Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Abertas inscrições para Curso de Tecnologias em Arte Dramática

Secult e Ifba oferecem Curso de Tecnologias em Arte Dramática

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do Teatro Castro Alves (TCA), firmou convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), antigo Cefet, para a realização do Curso de Tecnologias em Arte Dramática.

Iniciadas quarta-feira (12), as inscrições para o processo seletivo continuam até o dia 23 deste mês pelo site do Ifba. São oferecidas 96 vagas para habilitações em cenário, figurino, luz, maquiagem e som. Destas, dez vagas destinam-se a servidores da Funceb.

As aulas estão previstas para serem iniciadas em março, estendendo-se até setembro de 2011. O curso acontecerá no campus de Salvador do Ifba, com aulas práticas e estágio supervisionado nos equipamentos culturais da Funceb.

Esta iniciativa, que partiu do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (Sated), parceiro do projeto, objetiva aprofundar os conhecimentos dos participantes, levando ao aperfeiçoamento profissional, prepará-los para o trabalho e para a cidadania, desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico, além de promover a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos aplicados aos espetáculos de diversão.

O diretor do TCA, Moacyr Gramacho, vê este curso como um passo fundamental no processo de implementação do Centro de Referência em Engenharia de Espetáculos, legitimando o empenho em geração de conteúdo e conhecimento que vem acontecendo nos últimos anos.

Formação e Qualificação

“Este convênio alia formação e qualificação, e promove o conhecimento para a mão-de-obra, o que garante mais profissionais de qualidade. Mais uma contribuição importante deste curso é a formalização, nos moldes de um Instituto Federal, de um conhecimento tradicionalmente disperso e transmitido informalmente”, diz.

Segundo o professor Heitor Guerra, relator do projeto e coordenador do curso, a iniciativa irá suprir uma demanda por profissionais técnicos mais qualificados no estado e no país. Ator e educador, ele percebe a necessidade de mais trabalhadores e a possibilidade de melhoria quantitativa e qualitativa nas produções locais.

O diretor do campus de Salvador do Ifba, professor Albertino Nascimento, afirma que “para um instituto marcadamente de tecnologia lidar com a área das artes é muito especial porque desmitifica a ideia de falta de envolvimento com a expressão artística. Ficamos felizes em cumprir a função social da instituição desta maneira”.

Mais informações sobre o edital estão disponíveis no site do Ifba. Quanto aos documentos comprobatórios exigidos pelo edital deve ser consultado o site do Sated.

Nenhum comentário: