Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MinC e MMA lançam a segunda edição do concurso de animação

CineAmbiente
Na tarde de sexta-feira (15), o Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), lançou oficialmente, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, a 2ª edição do Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas de Micrometragem, Gênero Animação, Cine Ambiente. O tema das produções será “Consumo Sustentável e Biodiversidade”. As inscrições ficam abertas até o dia 20 de novembro, e serão selecionados dez desenhos animados. Cada projeto contemplado receberá R$ 20 mil para apoiar as produções.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, ressaltou a importância de integrar as políticas públicas do governo, buscando garantir mais eficiência. “Esta parceria que estamos fazendo com o MMA é fundamental para o desenvolvimento das políticas culturais. O Estado tem um papel importante na construção de uma sociedade sustentável, e a produção audiovisual possibilita, de forma agradável, atrair as pessoas a se interessarem por temas vitais, como a questão ambiental”.

Durante o evento, autoridades, ambientalistas e representantes de empresas também assistiram aos dez desenhos animados premiados na edição de 2009, com duração de um minuto cada, sobre mudanças climáticas. Os curtas serão exibidos no circuito Tela Verde, do MMA, e nas TVs Públicas. A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Samyra Crespo, também presente no evento, destacou a importância das mídias digitais e audiovisuais como instrumento estimulador de novos comportamentos sobre a questão ambiental.

O Cine Ambiente pretende fortalecer as discussões da temática ambiental dentro de um conceito mais amplo, que combine sustentabilidade, desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida no planeta. Juca Ferreira esclareceu que “muitas vezes, nos deparamos com iniciativas culturais dentro de comunidades que, apesar de terem direitos, nunca tiveram acesso a recursos públicos. O MinC tem procurado justamente promover esse apoio, para capacitar essas comunidades a construírem cidadania, integrando-as à sociedade”.

Os curtas abordam as temáticas ambientais, buscando despertar um olhar crítico na sociedade e estimulando a construção de soluções e novos comportamentos sobre a questão ambiental.

Seguem, abaixo, os premiados do 1° Edital Cine Ambiente:
Bafo Quente, de Maurício de Oliveira Maia
Bilhõõões de Árvores, de Francisco Tadeu Soares da Silva
Bomtempo, de Alexandre Dubiela Evelin
Caixa, de Luciana Kimie Eguti
Estufa!, de Fernando Antônio Miller Duarte
Gente Grande, de Caroline Aparecida dos Santos
O Diário da Terra, de Diego Pereira Viegas
Polar, de Thais Pereira Tessler
Ponto de Equilíbrio, de Analúcia de Godoi
Urso Despolar, de Maxwell Nascimento Duarte

Edital do 2° CineAmbiente
As inscrições para o 2° CineAmbiente começaram no dia 5 de outubro e ficarão abertas até o dia 20 de novembro. O edital está disponível aqui.
Para se inscrever, os concorrentes deverão apresentar suas propostas acompanhadas de:
Requerimento de Inscrição;
Projeto Técnico de Curta-Metragem de Animação;
Currículo do diretor;
Autorização de Cessão de Direitos Autorais, quando o roteiro for desenvolvido a partir de obra de terceiro;
Autorização de uso de arquivos de imagens e/ou sons, cujo titular de direitos patrimoniais não seja o proponente.
Teatro de dança
Após a cerimônia do CineAmbiente, Juca Ferreira assistiu ao ensaio da Companhia de Teatro de Dança Rubens Barbot, no Espaço Cultural Tom Jobim, no Jardim Botânico. O grupo apresenta durante toda a semana o espetáculo 40 +20, que representa 40 anos de carreira de Rubens Barbot e 20 da Companhia de Teatro.
(Juliana Nepomuceno, Comunicação Social/MinC)
Written by Circuito Cultural · Filed Under Agenda Cultural BR, Editais BR 

Nenhum comentário: