Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Por trás das cortinas do filme Ensaio Sobre a Cegueira

O cineasta Fernando Meirelles lança publicação com os bastidores do longa que rodou baseado no livro homônimo de Saramago
JURACY DOS ANJOS
“Um livro que dá mais visão ao visto e ao não visto”. Assim, a idealizadora e editora do título Cegueira, um ensaio, Silvinha Meirelles, sintetiza a obra que surgiu a partir das reflexões e inquietações de seu irmão, Fernando Meirelles, diretor do filme Ensaio Sobre a Cegueira, durante o processo de construção da obra fílmica.

Reunido em 144 páginas, o livro (o lançamento é da editora Master Books) – que pode ser considerado um making of ultras sofisticado – expõe, de forma muito particular, o set de gravação, mostrando detalhes que seriam impossíveis de serem desvendados pelos espectadores sem este livro, o primeiro a ser publicado por Fernando Meirelles.

Afinal de contas, a ideia da obra, segundo Silvinha, é colocar, ao alcance de todos, “o queacontece atrás das cortinas” e também o que o irmão dela escrevia em seu blog, como revela a editora, no prefácio do livro.

Texto de Saramago Por conta disso, o leitor poderá conhecer, em primeira mão, a metodologia adotada por Fernando durante a criação do filme, assim comoos improvisos e o ponto de visto do autor ao contar a história da epidemia de cegueira que acomete a uma população imaginária criada pelo Nobel de Literatura José Saramago (1912-2010), em seu livro homônimo Saramago, inclusive, premia o livro com um texto exclusivo sobre a película.

Histórias Fernando Meirelles relata no livro, por exemplo, o encontro que teve com Saramago, em Lisboa (Portugal), em junho de 2007.

Na ocasião, o diretor brasileiro expôs a ideia do projeto e tentou convencer o escritor português a conceder a autorização para a realização do filme baseado em seu livro.

Aprovação “Apesar de feliz pelo encontro, essa noite me deixou apreensivo.

Por ter sempre se recusado a vender os direitos de seus livros para adaptação (“cinema destrói a imaginação”), achei que ele não estivesse interessado no filme. Para meu desespero, estava enganado”, conta Fernando, dizendo que, quando discutiu o elenco com Saramago, “ele aprovou[ sem questionar] a escolha de Danny Glover para interpretar o Velho da Venda Preta”, ator norte-americano que interpreta uma das peças-chaves da montagem.

Para compor o livro, além das “narrativas linear e temporal” de Fernando (que amarram toda a obra), estão disponíveis em 285 imagens inéditas – e impecáveis – de locações, elencos, bastidores e renders (cenas do filme).

Há também relatos do elenco e técnicos, como a de Don Mckellar, roteirista e ator que interpreta o Ladrão.

Íntegra do roteiro “Trabalhei no roteiro de Blindness por anos, e uma ou mais vezes fiquei quase desesperado.

Tentei inventar nomes e dar aos personagens um caráter e uma história, mas o roteiro ficou parecendo de um filme convencional”, revela o roteirista Don Mckellar.

Na contracapa do livro Cegueira, um ensaio, o leitor ainda pode ler a íntegra do roteiro do Ensaio sobre a Cegueira, escrito por Mckellar.
A Tarde

Nenhum comentário: