jusbrasil.com.br | |
O secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, anunciou, no final da manhã desta sexta-feira (10), em Gramado, no Fórum Nacional dos Secretários Estaduais e Dirigentes de Cultura, uma importante integração da cultura na gestão do Governo Federal. "O ponto mais marcante desse momento que vivemos na cultura é a inclusão do Ministério da Cultura como co-gestor do Fórum de Direito da Cidadania, que terá à frente o ministro Gilberto Carvalho", disse Ortiz.
Ortiz disse ainda que a participação no Fórum de Cidadania trará o desafio de formulação de novas políticas públicas de cultura que precisam ser divididas com as secretarias estaduais. "Talvez esteja nascendo assim um dos principais temas para o Sistema Nacional de Cultura", afirmou.
O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, disse que essa decisão mostra "uma visão contemporânea da cultura". A decisão, segundo Assis Brasil, é muito oportuna para uma maior integração da cultura de todos os estados brasileiros".
A plenária do Fórum classificou como da maior importância a participação do Ministério da Cultura no Fórum da Cidadania."Temos uma batalha muito importante para além dos desafios de gestão, o combate ás desigualdades sociais através da cultura", disse o secretário da cultura da Bahia, Albino Rubim.
A integração com o MinC e o debate sobre as políticas públicas federais para a cultura é a pauta de encerramento da segunda reunião extraordinária do do Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Dirigentes de Cultura.
Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305
Nenhum comentário:
Postar um comentário