Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Tribuna da Bahia Festival Internacional de Artistas de Rua foca a Limpeza do Ambiente

Limpeza urbana e a reciclagem do lixo. Estes são os focos principais do Sétimo Festival Internacional de Artistas de Rua, que acontece nos próximos dias 8, 9 e 10, na orla da Ribeira. Lá, ruas e praças serão tomadas por artistas nacionais e internacionais, entre músicos, mímicos, acrobatas, marionetes, palhaços, artistas plásticos e muito mais.

“Ruas limpas estimulam o espírito criativo dos artistas e facilitam a apreciação dos espetáculos pelo público”, salienta Selma Santos, diretora geral do evento. Material reciclado será utilizado por moradores da Península de Itapagipe, sob a orientação de artistas. O resultado das oficinas, realizadas ao longo do Festival, será apresentado durante todos os dias.
A ação é a contrapartida social encontrada pela organização do evento, em parceria com entidades ambientais, para favorecer os 175 mil moradores da região, carentes de ações culturais na área.

Com inscrições abertas desde o dia 24 de março, foi iniciada a Oficina de Arte e Papel (papietagem), ministrada pelo artista visual Alvinho Boa Morte, com o apoio da Associação Beneficente e Democrática de Alagados e Itapagipe (ABDAI. Nessa oficina, os moradores vão confeccionar dez bonecos gigantes, de 1,5 metros cada, que farão parte da decoração do circuito do Festival.

Outra ação que chama a atenção é a Oficina de Construção de Instrumentos com material reciclado - em parceria com a CAMAPET - Ong de Catadores do Lixo. Essa oficina, que será tocada literalmente pelo multi-instrumentista William Rodrigues (Sobral – Ceará), começa próximo dia 06. O resultado será apresentado no último dia do Festival em Salvador, dia 10.

Conscientização

Uma parceria também foi fechada com o IMA - Instituto do Meio Ambiente - para uma ação de conscientização de visitantes e moradores. O órgão montará um stande onde serão expostos trabalhos feitos em origame, resultado de oficinas feitas com os moradores da região itapagipana. Além disso, vai disponibilizar dez catadores de lixo durante o Festival, com o intuito de colher material para o pessoal da CAMAPET, que vai estar desenvolvendo uma oficina de reciclagem durante o evento. Essa ação vai manter o circuito sempre limpo.

Depois que os artistas de 10 países diferentes tomarem as ruas e praças da Ribeira, a caravana segue para o interior: Sobradinho, dia 12, e Paulo Afonso, dias 14, 15 e 16.

O Festival Internacional de Artistas de Rua é uma realização da Selma Santos Produções e Eventos e do alemão Bernard M. Snyder, co-idealizador, curador e diretor artístico do festival, também conhecido como “homem-banda”. Quem patrocina o evento, que conta com o apoio do Governo do Estado, através do FazCultura, é a Chesf – Companhia Hidroelétrica de São Francisco -, que vai montar o Lounge Chesf na Ribeira para receber a imprensa e abrigar artistas e convidados.

Nenhum comentário: