Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lavagem Cultural da FUNCEB – Em Tempo


Lavagem - A XXI Lavagem Cultural, festa promovida pelos funcionários da Fundação Cultural do Estado – Funceb, unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia deve arrastar, mais uma vez, milhares de foliões para o Pelourinho na véspera do Carnaval, dia 2 de março..


Alegria e muita descontração são ingredientes que não podem faltar na XXI Lavagem Cultural, uma festa promovida pelos funcionários da Fundação Cultural do Estado – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT.

Chegando à vigésima edição, o evento foi agora batizado como Folia Cultural e deve arrastar, mais uma vez, milhares de foliões para o Pelourinho na véspera do carnaval. No próximo dia 02 de março, quarta-feira, a partir das 15h, o cortejo começa na Praça Municipal e segue pelas Ruas Chile, da Ajuda, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, até chegar ao Largo Pedro Archanjo, onde a folia se instala.

“A Lavagem da FUNCEB é organizada anualmente pelos funcionários e se tornou uma tradição na abertura do calendário das festas carnavalescas no Centro Histórico. Congrega centenas de pessoas que trabalham em diversos setores e espaços da Fundação, além das unidades da SECULT, e que no cotidiano não têm oportunidade de se encontrar mais informalmente”, comenta Gisele Nussbaumer, diretora da FUNCEB.

Levando paz, harmonia e muita animação ao Pelourinho, o aquecimento da festa será feito pela Banda de Sopro e Percussão do Maestro Reginaldo de Xangô. No Largo Pedro Archanjo acontecerá a coroação dos reis da folia. Este ano, o rei e a rainha da lavagem são Denny, cantor da Timbalada, e a cantora Aline Rosa, vocalista da banda Cheiro de Amor.

 Origem
Primeira Lavagem Cultural da FUNCEB aconteceu em 1989, quando a instituição ainda funcionava na Biblioteca Pública, no bairro dos Barris. De lá para cá, a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gil (ex-Banda Beijo), Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio e Tatau. O evento já faz parte do calendário da Saltur e da Bahiatursa e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral. Hoje, a sede da FUNCEB está localizada na casa 29 da Rua Gregório de Matos, no Pelourinho

Nenhum comentário: