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sábado, 11 de junho de 2011

Estado investe na programação especial e mantém a tradição das festas juninas


Diário Oficial

SÃO JOÃO n Serão seis dias de arrasta-pé, muito licor e forró pé-de-serra na capital e em mais de 100 municípios baianos
Os secretários estaduais do Turismo e de Comunicação anunciaram ontem as atrações da festa
Zabumbas, triângulos e sanfonas vão embalar os festejos juninos de mais de 100 cidades do interior baiano, mantendo viva a tradição do forró pé-de-serra. Com investimentos de R$ 10 milhões, o governo estadual, por meio de convênios e repasses de parceiros, vai apoiar a festa com o objetivo de consolidar o São João da Bahia como produto turístico num mês considerado pelo trade como de baixa estação.
A maior festa regional do país será realizada também nas principais praças e largos do Pelourinho, em Salvador. A programação foi anunciada ontem pela Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), durante coletiva na sede do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), em Salvador, e inclui shows de Gilberto Gil, Elba Ramalho e Alceu Valença, além de outras 150 atrações, a exemplo de trios de forró e concurso de quadrilhas. Dessas, mais de 95% são baianas.
De 16 a 25 – Para quem gosta de arrastar o pé, pode aproveitar a festa que será realizada entre os dias 16 e 25 deste mês, nas principais praças e largos. A previsão é de que, nesta edição, o evento movimente mais R$ 125 milhões em atividades nos principais destinos turísticos.
Cerca de 500 mil pessoas devem circular no estado durante os festejos. A TWB estima movimentação de 185 mil pedestres e 22 mil veículos no sistema ferry-boat nesse período.

Dimensão turística – Segundo o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, antes, o São João no litoral não tinha dimensão turística, o que contrastava com o fluxo intenso de pessoas no interior. "Nos parques hoteleiros do litoral, tínhamos baixa na ocupação hoteleira, porém, essa realidade vem mudando. Em 2007, uma grande operadora vendia 12 mil pacotes turísticos para a Bahia. Este ano, a mesma operadora vai vender 35 mil apenas em São Paulo", disse.
Na avaliação do presidente do Sindicato dos Hotéis e do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, "o trade turístico abraçou o projeto da Setur em formatar o São João, pois, além de divulgar, cria um atrativo para Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, que não possuem tradição. É uma forma de movimentar a cidade. Acreditamos que com essa divulgação e preços promocionais, teremos incremento de 30%, alcançando ocupação entre 60 e 70%."
Cidades terão entre R$ 30 mil e R$ 100 mil
Segundo critérios como tradição, justificativa turística, dimensão do evento, população e disponibilidade financeira do governo estadual, as cidades receberão entre R$ 30 mil e R$ 100 mil.
Em Ilhéus, por exemplo, o arraiá acontece de 22 a 28 de junho e emenda com as festividades do aniversário da cidade. Com estrutura montada de palco, a ‘terra de Gabriela’, personagem de Jorge Amado, recebe as atrações Adelmário Coelho, Estakazero e Zelito Miranda.
Cadeia produtiva – "É uma festa com indumentária, cultura, dança, música própria, sem falar que toda a cadeia produtiva trabalha efetivamente nesse período. A partir do incentivo, abre-se um leque de mercado para os forrozeiros baianos. Esta é uma fórmula de sucesso no interior, que vem dando certo também na capital", afirmou o cantor Zelito Miranda.
Na terra do descobrimento, Porto Seguro, o forró está programado para o período de 21 a 26 de junho. O palco e as atrações Adelmário Coelho e Carlos Pitta estão sob a responsabilidade da Bahiatursa.
Divulgação em todo o país
Com mais de 550 mil acessos até anteontem, o site oficial do São João da Bahia está no ar desde o início de maio. Quem quiser conhecer melhor a programação e o local dos festejos pode acessar o siite www.saojoaobahia.com.br.
Curiosidades, comidas típicas, como chegar e onde ficar são algumas das informações disponíveis.
Operadoras – "O trabalho de divulgação foi bem mais forte este ano, tanto em Minas Gerais, como primeiro destino de emissores de turismo no estado, como em São Paulo. Fizemos dois lançamentos para operadoras, com 600 agentes de viagem em Belo Horizonte e 900 em São Paulo", explicou o diretor de mercado nacional da Bahiatursa, Fernando Ferrero.
A principal novidade da ferramenta é o contato direto com o internauta por intermédio das redes sociais e recursos multimídia. Na página dedicada aos artistas, os fãs podem acessar músicas, informações, fotos e ouvir um programa de rádio dedicado a cada artista
Serviços de saúde e de segurança pública
De acordo com informações da Polícia Militar, a corporação pretende trabalhar com o efetivo de 450 policiais no circuito da Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho, e praças na área do Centro Histórico de Salvador.
Para manutenção da ordem pública, policiais serão distribuídos em postos elevados e equipes ficarão responsáveis por abordagens com detector de metais, além do auxílio de câmeras de monitoramento.
"Vamos garantir segurança, saúde e o conforto dos que vão participar dos festejos", informou o secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, que também participou da coletiva.
Na área de saúde, estima-se que 70 profissionais atuem para prestar atendimento ao público que participará da festa no Centro Histórico.
Será montado um posto médico e disponibilizada ambulância para apoio em casos de emergência na Praça da Sé. Na região da Casa do Benin, uma ambulância do Salvar também ficará a postos. E nas imediações do centro haverá ambulância do Samu para deslocamentos e apoio.

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