Foi realizada em Conceição do Coité a primeira oficina do Território do Sisal para construção do Plano Municipal de Cultura, entre os dias 04 e 05 de novembro, propiciando a solidificação do Sistema Municipal de Cultura aprovado no ano passado pela atual gestão deste município.
A oficina contou com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado que contratou a assessoria da Escola de Administração da UFBA, para coordenar o processo e cedeu seus técnicos para auxiliarem na aplicação da metodologia. Dirigentes dos municípios que compõem o Território foram convidados para vivenciarem esta experiência e poderem replicar em seus respectivos municípios.
O Plano Municipal de Cultura é um dos elementos que compõe o Sistema Municipal de Cultura e serve como um documento que irá balizar as ações do município a longo prazo, sendo composto por diagnóstico, levantamento dos principais problemas e desafios, diretrizes, programas estratégicos e ações que atendam as demandas das carências e potencialidades que o município possui.
Conceição do Coité foi um dos quatro municípios da Bahia, dos 417 existentes, que foi contemplado com esse apoio da Secult-BA nesse processo de construção do Plano Municipal de Cultura por já possuir seu Sistema Municipal de Cultura implantado e em desenvolvimento. Uma forma de valorizar a iniciativa deste município no apoio ao Sistema Estadual de Cultura e ser uma gestão que acredita que a cultura pode ser uma ferramenta de desenvolvimento sócio-econômico.
Ao final desta oficina o município já saiu com o projeto preliminar de seu Plano que será submetido a consulta popular por um prazo a ser determinado pelo Conselho de Cultura do município, como uma forma de dar maior legitimidade a este documento construído de forma participativa com atores representativos da sociedade coiteense, interessados em dar a centralidade devida à cultura de Conceição do Coité.
Por: Cleber Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário