Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Professores da Rede Municipal de Ensino de Senhor do Bonfim enfrentam informática

Em festa que durou todo o dia de ontem (8), no laboratório de Informática da UAB (Universidade Aberta do Brasil), em Senhor do Bonfim, 14 profissionais da Rede Municipal de Educação concluíram o Curso de Formação Continuada em Tecnologia Educacional.

Os concluintes são professores, coordenadores e diretores de colégios das zonas urbana e rural que iniciaram o curso em janeiro e agora fazem parte do primeiro grupo de educadores do município a completar conhecimentos informáticos pelo Programa de Tecnologia Educacional. Na atividade final, eles responderam a questões como: “O perfil da comunidade escolar diante do Laboratório de Informática”; “A importância da Tecnologia Aplicada à Educação”; e “A Utilização do Laboratório de Informática como ferramenta de informação”, Toda a atividade foi desenvolvida pela Secretaria de Educação e patrocinada pelo Governo ‘Cuidando da Nossa Gente’.

Prova online – O longo período do curso preparou os professores para manusear corretamente os computadores, sua linguagem, seus programas, funções e códigos. Entrar na internet, operar em rede, abrir ou renomear uma pasta, organizar arquivos, resgatar documentos perdidos na lixeira “já não é mais dor-de-cabeça”, comemorou um dos professores aluno do curso. Todos dominam o sistema Linux Educacional 3.0 e sabem como aplicar provas online de Matemática, Inglês, Física, Geografia e outras disciplinas.

Sagrado - Para fortalecer o conhecimento dos professores e garantir melhor aprendizado ao aluno, a Secretária de Educação Maria das Neves assegura que a Prefeitura Municipal disponibiliza todo o material pedagógico e didático. “Esse apoio em equipamentos tecnológicos está capacitando nossos professores e dando-lhes formação continuada que é um objetivo sagrado da Administração”, disse ela no espaço do festejo. Já o Coordenador de Informática, Adegilço Barros, argumenta que o mundo concorrido e globalizado exige professores atualizados para interagir com alunos na sala de aula.

O uso de Datashow, a entrada no site www.portaldoprofessor.mec.gov.br onde estão vídeos da TV Escola e conteúdos educacionais foram repetidos durante a conclusão do curso, bem como aulas de jogos aplicativos dos aparelhos reprodutor e digestivo. Das 8h00 às 18h00 dinâmicas de grupo alegres e saudáveis levaram todos a cantarem, em uma só voz, a música de Arnaldo Antunes, letra de Nando Reis:

Não vou me adaptar

Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu não encho mais a casa de alegria
Os anos se passaram enquanto eu dormia
E quem eu queria bem me esquecia
Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar me adaptar (3x)
Eu não tenho mais a cara já não é minha
É que quando eu me toquei achei tão estranho
A minha barba estava deste tamanho
 Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar, me adaptar
Eu não vou me adaptar!
Me adaptar!

Euforia – A professora Edineide Vitor, do Colégio Antonio Bartilotti de Miranda (Missão do Sahy) resumiu: O curso é proveitoso e pertinente, precisamos desses conhecimentos.  O Pró-Info do Governo Lula, dos ministérios da Educação e da Tecnologia conveniou ultimamente 33 Info-Centros na zona rural e 15 na zona urbana. É mais uma conquista do nosso prefeito Paulo Machado, não só para a educação, para sociedade em geral. Mariela Araújo Rios Oliveira, Joisom Amorim, Adegilço da Silva Barros, Alane Kátia, técnicos em informática e ministradores do curso, professores e servidores da rede municipal celebraram o êxito da 1ª turma. Todos se valeram do Laboratório de Informática da UAB, nos espaços do Codetan (Colégio Democrático Tancredo Neves). “Computador deixa de ser uma ferramenta técnica e passa a ser um instrumento pedagógico que vai ser vir à formação continuada do professor. Criou-se um cronograma de formação”.

Assessoria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário: