Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Prestes a inaugurar consórcio Território avança na agenda 2011





“Muito boa”, disse Bernadete Rocha. A reunião ordinária do TIPNI (Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru) ocorrida ontem (dia 7) no salão de reuniões da Prefeitura de Senhor do Bonfim foi a primeira do ano e fez a cabeça de todos os seus protagonistas. Representado todos os nove municípios eles encararam a prévia elaboração de um calendário capaz de ser cumprido prevendo “concluir a fase de amarração, ampliar conquistas e abreviar o desenvolvimento da região”.
Integração dez – A agenda de reuniões do TIPNI ficou pronta para o ano inteiro. Ela pode adiante ser modificada, disseram, mas foi bem analisada e formou consenso. Contempla as assembléias do fórum do Território e as atividades básicas do Colegiado, que é o núcleo organizativo. Também a agenda de reuniões das dez Comissões Setoriais que discutem os eixos temáticos (Segurança Pública, Saúde, Agricultura etc.) vai ter dois encontros mensais de dias inteiros. Com esses encaminhamentos, um dos pontos vitais que é a urgente elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS) tomou rumo e já pode ficar pronto em março. Os municípios que não vieram justificaram antes e o empenho foi geral: Raimundo Freitas (Bonfim), Raimundo Costa (Andorinha), Ailton Cesar (Caldeirão Grande), Hélder (Direc 28) Ozelito (UNEB), Hailton Ferreira (INGÁ), Solange (EBDA) Wanderley (Jaguarari), Carla Lidiane (Cultura TIPNI), Josan (Campo Formoso), Agdo (Jaguarari), Marisa Maia (Filadélfia), Letícia (Educação), Marisa Barbosa (Pindobaçu), Valdenir Muricy (Pidobaçu), Gabriel (Ponto Novo), Maria José (Territorial da Mulher) e muitos outros asseguraram a distribuição de atividades essenciais para 2011. No próximo dia 18 haverá a presença de consultores da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia e da organização não governamental INGÁ para orientar as comissões temáticas e concluir a elaboração do PTDS no prazo previsto.  
“A articulação territorial foi proveitosa, produtiva e estabeleceu um planejamento para 2011” (Yon Fontes, no final da reunião).
Novo espaço – O funcionamento do Centro de Vocação Tecnológica Territorial – (CVTT) recentemente inaugurado ficou também decidido. A ocupação do imóvel será aproveitada plenamente e já.  A Secretaria de Agricultura de Senhor do Bonfim e a coordenação do território ocuparão o espaço, que a partir de março poderá receber cursos mensais e anuais de formação técnico-profissional, com preferência para a caprinoovinocultura, sua destinação inicial. No entanto, algumas dessas deliberações implicam em rateio de custos e somente serão confirmadas após reunião da associação dos prefeitos do Piemonte. Segundo Paulo Machado, que preside a entidade dos gestores, eles estão sendo consultados, convocados e provavelmente no próximo 18 de janeiro, data de fundação do consórcio, esse ponto será concertado.
Vamo ver – Quando a recém eleita coordenadora geral do TIPNI Bernadete Rocha encerrou a reunião, ficou uma importante questão sem resposta: Qual o papel do Colegiado do TIPNI em relação ao Consórcio Público igualmente atuante na área territorial? Todos querem saber se a atribuição do Colegiado TIPNI é consultiva ou deliberativa. O consenso s encontrou um consenso: “devemos todos pesquisar a legislação vigente e encontrar a resposta”. Enquanto isso, dia 18 haverá a assembléia estatuinte do consórcio na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim. Na tarde do mesmo dia, coordenadores dos eixos temáticos se reunirão com consultores (Seplan e INGÁ) no CVTT.
Governo Cuidando da Nossa Gente
    Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: