Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Três longas baianos estão em destaque no Festival do Rio

CINEMA Evento que começa hoje, no Cine Odeon (Cinelândia), é a segunda mostra panorâmica mais importante do Brasil e vai apresentar 300 filmes de 60 países
João Carlos Sampaio – Três longas-metragens baianos, dois deles inteiramente inéditos, Trampolim do Forte e O Jardim das Folhas Sagradas, participam do badalado Festival do Rio, a segunda mostra panorâmica mais importante do país, atrás apenas da Mostra Internacional de São Paulo. O terceiro representante local, o documentário Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano, completa a trinca, em fato inédito para a Bahia no mundo dos festivais.

OFestivaldoRio2010começa hoje com a apresentação, somente para convidados, de A Suprema Felicidade, novo filme de Arnaldo Jabor, que quebra um jejum de mais de duas décadas sem filmar.

A sessão acontece no Cine Odeon, na famosa Cinelândia, no Centro. A fita dá largada a uma programação de cerca de 300 filmes, de mais de 60 países, que serão projetados em 40 locais, entre cinemas e praças da cidade.
Estréia
Trampolim do Forte marca a estréia de João Rodrigo Mattos (autor do documentário Agostinho da Silva –Um Pensamento Vivo) na direção de um longa metragem de ficção. O filme está entre os nove selecionados para a mostra competitiva do festival, a Première Brasil, e traz no elenco crianças escolhidas (e treinadas) em testes de elenco ao lado de gente muito experiente como a atriz Marcélia Cartaxo e os baianos Luis Miranda e Zéu Brito.

Trampolim conta a história de crianças carentes, em situação de rua, que têm como passa tempo preferido os saltos para o mar na praia do Porto da Barra.

Filmado no próprio local e na Cidade Baixa, o filme aproveita o cenário para tratar da infância corrompida, versando sobre a noite que transforma a lúdica praia dos mergulhos num visado espaço de prostituição e tráfico de drogas.

Já o longa O Jardim das Folhas Sagradas marca a estréia do cineasta Pola Ribeiro em longa metragem. Realizador em atividade desde os anos 70, autor do elogiado média-metragem A Lenda do Pai Inácio, Pola se lança na ficção com uma fita sobre um homem dividido entre a sua crença ancestral no candomblé e os ditames da vida prática, do mundo inserido no gosto pelo dinheiro e pela expansão imobiliária, que vai de encontro à preservação ambiental.
Elenco
Antônio Godi, Harildo Deda, Evelin Buchegger, João Miguel e Auristela Sá estão no elenco.

O Jardim das Folhas Sagradas é uma produção de 2007, mas andava com a finalização em suspenso desde que Pola Ribeiro assumiu o cargo de diretor do Irdeb – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. O filme participa da Première Brasil sem disputar a competição, está na seção informativa Mostra Panorama.

Já Filhos de João,de Henrique Dantas, segue a sua trajetória premiada em festivais com o relato sobre as vivências do grupo musical Novos Baianos. Também está fora de concurso e participa da outra seção paralela, a Mostra Retratos.O filme está na programação da segunda semana do evento, enquanto que os outros dois ganham exibição apartir da próxima quarta-feira, dia 29.
Destaques do Festival Do Rio 2010
1 O longa Somewhere, novo filme de Sofia Coppola, que venceu o Festival de Veneza, há duas semanas
2 Cópia Fiel/Copie Conforme, filme inédito de Abbas Kiarostami, cineasta iraniano vencedor da Palma de Ouro em Cannes
3 Filmes da mostra Première Brasil, que inclui cerca de 17 obras de ficção e documentários nacionais na competição
4A Vida Durante a Guerra (Life During Wartime), do norte-americano Todd Solondz, um dos expoentes do cinema independente
5A Woman, a Gun and a Noodle Shop, elogiado filme do chinês Zhang Yimou, autor de Lanternas Vermelhas
6 Retrospectiva do cineasta israelense Amos Gitaï, usual freqüentador da Mostra de São Paulo
7O cinema argentino, que terá dez filmes na programação, incluindo novas fitas de Marcelo Piñeyro, Pablo Trapero e Daniel Burman
8 Retrospectiva integral da obra do francês Bruno Dumont, duas vezes vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, que estará no Rio
9A exposição Roman Polanski Ator.Diretor, com fotografias que sintetizam toda a carreira do cineasta (em cartaz a partir de domingo)

Nenhum comentário: