Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Biblioteca Romulo Galvão - Campo Formoso

Castro Alves elevou sua voz, no poema "O Livro e a América", para bradar:
"Oh, bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É gérmen que faz a palma,
É chuva que faz o mar".

Uma nação se faz com homens e livros, disse Monteiro Lobato, e crendo nisto a prefeita Iracy Araújo inaugurou nesta sexta, 18, com toda grandeza e solenidade que a ocasião merecia, o mais recente e competente meio de cultura que uma cidade do porte de Campo Formoso precisava, e há muito tempo não tinha.
Estamos falando da BIBLIOTECA MUNICIPAL RÔMULO GALVÃO, inaugurada com a presença ilustre do irmão do homenageado, o Sr. Salomão Galvão de Carvalho, além da prefeita e muitos convidados.

A biblioteca recebeu o nome do saudoso RÔMULO GALVÃO, um baluarte na educação da Bahia e filho de Campo Formoso. Foi professor e coordenador da UFBA, dono da rádio mais antiga da nossa região, situada em Senhor do Bonfim, Rádio Caraíba. Mestre em Administração Pública pela Universidade do sul da Califórnia, Los Angeles-EUA,1963. Membro da Comissão de Educação e Cultura, Deputado Federal no período de 1975 a 1979. Em 1978, foi Presidente do jornal "INFORMAÇÃO" da Cidade de Campo Formoso. Em 1986 é nomeado pelo presidente José Sarney Secretário de Educação Especial – SESPE, com sede em Brasília.

No 1º censo nacional das bibliotecas públicas municipais, divulgado pelo Ministério da Cultura, a Bahia ocupa o 16º lugar entre os estados brasileiro com 302 bibliotecas públicas municipais.  Com a população de  14.637.364 habitantes, a Bahia tem 2,06 bibliotecas para cada 100 mil habitantes.   Agora Campo Formoso aumenta esta estatística dando à população condições para aumentar o seu cabedal de conhecimentos.  Serão disponibilizados livros em diversas áreas de conhecimento. A biblioteca tem uma estrutura  adaptada para atender pessoas com necessidades especiais como rampas e banheiro especiais para pessoas com dificuldade de locomoção.

Paralelo ao ato de inauguração da biblioteca houve uma manhã festiva em comemoração ao dia da criança com muitos brinquedos, palhaços, pipoca, balas e  muita diversão coordenada pelo Grupo Culturart. No mesmo espaço aconteceu uma exposição de artesanato em sisal, com vários produtos fabricados com essa matéria prima, onde foi exposto o Núcleo de Geração de Renda. O evento aconteceu na Praça Luiz Viana das 9:00h às 12:00h.  A festividade foi marcada pela presença maciça de alunos e populares.

Nenhum comentário: