Noticia Capital | |
Lançado simultaneamente em janeiro deste ano em mais de 60 países e em cerca de 20 idiomas, o polêmico documentário “Zeitgeist: Moving Forward – o Futuro é Agora” será uma das atrações do VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual – CineFuturo - de 25 a 30 de julho, em Salvador. A exibição contará com a presença do próprio diretor do filme, o norte-americano Peter Joseph. Este longa-metragem é o terceiro investimento naquilo que se tornou um projeto cultural de filmes em série que propõe um caminho para a transição do atual paradigma socioeconômico monetário que rege a sociedade no mundo inteiro. A partir de três temas centrais - comportamento humano, economia monetária e ciências aplicadas – “Zeitgeist” propõe o redesenho de uma empírica vida na Terra em nome da sobrevivência humana e social. O diretor estabelece uma abordagem social nova e radical, porém prática, baseada em conhecimentos avançados que poderiam resolver os atuais problemas sociais enfrentados pelo mundo contemporâneo, como as guerras, a pobreza, a corrupção, a fome, a miséria e o sofrimento humano.
Peter Joseph - O diretor, produtor, escritor, cineasta, compositor, editor e narrador da obra, Peter Joseph, se tornou acidentalmente reconhecido dentro da comunidade de documentários através de seu controverso e premiado trabalho “Zeitgeist: The Movie”, de 2007, o qual registrou mais de 100 milhões de acessos on-line no primeiro ano de exibição. Inicialmente, este filme não era um filme em sua concepção original, mas assim foi reconhecido depois que alcançou fama mundial.
Em 2008 o filme “Zeitgeist: Addendum”, continuação do documentário anterior, estreou no Artivist Film Festival, em Hollywood. Tal como aconteceu com seu antecessor, “Addendum” foi premiado e se tornou outro fenômeno viral da internet, com mais de 50 milhões de exibições durante seu primeiro ano.
Após o sucesso do lançamento desta continuação, Peter Joseph fundou um movimento social inspirado na reação do público e o chamou de “Movimento Zeitgeist”. Hoje, é uma organização em escala global com mais de meio milhão de inscritos em 200 países, inclusive o Brasil, e seu objetivo é dar início à transição da cultura atual para um novo paradigma econômico sustentável. Este terceiro projeto, Zeitgeist: Moving Forward – o Futuro é Agora” é, em parte, uma expressão midiática com o mesmo foco. O filme apresenta atores notáveis que, de forma abstrata, representam as diversas atitudes relacionadas à mensagem dramática, além de utilizar vigorosos recursos visuais e de animação em 2D e 3D.
Bertolucci - Já na sua sétima edição, o Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, antigo SemCine, hoje denominado CineFuturo, idealizado e comandado pelo cineasta baiano Walter Lima, promete esquentar o próximo inverno soteropolitano, reunindo convidados especiais, cineastas, produtores, professores, atores, técnicos, estudantes e o público em geral, em torno de uma ampla programação no Teatro Castro Alves, Teatro Martim Gonçalves, Instituto Goethe (ICBA) e Aliança Francesa. O CineFuturo é uma realização da VPC Cinemavídeo e Universidade Federal da Bahia, com patrocínio da Oi e apoio da Secretaria de Cultura do Estado/Governo da Bahia e durante os seis dias do evento haverá mostras cinematográficas, “diálogos”, lançamentos, mesas-redondas e o curso Single Short Cinema, realizado por Leonard Retel Helmrich, diretor do filme “Posição Entre as Estrelas”. Este ano, o CineFuturo prestará homenagem especial ao consagrado diretor italiano Bernardo Bertolucci, com uma Mostra Retrospectiva de seus principais filmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário