangeiro com situação de permanência legalizada e residência no estado. O texto de edital, bem como seus anexos e uma lista de obras, por linguagem, que pode ser usada como referência para a produção das críticas, está disponível no site da FUNCEB.
I Seminário Baiano de Crítica Cultural Para promover a formação na área, incentivar o posicionamento crítico de pensadores da cultura e estimular a participação da população no edital, o I Seminário Baiano de Crítica Cultural reúne profissionais de grande experiência na área de crítica cultural e crítica específica nas linguagens artísticas. O evento se realiza de 19 a 23 de setembro, na Sala Walter da Silveira (Barris), aberto ao público, com entrada franca (até lotação da sala, 200 lugares).
A programação se inicia com a palestra Perspectiva teórica e histórica da crítica cultural no Brasil, ministrada por Antônio Marcos Pereira (19/9, segunda, 18h30 às 21h30). No dia seguinte (20/9, terça, 18h30 às 21h30), José Miguel Wisnik fala do Panorama atual da crítica no Brasil e os seus desafios. Na tarde de quarta-feira (21/9, 14h00 às 18h00), começam as falas específicas de linguagens: A crítica teatral na Bahia, com Gideon Rosa; A crítica musical na Bahia, com Chico Castro Jr; e A crítica literária na Bahia, com Milena Britto. Na quinta-feira (22/9, 18h30 às 21h30), o foco em linguagens continua com A crítica cinematográfica na Bahia, com Adalberto Meireles; A crítica em artes visuais na Bahia, com Alejandra Muñoz; e A crítica em dança na Bahia, com Eduardo A. Rosa Santana. Encerrando as atividades, na sexta-feira, 23/9, das 18h30 às 21h30, Ruy Gardnier conduz as Oficinas práticas de crítica cultural.
SERVIÇO
Concurso Estadual de Estímulo à Crítica Cultural
Período de inscrições: 22 de agosto a 16 de dezembro de 2011
Inscrições presenciais:
Na FUNCEB (Rua Gregório de Mattos, 29, Pelourinho, Salvador/BA)
De segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas
Inscrições via postal:
Unicamente através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento/AR, encaminhadas para:
FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA CAIXA POSTAL 2485, CEP 40.020-970, Salvador Bahia.
Realização: FUNCEB/ SecultBA
I Seminário Baiano de Crítica Cultural
Quando: 19 a 23 de setembro de 2011
Onde: Sala Walter da Silveira (Barris Salvador)
Quanto: Entrada franca (até lotação da sala 200 lugares)
Programação:
19/9 (segunda) 18h30 às 21h30
= Perspectiva teórica e histórica da crítica cultural no Brasil, com Antônio Marcos Pereira
20/9 (terça) 18h30 às 21h30
= Panorama atual da crítica no Brasil e os seus desafios, com José Miguel Wisnik
21/9 (quarta) 14h00 às 18h00
= A crítica teatral na Bahia, com Gideon Rosa
= A crítica musical na Bahia, com Chico Castro Jr
= A crítica literária na Bahia, com Milena Britto
22/9 (quinta) 18h30 às 21h30
= A crítica cinematográfica na Bahia, com Adalberto Meireles
= A crítica em artes visuais na Bahia, com Alejandra Muñoz
= A crítica em dança na Bahia, com Eduardo A. Rosa Santana
23/9 (sexta) 18h30 às 21h30
= Oficinas práticas de crítica cultural, com Ruy Gardnier
Realização: FUNCEB/SecultBA
Apoio: IRDEB/ Unijorge
Programa de Crítica Cultural
Site: www.fundacaocultural.ba.gov.br/criticacultural
E-mail: critica.cultural@funceb.ba.gov.br
Telefone: 71 3116-6836
V Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia
O V Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia acontecerá em Ipirá nos dias 11,12 e 13 de setembro!! Teremos a participação de Roberto Peixe- Secretário de Articulação Institucional do MinC, Claudia Leitão- Secretária de Economia Criativa do MinC, de Albino Rubim-Secretário de Cultura da Bahia, Lideranças politicas da Bahia, Artistas- Coletivo Além das Sete Praças, Grupo Teatral Mil Faces, Flor Serena Acústico, Universidades e Dirigentes de Cultura de todo a Bahia!!!
Funceb Intinerante
Convite
O Governo “Cuidando de Nossa Gente” através da Secretaria Municipal de Cultura de Senhor do Bonfim, convida os artistas de todas as áreas (Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro) Além de Dirigentes, Produtores e demais agentes culturais para o macro encontro territorial do semi-árido com a FUNCEB Itinerante (Fundação Cultural do Estado da Bahia) que acontecerá no dia 26 de Agosto no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim, das 8:00h às 18:00h – Entrada Franca.
Apagar ResponderResponder EncaminharNão é spamMoverImprimir Ações PróximaAnterior
O museu da Emilia
Canoart apresenta:
O museu da Emilia
O grupo Canoart do distrito de Igara surgiu por iniciativa da professora Alexandrina Carvalho no ano de 2008, no Colégio Estadual Professora Mariana Agostinha de Oliveira.
A primeira apresentação do grupo foi no 1º Festival de Teatro Primavera, onde o espetáculo Museu da Emilia fora atração de abertura do evento.
Trata-se de um texto infantil que mistura personagens do Sítio do Pica-pau amarelo com outros contos, uma história cheia de aventuras e diversão. Como não poderia ser diferente Emilia, a grande protagonista, se destaca tanto nas travessuras como no desenrolar da história.
O maior desafio da turminha do Sítio é proteger a menina de Capinha Vermelha do terrível Lobo Mau, para isso contam com a coragem de Pedrinho, as astucias de Tia Nastácia, a sabedoria de Visconde de Sabugosa, os incentivos de Narizinho, os conselhos de Dona Benta e a sapeca espontaneidade de Emilia.
Para conferir tudo isso, e saber como a turma vai ajudar a menina de Capinha Vermelha a se livrar do terrível vilão, assista ao espetáculo Museu da Emilia, e divirta-se conosco!
Até o teatro !!
Noemy Mel dos Reis
ESPETÁCULO O MUSEU DA EMILIA
Ficha técnica
Direção - Alexandrina Carvalho
Codireção - Viviane de Santana
Elenco: Conceição Lins, Monalisa Castro, Jhonatan Bento, Elizabeth de Santana, Bruno Castro, Viviane de Santana, Danielle Silva, Marcos Martins.
Sonoplasta: Maikon Martins
Cenógrafo: Anderson Barreto, Messias Martins.
Figurinista: Antônio Sobrinho
Maquiagem: Viviane de Santana, Monalisa Castro, Poliana Conceição.
Realização: Grupo Canoart
Assessoria de Comunicação: Conceição Lins (74) 9141-3197
Apoio: Colégio Mariana Agostinha de Oliveira (Na Gestão da Diretora Regina Castro)
Local: Antigo Clube Me leva(Igara)
Data: 28/08/2011
Horário: Ás 15h00min
E futuramente no CESC COC (Antiga Casinha Feliz)
O museu da Emilia
O grupo Canoart do distrito de Igara surgiu por iniciativa da professora Alexandrina Carvalho no ano de 2008, no Colégio Estadual Professora Mariana Agostinha de Oliveira.
A primeira apresentação do grupo foi no 1º Festival de Teatro Primavera, onde o espetáculo Museu da Emilia fora atração de abertura do evento.
Trata-se de um texto infantil que mistura personagens do Sítio do Pica-pau amarelo com outros contos, uma história cheia de aventuras e diversão. Como não poderia ser diferente Emilia, a grande protagonista, se destaca tanto nas travessuras como no desenrolar da história.
O maior desafio da turminha do Sítio é proteger a menina de Capinha Vermelha do terrível Lobo Mau, para isso contam com a coragem de Pedrinho, as astucias de Tia Nastácia, a sabedoria de Visconde de Sabugosa, os incentivos de Narizinho, os conselhos de Dona Benta e a sapeca espontaneidade de Emilia.
Para conferir tudo isso, e saber como a turma vai ajudar a menina de Capinha Vermelha a se livrar do terrível vilão, assista ao espetáculo Museu da Emilia, e divirta-se conosco!
Até o teatro !!
Noemy Mel dos Reis
ESPETÁCULO O MUSEU DA EMILIA
Ficha técnica
Direção - Alexandrina Carvalho
Codireção - Viviane de Santana
Elenco: Conceição Lins, Monalisa Castro, Jhonatan Bento, Elizabeth de Santana, Bruno Castro, Viviane de Santana, Danielle Silva, Marcos Martins.
Sonoplasta: Maikon Martins
Cenógrafo: Anderson Barreto, Messias Martins.
Figurinista: Antônio Sobrinho
Maquiagem: Viviane de Santana, Monalisa Castro, Poliana Conceição.
Realização: Grupo Canoart
Assessoria de Comunicação: Conceição Lins (74) 9141-3197
Apoio: Colégio Mariana Agostinha de Oliveira (Na Gestão da Diretora Regina Castro)
Local: Antigo Clube Me leva(Igara)
Data: 28/08/2011
Horário: Ás 15h00min
E futuramente no CESC COC (Antiga Casinha Feliz)
Edital para grupo de Mulheres
Repassando...
É com prazer que divulgamos o nosso XIV Concurso de Projetos, com o tema "Desenvolvimento Institucional de Organizações e Grupos de Mulheres e Jovens Negras no Nordeste do Brasil".
Podem participar do XIV concurso organizações e grupos de mulheres negras do Nordeste do Brasil que desenvolvam ações contra todas as formas de racismo e de promoção dos direitos humanos.
O edital tem como objetivos fortalecer institucionalmente as organizações e os grupos, melhorar as condições socioeconômicas das mulheres e das meninas negras do Nordeste e garantir a implementação e o exercício de leis que beneficiam as mulheres e meninas negras, como o acesso à terra, ao crédito, à previdência, à serviços de infraestrutura etc.
Nos ajude a divulgar! e Acesse o edital e o formulário para envio de projeto em: http://fundosocialelas.org/concursos2011-XIV.asp
O prazo para envio de projetos se encerra em 12 de setembro de 2011.
É com prazer que divulgamos o nosso XIV Concurso de Projetos, com o tema "Desenvolvimento Institucional de Organizações e Grupos de Mulheres e Jovens Negras no Nordeste do Brasil".
Podem participar do XIV concurso organizações e grupos de mulheres negras do Nordeste do Brasil que desenvolvam ações contra todas as formas de racismo e de promoção dos direitos humanos.
O edital tem como objetivos fortalecer institucionalmente as organizações e os grupos, melhorar as condições socioeconômicas das mulheres e das meninas negras do Nordeste e garantir a implementação e o exercício de leis que beneficiam as mulheres e meninas negras, como o acesso à terra, ao crédito, à previdência, à serviços de infraestrutura etc.
Nos ajude a divulgar! e Acesse o edital e o formulário para envio de projeto em: http://fundosocialelas.org/concursos2011-XIV.asp
O prazo para envio de projetos se encerra em 12 de setembro de 2011.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Conferências Municipais de Cultura do Território Sertão do São Francisco
Segue o Calendário das Realizações das Conferências Municipais de Cultura do Território Sertão do São Francisco.
Conferência Municipal de Casa Nova 28 de Agosto
Conferência Municipal de Sobradinho 9 e 10 de Setembro
Conferência Municipal de Sento Sé 13 de Setembro
Conferência Municipal de Curaçá 15 e 16 Setembro
Conferência Municipal de Pilão Arcado 22 2 23 de Setembro
Conferência Municipal de Remanso 25 de Setembro
Conferência Municipal de Juazeiro 30 Setembro e 01 de Outubro
Conferência Municipal de Uauá não marcou a data
Conferência Municipal de Campo Alegre de Lourdes até o momento não se prontificou realizar a conferência
Conferência Municipal de Canudos não vai realizar a conferência
Conferência Municipal de Casa Nova 28 de Agosto
Conferência Municipal de Sobradinho 9 e 10 de Setembro
Conferência Municipal de Sento Sé 13 de Setembro
Conferência Municipal de Curaçá 15 e 16 Setembro
Conferência Municipal de Pilão Arcado 22 2 23 de Setembro
Conferência Municipal de Remanso 25 de Setembro
Conferência Municipal de Juazeiro 30 Setembro e 01 de Outubro
Conferência Municipal de Uauá não marcou a data
Conferência Municipal de Campo Alegre de Lourdes até o momento não se prontificou realizar a conferência
Conferência Municipal de Canudos não vai realizar a conferência
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Ser-Tão Baiano: o lugar da sertanidade na configuração da identidade baiana, de Cláudia Pereira Vasconcelos
Ser tão baiano.jpg
O livro Ser-Tão Baiano: o lugar da sertanidade na configuração da identidade baiana, de Cláudia Pereira Vasconcelos, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) já está disponível. Nesta obra, a autora investiga o conceito de baianidade, centrado, sobretudo, na cidade de Salvador e em seu Recôncavo.
Ser-Tão Baiano problematiza a visão da “cultura baiana” amplamente divulgada pelas agências de políticas culturais do estado. Apesar da diversidade de expressões culturais, associadas à diversidade ambiental e sócio-econômica, a cultura sertaneja ainda é renegada pela maioria.
Desta forma, esta obra compreende a ideia de sertão e os possíveis motivos para a negação de uma tradição sertaneja na Bahia. Tem a obra de Jorge Amado como referência para a construção da ideia de baianidade, o autor Gilberto Freyre como referência da nordestinidade e, por fim, o trabalho de Eurico Alves como principal discurso de afirmação da sertanidade.
Onde encontrar: http://www.edufba.ufba.br/onde-encontrar/
Setor Comercial EDUFBA: (71) 3283-6164
Informações adicionais sobre o livro
ISBN: 978-85-232-0802-8
Ano: 2011
Formato: 17 x 24 cm
Número de páginas: 141
Preço: R$ 25,00
--
Laryne Nascimento
Assessoria de Comunicação
Editora da Universidade Federal da Bahia
Telefone e fax: (71) 3283-6160
www.edufba.ufba.br | imprensaedufba@ufba.br
__________________________________
Conferências municipais de Cultura do Território Sertão do São Francisco:
Segue Cronograma de datas previstas para algumas das conferências municipais do TSSF:
19 de agosto : Sobradinho
27 de agosto : Curaçá
28 de agosto : Casa Nova
3 de setembro: Juazeiro
19 de agosto : Sobradinho
27 de agosto : Curaçá
28 de agosto : Casa Nova
3 de setembro: Juazeiro
Práticas religiosas na Costa da Mina
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
O sítio Costa da Mina (www.costadamina.ufba.br) disponibiliza uma seleção de fontes européias, em língua original e em tradução para o português, referente às práticas religiosas desenvolvidas na Costa da Mina (África ocidental), entre 1600 e 1730. Fruto de pesquisa desenvolvida no Centro de Estudos Afro-Orientais CEAO) da Universidade Federal da Bahia, o projeto pretende contribuir para a democratização de documentos de difícil acesso e estimular a pesquisa obre a história da África, no Brasil e alhures. Por favor, visitem e divulguem o link.
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br - Site: www.ceao.ufba.br
O sítio Costa da Mina (www.costadamina.ufba.br) disponibiliza uma seleção de fontes européias, em língua original e em tradução para o português, referente às práticas religiosas desenvolvidas na Costa da Mina (África ocidental), entre 1600 e 1730. Fruto de pesquisa desenvolvida no Centro de Estudos Afro-Orientais CEAO) da Universidade Federal da Bahia, o projeto pretende contribuir para a democratização de documentos de difícil acesso e estimular a pesquisa obre a história da África, no Brasil e alhures. Por favor, visitem e divulguem o link.
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br - Site: www.ceao.ufba.br
Conferências Municipais de Cultura do Extremo Sul
Agosto
3 e 4 - Conferência Municipal de Cultura de Itanhém
20 - Conferência Municipal de Cultura de Santa Cruz Cabrália
24 - Conferência Municipal de Cultura de Lajedão
25 - Conferência Municipal de Cultura de Medeiros Neto
26 - Conferência Municipal de Cultura de Ibirapuã
29 - Conferência Municipal de Cultura de Itamarajú
30 - Conferência Municipal de Cultura de Alcobaça
Setembro
1 - Conferência Municipal de Cultura de Porto Seguro
10 - Conferência Municipal de Cultura de Caravelas
12 e 13 - Conferência Municipal de Cultura de Nova Viçosa
14 - Conferência Municipal de Cultura de Itabela
15 - Conferência Municipal de Cultura de Eunápolis
16 e 17 - Conferência Municipal de Cultura de Mucuri
22 - Conferência Municipal de Cultura de Guaratinga
23 e 24 - Conferência Municipal de Cultura de Teixeira de Freitas
--
Raquel Galvão
Representante Territorial de Cultura - Extremo Sul
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Superintendência de Cultura
(73) 8806-0218 / (73) 3291-3518
Ministério da Cultura abre Edital para Capacitação na área de Audiovisual
O Ministério da Cultura abre Edital para Capacitação de artistas, técnicos e produtores na área Audiovisual. O Edital tem como objetivo o treinamento e aperfeiçoamento profissional, por meio da realização de cursos, palestras, workshops, oficinas, seminários, etc., bem como por meio da concessão de bolsas de estudos.
Até 21 de novembro de 2011.
Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios - Siconv: https://www.convenios.gov.br/siconv/
Cultura e Desenvolvimento: perspectivas políticas e econômicas, organizado por Alexandre Barbalho, Lia Calabre, Paulo Miguez e Renata Rocha
Cult 10 - Cultura e Desenvolvimento.jpg
Está disponível o décimo livro integrante da Coleção Cult, do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), esta obra é fruto do grupo de trabalho Cultura e Desenvolvimento, que aconteceu durante o XIV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO), realizado pela Fundação Joaquim Nabuco em Recife, em setembro de 2009.
A partir de uma perspectiva multidisciplinar, este grupo de trabalho teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas e seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas. As discussões envolveram a presença do Estado na execução e formulação das políticas públicas culturais, assim como a sociedade civil e os movimentos sociais.
O livro reúne artigos pesquisadores de instituições de diversas universidades brasileiras. São eles: Alexandre Barbalho; Lia Calabre; Paulo Miguez; Renata Rocha; Leonardo Costa; Maurício Siqueira; João Luiz Pereira Domingues; Victor Neves de Souza; Paula Félix dos Reis; Daniele Canedo; Linda Rubim; Aline Gomes Holanda; Bárbara M. Duarte da Silva; e Antônio Albino Canelas Rubim, atual Secretário da Cultura da Bahia.
Onde encontrar: http://www.edufba.ufba.br/onde-encontrar/
Setor Comercial EDUFBA: (71) 3283-6164
Informações adicionais sobre o livro
ISBN: 978-85-232-0812-7
Ano: 2011
Formato: 16,3 x 22,8 cm
Número de páginas: 287
Preço: R$ 30,00
Edital premia práticas artísticas de pessoas com deficiência
Publicação: 05/08/11 | 10H08 - Última Atualização: 09/08/11 | 13H08
MinC lança prêmio que reconhece práticas artísticas de pessoas com deficiência
No período de 15 de agosto a 30 de setembro estarão abertas as inscrições para o Concurso Público Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – ‘Nada Sobre Nós Sem Nós’, patrocinado pela Petrobras, com o apoio da Lei Rouanet. A iniciativa é da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC), em parceria com a Escola Brasil. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 2 (Seção 3, pág. 15).
Serão premiadas 30 iniciativas culturais – que já tenham sido realizadas -, no valor de R$ 12,5 mil cada uma, nas categorias de Expressões Artísticas (20 prêmios, quatro para cada região do país) e de Acessibilidade (10 prêmios, sendo dois para cada uma das regiões brasileiras).
No caso da primeira categoria, poderão participar pessoas físicas com deficiência; grupos informais com, pelo menos, um artista com deficiência; e instituições de direito privado, sem fins econômicos, envolvidas com expressões culturais, e que apresentem pelo menos um artista com necessidades especiais.
Na segunda categoria (Acessibilidade), poderão concorrer os três grupos de candidatos já mencionados, com a ressalva de que poderão ter, ou não, em sua composição, pessoas com deficiência.
Em sua primeira edição, o Concurso Público Prêmio Arte e Cultura Inclusiva presta uma homenagem a Albertina Brasil Santos, ativista com deficiência visual e pioneira na Administração Pública Federal, quando servidora da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Ela sensibilizou esferas de governo e comunidades culturais para a promoção do talento das expressões de artistas com deficiência.
As inscrições só poderão ser feitas via Correios, por meio de carta registrada, em envelope identificado com a seguinte inscrição: Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – “Nada Sobre Nós Sem Nós”, Escola Brasil. SRTVN- Quadra 702-Sala 4033- Edifício Brasília Rádio Center. Brasília-DF CEP: 70719-900 Caixa Postal 2440.
Veja o edital em PDF
(Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
Compartilhar:
* Digg
* del.icio.us
* Google Bookmarks
* FriendFeed
* Live
* MySpace
* Netvibes
img_lateral
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia dá início ao processo de realização da IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011, em Vitória da Conquista.
+ mais informações
Notícias Recentes
*
16H48 - Notícias
Pelourinho se rende ao saudosismo dos Novos Baianos
*
19H54 - Apoio a Projetos
Resultados das seleções: Projetos Calendarizados e Difusão e Intercâmbio
*
19H30 - Encontros e Cursos, Manifestações Étnico-culturais e de Gênero
Guia de turismo viaja com alunos pela cultura africana
*
18H58 - Patrimônio, Políticas Culturais
IPAC completa 95% das obras do complexo arquitetônico do Pilar
*
17H54 - Culturas Populares e Identitárias, Pelourinho Cultural
Semana de Culturas Populares no Pelourinho
*
13H29 - Encontros e Cursos
Estudantes de turismo e hotelaria debatem turismo étnico em Cachoeira
*
13H22 - Cultura Digital, Encontros e Cursos
Curso de Final Cult Pro
*
13H17 - Teatro
Ereoatá Teatro de Bonecos apresenta – Blup: Nem tudo que cai na rede é peixe
*
13H15 - Música
Nova temporada da JAM no MAM chega com várias novidades
*
12H52 - Notícias
FUNCEB firma acordo de cooperação com a Procuradoria Geral do Estado
*
15H58 - Música, Pelourinho Cultural
Dia dos Pais no Pelourinho tem a diversidade dos boleros e sambas
*
14H58 - Notícias
Dia dos Pais no Pelourinho tem a diversidade dos boleros e sambas
*
14H35 - Notícias
A Mulherada irá integrar a programação do Pelourinho Cultural
*
13H15 - Notícias
Lançamento do Centro de Culturas Populares e Identitárias
*
14H02 - Notícias
Luiz Galvão revive os Novos Baianos no Pelourinho, nesta quinta (11)
Notícias Anteriores Próximas Notícias
+ todas as notícias
FUNCEB ITINERANTE
Dirigentes da Fundação Cultural do Estado da Bahia circulam em seis macroterritórios baianos para discutir políticas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Digital, Dança, Literatura, Música e Teatro
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), reúne seus dirigentes para visitar cidades dos macroterritórios de identidade baianos, numa efetiva ação para levar a gestão estatal da Cultura para os municípios do interior. O projeto FUNCEB ITINERANTE realiza Encontros Setoriais para discutir as políticas públicas para as artes, promovendo um diálogo entre poder público e sociedade civil. A viagem se inicia em 24 de agosto e segue por onze dias, até o retorno a Salvador em 4 de setembro, passando por Alagoinhas (24/8), Senhor do Bonfim (26/8), Itaberaba (28/8), Barreiras (30/8), Vitória da Conquista (1/9) e Ilhéus (3/9).
A equipe que integra o FUNCEB ITINERANTE é formada pela diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke, os coordenadores de linguagens artísticas da FUNCEB, das áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura, Música, Teatro e da assessoria de Artes Circenses, além de assessores técnicos e da Assessoria Especial para Juventude e Cultura Digital da SecultBA. Todos eles se farão presentes nos encontros em cada município, que são abertos ao público e acontecem das 8 às 18 horas, com intervalo de almoço entre meio-dia e 14 horas. Em articulação com representantes territoriais da SecultBA presentes em todo o estado e dirigentes locais, a atividade intenciona atrair às cidades visitadas cidadãos de todo seu entorno.
Além de pautar as linguagens artísticas e as ações realizadas e planejadas pela FUNCEB, os encontros vão debater políticas culturais como o Sistema Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura. A pretensão é de estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia, mobilizando-os também para a participação nas Conferências Setoriais de Cultura, que serão realizadas pela FUNCEB e SecultBA, no dia 5 de novembro, em Salvador.
O FUNCEB ITINERANTE é mais um passo para o estabelecimento de um projeto sólido para as políticas públicas do setor cultural na Bahia, ampliando o olhar para as realidades de todo o território baiano e fortalecendo o diálogo com artistas, produtores culturais, técnicos das artes, gestores públicos e cidadãos. A ação reflete os investimentos da FUNCEB para institucionalizar um modelo de gestão que reflita os princípios de uma cultura cidadã, democrática e diversa.
FUNCEB ITINERANTE
24/8 (quarta-feira): Alagoinhas
Centro Cultural de Alagoinhas – (75) 3421-5608
26/8 (sexta-feira): Senhor do Bonfim
Escola Estadual Senhor do Bonfim – (74) 3541-3570
28/8 (domingo): Itaberaba
Escola Modelo Luis Eduardo Magalhães – (75) 3251-4066
30/8 (terça-feira): Barreiras
Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho – (77) 3613-9770
1/9 (quinta-feira): Vitória da Conquista
Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima – (77) 3424-4725
3/9 (sábado): Ilhéus
Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavine – (73) 3634-0034
Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Aberto ao público
www.funceb.ba.gov.br
------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB
(71) 3116-6781/ 6782/ 6783
asc.funceb@gmail.com
Paula Berbert – paula.funceb@gmail.com | (71) 9127-7803
Taciana Teles - tacitelles@yahoo.com.br | (71) 9958-1334
FUNCEB
www.funceb.ba.gov.br
www.twitter.com/funceb
SecultBA
www.cultura.ba.gov.br
www.twitter.com/SecultBA
www.plugcultura.wordpress.com
www.flickr.com/photos/secultba
AGENDA CULTURAL BAHIA
www.agendacultural.ba.gov.br
www.twitter.com/agendacultbahia
Semana de Culturas Populares no Pelourinho – 15 a 19 de agosto
http://www.cultura.ba.gov.br/2011/08/12/semana-de-culturas-populares-no-pelourinho/
Publicação: 12/08/11 | 14H08 - Última Atualização: 15/08/11 | 12H08
De 15 a 19 de agosto, o Centro Histórico vai abrigar as mais diversas manifestações culturais da Bahia
No ano 2000, um grupo originado em Arembepe, formado por senhoras da Terceira Idade, utilizou-se do bailado para manifestar sua arte, paixão e tradição. Tocaram pandeiros enfeitados com fitas coloridas, se vestiram de marinheiros e brincaram. O que começou como distração, com o tempo se tornou manifestação cultural popular.
A Chegança Feminina de Arembepe é uma das intervenções culturais que vão integrar a Semana de Culturas Populares, que acontecerá de 15 a 19 de agosto no Centro Histórico. O evento terá como tema ‘Cultura Popular: Riqueza e Diversidade’, marca um momento importante para a cultura baiana: o início das atividades do Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão criado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) com o objetivo de fomentar as múltiplas vertentes culturais que o estado possui.
A iniciativa, inédita em todo o país, nasce da necessidade urgente de potencializar, valorizar e preservar as manifestações culturais baianas, sejam elas de matriz africana, indígena ou sertaneja, expressões tais que não se restringem à capital soteropolitana, mas, sobretudo, mostram a riqueza dos mais de 450 municípios do estado. Dentro desse novo contexto, a Semana de Culturas Populares vai trazer para o Centro Histórico uma programação especial, com atrações que contemplam a riqueza e diversidade baiana, como sambas do Recôncavo, apresentações culturais da terceira idade, arte sertaneja, indígena, quilombola e muito mais.
São mais de 20 atrações que vão demonstrar o grande leque de manifestações da múltipla e singular cultura do estado. Durante cinco dias, o público poderá conferir uma parte do que acontece de norte a sul da Bahia através de uma programação rica que inclui cortejo, diálogos interculturais, experiências gastronômicas, sambadeiras de Santo Amaro, Paparutas da Ilha do Paty, apresentação do Boi Bonito, de grupos de capoeira e bandas de percusão.
As atrações culturais da Semana de Culturas Populares vão se apresentar no Largo Pedro Archanjo, entre os dias 15 e 18, sempre das 15 às 17 horas e no dia 19 de agosto, um cortejo com mais de 300 integrantes de diversas manifestações irá percorrer as ruas do Centro Histórico, do Terreiro de Jesus até a Praça das Artes. O cortejo será formado por escolas, instituições do Terceiro Setor, agentes sociais e culturais, pesquisadores, historiadores, crianças, jovens e adultos.
A Semana de Culturas Populares é uma oportunidade singular para ver, discutir e vivenciar a cultura popular tipicamente baiana. E o melhor, é tudo de graça.
Serviço
O quê: Semana de Culturas Populares
Data: 15 a 19 de agosto
Local: Largo Pedro Archanjo
Horário: A partir das 14h
Entrada Gratuita
Saiba mais:
Programação Semana de Culturas
Compartilhar:
* Print
* Digg
* del.icio.us
* Facebook
* Google Bookmarks
* email
* FriendFeed
* LinkedIn
* Live
* MySpace
* Netvibes
* PDF
* Twitter
img_lateral
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia dá início ao processo de realização da IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011, em Vitória da Conquista.
+ mais informações
Notícias Recentes
*
16H48 - Notícias
Pelourinho se rende ao saudosismo dos Novos Baianos
*
19H54 - Apoio a Projetos
Resultados das seleções: Projetos Calendarizados e Difusão e Intercâmbio
*
19H30 - Encontros e Cursos, Manifestações Étnico-culturais e de Gênero
Guia de turismo viaja com alunos pela cultura africana
*
18H58 - Patrimônio, Políticas Culturais
IPAC completa 95% das obras do complexo arquitetônico do Pilar
*
17H54 - Culturas Populares e Identitárias, Pelourinho Cultural
Semana de Culturas Populares no Pelourinho
*
13H29 - Encontros e Cursos
Estudantes de turismo e hotelaria debatem turismo étnico em Cachoeira
*
13H22 - Cultura Digital, Encontros e Cursos
Curso de Final Cult Pro
*
13H17 - Teatro
Ereoatá Teatro de Bonecos apresenta – Blup: Nem tudo que cai na rede é peixe
*
13H15 - Música
Nova temporada da JAM no MAM chega com várias novidades
*
12H52 - Notícias
FUNCEB firma acordo de cooperação com a Procuradoria Geral do Estado
*
15H58 - Música, Pelourinho Cultural
Dia dos Pais no Pelourinho tem a diversidade dos boleros e sambas
*
14H58 - Notícias
Dia dos Pais no Pelourinho tem a diversidade dos boleros e sambas
*
14H35 - Notícias
A Mulherada irá integrar a programação do Pelourinho Cultural
*
13H15 - Notícias
Lançamento do Centro de Culturas Populares e Identitárias
*
14H02 - Notícias
Luiz Galvão revive os Novos Baianos no Pelourinho, nesta quinta (11)
Notícias Anteriores Próximas Notícias
+ todas as notícias
Publicação: 12/08/11 | 14H08 - Última Atualização: 15/08/11 | 12H08
De 15 a 19 de agosto, o Centro Histórico vai abrigar as mais diversas manifestações culturais da Bahia
No ano 2000, um grupo originado em Arembepe, formado por senhoras da Terceira Idade, utilizou-se do bailado para manifestar sua arte, paixão e tradição. Tocaram pandeiros enfeitados com fitas coloridas, se vestiram de marinheiros e brincaram. O que começou como distração, com o tempo se tornou manifestação cultural popular.
A Chegança Feminina de Arembepe é uma das intervenções culturais que vão integrar a Semana de Culturas Populares, que acontecerá de 15 a 19 de agosto no Centro Histórico. O evento terá como tema ‘Cultura Popular: Riqueza e Diversidade’, marca um momento importante para a cultura baiana: o início das atividades do Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão criado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) com o objetivo de fomentar as múltiplas vertentes culturais que o estado possui.
A iniciativa, inédita em todo o país, nasce da necessidade urgente de potencializar, valorizar e preservar as manifestações culturais baianas, sejam elas de matriz africana, indígena ou sertaneja, expressões tais que não se restringem à capital soteropolitana, mas, sobretudo, mostram a riqueza dos mais de 450 municípios do estado. Dentro desse novo contexto, a Semana de Culturas Populares vai trazer para o Centro Histórico uma programação especial, com atrações que contemplam a riqueza e diversidade baiana, como sambas do Recôncavo, apresentações culturais da terceira idade, arte sertaneja, indígena, quilombola e muito mais.
São mais de 20 atrações que vão demonstrar o grande leque de manifestações da múltipla e singular cultura do estado. Durante cinco dias, o público poderá conferir uma parte do que acontece de norte a sul da Bahia através de uma programação rica que inclui cortejo, diálogos interculturais, experiências gastronômicas, sambadeiras de Santo Amaro, Paparutas da Ilha do Paty, apresentação do Boi Bonito, de grupos de capoeira e bandas de percusão.
As atrações culturais da Semana de Culturas Populares vão se apresentar no Largo Pedro Archanjo, entre os dias 15 e 18, sempre das 15 às 17 horas e no dia 19 de agosto, um cortejo com mais de 300 integrantes de diversas manifestações irá percorrer as ruas do Centro Histórico, do Terreiro de Jesus até a Praça das Artes. O cortejo será formado por escolas, instituições do Terceiro Setor, agentes sociais e culturais, pesquisadores, historiadores, crianças, jovens e adultos.
A Semana de Culturas Populares é uma oportunidade singular para ver, discutir e vivenciar a cultura popular tipicamente baiana. E o melhor, é tudo de graça.
Serviço
O quê: Semana de Culturas Populares
Data: 15 a 19 de agosto
Local: Largo Pedro Archanjo
Horário: A partir das 14h
Entrada Gratuita
Saiba mais:
Programação Semana de Culturas
Compartilhar:
* Digg
* del.icio.us
* Google Bookmarks
* FriendFeed
* Live
* MySpace
* Netvibes
img_lateral
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia dá início ao processo de realização da IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011, em Vitória da Conquista.
+ mais informações
Notícias Recentes
*
16H48 - Notícias
Pelourinho se rende ao saudosismo dos Novos Baianos
*
19H54 - Apoio a Projetos
Resultados das seleções: Projetos Calendarizados e Difusão e Intercâmbio
*
19H30 - Encontros e Cursos, Manifestações Étnico-culturais e de Gênero
Guia de turismo viaja com alunos pela cultura africana
*
18H58 - Patrimônio, Políticas Culturais
IPAC completa 95% das obras do complexo arquitetônico do Pilar
*
17H54 - Culturas Populares e Identitárias, Pelourinho Cultural
Semana de Culturas Populares no Pelourinho
*
13H29 - Encontros e Cursos
Estudantes de turismo e hotelaria debatem turismo étnico em Cachoeira
*
13H22 - Cultura Digital, Encontros e Cursos
Curso de Final Cult Pro
*
13H17 - Teatro
Ereoatá Teatro de Bonecos apresenta – Blup: Nem tudo que cai na rede é peixe
*
13H15 - Música
Nova temporada da JAM no MAM chega com várias novidades
*
12H52 - Notícias
FUNCEB firma acordo de cooperação com a Procuradoria Geral do Estado
*
15H58 - Música, Pelourinho Cultural
Dia dos Pais no Pelourinho tem a diversidade dos boleros e sambas
*
14H58 - Notícias
Dia dos Pais no Pelourinho tem a diversidade dos boleros e sambas
*
14H35 - Notícias
A Mulherada irá integrar a programação do Pelourinho Cultural
*
13H15 - Notícias
Lançamento do Centro de Culturas Populares e Identitárias
*
14H02 - Notícias
Luiz Galvão revive os Novos Baianos no Pelourinho, nesta quinta (11)
Notícias Anteriores Próximas Notícias
+ todas as notícias
Relações raciais e subjetividade de crianças são temas de dissertação
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
A mestranda Marília Carvalho Soares defende nesta sexta (19), às 14h, no CEAO, a dissertação intitulada "Relações raciais e subjetividade de crianças em uma escola particular na cidade de Salvador” pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO) da Universidade Federal da Bahia.
A banca examinadora é composta pelas professoras Paula Cristina da Silva Barreto (orientadora/UFBa), Angela Figueiredo (UFRB) e Mary Castro (UCSal).
|Serviço|
Defesa de Dissertação de Mestrado
Quando: 19 de agosto (sexta-feira), às 14h.
Onde: Auditório Milton Santos (CEAO), Largo Dois de Julho.
Mais informações: (71) 3283-5508
A mestranda Marília Carvalho Soares defende nesta sexta (19), às 14h, no CEAO, a dissertação intitulada "Relações raciais e subjetividade de crianças em uma escola particular na cidade de Salvador” pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO) da Universidade Federal da Bahia.
A banca examinadora é composta pelas professoras Paula Cristina da Silva Barreto (orientadora/UFBa), Angela Figueiredo (UFRB) e Mary Castro (UCSal).
|Serviço|
Defesa de Dissertação de Mestrado
Quando: 19 de agosto (sexta-feira), às 14h.
Onde: Auditório Milton Santos (CEAO), Largo Dois de Julho.
Mais informações: (71) 3283-5508
inicurso proposto pelo Programa Fábrica de Idéias, com recursos do PROAP/Capes do Posafro e do Programa Pró-África do CNPq.
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
Democracia, Estado e Tradição na Guiné Bissau
M
Prof. Dr. Mamadu Jau (Diretor do INEP, Bissau)
Local: Auditório Milton Santos, CEAO (FFCH-UFBA), Largo Dois de Julho s/n
Horários: terça dia 16/8, quarta dia 17/8 e sexta dia 19/8 de 17 a 20h – 9 horas aulas em total.
A literatura está online ou na fotocopiadora do lado do CEAO.
Tema I. A transição democrática na Guiné-Bissau: balanço e perspectivas
1. Koudawo, F. & Mendy, P.K., coordenação (1996) Pluralismo político na Guiné-Bissau, uma transição em curso, Bissau, INEP
2. Augel, J. & Cardoso, C. (1996) Transição democrática na Guiné-Bissau e outros ensaios, Bissau, INEP.
3. Koudawo, F. (2000) Cabo Verde Guiné-Bissau, Da democracia revolucionária a democracia liberal, Bissau, INEP.
4. Ki-Zerbo, J. (2006) Para quando África, entrevista de Réne Holenstein, Bissau, Kusi Mon Editora, pp. 11-20 e 63-86.
5. Mafeje, A. (1995) « Théorie de la démocratie et discours africain : « cassons la croûte, mes compagnons de voyage » in : Processus de démocratisation en Afrique Problèmes et Perspectives, sous direction de Eshetu Chole et Jibrin Ibrahim, Paris, Karthala, pp. 1-25.
6. Weber, M. (2000) A Política como Profissão, Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas.
7. Bayart, J-F (2006) L´État en Afrique, La Politique du ventre, Paris, fayad (préface)
8. Mayor, F. (2001) "Desenvolvimento endógeno e governação democrática”, in: Globalização, Desenvolvimento e Equidade, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 89-97.
Tema II. O Estado e o Poder Tradicional na Guiné-Bissau: reconhecimento de conveniência
1. Jao, M. (1996) "Os poderes "tradicionais” no período de transição”, in: Koudawo, F. & Mendy, P.K. Pluralismo Político na Guiné-Bissau, uma transição em curso, Bissau, INEP, pp. 121-133.
2. Mendes Fernandes, R. (1993) Partido único e poderes tradicionais, in: Soronda, Revista de Estudos Guineenses, nº 16, primeira série, Bissau, INEP, pp. (disponível no site: inep-bissau.com.
3. Carvalho, C. (s.d.) A Legitimidade da palavra (comunicação)
4. Matos F. (2009) O Poder local em Moçambique, descentralização, pluralismo jurídico e legitimação, Porto, Editora Afrontamento.
Tema III. Identidade e conflito em contextos de multiculturalidade: Sector de Bula (Norte da Guiné-Bissau)
1. Wieviorka, M. (2002) A Diferença, Lisboa, Fenda, pp. 101-125.
2. Identidade /Diferença, in: Enciclopédia Einaudi, vol. 10., Lisboa, Imprensa Nacional -Casa da Moeda, 1995, pp. 11-44.
3. Etnocentrismo, in: Enciclopédia Einaudi, vol. 10., Lisboa, Imprensa Nacional -Casa da Moeda, 1995, pp. 136-151.
4. Da Silva, M.J. A. & Lima Brandim, M.J. (2008) Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade, in: Diversa: Ano I, nº 1, pp.51-66
(in: www.fit.br/homem/link/texto/multiculturalismo.pdf).
5. Da Silva, T.T., A produção social da identidade e da diferença (in: htt://ead.uca.br/orientador/turmat/Acervo/web-F/web-h)
Informações com a secretária da Fábrica de Idéias – tel . 33226813.
Democracia, Estado e Tradição na Guiné Bissau
M
Prof. Dr. Mamadu Jau (Diretor do INEP, Bissau)
Local: Auditório Milton Santos, CEAO (FFCH-UFBA), Largo Dois de Julho s/n
Horários: terça dia 16/8, quarta dia 17/8 e sexta dia 19/8 de 17 a 20h – 9 horas aulas em total.
A literatura está online ou na fotocopiadora do lado do CEAO.
Tema I. A transição democrática na Guiné-Bissau: balanço e perspectivas
1. Koudawo, F. & Mendy, P.K., coordenação (1996) Pluralismo político na Guiné-Bissau, uma transição em curso, Bissau, INEP
2. Augel, J. & Cardoso, C. (1996) Transição democrática na Guiné-Bissau e outros ensaios, Bissau, INEP.
3. Koudawo, F. (2000) Cabo Verde Guiné-Bissau, Da democracia revolucionária a democracia liberal, Bissau, INEP.
4. Ki-Zerbo, J. (2006) Para quando África, entrevista de Réne Holenstein, Bissau, Kusi Mon Editora, pp. 11-20 e 63-86.
5. Mafeje, A. (1995) « Théorie de la démocratie et discours africain : « cassons la croûte, mes compagnons de voyage » in : Processus de démocratisation en Afrique Problèmes et Perspectives, sous direction de Eshetu Chole et Jibrin Ibrahim, Paris, Karthala, pp. 1-25.
6. Weber, M. (2000) A Política como Profissão, Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas.
7. Bayart, J-F (2006) L´État en Afrique, La Politique du ventre, Paris, fayad (préface)
8. Mayor, F. (2001) "Desenvolvimento endógeno e governação democrática”, in: Globalização, Desenvolvimento e Equidade, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 89-97.
Tema II. O Estado e o Poder Tradicional na Guiné-Bissau: reconhecimento de conveniência
1. Jao, M. (1996) "Os poderes "tradicionais” no período de transição”, in: Koudawo, F. & Mendy, P.K. Pluralismo Político na Guiné-Bissau, uma transição em curso, Bissau, INEP, pp. 121-133.
2. Mendes Fernandes, R. (1993) Partido único e poderes tradicionais, in: Soronda, Revista de Estudos Guineenses, nº 16, primeira série, Bissau, INEP, pp. (disponível no site: inep-bissau.com.
3. Carvalho, C. (s.d.) A Legitimidade da palavra (comunicação)
4. Matos F. (2009) O Poder local em Moçambique, descentralização, pluralismo jurídico e legitimação, Porto, Editora Afrontamento.
Tema III. Identidade e conflito em contextos de multiculturalidade: Sector de Bula (Norte da Guiné-Bissau)
1. Wieviorka, M. (2002) A Diferença, Lisboa, Fenda, pp. 101-125.
2. Identidade /Diferença, in: Enciclopédia Einaudi, vol. 10., Lisboa, Imprensa Nacional -Casa da Moeda, 1995, pp. 11-44.
3. Etnocentrismo, in: Enciclopédia Einaudi, vol. 10., Lisboa, Imprensa Nacional -Casa da Moeda, 1995, pp. 136-151.
4. Da Silva, M.J. A. & Lima Brandim, M.J. (2008) Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade, in: Diversa: Ano I, nº 1, pp.51-66
(in: www.fit.br/homem/link/texto/multiculturalismo.pdf).
5. Da Silva, T.T., A produção social da identidade e da diferença (in: htt://ead.uca.br/orientador/turmat/Acervo/web-F/web-h)
Informações com a secretária da Fábrica de Idéias – tel . 33226813.
A importância da democratização do apoio público por meio dos editais
A era do apoio público tirado do fundo da gaveta aos mais queridos e simpáticos ao secretário de cultura, definitivamente acabou.
Inaugurando um modelo democrático de gestão pública, o Governo Lula, através do Ministério da Cultura, gestão Gil e Juca Ferreira, deixaram viúvos os viciados em "puxar o saco" do amigo secretário para usufruir das benécies dos mecanismos públicos de fomento à Cultura no Brasil.
A patir de 2007, o Estado da Bahia, com a gestão Márcio Meirelles, adere ao modelo de gestão aplicado pelo Governo Federal (MinC), e possibilita a participação de todos, efetivamente todos, nos editais publicados durante os quatro anos da primeira gestão Jaques Wagner (2007-2010). Esse ano, dando continuidade e aprimorando ainda mais a política cultural desenvolvida no Estado da Bahia, a Secretaria de Cultura do Estado, gerida pelo professor Albino Rubim, apoiado por suas Superintendências e Unidades vinculadas trabalham na simplificação dos processos com vistas a ampliar e democratizar ainda mais o apoio público à todos os artistas e produtores baianos dentro da sua capacidade orçamentária.
Os Editais de incentivo à cultura, uma das formas mais republicanas que conhecemos até então, não deve ser mero capricho do gestor em aplicá-los ou não numa administração pública. Significa transparência ao processo de patrocínio à projetos culturais. Porque entendemos que, o recurso sendo público, a todos pertence, independente da vontade do secretário de um governo, ou de estrutura político-partidária.
Em 2009 e 2010, o município de Jequié, em ação pioneira no interior baiano, investiu mais de 300 mil reais em cultura por meio de editais públicos, mesmo diante da demasiada burocracia e interesses políticos contrários enfrentados pelo órgão municipal. A partir do mecanismo de editais, o produtor ou iniciativa cultural deixa de ser escolhida a dedo pelo secretário, e sim, por uma comissão de pessoas de notória atuação no campo da cultura, como vinha sendo praticado em Jequié, como deveria está sendo feito em Jequié. (Alysson Andrade)
Da redação: Alysson Andrade às 18:53:00 0 comentários
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz
Gestores públicos debatem formas de apresentar a Cultura brasileira na Copa do Mundo
A Cultura deve ser encarada como elemento estratégico na divulgação da imagem do Brasil durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol. Deve ocupar papel central nas discussões que estão sendo realizadas na elaboração do plano de ação governamental durante o megaevento esportivo.
A opinião foi defendida pelo secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), João Roberto Peixe, durante a Mesa Relação Federativa e Sociedade para a Copa 2014, realizada na tarde da última sexta-feira (12), dentro das atividades do Seminário Intercâmbio de Experiências Culturais em Megaeventos Esportivos, promovido pelo MinC, em Brasília, nos dias 11 e 12 de agosto.
O secretário destacou a importância de se fazer uma ampla abordagem das expressões culturais do país, com enfoque na diversidade, procurando evitar passar uma imagem reducionista da Cultura brasileira, bem como buscar mecanismos de interação dessa diversidade com a economia da cultura. (Ascom/MinC)
Da redação: Alysson Andrade às 11:19:00 0 comentários
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz
De: "Vinicius Santos" [Adicionar Contato] Para: rita.clementina@cultura.ba.gov.br [Adicionar Contato] (Mais) Data: 15/08/2011 14:20 (01:11 horas atrás) Assunto Agenda de Conferencia - Piemonte do Paraguaçu Conferências Municipais de Cultura do Piemonte do Paraguaçu
Agosto
Piritiba 25 e 26/08
CARAVANA FUNCEB 28/08
Mundo Novo 30/08
Tapiramutá 31/08
Setembro
Boa Vista do Tupim 02/09
Itaberaba 03/09
Santa Terezinha 13 e 14/09
Miguel Calmon 22/09
Rafael Jambeiro 24/09
Itatim 23/09
Ruy Barbosa 30/09
Ibiquera Adiado para setembro
Conferencia Territorial 16 e 17 out
Vinícius Galvão Santos
Representante Territorial de Cultura/SECULT-BA
75 9921 9045
75 9137 3829
75 3251 1719 - DIREC
75 3251 3877 - DIREC
Piritiba 25 e 26/08
CARAVANA FUNCEB 28/08
Mundo Novo 30/08
Tapiramutá 31/08
Setembro
Boa Vista do Tupim 02/09
Itaberaba 03/09
Santa Terezinha 13 e 14/09
Miguel Calmon 22/09
Rafael Jambeiro 24/09
Itatim 23/09
Ruy Barbosa 30/09
Ibiquera Adiado para setembro
Conferencia Territorial 16 e 17 out
Vinícius Galvão Santos
Representante Territorial de Cultura/SECULT-BA
75 9921 9045
75 9137 3829
75 3251 1719 - DIREC
75 3251 3877 - DIREC
Cult 10 - Cultura e Desenvolvimento.jpg
Cultura e Desenvolvimento: perspectivas políticas e econômicas, organizado por Alexandre Barbalho, Lia Calabre, Paulo Miguez e Renata Rocha
Está disponível o décimo livro integrante da Coleção Cult, do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), esta obra é fruto do grupo de trabalho Cultura e Desenvolvimento, que aconteceu durante o XIV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO), realizado pela Fundação Joaquim Nabuco em Recife, em setembro de 2009.
A partir de uma perspectiva multidisciplinar, este grupo de trabalho teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas e seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas. As discussões envolveram a presença do Estado na execução e formulação das políticas públicas culturais, assim como a sociedade civil e os movimentos sociais.
O livro reúne artigos pesquisadores de instituições de diversas universidades brasileiras. São eles: Alexandre Barbalho; Lia Calabre; Paulo Miguez; Renata Rocha; Leonardo Costa; Maurício Siqueira; João Luiz Pereira Domingues; Victor Neves de Souza; Paula Félix dos Reis; Daniele Canedo; Linda Rubim; Aline Gomes Holanda; Bárbara M. Duarte da Silva; e Antônio Albino Canelas Rubim, atual Secretário da Cultura da Bahia.
Onde encontrar: http://www.edufba.ufba.br/onde-encontrar/
Setor Comercial EDUFBA: (71) 3283-6164
Informações adicionais sobre o livro
ISBN: 978-85-232-0812-7
Ano: 2011
Formato: 16,3 x 22,8 cm
Número de páginas: 287
Preço: R$ 30,00
Ser tão baiano.jpg
Ser-Tão Baiano: o lugar da sertanidade na configuração da identidade baiana, de Cláudia Pereira Vasconcelos
O livro Ser-Tão Baiano: o lugar da sertanidade na configuração da identidade baiana, de Cláudia Pereira Vasconcelos, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) já está disponível. Nesta obra, a autora investiga o conceito de baianidade, centrado, sobretudo, na cidade de Salvador e em seu Recôncavo.
Ser-Tão Baiano problematiza a visão da “cultura baiana” amplamente divulgada pelas agências de políticas culturais do estado. Apesar da diversidade de expressões culturais, associadas à diversidade ambiental e sócio-econômica, a cultura sertaneja ainda é renegada pela maioria.
Desta forma, esta obra compreende a ideia de sertão e os possíveis motivos para a negação de uma tradição sertaneja na Bahia. Tem a obra de Jorge Amado como referência para a construção da ideia de baianidade, o autor Gilberto Freyre como referência da nordestinidade e, por fim, o trabalho de Eurico Alves como principal discurso de afirmação da sertanidade.
Onde encontrar: http://www.edufba.ufba.br/onde-encontrar/
Setor Comercial EDUFBA: (71) 3283-6164
Informações adicionais sobre o livro
ISBN: 978-85-232-0802-8
Ano: 2011
Formato: 17 x 24 cm
Número de páginas: 141
Preço: R$ 25,00
--
Laryne Nascimento
Assessoria de Comunicação
Editora da Universidade Federal da Bahia
Telefone e fax: (71) 3283-6160
www.edufba.ufba.br | imprensaedufba@ufba.br
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Audiência pública discutirá a prática da Capoeira em Senhor do Bonfim
A prática da Capoeira é o tema central das discussões da audiência pública que acontecerá amanhã (sexta-feira, 12), a partir das 19h, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.
A audiência é uma iniciativa da União das Academias de Capoeira de Senhor do Bonfim e conta com o apoio do Governo Cuidando da Nossa Gente, através das Secretarias de Educação e Esporte (Semec) e de Cultura.
A proposta da reunião é fazer com que membros da sociedade civil organizada, Poder Público, imprensa, comunidade escolar e população em geral reflitam sobre a prática da modalidade (considerada genuinamente brasileira) e sobre a necessidade da disseminação deste esporte em todo Território Piemonte Norte do Itapicuru com o estabelecimento de uma política pública de educação.
Programação – Na pauta dos debates os seguintes temas serão elencados: Capoeira: História, Diversidade e Riqueza Cultural; Benefícios à saúde: bem-estar físico e mental e Contribuições da prática da capoeira para a integração social, disciplina e concentração.
Além disso, vídeos sobre o esporte serão exibidos. O encerramento do encontro contará com a realização de uma roda de capoeiristas e de uma exposição de fotografias.
Governo Cuidando da Nossa Gente Assessoria de Comunicação
terça-feira, 2 de agosto de 2011
I Seminário Nacional de Tutores da Educação a Distância
30/06/2011
Estão abertas, até o dia 15 de setembro de 2011, as inscrições para I Seminário Nacional de Tutores da Educação a Distância. O evento é promovido pela Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância - ANATED e será realizado entre os dias 30/09 e 01/10 de 2011 na Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.
Com o tema “Construindo a identidade da Tutoria no Brasil”, o seminário visa mobilizar os profissionais que exercem a função de tutoria a divulgarem seus trabalhos, pesquisas e experiências vivenciadas no exercício da função. O público-alvo são os profissionais da educação, técnicos, gestores e coordenadores de instituições de ensino, alunos de graduação e pós-graduação à distância.
Pesquisadores e estudiosos de várias partes do Brasil também estão sendo convidados para o seminário. Aqueles que tiverem interesse de inscrever seus trabalhos poderão fazê-lo até o dia 10 de agosto de 2011 através do site www.anated.org.br/seminario2011. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones 19 - 3825 2207 / 3825 1827 ou pelos e-mails: contato@anated.org.br, seminario2011@anated.org.br.
* Categoria de notícia:
o evento
*
Estão abertas, até o dia 15 de setembro de 2011, as inscrições para I Seminário Nacional de Tutores da Educação a Distância. O evento é promovido pela Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância - ANATED e será realizado entre os dias 30/09 e 01/10 de 2011 na Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.
Com o tema “Construindo a identidade da Tutoria no Brasil”, o seminário visa mobilizar os profissionais que exercem a função de tutoria a divulgarem seus trabalhos, pesquisas e experiências vivenciadas no exercício da função. O público-alvo são os profissionais da educação, técnicos, gestores e coordenadores de instituições de ensino, alunos de graduação e pós-graduação à distância.
Pesquisadores e estudiosos de várias partes do Brasil também estão sendo convidados para o seminário. Aqueles que tiverem interesse de inscrever seus trabalhos poderão fazê-lo até o dia 10 de agosto de 2011 através do site www.anated.org.br/seminario2011. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones 19 - 3825 2207 / 3825 1827 ou pelos e-mails: contato@anated.org.br, seminario2011@anated.org.br.
* Categoria de notícia:
o evento
*
Vídeocvonferência sobre recursos audiovisuais em sala de aula
IAT realiza videoconferência para estimular uso de recursos audiovisuais
02/08/2011
O Instituto Anísio Teixeira, através da Secretaria da Educação (SEC), realiza no dia 08 de agosto, das 8h às 18h, a videoconferência Audiovisual em sala de aula: apoio ao professor. São oferecidas 50 vagas presenciais.
Em Sr. do Bonfim a videoconferência será transmitida no Colégio Sr. do
Bonfim
02/08/2011
O Instituto Anísio Teixeira, através da Secretaria da Educação (SEC), realiza no dia 08 de agosto, das 8h às 18h, a videoconferência Audiovisual em sala de aula: apoio ao professor. São oferecidas 50 vagas presenciais.
Em Sr. do Bonfim a videoconferência será transmitida no Colégio Sr. do
Bonfim
Conferências de Cultura do Território Itaparica.
Meus caros, segue as datas de algumas conferências do Território Itaparica.
Abaré - 14/08
Chorrochó - a definir
Glória - a definir
Macururé - 02/08
Paulo Afonso - 25 e 26/08
Rodelas - a definir.
Cordialmente,
Andréia Carmo
Andréia Carmo
Representante Territorial de Cultura - Território Itaparica
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT
Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura - SUDECULT
DIREC 10 - Avenida José Hemetério de Carvalho, nº 133 - Perpétuo Socorro
Telefones: (75) 3281 - 3015 / 3281 - 3211 Fax: (75) 3282 - 5653 / 3281 - 0974
Celular: (75) 9139 - 3275 / (75) 9934 - 6533
E-mail:andreia.carmo@cultura.ba.gov.br; deacarmo@yahoo.com.br; deacarmo@gmail.com
Abaré - 14/08
Chorrochó - a definir
Glória - a definir
Macururé - 02/08
Paulo Afonso - 25 e 26/08
Rodelas - a definir.
Cordialmente,
Andréia Carmo
Andréia Carmo
Representante Territorial de Cultura - Território Itaparica
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT
Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura - SUDECULT
DIREC 10 - Avenida José Hemetério de Carvalho, nº 133 - Perpétuo Socorro
Telefones: (75) 3281 - 3015 / 3281 - 3211 Fax: (75) 3282 - 5653 / 3281 - 0974
Celular: (75) 9139 - 3275 / (75) 9934 - 6533
E-mail:andreia.carmo@cultura.ba.gov.br; deacarmo@yahoo.com.br; deacarmo@gmail.com
Agenda das Conferências de Cultura do Extremo Sul
Planejar é preciso: consolidação dos planos de Cultura
As conferências são espaços destinados ao encontro entre cidadãos e representantes do governo,com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidos nos próximos anos. O Objetivo das Conferências é iniciar o processo de elaboração dos Planos Municipais, Territoriais e Estadual de Cultura. As conferências municipais estão agendadas para começar no mês de agosto e seguir até meados de setembro.
Todos estão convocados a participar desse processo democrático que visa o fortalecimento da política cultural nos municípios.
Agenda:
Agosto
3 e 4 Conferência Municipal de Cultura de Itanhém
12 Conferência Municipal de Cultura de Guaratinga
20 Conferência Municipal de Cultura de Santa Cruz Cabrália
24 Conferência Municipal de Cultura de Lajedão
25 Conferência Municipal de Cultura de Medeiros Neto
26 Conferência Municipal de Cultura de Ibirapuã
29 Conferência Municipal de Cultura de Itamarajú
30 Conferência Municipal de Cultura de Alcobaça
Setembro
1 Conferência Municipal de Cultura de Porto Seguro
3 Conferência Municipal de Cultura de Caravelas
12 e 13 Conferência Municipal de Cultura de Nova Viçosa
14 Conferência Municipal de Cultura de Itabela
15 Conferência Municipal de Cultura de Eunápolis
16 e 17 Conferência Municipal de Cultura de Mucuri
Mais informações de locais e programação junto ao setor de cultura do seu município.
Att.
Raquel Galvão
Representante Territorial de Cultura - Extremo Sul
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Superintendência de Cultura
(73) 8806-0218 / (73) 3291-3518
raquel.galvao@cultura.ba.gov.br
As conferências são espaços destinados ao encontro entre cidadãos e representantes do governo,com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidos nos próximos anos. O Objetivo das Conferências é iniciar o processo de elaboração dos Planos Municipais, Territoriais e Estadual de Cultura. As conferências municipais estão agendadas para começar no mês de agosto e seguir até meados de setembro.
Todos estão convocados a participar desse processo democrático que visa o fortalecimento da política cultural nos municípios.
Agenda:
Agosto
3 e 4 Conferência Municipal de Cultura de Itanhém
12 Conferência Municipal de Cultura de Guaratinga
20 Conferência Municipal de Cultura de Santa Cruz Cabrália
24 Conferência Municipal de Cultura de Lajedão
25 Conferência Municipal de Cultura de Medeiros Neto
26 Conferência Municipal de Cultura de Ibirapuã
29 Conferência Municipal de Cultura de Itamarajú
30 Conferência Municipal de Cultura de Alcobaça
Setembro
1 Conferência Municipal de Cultura de Porto Seguro
3 Conferência Municipal de Cultura de Caravelas
12 e 13 Conferência Municipal de Cultura de Nova Viçosa
14 Conferência Municipal de Cultura de Itabela
15 Conferência Municipal de Cultura de Eunápolis
16 e 17 Conferência Municipal de Cultura de Mucuri
Mais informações de locais e programação junto ao setor de cultura do seu município.
Att.
Raquel Galvão
Representante Territorial de Cultura - Extremo Sul
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Superintendência de Cultura
(73) 8806-0218 / (73) 3291-3518
raquel.galvao@cultura.ba.gov.br
CALENDÁRIO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA - CHAPADA DIAMANTINA
DATA CIDADE
15 de Agosto Boninal
16 de Agosto Piatã
17 de Agosto Abaíra
18 de Agosto Jussiape
19 de Agosto Rio de Contas
21 de Agosto Novo Horizonte
25 de Agosto Wagner
26 de Agosto Bonito
27 de Agosto Utinga
27 de Agosto Souto Soares
01 de Setembro Marcionílio Souza
02 de Setembro Iramaia
08 de Setembro Mucugê
09 de Setembro Andaraí
19 de Setembro Ibicoara
20 de Setembro Nova Redenção
21 de Setembro Itaetê
22 de Setembro Barra da Estiva
26 de Setembro Morro do Chapéu
28 de Setembro Iraquara
29 de Setembro Lençóis
30 de Setembro Palmeiras
05 de Outubro Ibitiara
07 de Outubro Seabra
CONFERÊNCIA TERRITORIAL - DIAS 12 E 13 DE OUTUBRO - MORRO DO CHAPÉU
Saudações Culturais!
Pitágoras de Luna Freire Alves
Representante Territorial de Cultura - Chapada Diamantina
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT
Superintendência de Desenvolvimento Territorial - SUDECULT
DIREC 27 - Seabra - Bahia
Fone (75) 9966.0303 - 9175.6813
3331.1413/3190
15 de Agosto Boninal
16 de Agosto Piatã
17 de Agosto Abaíra
18 de Agosto Jussiape
19 de Agosto Rio de Contas
21 de Agosto Novo Horizonte
25 de Agosto Wagner
26 de Agosto Bonito
27 de Agosto Utinga
27 de Agosto Souto Soares
01 de Setembro Marcionílio Souza
02 de Setembro Iramaia
08 de Setembro Mucugê
09 de Setembro Andaraí
19 de Setembro Ibicoara
20 de Setembro Nova Redenção
21 de Setembro Itaetê
22 de Setembro Barra da Estiva
26 de Setembro Morro do Chapéu
28 de Setembro Iraquara
29 de Setembro Lençóis
30 de Setembro Palmeiras
05 de Outubro Ibitiara
07 de Outubro Seabra
CONFERÊNCIA TERRITORIAL - DIAS 12 E 13 DE OUTUBRO - MORRO DO CHAPÉU
Saudações Culturais!
Pitágoras de Luna Freire Alves
Representante Territorial de Cultura - Chapada Diamantina
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT
Superintendência de Desenvolvimento Territorial - SUDECULT
DIREC 27 - Seabra - Bahia
Fone (75) 9966.0303 - 9175.6813
3331.1413/3190
AGENDA/ CONFERÊNCIAS DE CULTURA DO TERRITÓRIO VELHO CHICO AGOSTO A OUTUBRO
AGENDA TERRITÓRIO VELHO CHICO AGOSTO A OUTUBRO
Juri do Festival Infantil e Adultos MUSICA - 6 e 7 de Agosto - Ibotirama
Oficina de Elaboração de Projetos Culturais em Feira da Mata -
Mobilização para as conferências em Carinhanha e Feira da Mata (A
CONFIRMAR - preciso fechar com Guarim Rocha EBDA) 8 e 9 de Ago
Reunião dos GT´s de Cultura, Educação, Saúde, Agricultura do
Território para planejamento 2011 11 e 12 de Ago
Semana de Cultura de Ibotirama 11 a 13 de Ago
Conferência Municipal de Cultura Sitio do Mato 18 de Ago
Conferência Municipal de Cultura Muquém do São Francisco 22 a 23 de Ago
Conferência Municipal de Cultura em Igaporã 24 e 25 de Ago
Conferência Municipal de Cultura Malhada 27 de Agosto
Encontro Setorial das Caravanas da FUNCEB Barreiras a definir
Conferência Municipal de Cultura de Ibotirama 6 de Setembro
Conferência Municipal de Cultura em Riacho de Santana 8 e 9 de Setembro
Conferência Municipal de Cultura de Oliveira dos Brejinhos (A
CONFIRMAR) 10 e 11 de Set
Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura 2011 (A CONFIRMAR MINHA
PRESENÇA - vai depender de outros eventos a serem confirmados) 11 a
13 de Set
Conferência Municipal de Cultura em Barra 16 de Set
Conferência Municipal de Cultura de Paratinga 18 de Set
Conferência Municipal de Cultura de Bom Jesus da Lapa (a definir) 22
e 23 de Set
Módulo III do Curso de Especialização em Educ. do Campo (IRPA) 22 a 27 de Set
Conferência Territorial de Cultura - Velho Chico 02 e 03 de Outubro
OBS.: A agenda está sujeita a alterações, alguns municípios ainda não
marcaram suas conferências e algumas atividades ainda não foram
confirmadas!
Juri do Festival Infantil e Adultos MUSICA - 6 e 7 de Agosto - Ibotirama
Oficina de Elaboração de Projetos Culturais em Feira da Mata -
Mobilização para as conferências em Carinhanha e Feira da Mata (A
CONFIRMAR - preciso fechar com Guarim Rocha EBDA) 8 e 9 de Ago
Reunião dos GT´s de Cultura, Educação, Saúde, Agricultura do
Território para planejamento 2011 11 e 12 de Ago
Semana de Cultura de Ibotirama 11 a 13 de Ago
Conferência Municipal de Cultura Sitio do Mato 18 de Ago
Conferência Municipal de Cultura Muquém do São Francisco 22 a 23 de Ago
Conferência Municipal de Cultura em Igaporã 24 e 25 de Ago
Conferência Municipal de Cultura Malhada 27 de Agosto
Encontro Setorial das Caravanas da FUNCEB Barreiras a definir
Conferência Municipal de Cultura de Ibotirama 6 de Setembro
Conferência Municipal de Cultura em Riacho de Santana 8 e 9 de Setembro
Conferência Municipal de Cultura de Oliveira dos Brejinhos (A
CONFIRMAR) 10 e 11 de Set
Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura 2011 (A CONFIRMAR MINHA
PRESENÇA - vai depender de outros eventos a serem confirmados) 11 a
13 de Set
Conferência Municipal de Cultura em Barra 16 de Set
Conferência Municipal de Cultura de Paratinga 18 de Set
Conferência Municipal de Cultura de Bom Jesus da Lapa (a definir) 22
e 23 de Set
Módulo III do Curso de Especialização em Educ. do Campo (IRPA) 22 a 27 de Set
Conferência Territorial de Cultura - Velho Chico 02 e 03 de Outubro
OBS.: A agenda está sujeita a alterações, alguns municípios ainda não
marcaram suas conferências e algumas atividades ainda não foram
confirmadas!
Calendário das Conferência Municipais de Cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru
12/08 - Campo Formoso
18/08 - Jaguarari
24/08 - Andorinha
26/08 - Caldeirão Grande
30/08 - Ponto Novo
02/09 - Pindobaçu
13/09 - Antonio Gonçalves
15/09 - Sr. do Bonfim
- Filadelfia (Data ainda em aberto)
18/08 - Jaguarari
24/08 - Andorinha
26/08 - Caldeirão Grande
30/08 - Ponto Novo
02/09 - Pindobaçu
13/09 - Antonio Gonçalves
15/09 - Sr. do Bonfim
- Filadelfia (Data ainda em aberto)
Vitória da Conquista vai sediar Conferência Estadual de Cultura |
VITORIADACONQUISTA.COM.B
Cristiano Oliveira - Produtores, artistas, estudiosos, agentes e gestores culturais de toda Bahia
se reunirão em Vitória da Conquista, entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, para a IV
Conferência Estadual de Cultura. Com o tema “Planejar é preciso – Diretrizes para consolidação
do Sistema de Cultura”, o evento é um espaço destinado ao encontro de cidadãos e
representantes do governo, com o objetivo de debater e propor, de forma coletiva, políticas e
ações na área cultural para os próximos anos.
O evento começou a ser discutido na manhã desta quinta-feira (21), na Prefeitura Municipal de
Vitória da Conquista, em uma reunião entre o prefeito Guilherme Menezes, o secretário de
Cultura, Gildelson Felício, e representantes da Secretaria de Cultura da Bahia. “Estamos felizes
em receber esta conferência que será um momento muito rico em diálogo”, afirmou o prefeito.
Encontro entre a prefeitura municipal e
representantes da Secretaria de Cultura da Bahia.
Foto: Secom-PMVC
Para que o evento tenha um caráter bastante
democrático, serão realizadas duas etapas
preparatórias: as conferências municipais, nas
quais a população identificará as necessidades e as demandas culturais do seu município,
propondo os projetos mais adequados para atendê-las; e as territoriais, que discutirão temas
comuns aos municípios de cada um dos 26 Territórios de Identidade que integram a Bahia. A
Conferência do Território de Identidade de Vitória da Conquista, que reúne 24 municípios, está
prevista para acontecer nos dias 09 e 10 de outubro.
Cristiano Oliveira - Produtores, artistas, estudiosos, agentes e gestores culturais de toda Bahia
se reunirão em Vitória da Conquista, entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, para a IV
Conferência Estadual de Cultura. Com o tema “Planejar é preciso – Diretrizes para consolidação
do Sistema de Cultura”, o evento é um espaço destinado ao encontro de cidadãos e
representantes do governo, com o objetivo de debater e propor, de forma coletiva, políticas e
ações na área cultural para os próximos anos.
O evento começou a ser discutido na manhã desta quinta-feira (21), na Prefeitura Municipal de
Vitória da Conquista, em uma reunião entre o prefeito Guilherme Menezes, o secretário de
Cultura, Gildelson Felício, e representantes da Secretaria de Cultura da Bahia. “Estamos felizes
em receber esta conferência que será um momento muito rico em diálogo”, afirmou o prefeito.
Encontro entre a prefeitura municipal e
representantes da Secretaria de Cultura da Bahia.
Foto: Secom-PMVC
Para que o evento tenha um caráter bastante
democrático, serão realizadas duas etapas
preparatórias: as conferências municipais, nas
quais a população identificará as necessidades e as demandas culturais do seu município,
propondo os projetos mais adequados para atendê-las; e as territoriais, que discutirão temas
comuns aos municípios de cada um dos 26 Territórios de Identidade que integram a Bahia. A
Conferência do Território de Identidade de Vitória da Conquista, que reúne 24 municípios, está
prevista para acontecer nos dias 09 e 10 de outubro.
Assinar:
Postagens (Atom)