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quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Multinacional quer adotar Farol da Barra

Adriano Villela

A Coca-Cola anunciou a disposição de adotar o Farol da Barra, na área correspondente ao entorno do Forte de Santo Antônio da Barra. Com isso, passará a ser responsável pelo custeio da conservação do local e melhorias que se fizerem necessárias.

A parceria com a prefeitura não deverá ser problema. A empresa já injetou R$ 80 mil na recuperação do gramado, cuja operacionalização do serviço ficará a cargo da Desal/Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura. A ordem para o início imediato deste trabalho foi assinada ontem, pelo prefeito João Henrique Carneiro.

"É uma satisfação muito grande poder devolver este equipamento para a cidade de Salvador. Este é o primeiro passo de uma parceria que a Coca-Cola está fazendo com a prefeitura que pode acontecer em outras", afirmou o diretor de Relações Institucionais da empresa, José Walter Manarinno, presente à solenidade.

Segundo Manarinno, a Coca-Cola tem interesse em investir em ações ligadas ao esporte, pretendendo repetir na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, o public view, programação de acompanhamento no torneio deste ano. O evento, que na Bahia recebeu o nome de Arena Fest, integra a programação oficial da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

A recuperação do gramado do Farol foi assegurada por termo de compromisso firmado entre prefeitura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan) e Ministério Público (MP) como compensação pela montagem do palco do public view. Na solenidade de assinatura do serviço, o prefeito e o presidente da Salvador Turismo (Saltur), Cláudio Tinoco, elogiaram a nota técnica do Iphan, de março deste ano, restrigindo a montagem de palcos em locais tombados.

Proteção do gramado - A Saltur prepara um plano de revigoramento do Farol da Barra que envolve a instalação de uma proteção do gramado, recuperação dos equipamentos públicos e a criação de um posto de informações turísticas. De acordo com Cláudio Tinoco, o projeto - que também deve ter a participação da Coca-Cola, está sendo debatido com a promotoria de meio ambiente do Ministério Público do Estado e o IPHAN.

Tinoco afirmou que durante a fase de replantio, uma proteção provisória impedirá o acesso à grama até na fase que o novo gramado se firme. O prefeito e o gestor da empresa de turismo externaram apoio à nota técnica do Iphan. João Henrique agradeceu também o apoio dado pela Coca-Cola. "Sendo Salvador uma cidade pobre, com a penúltima pior média de receita pública per capita, há muito eu esperava por essa parceria".

O vice-presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav), Pedro Galvão, elogiou a ação de recuperação no entorno do Forte de Santo Antônio da Barra.

"O Farol é o principal cartão postal de Salvador. Todos os turistas querem visitá-lo. Por isso, deve ser apresentado da melhor forma possível. O Farol em si é uma relíquia colonial. A única falha que existia era exatamente a apresentação do gramado. Agora, o Farol vai ficar mais bonito e a Barra, mais apresentável.
Replantando a auto-estima

Em seu discurso, João Henrique afirmou que junto com o gramado, a obra do Farol da Barra está "replantando" a auto-estima dos cidadãos do município. O gestor fez um duro discurso contra o vandalismo. Argumentou que a prefeitura vem recuperando áreas como a Fonte de Catharina Paraguaçu, na Graça; e o Mercado do Peixe, no Rio Vermelho; mas tem este trabalho prejudicado pelas pessoas que roubam fiação da iluminação ou depredam equipamentos públicos.

"Como a gente vai contar a história de Salvador, se os monumentos históricos estão danificados pela ação dos vândalos?", indagou o prefeito, para quem os jogos na cidade da Copa do Mundo serão uma oportunidade para recuperar a auto-estima da cidade.

A seu ver, sem um combate aos depredadores a capital baiana vê dificultada suas candidaturas a abrigar o jogo inaugural do torneio ou partidas da seleção da Espanha (atual campeã).


Tribuna da Bahia

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