O estudo Panorama da Diversidade Cultural da Bahia Contemporânea coordenado pela Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), tem como objetivo subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado e publicar uma coletânea dos artigos elaborados por pesquisadores universitários.
Ao todo são sete macro-regiões do Estado, denominadas de ‘Manchas Culturais’, que estão sendo estudadas. O trabalho vai aprofundar o conhecimento sobre a formação das identidades culturais do conjunto de municípios que compõem cada Território de Identidade, conceito validado pelo Governo do Estado na gestão 2007-2010.
Também vai permitir ampliar a compreensão da diversidade cultural do território baiano decorrente das experiências históricas e socioeconômicas em sua expressão geográfica e ambiental, articuladas às dinâmicas nacionais e globais.
Cultura regional
Em um livre exercício de reordenamento espacial, as equipes das Secretarias de Cultura e de Planejamento definiram a organização de sete agrupamentos territoriais que serviram como ponto de partida para a contratação dos especialistas.
Estes agrupamentos, denominados pelo grupo de ‘Manchas Culturais’, foram organizados segundo o predomínio de características da cultura regional e a classificação dos Territórios de Identidade. Estão em processo de elaboração de estudo as seguintes manchas culturais baianas: Recôncavo, Grande Sertão, Chapada Diamantina, Oeste, Serra Geral, Região Cacaueira e Extremo Sul.
A videoconferência é uma produção da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) em parceria com a Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e será realizada na próxima segunda-feira (6), das 9h às 12h. A transmissão é feita de forma presencial nas salas das Delegacias Regionais de Ensino (Direcs) ou pela internet no site para EAD da SEC , onde qualquer pessoa poderá ter acesso.
Nesta edição, que será a última realizada em 2010, estarão presentes representantes de universidades federal e estadual, além de representantes do Governo do Estado. Entre os presentes estão Gustavo Falcon, da Universidade Federal da Bahia (Ufba); Caio Adan e Erival Neves, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefes); Roberto Dantas, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb); Carlota Gottchall, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e Benito Juncal, da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan).
Nenhum comentário:
Postar um comentário