Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mostra de São Paulo apresenta três filmes baianos


Cerca de 400 produções compõem a 34ª edição do megaevento paulista
João Carlos Sampaio - Uma exposição inédita com fotos do cineasta Wim Wenders (incluindo cliques realizadosem Salvador e São Paulo) e a exibição de uma nova e inédita versão do seu visionário Até o Fim do Mundo (1991) estão entre as várias atrações da 34ª Mostra Internacional de Cinema, que começa hoje, na capital paulista.

O evento deu o pontapé inicial ntem, quando apresentou, somente para convidados, no Auditório Ibirapuera, o filme O Estranho Caso de Angélica, novo filme do veterano diretor português Manoel de Oliveira.

Prestes a completar 102 anos de idade, o diretor trocou o marca passo e não pode vir para a abertura,mas deve chegar até o encerramento do festival, no próximo dia 4 de novembro.

Até lá serão cerca de 400 filmes de vários países, compondo o maior painel cinematográfico que o país recebe, anualmente.

Cerca de 20 espaços de São Paulo vão exibir uma seleção que atualiza a produção recente e também traz de volta clássicos especiais.

É o caso, por exemplo, dos filmes do diretor japonês Akira Kurosawa, que, no ano do seu centenário, vai contar com uma pequena seleção que inclui cópia restaurada da obra-prima Rashomon (1950) e uma exposição que está, ao lado da mostra de Wim Wenders, entre os mais badalados acontecimentos da Mostra. Desenhos originais do diretor, usados nos seus storyboards, poderão ser conferidos pelo público cinéfilo.

Wenders, que já está em São Paulo, e Kurosawa (desenho deixado por ele)assinamos dois cartazesda34ªMostra,que tem algumas apostas curiosas na sua grade de programação.

Uma delas é uma retrospectiva da recente produção do cinema norueguês, que é completamente desconhecido por aqui.

Além disso, nada menos do que 19 filmes pré-indicados por seus países ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro estão no programa da Mostra.

Baianos A Bahia marca presença no evento paulistano com três longas metragens, dois de produção recente, a ficção Estranhos, de Paulo Alcântara, e o documentário Filhos de João O Admirável Mundo Novo Baiano, de Henrique Dantas, que vem conquistando a crítica e as platéias dos festivais com sua visão geracional do grupo musical Novos Baianos.

O terceiro título baiano presente na 34ª Mostra Internacional de Cinema é o clássico Tocaia no Asfalto (1962), de Roberto Pires, que será exibido em cópia restaurada.

Nenhum comentário: