Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pedagoga coloca conceitos sob apreciação em A arte e a educação

Relise


Pedagoga coloca conceitos sob apreciação em A arte e a educação

Emiliana Carvalho

Jornalista

Há um muro ou uma ponte entre a arte e a educação? No intuito de “elucidar quaisquer equívocos quanto ao uso da arte para fins curriculares”, entre outras reflexões, a pedagoga e professora Maisa Antunes traz para o centro das discussões A arte e a educação, um livro de entrevistas que põe frente a frente as concepções de um arte-educador e de um artista a respeito do tema.



“Eu tento abrir, como espectadora, um campo de reflexão sobre a Arte e a Educação. Para isso conto com o arte-educador Duarte Júnior, um crítico da educação conservadora, um sonhador que acredita na possibilidade de uma educação do sensível, pautada em fundamentos estéticos e conto também com o artista e filotógrafo (filósofo-fotógrafo) Marcos Cesário, poeta das imagens e das palavras, que vem afirmar e nos mostrar que Arte é Arte e Educação é Educação. São olhares diferentes e, às vezes, complementares” – afirma Maisa, que é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFBA.



Ao que tudo indica A arte e a educação promete quebrar uma antiga relação entre estes campos que nasceu em 1971 quando a disciplina Educação Artística passou a ser obrigatória na rede de ensino público do Brasil e acabou propagando a ideia de que estes conceitos são equivalentes. Mas, segundo a pedagoga, eles são diferentes e independem um do outro. “A Educação tem utilidade, tem um fim. O fim da Arte é a própria Arte” – enfatiza.



No entanto, a autora não descarta a interligação entre ambas e considera que há possibilidades “de uma ajudar a outra, de acontecer experiências de complementaridade”. Assim, A arte e a educação vai intencionalmente na contramão dos conceitos estabelecidos para abrir uma nova linha de pensamento.

O lançamento de A arte e a educação acontecerá no dia 10 de agosto, às 18h, no Auditório do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. Os livros serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas públicas e diversas instituições de ensino.



Mais informações:

(74) 8814.7796/ 9115.5097



--
(74)3541 8329
Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário: