28/05/11
Como manda a tradição, o Desfile Histórico Cultural, promovido pelo Governo Cuidando de Nossa Gente, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) em comemoração aos 126 anos de emancipação política de Senhor do Bonfim foi um sucesso.
O evento foi marcado pela presença massiva da população que compareceu à Praça Juracy Magalhães, onde o palanque montado em frente à Prefeitura Municipal recebeu autoridades políticas locais e regionais.
Contexto de possibilidades – O 28 de maio, festejado em estilo de profusão de sons e cores, fez do Desfile o ponto principal da festa. Nascido do Projeto Semiárido Bonfinense: “Um contexto de Possibilidades”, ele mobilizou durante meses professores, alunos e coordenação pedagógica. Todas as Escolas Municipais de Bonfim, sob a égide da Semec, apresentaram as potencialidades: histórica, econômica, política, social e ambiental da cidade, contextualizadas através de manifestações folclóricas locais, interpretadas principalmente por grupos estudantis.
A abertura – Com o acompanhamento musical da Filarmônica União Bonfinense, o evento começou com o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Senhor do Bonfim, o prefeito Paulo Machado falou à população: “Saúdo toda essa gente querida, que enche essa praça para viver esse momento e para renovar o seu amor para com a nossa terra. Saúdo com a dedicação dos que se entregam de corpo e alma pelos detalhes que garantam a qualidade de vida do nosso povo. Faço-o com transparência e constância, e com a melhor aplicação recursos disponíveis na administração municipal. Essa festa, o seu tema são exemplos do nosso carinho com os valores bonfinense”.
O primeiro pronunciamento dos 126 anos do município ficou a cargo da secretária de educação Maria das Neves, que abordou a realidade do semiárido nordestino e chamou atenção para os equívocos cometidos pela mídia em relação à região: “A comunicação veiculada sobre o nordeste brasileiro tem sido pautada por preconceitos e estereótipos. As imagens divulgadas na mídia mostram o semiárido como lugar inóspito e atrasado. Diante do desafio de contribuir para a redução dessa imagem fazemos uso de estratégias, como o que introduzimos neste desfile, de promoção da consciência do semiárido e do papel da educação: objetos fundamentais na construção e no fortalecimento de políticas públicas em nosso município e região” – enfatizou.
O Desfile – Dadas as boas-vindas ao 28 de maio, as cerca de 50 instituições de ensino bonfinenses desfilaram o resultado de seus trabalhos, distribuídos em temas e organizados em alas. O Instituto Federal Baiano, as Escolas Municipais da Sede e dos Distritos abrilhantaram o Desfile Histórico e Cultural – com destaques e aplausos constantes, notadamente a ala de Carrapichel que fez a equipe da Semec e do Departamento de Esporte dançar ao som do tradicional forró.
Temáticas como: Educação (popular, sexual, tecnológica, entre outras), Saúde, Identidade Afro, Água, Esporte, Programas Sociais, Religião, São João e Cantigas e Brincadeiras populares foram apresentados ao público presente, composto por pessoas de todas as idades, sem se desviarem um só minuto das atrações.
A Escola Municipal Antônio José de Souza trouxe em suas quatro alas temas relacionados à inclusão social, uma bandeira bastante defendida pelo Governo Cuidando de Nossa Gente. Em uma delas, portadores de necessidades especiais participaram ativamente do evento.
O público também se entusiasmou com a apresentação do grupo de dança New Mon, formado por jovens do bairro Alto da Maravilha que divulga em Bonfim o breakdance e faz parte da cultura hip hop.
O desfile de viaturas oficiais de forças de segurança deu um toque de novidade, exibindo carros novos e motos – todos com sirenas abertas, no uso da hierarquia e disciplina que assinala uma festa cívica. A premiadíssima Fanfarra Municipal de Senhor do Bonfim (Famusb) ficou encarregada do encerramento do desfile que abrilhantou os 126 anos de tradição e desenvolvimento de Senhor do Bonfim.
Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário