Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tribuna da Bahia Boa Terra - Ícone da cultura, Mestre Didi no museu

Os totens e as esculturas singulares do Mestre Didi foram definidos ontem como as peças da exposição inaugural do “Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira”, no Palácio do Tesouro, do centro de Salvador. A decisão, que é noticia exclusiva da coluna, foi tomada numa reunião entre o artista plástico Emanoel Araújo, criador do Museu Afro Brasil, em São Paulo, e o presidente da Associação de Amigos da cultura Afro brasileira, José Carlos Capinam, que idealizou o Museu e é mais conhecido nacionalmente como um dos criadores do movimento “Tropicalista”.
Deoscoredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi, é sacerdote e artista, e considerado uma lenda viva da cultura baiana e das religiões afro-brasileiras. Mais do que isto, aos 93 anos de idade, é identificado oficialmente como o mais antigo descendente do poderoso e guerreiro reino africano de Ketu. O seu status religioso é tão alto que o Mestre Didi não dá entrevistas. Só fala através de interlocutores.

Nenhum comentário: