A Tarde | |
Página 1
CINEMA O diretor Lázaro Faria e o produtor Zelito Viana vão transformar em romance histórico o episódio da Independência da Bahia
Leonardo Leão - Data da Independência da Bahia e, por conseguinte, do Brasil, quando finalmente as tropas portuguesas foram expulsas do território brasileiro em 1823, o dia 2 de julho será tema de um longa-metragem,
Ainda sem título definido, o filme será um romance histórico. Segundo o diretor Lázaro Faria, partindo de um triângulo amoroso fictício, o enredo narrará a guerra entre Brasil e Portugal após o grito da independência dado por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822.
Com produção de Zelito Viana, que trabalhou com Glauber Rocha em filmes como Terra Em Transe e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, o longa está em fase de seleção de elenco e será rodado em 2012. "Será uma prestação de serviço, um resgate de um importante capítulo da história baiana e brasileira pouco divulgada no resto do País", disse Viana.
Storyboard
Apesar da filmagem só acontecer no próximo ano, o projeto já terá frutos em 2011. De acordo com Lázaro Faria, em julho, será publicado um livro com o storyboard - desenhos em estilo quadrinhos que orientam a produção - do filme, que foi elaborado pelo artista plástico Edmundo Simas a partir do roteiro de José Araripe Jr.
"Parte dos recursos obtidos com a venda irá para o professor Cid Teixeira", afirmou o diretor, lembrando que o historiador baiano, de 87 anos, foi consultor do projeto desde o início das pesquisas em 2003. "Sem ele não faríamos o filme".
Nenhum comentário:
Postar um comentário