Um ano depois de ganhar o concurso Cidade Baiana da Cultura, o município de Rio de Contas (Chapada Diamantina - Bahia) se instrumentaliza para fazer da difusão da sua cultura uma ferramenta para o desenvolvimento social. O título conquistado em 2010 garantiu a implantação de um plano cultural para a cidade, contando com a orientação e assessoria em gestão pela empresa Grupo3 - através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos, com o apoio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Rio de Contas foi a cidade escolhida entre os 17 municípios participantes do concurso em 2010. A concorrência visa valorizar a identidade cultural das cidades baianas, estimulando a criação de práticas que construam uma programação própria para cada lugar e resgatem sua herança histórica. Atualmente, a cidade conta com a orientação do Grupo3 para captar recursos para promover uma festa de carnaval misturando tradição e modernidade. Tombada em 1980 pelo IPHAN - Instituo Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Rio de Contas é um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia. A cidade foi fundada em 1745 e preserva a memória dos tempos de riqueza da Chapada Diamantina.
Em 2010, o município cumpriu o calendário proposto no concurso Cidade Baiana da Cultura, a exemplo da tradicional Festa de Corpus Christi, uma das mais importantes celebrações locais, mobilizando a participação de 15 mil pessoas. Um dos destaques da programação foi o momento religioso com o show do Padre Zezinho e a apresentação do Grupo Canindé. O Grupo3 apoiou a realização de outro ponto alto da cultura local: a festa de São João, reiterando a cidade como uma das mais atraentes e interessantes da Chapada Diamantina. A participação da cidade também foi importante na EXPOART - Feira Internacional de Artesanato, Arte, Cultura e Turismo, que ocorreu no Centro de Convenções da Bahia, com a exposição produzida pela equipe do Grupo3 para ser exibida na Vila Turística.
No Natal, município e produtora cultural estruturaram a decoração valorizando o uso de materiais reciclados, com a produção de guirlandas, casa de papai Noel, arvores, presépio e sinos. Além disto, foi criado um portal de Comunicação onde, através do endereço www.descubrariodecontas.tur.br, o público geral pode acessar informações importantes na área de serviços para quem se interessar em conhecer a cidade. "Tudo isto foi feito mesmo com a dificuldade de recursos durante o ano eleitoral, o que dificultou também a realização de uma programação mais extensiva, mas atendemos, dentro das possibilidades, aos anseios da cidade. Foi um ano muito bom para a cultura de Rio de Contas, com varias reportagens e veiculação de documentários, matérias e vídeos sobre a cidade", ressalta André Reis, coordenador do concurso.
Cidade Cultural - A experiência de estimular a preservação da identidade local e a construção de um plano para cultura de cada município por meio do Concurso Cidade Baiana da Cultura ainda é nova por aqui. O concurso aconteceu pela primeira vez no estado no ano passado e está em sua segunda edição. A participação no prêmio é aberta a todos os 417 municípios baianos e a intenção é provocar gestores e sociedade civil a apostar no que cada região tem de peculiar, de especial, do jeito de fazer somente seu. Idealizado e realizado pelo Grupo 3, o concurso conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do FAZCULTURA. As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro e podem ser realizadas pelo site www.cidadebaianadacultura.com.br.
Assim como na experiência de Rio de Contas, a cidade eleita ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de cultura, turismo e serviços e conta com o apoio das produtoras do Grupo 3 na assessoria e captação de recursos para montagem de uma programação cultural, entre outros benefícios. Em 15 dias de lançamento do concurso, já estão inscritas quatro cidades pertencentes a três territórios de identidade cultural são elas: Antonio Cardoso (Portal do Sertão), Maragogipe e Santo Amaro (Recôncavo) e Vera Cruz (Região Metropolitana). Cada município participante deverá destacar a cultura de sua própria cidade, valorizando seu patrimônio histórico e suas heranças.
O Concurso Cidade Baiana da Cultura se inspira na experiência da ministra grega Melina Mercouri que elegeu Atenas como a primeira Capital Européia da Cultura, em 1985. No Brasil, o Grupo 3 inovou ao levar o projeto para um âmbito estadual. Para o produtor cultural, idealizador e coordenador do concurso, André Reis, o projeto é de extrema relevância, principalmente para a divulgação das potencialidades culturais das cidades baianas. "A importância deste concurso em território baiano é a descoberta das riquezas culturais e patrimoniais dos municípios, como Rio de Contas, que possui um dos mais belos patrimônios preservados não somente do nosso estado, mas de todo o país, que teve sua potencialidade cultural e turística revelada e divulgada através do projeto" afirmou André. Com o concurso, o Grupo 3 reforça sua prática de propor soluções inovadoras em produção cultural e estímulo a fortalecimento das identidades regionais.
A escolha do vencedor se dá através de uma comissão julgadora eleita pelo Grupo 3 e que contará com cinco integrantes, sendo um representante de cada uma das Secretarias de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, um representante do Fórum Estadual de Turismo, um integrante da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia e um integrante da produtora Expo Eventos. Os convites para compor a comissão já foram enviados e os nomes dos integrantes serão divulgados através do site do evento.
Rio de Contas foi a cidade escolhida entre os 17 municípios participantes do concurso em 2010. A concorrência visa valorizar a identidade cultural das cidades baianas, estimulando a criação de práticas que construam uma programação própria para cada lugar e resgatem sua herança histórica. Atualmente, a cidade conta com a orientação do Grupo3 para captar recursos para promover uma festa de carnaval misturando tradição e modernidade. Tombada em 1980 pelo IPHAN - Instituo Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Rio de Contas é um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia. A cidade foi fundada em 1745 e preserva a memória dos tempos de riqueza da Chapada Diamantina.
Em 2010, o município cumpriu o calendário proposto no concurso Cidade Baiana da Cultura, a exemplo da tradicional Festa de Corpus Christi, uma das mais importantes celebrações locais, mobilizando a participação de 15 mil pessoas. Um dos destaques da programação foi o momento religioso com o show do Padre Zezinho e a apresentação do Grupo Canindé. O Grupo3 apoiou a realização de outro ponto alto da cultura local: a festa de São João, reiterando a cidade como uma das mais atraentes e interessantes da Chapada Diamantina. A participação da cidade também foi importante na EXPOART - Feira Internacional de Artesanato, Arte, Cultura e Turismo, que ocorreu no Centro de Convenções da Bahia, com a exposição produzida pela equipe do Grupo3 para ser exibida na Vila Turística.
No Natal, município e produtora cultural estruturaram a decoração valorizando o uso de materiais reciclados, com a produção de guirlandas, casa de papai Noel, arvores, presépio e sinos. Além disto, foi criado um portal de Comunicação onde, através do endereço www.descubrariodecontas.tur.br, o público geral pode acessar informações importantes na área de serviços para quem se interessar em conhecer a cidade. "Tudo isto foi feito mesmo com a dificuldade de recursos durante o ano eleitoral, o que dificultou também a realização de uma programação mais extensiva, mas atendemos, dentro das possibilidades, aos anseios da cidade. Foi um ano muito bom para a cultura de Rio de Contas, com varias reportagens e veiculação de documentários, matérias e vídeos sobre a cidade", ressalta André Reis, coordenador do concurso.
Cidade Cultural - A experiência de estimular a preservação da identidade local e a construção de um plano para cultura de cada município por meio do Concurso Cidade Baiana da Cultura ainda é nova por aqui. O concurso aconteceu pela primeira vez no estado no ano passado e está em sua segunda edição. A participação no prêmio é aberta a todos os 417 municípios baianos e a intenção é provocar gestores e sociedade civil a apostar no que cada região tem de peculiar, de especial, do jeito de fazer somente seu. Idealizado e realizado pelo Grupo 3, o concurso conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do FAZCULTURA. As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro e podem ser realizadas pelo site www.cidadebaianadacultura.com.br.
Assim como na experiência de Rio de Contas, a cidade eleita ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de cultura, turismo e serviços e conta com o apoio das produtoras do Grupo 3 na assessoria e captação de recursos para montagem de uma programação cultural, entre outros benefícios. Em 15 dias de lançamento do concurso, já estão inscritas quatro cidades pertencentes a três territórios de identidade cultural são elas: Antonio Cardoso (Portal do Sertão), Maragogipe e Santo Amaro (Recôncavo) e Vera Cruz (Região Metropolitana). Cada município participante deverá destacar a cultura de sua própria cidade, valorizando seu patrimônio histórico e suas heranças.
O Concurso Cidade Baiana da Cultura se inspira na experiência da ministra grega Melina Mercouri que elegeu Atenas como a primeira Capital Européia da Cultura, em 1985. No Brasil, o Grupo 3 inovou ao levar o projeto para um âmbito estadual. Para o produtor cultural, idealizador e coordenador do concurso, André Reis, o projeto é de extrema relevância, principalmente para a divulgação das potencialidades culturais das cidades baianas. "A importância deste concurso em território baiano é a descoberta das riquezas culturais e patrimoniais dos municípios, como Rio de Contas, que possui um dos mais belos patrimônios preservados não somente do nosso estado, mas de todo o país, que teve sua potencialidade cultural e turística revelada e divulgada através do projeto" afirmou André. Com o concurso, o Grupo 3 reforça sua prática de propor soluções inovadoras em produção cultural e estímulo a fortalecimento das identidades regionais.
A escolha do vencedor se dá através de uma comissão julgadora eleita pelo Grupo 3 e que contará com cinco integrantes, sendo um representante de cada uma das Secretarias de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, um representante do Fórum Estadual de Turismo, um integrante da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia e um integrante da produtora Expo Eventos. Os convites para compor a comissão já foram enviados e os nomes dos integrantes serão divulgados através do site do evento.
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