por Glauber Santana, quarta, 1 de junho de 2011 às 19:21
É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Raimundo Nonato das Neves, líder espiritual do Terreiro São Jorge Filho da Goméia, presidente do Bloco Afro Bankoma, do Conselho de Cultura de Lauro de Freitas e membro da Academia de Artes e Letras deste mesmo município. Raimundo foi um importante militante da área social e da cultura e um valoroso parceiro dessa Secretaria, tanto à frente do Ponto de Cultura da Goméia quanto como participante do Programa Carnaval Ouro Negro.
Visionário, incansável em sua luta, Raimundo já realizadas ações sócio-educativas e culturais, atividades para geração de renda e para mulheres em Lauro de Freitas, muito antes de existirem apoios institucionais para estas áreas, como acontece em outras comunidades religiosas que cumprem este importante papel em suas regiões. Seu trabalho deu continuidade ao de seus ancestrais (Raimundo é filho religioso e neto biológico da sacerdotiza Mãe Mirinha do Portão e neto religioso de Jãozinho da Goméia), avançando e atualizando o seu legado. Ele inseriu a Cultura Digital no dia a dia do jovens do Terreiro, ao mesmo tempo em que se dedicou à preservação e valorização da cultura afrodescendente, criando oficinas de adereços religiosos, de pano da costa, dança afro e capoeira.
Lamentamos profundamente a sua perda, reconhecendo o seu grande valor e a sua imensa contribuição como ativista. Solidário aos amigos, familiares e a todos que o admiravam neste momento de perda, desejamos a todos os seus seguidores força e coragem, para continuar o seu belíssimo trabalho.
Antonio Albino Canelas Rubim
Secretário de Cultura do Estado da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário