Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cidade Baiana da Cultura seleciona municípios de destaque em produção cultural


A cultura pode ser um caminho sustentável de transformação e desenvolvimento econômico e social, não através de importação de novos modelos, mas de aposta no que cada região tem de peculiar, de especial, do jeito de fazer somente seu.  Para estimular o maior conhecimento sobre a identidade cultural de cada município baiano, através da divulgação das culturas locais existentes é que surge o Concurso Cidade Baiana da Cultura 2011, realizado pelo Grupo 3 – através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos, com o apoio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Esta é a segunda edição da premiação, que objetiva valorizar os recursos culturais, turísticos e ambientais e tem participação aberta aos 417 municípios baianos. A cidade eleita ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de cultura, turismo e serviços e conta com o apoio das produtoras do Grupo 3 na assessoria e captação de recursos para montagem de uma programação cultural, entre outros benefícios. Na primeira edição do concurso, Rio de Contas recebeu a titulação, destacando-se pela qualidade e viabilidade da programação cultural, pela sua contribuição para o fomento da inovação artística e pela criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, entre outros pontos.

Em 15 dias de lançamento do concurso recebemos inscrições de 04 cidades em 03 territórios de identidade cultural são elas: Antonio Cardoso (Portal do Sertão), Maragogipe e Santo Amaro (Recôncavo) e Vera Cruz (Região Metropolitana). Estas deverão destacar a cultura de sua própria cidade, valorizando seu patrimônio histórico e suas heranças. Para isso, cada inscrito precisa encontrar caminhos de mobilizar a sociedade civil local, envolver a prefeitura de forma articulada e especialmente elaborar um programa cultural. Esse plano serve para desenvolver ações econômicas através da cultura. No formulário de inscrição, as cidades devem explicar claramente como faz cultura e os caminhos para fomentar a economia da cultura localmente. Os municípios já inscritos enviaram seu material, que aguarda lacrado o momento em que a comissão julgadora deverá analisar todo o conteúdo recebido.

Inscrições – Para participar do Concurso Cidade Baiana da Cultura 2011, os representantes dos municípios devem inscrever as suas cidades através do site www.cidadebaianadacultura.com.br. No endereço, estão disponibilizados o regulamento e a ficha de inscrição do concurso.   A organização da premiação enviou correspondência para todos os municípios do estado, procurando fortalecer a mobilização das prefeituras e gestores públicos. Na inscrição é requisitada a programação de cultura de cada localidade, além da descrição dos principais esforços locais para preservação de identidade, valorização do patrimônio e participação social.

O material enviado pelas representações de cada município será submetido à avaliação de uma comissão julgadora que irá avaliar a qualidade e viabilidade do programa cultural, coesão social (participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil) para implementação das ações. A Cidade Baiana da Cultura contará com a cooperação das secretarias de Cultura e Turismo, para efetivar sua programação, além do apoio e expertise do Grupo3.

Origem – O Concurso Cidade Baiana da Cultura se inspira na experiência da ministra grega Melina Mercouri que elegeu Atenas como a primeira Capital Européia da Cultura, em 1985. No Brasil, o Grupo 3 inovou ao levar o projeto para um âmbito estadual. Para o produtor cultural, idealizador e coordenador do concurso, André Reis, o projeto é de extrema relevância, principalmente para a divulgação das potencialidades culturais das cidades baianas. "A importância deste concurso em território baiano é a descoberta das riquezas culturais e patrimoniais dos municípios, como Rio de Contas, vencedor do concurso em 2010, que possui um dos mais belos patrimônios preservados não somente do nosso estado, mas de todo o país, que teve sua potencialidade cultural e turística revelada e divulgada através do projeto" afirmou André.

A escolha do vencedor se dá através de uma comissão julgadora eleita pelo Grupo 3 e que contará com cinco integrantes, sendo um representante de cada uma das Secretarias de Cultura e Turismo do Estado da Bahia,  um representante do Fórum Estadual de Turismo, um integrante do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia e um integrante da produtora Expo Eventos. Os convites para compor a comissão já foram enviados e os nomes dos integrantes serão divulgados através do site do evento.

Nenhum comentário: