A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) destinou para a Fundação Cultural da Bahia (Funceb) recursos no valor de R$4 milhões para investimento nas filarmônicas existentes no estado, dentro do Programa de Fomento às Filarmônicas da Bahia, cujo objetivo é incentivar e valorizar essa
importante tradição musical. Segundo um mapeamento feito pela própria Funceb, em toda Bahia , existem 183 filarmônicas, localizadas nos 26 territórios de identidade e sediadas em 170 municípios, envolvendo cerca de 4,5 mil músicos e oito mil alunos.
"Esse mapeamento permitiu que, além de saber a quantidade exata de filarmônicas, pudéssemos ter noção exata das principais dificuldades e demandas delas para fazer o investimento", afirmou Gilberto Monte, diretor de Música da Funceb. Nessa primeira etapa do projeto, 96 filarmônicas
assinarão o convênio com a Funceb, o que dará direito à aquisição de instrumentos musicais, fardamento, acessórios e conserto para os instrumentos musicais, equipamentos de informática e qualificação dos gestores das entidades.
No projeto está previsto ainda a criação de um portal das filarmônicas, que deverá ser utilizado como canal de divulgação de informações e notícias, realização de intercâmbios e interlocução com a SECULT/FUNCEB. "Ainda vamos avançar em outras áreas. Na segunda etapa do projeto pretendemos realizar um festival de música com todas as filarmônicas", finalizou Monte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário