Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Após terceiro roubo a Krajcberg, Estado vai contratar segurança- Bahia


PATRIMÔNIO A casa do artista plástico, em Nova Viçosa, onde está o acervo, foi roubada no último dia 31 de dezembro

MÁRIO BITTENCOURT Nova Viçosa

Uma semana depois do roubo à casa do artista plástico polonês Frans Krajcberg, 89 anos, no Sítio Natura, em Nova Viçosa, a polícia não sabe o que foi roubado e nenhum suspeito foi preso. O fato ocorreu em 31 de dezembro do ano passado e foi comunicado à polícia por funcionários de Krajcberg somente no dia 4 deste mês. O artista está em viagem na França.

Este é o terceiro roubo à casa do artista e, somente agora, as mais de 200 obras - entre esculturas, fotos e quadros - deverão ter a proteção de empresa de segurança privada a ser contratada pelo governo, que abre, na próxima segunda-feira, um processo de licitação para este fim, informou ontem a assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A empresa contratada deve iniciar as atividades em março.

A ideia da licitação para empresa de segurança para o Sítio Natura surgiu meses após a assinatura de escritura pública de doação com encargos e cláusula de usufruto entre o Estado e Krajcberg, em 2 de junho de 2009. Pelo acordo, todas as obras vão ser doadas ao governo após a morte do artista.

Museu O diretor de museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão ligado à Secult, Daniel Rangel, fez um pedido de contratação da empresa de segurança seguido de justificativa para a assessoria jurídica do Ipac que, segundo a assessoria da Secult, deu autorização, ontem, para que seja aberto processo de licitação.

"O governo está preocupado em zelar pelas obras de Krajcberg, sobretudo porque no futuro elas serão do Estado", revelou Daniel Rangel, explicando que o plano é colocar segurança 24 horas no museu, com dois homens, um na portaria e o outro com uma moto, fazendo rondas no sítio, de 50 hectares.

"Estamos catalogando as obras e elaborando projeto para a conclusão do museu", declarou Rangel. No acordo (veja trechos em fac-símile ao lado), ficou definido que, no prazo de 150 dias, o Estado assumiria a execução das obras do museu.

Krajcberg confirmou ao A TARDE, em maio de 2010, que a doação acontecerá após sua morte. "Todos os meus bens entreguei para a Bahia. Depois de minha morte, o Estado será dono de tudo". A TARDE tentou contato com o artista ontem, por telefone, na França, mas não foi possível localizá-lo.


Nenhum comentário: