Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Jacobina sedia Seminário dos Comitês Afluentes nos dias 18 e 19 de novembro

InformeIngá

A implementação dos instrumentos de gestão na Bacia do Rio São Francisco e seus afluentes que cortam o Estado, e a cobrança do uso de suas águas serão os principais temas discutidos no Seminário dos Comitês Afluentes, que acontece nos dias 18 e 19 deste mês de novembro, no Hotel Serra do Ouro, em Jacobina – a 330 km de Salvador, na região do Piemonte de Diamantina. O seminário tem como objetivo estimular o consumo racional, disciplinado e sustentável dos recursos hídricos na Bahia e o fortalecimento dos colegiados estaduais e nacional para a troca de experiências, entre outros. As palestras e explanações inseridas na programação são: Perspectivas de implementação dos instrumentos de gestão na Bacia do Rio São Francisco; O processo de execução da cobrança no CBH do Rio São Francisco; A experiência do comitê mineiro e da Agência Peixe Vivo – responsável pela cobrança no Rio São Francisco; O estado da arte dos comitês baianos; A integração entre os CBHs afluentes do Velho Chico; Plano de ação entre os CBHs afluentes e as Câmaras Consultivas Regionais para o planejamento integrado. Leia mais.

Ingá propõe projeto para antever desastres naturais
O Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec) firmaram parceria para construírem juntos o projeto intitulado “Elaboração de Planos de Emergência e de Contingência para Eventos Críticos no Estado da Bahia”. O Plano irá também propor uma rede de monitoramento adequada para subsidiar o sistema de alerta, bem como a criação de uma sala de situação que irá dar suporte às ações do Estado e Municípios na prevenção dos desastres naturais considerados eventos extremos. O projeto também visa à capacitação dos técnicos do Ingá envolvidos na execução, iniciando com a contratação de três bolsistas especialistas na área de hidrologia, meteorologia e análise de sistemas ou geoprocessamento com prazo de término das atividades em 18 meses. Leia mais.

GTMAC defende cuidado com aquíferos e PSA 
A proteção de aquíferos (reservas subterrâneas de água) e a implementação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil foram os temas da capacitação do Grupo de Trabalho do Programa Estadual de Restauração e Conservação das Matas Ciliares e Nascentes do Estado da Bahia (GTMAC), realizada na sede do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), em 26/10. O geólogo e especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Zoltan Romero, ministrou palestra sobre a relação entre água subterrânea e efeitos na vegetação e na vazão dos rios que cortam o Estado, alertando para os problemas decorrentes do bombeamento inadequado de poços, o desmatamento nas nascentes e locais de recarga (reabastecimento de aquíferos) e os efeitos diretos na redução dos níveis dos aquíferos. O encontro possibilitou o debate acerca de ações voltadas para a sustentabilidade tais como a redução do assoreamento de rios, lagos e represas, além da recomposição das matas a partir de espécies nativas. Leia mais.

Sema e Ingá capacitam para outorga online
Cerca de 40 técnicos foram capacitados para utilização do módulo de Outorga Online, ferramenta que será implantada no portal do Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seia). O serviço permitirá a abertura e o processamento de pedidos de outorga (autorização para uso de recursos hídricos superficiais e subterrâneos) através do portal e estará disponível para o cidadão ainda no início do mês de novembro. A iniciativa visa estabelecer um canal de comunicação unificado e integrado aos seus usuários e a sociedade, proporcionando agilidade no atendimento e gestão eficiente dos processos ambientais conduzidos pelo governo no Estado. O treinamento conta com o apoio da Coordenação Especial de Integração de Políticas Ambientais (CPA), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e foi conduzido pela equipe da Coordenação de Tecnologia Informação e Comunicação (Cotic), do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). Leia mais.

UR de Feira de Santana estimula educação ambiental
Estudantes da Escola Estadual Olga Noêmia Guimarães, em Feira de Santana, mostraram seus talentos num concurso de desenhos promovido pela Unidade Regional do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), daquele município. Os técnicos da UR de Feira sensibilizaram os estudantes sobre a necessidade de preservação ambiental, especificamente sobre a conservação e o uso racional da água. Os alunos foram estimulados a fazer desenhos para um concurso com o tema "Água, se a gente cuidar, não vai acabar". Além de um brinde surpresa, os três melhores desenhos escolhidos foram publicados no site do Ingá. Os três selecionados ganharam uma caneca personalizada com a estampa do desenho que fez, com seu nome, a série e a idade, e a colocação na qual ficou. Os estudantes premiados também receberam alguns materiais escolares, como lápis, caneta, borracha, marca texto, cola e bloco de anotações. A estudante Ana Gabriele (8 anos), da 2ª série ficou em primeiro lugar; Caio Elias (10 anos), da 4ª série conquistou o segundo lugar; e em terceiro lugar ficou o estudante Lucas Geraldes (10 anos), da 4ª série.  Leia mais.




 







INSTITUTO DE GESTÃO DAS ÁGUAS E CLIMA
Av. ACM, nº 357 - Itaigara - CEP 41.825-000 - Salvador - Bahia - Brasil

Assessoria de Comunicação
ascom@inga.ba.gov.br
Tel. (71) 3116-3215 | (71) 3116-3042 | (71) 3116-3024 | (71) 3116-3286

Nenhum comentário: