Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bahia lança 18 novos roteiros turísticos em Feira no Rio


Cristiane Felix - Foram três dias de evento e um saldo positivo em volume de negócios. A Feira das Américas 2010, evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) recebeu mais de 23.600 pessoas, entre agentes de viagens, operadores de turismo, representantes de governo, jornalistas e visitantes em geral.
 O evento – que teve início do dia 20 e seguiu até o dia 22, no Riocentro, Rio de Janeiro – registrou um aumento de 12% do público em relação ao ano passado e contou com 17.090 metros quadrados vendidos, 405 metros a mais que em 2009. Os 737 expositores, divididos em cinco pavilhões, exibiram atrações e tendências turísticas de 48 países.
A Bahia contou com um estande montado no espaço Nordeste Brasileiro (Pavilhão 2), e aproveitou a oportunidade para lançar 18 novos roteiros turísticos que devem aquecer a economia turística no estado. Entre as autoridades baianas que participaram da Feira estão os secretários de Turismo, Antônio Carlos Tramm, e de Cultura, Márcio Meirelles e a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva.
 Com objetivo de divulgar aos participantes, visitantes e jornalistas a cultura e os costumes típicos da Bahia, diariamente, baianas e percussionistas ‘abriam os trabalhos’ no pavilhão com uma manifestação cultural típica da Bahia: a lavagem. Além disso, acarajés eram gratuitamente distribuídos aos visitantes que passavam pelo estande.
Durante o evento, foram discutidos e destacados pontos importantes para o turismo no estado, a exemplo do turismo náutico, em crescente expansão nos últimos anos, dos investimentos bilionários para a Copa do Mundo de 2014 e da expectativa para o verão, que deve ser responsável por um fluxo de pessoas que ultrapassará as seis milhões de pessoas.

Entre os dezoito novos roteiros sugeridos estão:

Salvador e Praia do Forte: Cultura e Natureza: Com seis dias, ele contempla, além das duas localidades que o nomeia, locais como o Castelo Garcia D’ Ávila, Imbassaí e passeios em veículos 4x4 pela Vila de Diogo, Rio Pojuca e Reserva de Mata Atlântica do Camurugipe.
Cacau com Dendê: Integrado pelos municípios de Cairu, Maraú e Itacaré, o passeio de oito dias inclui, entre outras atrações, visita à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e reserva do bicho-preguiça de coleira, ambas em Ilhéus, e às ilhas de Goió, Sapinho, Pedra Furada, na Baía de Camamu.
Vinhos do Velho Chico: Atende aos turistas que buscam uma viagem que pode ser tanto de lazer quanto de negócios. Ele tem como região turística o Vale do São Francisco e é integrado pelas cidades de Juazeiro, Casa Nova e Sobradinho. Conta com um adicional Enofluvial, que, a bordo da barcaça Vapor do Vinho, dá aos visitantes a oportunidade de conhecer a vinícola Ouro Verde.
Aventuras no Oeste Baiano: Ideal para aqueles que buscam ecotursimo e turismo de aventura, o itinerário de quatro dias centra-se nas cidades de Barreiras e São Desidério e inclui prática de trilha, rapel, tirolesa, rafting pelo Rio Grande, passeio pelo Sítio das Pedras Brilhantes, arqueológico com pinturas rupestres, e pela Cachoeira do Redondo, além de trekking e passeio de bote pela Gruta do Buraco do Inferno.
Caminho dos Orixás: Voltado para turismo afro-étnico e afro-religioso, o roteiro acontece em Salvador e na Baía de Todos os Santos e inclui visitas a terreiros de candomblé como o Ilê Axé Opô Afonjá e Casa Branca e a igrejas católicas históricas.
Cânions do São Francisco: Com seis dias de duração, o itinerário inclui as cidades de Paulo Afonso, Delmiro Gouveia (AL), Piranhas (AL) e Canindé do São Francisco (SE). Passeios de canoa , rapel, tirolesa e escaladas são opcionais.
Cultura e Natureza Exuberantes: Reúne turismo étnico, cultural e sol e praia e, em nove dias, passa pelas cidades de Cachoeira, Salvador e Cairu.
Caravana da Alegria: É o turismo para a melhor idade. Nos seis dias de passeio, os visitantes passam pelas localidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália e participam de festas noturnas temáticas, jantares dançantes, teatros, passeios, almoços, atividades recreativas na praia, caminhadas terapêuticas e apresentações artísticas e culturais.
Cultura e Mar na Baía de Todos os Santos: Em apenas três dias, passa pelas cidades de Salvador, São Francisco do Conde, Cachoeira, São Felix, Muritiba, Maragogipe, Aratuípe e Itaparica.
Farinha com Dendê: Inclui city tour pelos pontos turísticos mais famosos de Salvador, e passa ainda pelas proximidades de Aratuípe, Itaparica, Nazaré, Salinas da Margarida e Saubara. As saídas e a chegada são em Salvador.
Praias do Dendê: Reúne turismo de aventura, ecoturismo e sol e praia em seis dias de um itinerário que passa por Cairu, Maraú, Itacaré, contemplando a Costa do Cacau e a Costa do Dendê. Inclui passeios de canoa, escuna e visita a povoados com degustação de frutas típicas como jambo, cacau, carambola, caju.
Rota da Liberdade: Se passa todo na cidade de Cachoeira. O visitante vai conhecer o grupo Rota da Liberdade, formado por representantes de comunidade remanescentes de quilombos.
Rota das Aldeias: Voltado para aqueles que procuram turismo étnico e histórico- cultural. Durante cinco dias, os turistas visitam aldeias e reservas indígenas autênticas do povo Pataxó, na Costa do Descobrimento, sul da Bahia.
Rota do Saber: Também pela Costa do Descobrimento. O passeio é curto, mas inclui oficinas de artesanato, visitas a Patrimônios Históricos, caminhadas ecológicas, entre outros.
Costa das Baleias: São sete dias de contemplação pela Costa das Baleias, passando pelos municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Mucuri e Nova Viçosa.
Segredos do Recôncavo Baiano: Turismo étnico, gastronômico e rural. São cinco dias de passeio entre as cidades de Salvador, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix e Muritiba.
Volta ao Parque: Na região da Chapada Diamantina, os oito dias de itinerário passam pelas cidades de Lençóis, Ibicoara, Palmeiras, Mucugê, Andaraí, Iraquara, Nova Redenção e Igatu. Inclui trilhas à famosas cachoeiras da região.
Trekking no Vale do Pati: Totalmente voltado para o turismo de aventura e ecoturismo. O roteiro passa pelas cidades de Mucugê, Palmeiras e Andaraí e concentra- se no Vale do Pati.
Além dos gestores públicos, uma delegação de 600 associados baianos – entre agentes, operadores de viagem e hoteleiros – participou do evento. Presente a todos os dias de Feira, o presidente da Abav Bahia, Pedro Galvão, considerou o evento extremamente positivo. “Foi excelente. Se conseguiu uma unidade do sentido da valorização do agente de viagem”, disse ele, que destacou ainda a preocupação da associação em seguir na garantia do direito do pagamento de comissões sobre as vendas de passagens internacionais às agências brasileiras, suspenso pela TAM, desde o dia 1º de outubro, e pela Air France, a partir do dia 10 de novembro.

Nenhum comentário: