Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

LATÍCINIO PARA BONFIM



Wilson Brito disse: “vem
e Paulo Machado: “valeu”

Em reunião na tarde ontem, em Senhor do Bonfim, o secretário Wilson Alves de Brito Filho, da SEDIR (Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Estado da Bahia) reuniu-se com o Prefeito Paulo Machado e representantes de setores da cadeia produtiva do leite e declarou: “A unidade vem. Viemos para apresentar a planta do laticínio que aqui será construído e fazer as confirmações técnicas. Depois é só autorizar o breve início de sua obra”. Os aplausos foram automáticos.
Prato cheio – A reunião no auditório da Aciasb foi extremamente objetiva. Comportou apenas protagonistas diretamente interessados na unidade de beneficiamento de leite. Ao confirmar a decisão, Wilson Brito disse que sua nomeação para a SEDIR foi fruto de remanejamento em que o governador Jaques Wagner levou o ex-secretário Edmon Lucas para a chefia de seu Gabinete. Ele disse ter acompanhado a “persistência do prefeito Paulo, há mais de um ano de pires na mão, reivindicando de Edmon Lucas, na SEDIR, este laticínio que agora vem servir a Senhor do Bonfim e aos municípios do Território Piemonte”.
O prefeito ratificou as palavras de Wilson Brito e declarou-se feliz pela conquista do laticínio: “Valeu a nossa luta pelo desenvolvimento da região e pelo benefício às suas comunidades rurais de produtores, com sua liderança cooperativa e associações” – disse. “É um reconhecimento à nossa bacia leiteira e um ganho para a saúde da população e para a nossa economia: mais emprego, aproveitamento e escoamento de produtos, e processamento industrial com agregação de valor. Os empreendedores contarão com estrutura higiênica, pronta a receber insumos, processar e abastecer de leite queijo, manteiga, iogurte a população de nossos municípios.
Presenças – No evento, Raimundo Freitas (secretário municipal de Agricultura), Dermival Oliveira (superintendente da CAR), Beatriz Lobo e José Ranulfo (presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim que assina o convênio do Laticínio) usaram a palavra em torno da breve instalação da unidade de beneficiamento do leite. Também participaram: o técnico Roberto Bandeira (da SEDIR); o vice-prefeito Aurélio Soares (Senhor do Bonfim); a coordenadora do TPNI, Bernadeth Rocha; Márcio Araujo (Coopleq); Vivaldo Verdes Mares (vereador em Capim Grosso); Eliston Felisberto (Apleq), Arnaldo Oliveira (gestor do SEBRAE), entre outros.
Laticínio, local e instalações
A planta do laticínio apresentada pelo secretário é moderna e deve atender todos os requisitos da autoridade sanitária. A área de 2.000 m² fica ao lado do posto de combustível, localizado em frente à estação rodoviária de Senhor do Bonfim. Cerca de 500m² corresponderão à área construída e o restante será de pavimentação e área verde. A planta também assinala: entrada para pequenos animais, área de circulação de veículos; entrada de leite, (específica para instalação de equipamentos industriais de produção, processamento, finalização e distribuição do produto).
Na área administrativa haverá cozinha, refeitório, almoxarifado; reservatórios de água com capacidade para 60 mil e 10 mil litros, respectivamente. Uma caldeiraria destinada para processamento (em alta temperatura), lavagem e esterilização a vapor de materiais e equipamentos que vão produzir leite, queijo, iogurte também será instalada.
Segundo o coordenador técnico da SEDIR, Atahualpa Costa, a área total já prevê a expansão da produção do laticínio. “A estrutura inicial atenderá o processamento de leite in natura atual (15 a 20 mil litros leite/dia) num turno normal. Essa estrutura suporta a produção de 50 a 70 mil litros/dia, ainda sem nada alterar na área”.
O convite – Como o ato de lançamento do laticínio deve acontecer em breve, o prefeito Paulo Machado fez do secretário Wilson Brito portador de seu convite pessoal ao governador Jaques Wagner para que este venha à Exposição Agropecuária de Senhor do Bonfim, ocasião em que lançará a pedra fundamental da obra.
Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: