Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Culturas populares baianas são catalogadas em publicação inédita


Governo Federal - Ministério da Cultura
Governo do Estado da Bahia - Secretaria de Cultura

Conhecidas nacionalmente ou reconhecidas apenas nas suas cidades de origem, as manifestações culturais da Bahia agora podem ser facilmente localizadas por pesquisadores, produtores e todo o público interessado. Com lançamento marcado para o dia 28 de outubro, às 19 horas, na Casa da Diversidade (Pelourinho), o Catálogo Culturas Populares e Identitárias lista o endereço, telefone e outros contatos de cerca de 700 artistas, mestres e entidades que trabalham com estas manifestações. O catálogo é uma publicação da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), por intermédio do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias, editado por sua Assessoria de Comunicação.

Expressões artísticas como Nêgo Fugido (Santo Amaro), Filarmônica Lira Ceciliana (Aratuípe), Zambiapunga (Nilo Peçanha), Terno de Reis (vários municípios), Os cãos (Jacobina), Roda de São Gonçalo (Santa Brígida) são classificadas com descrição do bem cultural, endereço de contato, telefone e número de integrantes. Trinta e sete grandes grupos foram identificados, determinando o tema de cada capítulo da publicação (confira lista abaixo).

O catálogo apresenta o perfil de cada uma destas manifestações, incluindo suas origens, características principais, territórios onde existem na atualidade, quando podem ser vistas, e outras informações. Os mestres mais antigos, verdadeiros guardiões da sabedoria popular, são homenageados nos textos de apresentação, onde recebem destaque.

O cadastramento das manifestações foi feito a partir de chamada pública realizada pelo Núcleo de Culturas Populares e Identitárias/Secult, entre abril e maio de 2010. Apenas dois territórios de identidade não responderam ao chamamento. Durante o cadastramento, mestres e agentes de cultura, representantes de manifestações e associações culturais, folcloristas, líderes comunitários, artistas e pesquisadores enviaram formulários com informações gerais, além de fotos, vídeos e gravações de áudio referentes a seus trabalhos.

Além do mapeamento, o catálogo traz um texto do coordenador do Observatório da Diversidade Cultural, José Márcio Barros. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o doutor em comunicação e cultura assina o texto “A diversidade cultural, o identitário, o popular, o tradicional”, no qual analisa os conceitos de cultura e identidade. 

Além de promover maior visibilidade para as manifestações populares e suas atividades, “o catálogo também auxiliará na implementação de políticas públicas voltadas para este setor”, é o que afirma o diretor do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias da SecultBA, Hirton Fernandes.

Para o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, o cadastramento dos grupos de Culturas Populares vem contribuir com a implementação de políticas públicas no estado da Bahia. “Realizamos o cadastramento dos blocos de matriz africana, do Teatro de Rua, do Circo, das obras artísticas que estão em vias públicas, o cadastramento das Filarmônicas. Esse governo teve a preocupação de conhecer e mapear esse estado. Só conhecendo os grupos e suas necessidades, podemos criar políticas públicas com eficiência”, defende o secretário.

O lançamento do catálogo faz parte da programação dos Encontros com as Culturas Populares e Identitárias, que acontece de 23 a 29 de outubro, no Pelourinho.

Confira a programação completa em www.cultura.ba.gov.br.

Capítulos do Catálogo:

-          Cerâmica, Renda e Trançados
-          Bacamarteiros
-          Banda de Pífanos
-          Barquinha
-          Benzedura, Cura, Parto e Reza
-          Bordado, Corte e Costura
-          Cantos Cerimoniais
-          Cantos de Trabalho
-          Capoeira, Maculelê e Orquesta de Berimbaus
-          Chegança
-          Comunidades Quilombolas
-          Congada
-          Cordel e Poesia Popular
-          Culinária
-          Danças de Roda
-          Dança e Música
-          Danças Indígenas e Toré
-          Expressões Culturais Contemporâneas
-          Expressões Culturais Religiosas
-          Fanfarra e Filarmônica
-          Festa do Divino Espírito Santo
-          Folguedos de Boi
-          Forró e Sanfoneiro
-          Lindro Amô
-          Maneiro Pau
-          Mascarados
-          Nego Fugido
-          Penitência e Terno das Almas
-          Quadrilha
-          Queima de Palhinha
-          Reis
-          Repente
-          Roda de São Gonçalo
-          Samba
-          Teatro de Bonecos, Bonecões e Mamulengos
-          Teatro de Rua e Teatro Popular
-          Tradição Oral e Griôs
-          Destaque e Diversos




Assessoria de imprensa:
Quarta Via
Jane Fernandes
(71) 3382-0183 / (71) 9933-0182 / (71) 9162-1311


Marcelo de Trói - assessor de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3016 / 3026 / 3027 / (71) 9983-5278


Nenhum comentário: