Até o final de novembro os três municípios dão um passo importante para as políticas públicas de cultura do município aderindo aos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura. Estes projetos são resultados do curso oferecido pelo Ministério da cultura, em parceria com a SecultBA aos gestores municipais.
Para dar início à consolidação do Sistema Municipal de Cultura, os municípios de Itapetinga, Conceição do Coité e Barreiras promovem a Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Cultura, que reunirá agentes culturais destes municípios e dirigentes municipais de cultura de 03 Territórios de Identidade do Estado (Territórios do Litoral Sul, Oeste Baiano e Sisal) totalizando 62 municípios.
As oficinas acontecem respectivamente nos dias (21,22 e 23/10), (4, 5 e 6/11) e (15,16 e 17/11) e contam com apoio técnico da Secretaria de Cultural do Estado – SecultBA em parceira com a Universidade Federal da Bahia – UFBA, para construção do Plano. O Plano Municipal de Cultura garante, entre outros direitos, uma legislação municipal específica que define diretrizes, objetivos, projetos e atividades norteadoras da política cultural do município. Esse instrumento juntamente com a criação do Conselho de Cultura, do Fundo Municipal de Cultura e de um órgão específico para a gestão da cultura constitui a base do sistema municipal de cultura.
Para a superintendente de Cultura da SecultBA, Ângela Andrade, a iniciativa desses municípios é importante também para a consolidação do Sistema Estadual de Cultura. “É importante estimular os gestores municipais a criarem seus planos dentro da realidade dos municípios, em um processo amplamente participativo, visando construir um planejamento de longo prazo para o desenvolvimento da cultura. Estamos convidando todos os dirigentes de cultura e representantes culturais dos municípios localizados nos Territórios onde vamos trabalhar, para que compreendam a proposta de elaboração e possam também, dar início a criação dos seus planos municipais”, afirma.
A superintendente de Cultura do município de Conceição do Coité, Marialva Carneiro, acredita que o município receberá mais atenção com um Plano estabelecido. “Com o plano construído efetivamente, a partir de então, teremos mais oportunidades e mais atenção, já que o Plano é um elemento constitutivo do Sistema Estadual de Cultura. As propostas serão levantadas conjuntamente com a sociedade civil”, explica.
Serviço
O Quê: Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Cultura
------------------------------------------------------------------------------------------------
Itapetinga
Quando:
21/10 - Abertura
22/10 – Elaboração de Diagnóstico e Proposições | Plenária para apresentação dos trabalhos
23/10 – Preparação da Versão Preliminar do Plano e Leitura da Versão Preliminar
Onde:
Endereço:
Abertura - Câmara de Vereadores
Av. Kennedy S/N
Oficinas -Biblioteca Municipal de Itapetinga
Pça Guilherme Dias S/N
Pça Guilherme Dias S/N
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Conceição do Coité
Quando:
04/11 - Abertura
05/11 – Elaboração de Diagnóstico e Proposições | Plenária para apresentação dos trabalhos
06/11 – Preparação da Versão Preliminar do Plano e Leitura da Versão Preliminar
Onde:
Endereço:
Abertura e Oficinas | Centro Comunitário – Av. Padre Anchieta, s/n|
------------------------------------------------------------------------------------------------
Barreiras
Quando:
15/11 - Abertura
16/11 – Elaboração de Diagnóstico e Proposições | Plenária para apresentação dos trabalhos
17/11 – Preparação da Versão Preliminar do Plano e Leitura da Versão Preliminar
Onde:
Endereço:
Abertura- Casa de Cultura de Barreiras
Pça Landulfo Alves S/N
Oficinas - Casa de Retiro São Bento
Tv São Bento S/N Vila Rica
Nenhum comentário:
Postar um comentário