Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

3 PONTES Projeto leva baianos para apresentar as artes visuais do Brasil na II Trienal de Luanda, mais importante evento voltado para a produção artística contemporânea do continente africano.


topo_email.jpg

 
[obras de Adriana Araújo, Ana Dumas, Anderson AC, Ayrson Heráclito, Caetano Dias, Coletivo Recircular, Christian Cravo, Dedé, Denissena, Eneida Sanches, Gaio Matos, Glauber Rocha, Flavio Lopes, Ieda Oliveira, Marcondes Dourado, Mario Cravo Neto, Marepe, Maxim Malhado, Naum Bandeira, Sarah Hallelujah e Virgínia de Medeiros]

abertura | dia 25 de outubro 2010 [segunda] | Luanda - Angola

A produção atual de arte visual da Bahia chega até a África representada pelo projeto 3 PONTES. A partir do dia 25 de outubro, a “II Trienal de Luanda 2010 – Geografias Emocionais | Artes e Afectos” - principal evento cultural dedicado à arte contemporânea do continente africano -, vai promover uma exposição de arte, exibição de filmes, intervenções urbanas de artistas e o lançamento de livros da antropóloga baiana Goli Guerreiro. Juntas, essas atividades culturais refletem a influência da tradição africana reinterpretada pela contemporaneidade.  A iniciativa busca estabelecer novas trocas e estimular o diálogo entre a produção artística atual da Bahia e de Angola, atualizando imaginários, rompendo com estereótipos e ressaltando a diversidade presente nos trabalhos de seus artistas.
O projeto 3 PONTES tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), e do Museu de Arte Moderna da Bahia. Daniel Rangel, Diretor de Museus do IPAC, foi convidado pela Fundação Sindika Dokolo (instituição organizadora da Trienal de Luanda) para fazer a curadoria desse projeto, iniciando um intercâmbio que, antes mesmo da realização da Trienal, transformou-se numa sólida parceria. Desde 2009, foi realizada uma série de eventos artísticos em Salvador e em São Paulo, num movimento consolidado com a assinatura de um termo de cooperação cultural entre o Governo do Estado da Bahia e a Fundação Sindika Dokolo.
“A política de internacionalização da Cultura do Governo do Estado tem dado bastante resultado. Os editais estão permitindo viagens e residências artísticas no exterior, temos mostrado a cara da Bahia contemporânea”, explica o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles. “Estamos em Xangai e na Dinamarca com o Bahia Music Export, levando o Ilê Aiyê, uma das vitrines do Carnaval Ouro Negro, a BaianaSystem, que tem feito uma releitura da guitarra baiana e o Samba de Chula de São Braz. Com a participação desse time de artistas expressivos das artes contemporâneas na Trienal de Luanda, nós fechamos um ciclo interessante de nossa gestão. A aproximação com o continente africano tem sido uma das prioridades na área de relações internacionais do Governo. Estamos comemorando nossa participação em todos esses eventos”, declara Meirelles.
Segundo Fernando Alvim, vice-presidente da Fundação Sindika Dokolo, a abertura do projeto 3 PONTES está sendo esperada com bastante expectativa em Angola. “Esta é a primeira vez que a Bahia chega a nosso país com um número tão significativo de obras. Com o 3 PONTES, o público vai poder conhecer a produção atual da arte baiana, sua qualidade e sua estética. Além disso, a expectativa em torno da participação dos baianos é ainda maior pela presença de autoridades da área da política cultural da Bahia e do Brasil, que vão ministrar Conferências no dia de abertura do 3 PONTES”, afirma Alvim, que comemora o público de 40 mil pessoas na II Trienal, desde que ela foi inaugurada, no dia 12 de setembro.  Daniel Rangel e Afonso Luz, Diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), vão ministrar duas Conferências na II Trienal - o primeiro, sobre o projeto 3 PONTES e a Política de Museus e, o segundo, sobre a relação Brasil x África na política cultural do Minc e a economia da cultura.
Para Daniel Rangel, o 3 PONTES representa um novo momento na interação entre a África e o Brasil. “Esta é a primeira vez que, neste processo de trocas contemporâneas, a Bahia vai até Angola.  Além disso, ao unir a produção artística atual destes dois países e estimular a reflexão sobre a relação entre elas, estamos contribuindo para atualizar o imaginário sobre a arte baiana e africana, rompendo com estereótipos e apresentando a diversidade presente nos trabalhos de seus artistas. Também, estamos juntando forças e dando visibilidade a esta produção no mundo”, finaliza.
Agora, a partir da Bahia, o Brasil se torna destaque dentro da programação II Trienal de Luanda. O 3 PONTES vai apresentar fotografias, pinturas, vídeos, filmes, instalações e intervenções urbanas de artistas consagrados, como Glauber Rocha, Mario Cravo Neto e Marepe, até outros que, mais recentemente, têm se destacado no circuito local e em eventos nacionais de artes visuais, como Christian Cravo – filho do fotógrafo Mario Cravo Neto-, Ayrson Heráclito, Caetano Dias, Gaio Matos, Virgínia de Medeiros, entre outros.
 
A abertura da exposição 3 PONTES acontece no dia 25 de outubro, a partir das 18h30, no Espaço Platinium. Depois, a partir das 20h, serão abertos os diferentes espaços que acolhem o 3 PONTES dentro da II Trienal (o Museu Nacional de História Natural - SIEXPO, os Espaço Globo e Unap, no município da Ingombotas). Um dia antes, serão exibidos filmes de Glauber Rocha no Nacional Cine Teatro, onde acontecem também as Conferências que precedem a abertura, no dia 25/10. O 3PONTES fica em cartaz até o encerramento da II Trienal, no dia 19 de dezembro de 2010.
A partir do dia 07 de dezembro, o resultado do processo da rápida residência dos nove artistas baianos em Luanda (com intervenções urbanas, fotos e instalações) será apresentado em São Paulo, na SOSO+ Espaço Cultural, concluindo o projeto 3PONTES no Brasil. Antes, as exposições Primeira Ponte e Segunda Ponte tinham dado uma prévia do que seria apresentado em Angola, marcando a abertura da SOSO+, localizado na Avenida São João, coração da cidade de São Paulo.
  
Em anexo, release, press kit completo e fotos das obras do 3PONTES, para visualização em baixa resolução seguem em anexo
(para imagens com maior resolução, entrar em comtato com a assessoria).
  
 
Mais informações sobre a II Trienal de Luanda:
Blog da Fundação Sindika Dokolo (http://fundacaosindikadokolo.wordpress.com/)
 
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Ana Paula Vargas: 71 3117 6445/ 71 9995 9593 (paula.vargas@gmail.com)

SERVIÇO
O que: 3 PONTES | Arte contemporânea da Bahia em Angola (projeto integrante da II Trienal de Luanda)
Quando: abertura dia 25 de outubro 2010. Visitação até o dia 19 de dezembro.
Onde: Museu Nacional de História Natural, nos Espaço Platinium, Globo e Unap (município da Ingombotas, Luanda/Angola).
Aberto ao público

 



--
Marcelo de Trói
Assessoria de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3016 / 3026 / 3027
(71) 9983-5278 / 8151-0893
ascom@cultura.ba.gov.br
http://plugcultura.wordpress.com
http://www.flickr.com/photos/secultba/
http://twitter.com/SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário: