Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TVE comemora 25 anos reapresentando produções de destaque da programação

MARCOS DIAS

Há 25 anos, a TVE Bahia, vinculada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), dava início às suas transmissões.

Para comemorar a data, a partir de hoje, programou reapresentação dos programas e especiais mais significativos, como o emblemático Bahia Singular e Plural.

Também no espírito de fazer um balanço na programação, a TVE vai resgatar projetos como os do Polo de Teledramaturgia da Bahia (Pote). De acordo com o diretor-geral, Pola Ribeiro, esse projeto não prosseguiu por não haver, então, "políticas para o audiovisual que contemplasse várias áreas".

O programa educativo para adolescentes de escolas públicas, Tô Sabendo, que conta com recursos do Minc e é transmitido pela TV Brasil, continuará sendo exibido, e em janeiro devem começar a trabalhar no infantil Abrakaban, segundo a diretora de operações Sahada Mendes.

Com orçamento anual de R$ 22 milhões, sendo R$ 6 milhões para a produção da TVE, o diretor acredita que o principal, para a TV pública, não é produzir, mas programar e exibir: "Importa criar condições para que a sociedade produza".

Pública Na construção de uma TV pública, cujo marco foi em maio de 2007, com a realização do I Fórum Nacional de TV Pública, o diretor ressalta o grande esforço de independência da emissora durante esses anos, com apoio do governo e a parceria da Secretaria da Cultura.

Mesmo com a compreensão da função de uma TV pública no aperfeiçoamento da democracia e atendimento ao direito à informação, o Irbeb ainda não possui um conselho com representantes da sociedade civil. O Conselho Curador, instituído em junho, presidido pelo secretário Marcio Meirelles, é formado por representantes de secretarias estaduais, PGE, além da diretoria e funcionários do Irdeb.

Nesse sentido, Ribeiro destaca que há ações que não dependem apenas do Irdeb, mas do Estado. "Há coisas que estão faltando para a consolidação da dimensão pública da TVE, como ir à Assembleia para que deputados entendam o que é a comunicação pública".

Como processo de renovação nas secretarias estaduais em curso e a possibilidade de nova gestão na pasta, Ribeiro admite: "Há desejo de continuidade, mas viemos para cumprir um trabalho até 2010. Estou motivado, mas não vou me envolver com o que não depende de mim. Vou tocar a vida com tranquilidade", afirma.

Hoje, a partir das 17h30, no Teatro do Irdeb, a TVE vai homenagear 120 funcionários e outros colaboradores. Ex-diretores foram convidados. "É uma casa se reconciliando com a sua história", diz Ribeiro.
A Tarde

Nenhum comentário: