Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Programação da TVE Bahia destaca o Novembro Negro

Durante este mês, a TVE Bahia exibe uma programação especial intitulada Novembro Negro, iniciativa associada ao projeto coordenado pela Secretaria de Promoção (Sepromi), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de Novembro).

A emissora contará na sua programação com as interprogramas (vinhetas) ‘Novembro Negro’ e ‘Zumbi’; as séries ‘Periferia’ e ‘TV UFBA - Novembro Negro’; o documentário ‘Artes da Capoeira’; edições especiais dos programas TVE Debate, TVE Revista, Perfil & Opinião e Soterópolis e o documentário ‘Um Vento Sagrado’.

O interprograma ‘Novembro Negro’ tem depoimento de artistas sobre a temática negra. Serão exibidas vinhetas durante a programação diária com os cantores Aloísio Menezes e Lazzo Matumbi e o músico e pesquisador senegalês, Doudou Rose, o antropólogo Antônio Godi e a atriz Karol Senna. O interprograma ‘Zumbi’ traz a participação do professor Ubiratan Castro tratando da história de Zumbi dos Palmares.

O TVE Debate sobre a questão do negro na política será reprisado neste domingo (7), 21h, com o deputado federal Luiz Alberto, a vereadora Olívia Santana e o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e doutor em Ciência Política, Cláudio Oliveira.

O Perfil & Opinião apresenta uma série de entrevistas com a designer de moda Goya Lopes (reprise neste sábado, 6, às 19h), o dançarino Ismael Ivo (dia 10) e a empresária Heloísa Assis (Zica) (17). O Soterópolis incluirá nas suas edições deste mês, reportagens abordando a questão do negro na sociedade brasileira.

TV Ufba 
A TV Universitária da Universidade Federal da Bahia (TV Ufba) exibe durante a programação do ‘Novembro Negro’ da TVE Bahia uma série de reportagens sobre a cultura afro-brasileira. São quatro especiais sempre aos sábados, às 10h30, com os temas Memória, Cultura, Estética e Identidade e Infância.

O programa Soterópolis também apresenta reportagens produzidas pela TV Ufba, que lançam um olhar sobre a questão da autoafirmação étnica a partir dos elementos culturais. A participação da TV Ufba na programação da TVE Bahia é resultado dos esforços em se construir um Sistema Integrado de TVs Públicas, uma parceria entre as TVs Universitárias da Bahia e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

Os programas possuem um perfil acadêmico e dão visibilidade a alguns projetos de pesquisa desenvolvidos na Ufba. Além disso, discute a formação étnica baiana a partir dos legados culturais dos povos africanos como a capoeira e a estética negra, que podem ser evidenciadas em aspectos como penteados e tranças afro, indumentárias e literatura.

A terceira reportagem traça um panorama da chegada dos negros africanos à Bahia, de suas estratégias de resistência e dos meios que preservam a memória desse momento. A última matéria propõe uma análise quanto à formação identitária ainda na infância.

No Soterópolis, a TV Ufba exibe três matérias, uma a cada programa, com os temas O Ritmo e a Poesia do Hip-Hop, Preconceito na Fala, Preconceito na Cor e uma entrevista com o professor Kabengelê Munanga sobre a África Francófona, que trata da Mostra de Cinema Africana.

O documentário ‘Artes da Capoeira’, que a TVE exibe neste domingo foi produzido pela emissora em 2007 e faz um apanhado histórico-cultural da capoeira com a participação dos mestres Gigante e Bombinha Mansa, músico e mestre em capoeira Tonho Matéria, a etnomusicóloga Ângela Luhning, historiador Jaime Sodré e o pesquisador e cineasta Pedro Abib.

TV de Sergipe 
A TVE Bahia exibe também, às quintas-feiras, às 19h30, a série ‘Periferia’, uma produção da TV Aperipê de Sergipe, que cria um canal de diálogo com as comunidades para dar visibilidade às produções musical, cultural e esportivo e a participação social das periferias das cidades sergipanas.

No dia 20 de novembro, às 21h, a TVE Bahia exibe o documentário ‘Um Vento Sagrado’. O audiovisual, como o oluô (adivinho) Agenor Miranda Rocha gosta de definir os Orixás, trata das divindades da tradição religiosa do Candomblé do Brasil.

Depois de mais de três anos de viagens, pesquisas, entrevistas e gravações nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Roma (Itália), o cineasta Walter Lima apresenta o longa-metragem documental, que retrata não apenas a biografia de Pai Agenor, mas principalmente esta personalidade como um depositário vivo de quase um século de história do Brasil.

Nenhum comentário: