Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, 126 – Telefax (74) 3541-4513 / 3541-8329
CNPJ Nº 13.988.308/0001-39
CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim – BA
1º/12/2010
Texto: Emiliana Carvalho - Jornalista
Adentrar o espaço da inconsciência e “sentir a verdade humana e carnal” esta é a proposta do filotógrafo (filósofo-fotógrafo), Marcos Cesário no curta Raza-Razão (“raza” grafado propositalmente com “z”). O vídeo, de cunho artístico-documental, é resultado de uma visita realizada em setembro deste ano a uma clínica psiquiátrica, localizada no interior da Bahia. Fazem parte do projeto o professor de filosofia, Ricardo Duarte, a pedagoga Maisa Antunes e a jornalista Emiliana Carvalho.
Para a produção do vídeo, com duração de aproximadamente 5 minutos, Cesário registrou em fotografia o comportamento dos internos e internas da clínica e os demais membros da equipe colheram depoimentos. “A equipe tinha o desejo de encontrar almas. Nos reunimos e partimos para o encontro com pessoas que tinham outra consciência de si e do mundo. Tivemos autorização para realizar a visita e fazermos os registros. Chegamos às sete da manhã, ansiosos por um contato mais próximo com aquelas pessoas que estavam ali. Buscávamos o ser humano, buscávamos a nós mesmos e encontramos”, relatou Maisa Antunes.
Raza-Razão vai além do caráter documental, o vídeo apresenta um olhar poético-filosófico a respeito das pessoas que vivem em outro estado de consciência. “A importância deste curta reside no espaço anterior ao pensamento, o sentimento. Todos somos deficientes mentais, mas os nossos ‘esquizofrênicos’ chamamos de racionais. Acreditamos controlar nossa vida, nosso tempo, mas dia após dia somos levados pelas circunstâncias, impostas pelo acaso à nossa pobre e frágil, ‘raza-razão’”, afirmou Cesário.
O livro – Pensando em estender à temática, os organizadores do projeto elaboraram um livro, também intitulado Raza-Razão, no qual foram reunidos textos de diversas autorias e um colóquio sobre a Loucura. O livro traz também o olhar de pessoas portadoras de deficiência mental.
O lançamento do livro e do curta Raza-Razão conta com a parceria da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Juazeiro, que, na oportunidade, lançará o projeto de criação do Conselho Municipal sobre Drogas. Com a iniciativa da SDS, por meio do secretário, Genes Batista também será exibido o vídeo, Enquadrados, outra produção de Marcos Cesário.
O evento – Acontecerá no dia 3 de dezembro (sexta-feira), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), às 19h.
Informações sobre o projeto:
(74) 9981.2677 – Emiliana Carvalho
(74) 8814.7796 – Maisa Antunes
Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário