Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Museu Carlos Costa Pinto e DIMUS realizam seminário sobre Segurança Patrimonial

A palestra será ministrada pela especialista em Museus, Alessandra Rosso, membro do Comitê Escudo Azul de São Paulo, um dos mais importantes do país na questão de resgate e proteção da herança cultural do país.

Localizado no Corredor da Vitória, o tradicional Museu Carlos Costa Pinto diversifica as atividades culturais neste fim do mês de outubro. O Museu que recebe apoio do Fundo de Cultura do Estado através da Secretaria de Cultura - SecultBA para dinamizar as ações continuadas, também recebeu apoio financeiro da SecultBA através da Diretoria de Museus - DIMUS para a realização do seminário sobre Segurança Patrimonial trazendo uma das mais importantes estudiosas no assunto, a especialista em museus, Alessandra Rosso.

"O apoio oferecido pela DIMUS para viabilizar a vinda da palestrante deste seminário foi uma forma de reconhecer a importância da iniciativa do Museu Carlos Costa Pinto. A segurança é um tema de relevância para todos os museus. Por isso, ao incentivar a ação que visa a melhoria das instituições museológicas do estado da Bahia como um todo, estamos fortalecendo o trabalho do Sistema Estadual de Museus, parte fundamental da política de museus implementada pela Secretaria de Cultura do Estado, através da DIMUS" afirma o Diretor de Museus, Daniel Rangel.

“A proposta de realizar esse encontro é o cuidado com o patrimônio. É preciso conhecer e preservar coleções, patrimônio, edifícios patrimoniais contra qualquer dano que possa ocorrer. Essa palestra ensinará de forma prática e teórica, como prevenir um acervo” afirma a coordenadora cultural do Museu Carlos Costa Pinto, Lícia Greco.

O seminário é voltado para arquitetos, museólogos, historiadores, profissionais de museu, produtores, administradores, técnicos, seguranças de edifícios patrimoniais entre outros. Os interessados devem se cadastrar na sede do museu e realizar a taxa de inscrição de R$ 50 (cinqüenta reais). O seminário acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 9h às 17h no auditório do Museu.

O público irá discutir sobre controle patrimonial, inventário, catalogação, digitalização, sistema de banco de dados, controle e segurança de acervos em reserva-técnica e em exposições temporárias, bem como as nuances para as exposições de longa duração considerando as questões de segurança – física, do mobiliário de armazenagem ou expográfico e de transporte, controle de acesso, manuseio, acondicionamento, entre outros assuntos. No último dia de evento, o público vai assistir apresentação do Corpo de Bombeiros e da Brigada de Incêndio do Pólo Petroquímico.

Escudo Azul – Equivalente a Cruz Vermelha, o Comitê Internacional Blue Shield |Escudo Azul| foi criado em 1954 na convenção da Unesco sobre proteção de bens culturais em caso de conflito armado, porém só foi aprovado através de Protocolo em 1999. O comitê tem como principal objetivo resgatar e proteger a herança cultural dos países em caso de conflito de guerra. No Brasil a sessão de instalação do Comitê Brasileiro foi realizada no Arquivo Nacional em novembro de 2006 e contou com a presença dos dirigentes do Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários, Conselho Federal de Biblioteconomia, Associação Brasileira de Arquivistas e Conselho Nacional de Arquivos. Essas instituições passaram a constituir os membros fundadores do Comitê no Brasil aos quais serão agregadas as entidades representativas dos museus e monumentos.


Serviço
O quê: Seminário sobre Segurança Patrimonial
Onde: Museu Carlos Costa Pinto |Corredor da Vitória|
Quando: 25, 26 e 27 /10
Horário: 9h as 17h
Quanto: R$ 50 (cinqüenta Reais)
Mais Informações: 3336.6081

Programação
____________________________________________________________________
25 de outubro (2ª feira)
Manhã – 9h30 às 12h30
Apresentação Institucional do Comitê Paulista do Escudo Azul (Grupo Patrimônio e Proteção). Apresentação dos Treinamentos já realizados. Análise e avaliação de riscos – definição de “risco”, “proteção” e “segurança”.
Tarde – 14h às 17h
Apresentação de modelo de Facility Report e sua aplicação, considerando desde as características arquitetônicas dos edifícios que abrigam coleções, com ênfase nas questões ambientais e de segurança, bem como a análise da segurança física do prédio – proteção de perímetros, normas de segurança do edifício, controle de acesso, sistemas de vigilância, sistemas de alarme e detecção, CFTV, proteção e combate contra incêndio.

____________________________________________________________________
26 de outubro (3ª feira)
Manhã – 9h30 às 12h30
Sistema de controle patrimonial, inventário, catalogação, digitalização, sistema de banco de dados. Controle e Segurança de acervos em reserva-técnica e em exposições temporárias, bem como as nuances para as exposições de longa duração. Detalhamento destes locais, considerando as questões de segurança – física, do mobiliário de armazenagem ou expográfico e de transporte, controle de acesso, manuseio, acondicionamento, etc. Apresentação de Modelo de Manual de Conservação de Acervos e Laudo de Conservação.
Tarde – 14h às 17h
Elaboração de Modelo de Plano de Emergência. Levantamento de dados, orientações, equipamentos, hierarquia de grupos, comunicações, etc. Noção de interdependência entre todos os envolvidos no plano.
____________________________________________________________________

27 de outubro (4ª feira)
Manhã – 9h30 às 12h30
Apresentação do Corpo de Bombeiros. Apresentação da Brigada de Incêndio. Apresentação da SELTRON (segurança eletrônica). Demonstração de uso de extintores empresa ENÉRBERUS.
Tarde – 14h às 17h
Apresentação do Facility Report e do Plano de Emergência do Museu Carlos Costa Pinto.
Avaliação Geral do Seminário.

-------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
 (71) 3103-3016/ 3027/ 3026/ 9983-5278
--

Nenhum comentário: