As exibições acontecema partir deumaparceria realizada entre o Circuito Saladearte, grupo proprietário da sala, e o Banco do Nordeste. O projeto de dinamização do Cine XIV foi viabilizado a partir da Lei Rouanet.
“Já estamos no sexto mês de projeto, e o público da sala cresceu quase 200%”, afirma Renata Hasselman, produtora responsável pela dinamização da sala. Em novembro do ano passado, o Cine XIV investiu em formaçãodeplateia,elevoucerca de mil estudantes para assistir filmes nacionais na sala.
Segundo ela, uma das principais razões que levaramao fechamento do Cine XIV em 2009 foi a falta de público. “A questão da violência afugentou um pouco os baianos. Os turistas não deixaram de ir ao Pelourinho por isso, mas quem sustenta uma sala de cinema no resto do ano são os baianos mesmo”.
Programação Renata conta que a seleção dos filmes que serão exibidos nas Mostras Cinema Baiano foi feita a partir da programação do Festival de Cinema Baiano, realizado no mês passado, em Ilhéus. “O evento foi um sucesso, teve um público muito grande.
Fizemos uma parceria como festival para trazer alguns dos filmes que resumissem bem o que foi exibido lá”, revela. Além disso, decidiram também apostar na exibição de curta-metragens infantis. “Nosso público é adulto,masmuitas pessoastêm filhos e queremlevá-los para ver filmes do circuito alternativo.
Criamos, então, essa possibilidade”, Renata conclui.
Dentre os filmes que estão presentes na programação das Mostras, estão produções premiadas, como Carreto, eleito melhor filme de curta-metragem no Festival de Gramado, e Doido Lelé, que ganhou o prêmio de melhor filme pelo júri popularda9ªMostradeCinema de Cinema Infantil, na cidade de Florianópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário