A emissora contará na sua programação com as interprogramas (vinhetas) ‘Novembro Negro’ e ‘Zumbi’; as séries ‘Periferia’ e ‘TV UFBA - Novembro Negro’; o documentário ‘Artes da Capoeira’; edições especiais dos programas TVE Debate, TVE Revista, Perfil & Opinião e Soterópolis e o documentário ‘Um Vento Sagrado’.
O interprograma ‘Novembro Negro’ tem depoimento de artistas sobre a temática negra. Serão exibidas vinhetas durante a programação diária com os cantores Aloísio Menezes e Lazzo Matumbi e o músico e pesquisador senegalês, Doudou Rose, o antropólogo Antônio Godi e a atriz Karol Senna. O interprograma ‘Zumbi’ traz a participação do professor Ubiratan Castro tratando da história de Zumbi dos Palmares.
O TVE Debate sobre a questão do negro na política será reprisado neste domingo (7), 21h, com o deputado federal Luiz Alberto, a vereadora Olívia Santana e o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e doutor
O Perfil & Opinião apresenta uma série de entrevistas com a designer de moda Goya Lopes (reprise neste sábado, 6, às 19h), o dançarino Ismael Ivo (dia 10) e a empresária Heloísa Assis (Zica) (17). O Soterópolis incluirá nas suas edições deste mês, reportagens abordando a questão do negro na sociedade brasileira.
TV Ufba
A TV Universitária da Universidade Federal da Bahia (TV Ufba) exibe durante a programação do ‘Novembro Negro’ da TVE Bahia uma série de reportagens sobre a cultura afro-brasileira. São quatro especiais sempre aos sábados, às 10h30, com os temas Memória, Cultura, Estética e Identidade e Infância.
O programa Soterópolis também apresenta reportagens produzidas pela TV Ufba, que lançam um olhar sobre a questão da autoafirmação étnica a partir dos elementos culturais. A participação da TV Ufba na programação da TVE Bahia é resultado dos esforços em se construir um Sistema Integrado de TVs Públicas, uma parceria entre as TVs Universitárias da Bahia e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).
Os programas possuem um perfil acadêmico e dão visibilidade a alguns projetos de pesquisa desenvolvidos na Ufba. Além disso, discute a formação étnica baiana a partir dos legados culturais dos povos africanos como a capoeira e a estética negra, que podem ser evidenciadas em aspectos como penteados e tranças afro, indumentárias e literatura.
A terceira reportagem traça um panorama da chegada dos negros africanos à Bahia, de suas estratégias de resistência e dos meios que preservam a memória desse momento. A última matéria propõe uma análise quanto à formação identitária ainda na infância.
No Soterópolis, a TV Ufba exibe três matérias, uma a cada programa, com os temas O Ritmo e a Poesia do Hip-Hop, Preconceito na Fala, Preconceito na Cor e uma entrevista com o professor Kabengelê Munanga sobre a África Francófona, que trata da Mostra de Cinema Africana.
O documentário ‘Artes da Capoeira’, que a TVE exibe neste domingo foi produzido pela emissora em 2007 e faz um apanhado histórico-cultural da capoeira com a participação dos mestres Gigante e Bombinha Mansa, músico e mestre
TV de Sergipe
A TVE Bahia exibe também, às quintas-feiras, às 19h30, a série ‘Periferia’, uma produção da TV Aperipê de Sergipe, que cria um canal de diálogo com as comunidades para dar visibilidade às produções musical, cultural e esportivo e a participação social das periferias das cidades sergipanas.
No dia 20 de novembro, às 21h, a TVE Bahia exibe o documentário ‘Um Vento Sagrado’. O audiovisual, como o oluô (adivinho) Agenor Miranda Rocha gosta de definir os Orixás, trata das divindades da tradição religiosa do Candomblé do Brasil.
Depois de mais de três anos de viagens, pesquisas, entrevistas e gravações nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Roma (Itália), o cineasta Walter Lima apresenta o longa-metragem documental, que retrata não apenas a biografia de Pai Agenor, mas principalmente esta personalidade como um depositário vivo de quase um século de história do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário