Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Beatificação de Irmã Dulce impulsiona turismo religioso

 
Roteiro - Visitantes de vários países virão a Salvador para conhecer obra social da religiosa baiana
O Memorial Irmã Dulce está instalado no anexo ao Convento Santo Antônio, na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no bairro de Roma, em Salvador
Apartir do anúncio de que a Bahia fará parte do roteiro de Turismo Religioso do Vaticano este ano, mais um importante passo foi dado ontem, para impulsionar o segmento no estado. O cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, anunciou a beatificação, grau anterior ao de santo, à Irmã Dulce.
O anúncio é esperado desde abril deste ano, quando a religiosa recebeu o título de venerável. Segundo dom Geraldo, a Comissão Científica do Vaticano reconheceu juridicamente um milagre ocorrido por interseção de Irmã Dulce, necessário para se chegar ao patamar de beata.
Agora só falta a assinatura do papa Bento XVI no processo, o que deverá ocorrer até o próximo mês de dezembro. Com a beatificação, o assessor de Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Osvaldo Gouveia, acredita que visitantes de várias partes do mundo virão a Salvador para conhecer a obra social e religiosa da beata.
Salvador Bus – "Desde que o processo foi iniciado, o fluxo de turistas que nos visitam cresceu 12%. A partir de agora, a tendência é de que esse número cresça cada vez mais", afirmou Gouveia. O Memorial recebe cerca de 35 mil visitantes por ano, sendo 25% desses provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará.
Em 2009, o local passou a fazer parte do roteiro turístico do Salvador Bus. A inclusão do Memorial no itinerário do ônibus atende a estratégia de divulgação, da Bahiatursa e da Secretaria do Turismo, de promover e aumentar o fluxo de turistas ao local, através do turismo religioso.
 Além da parceria com o Salvador Bus, a Bahiatursa promove este roteiro no mercado internacional, incluindo o Museu de Arte Sacra, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Igreja do Bonfim e o Forte de Monte Serrat.
 Fidelização – "Este é um dos poucos segmentos que tem fidelização do turista. O reconhecimento só amplia a oferta da Bahia, facilitando o nosso trabalho no Brasil e no mundo. Ganha a Bahia, ganha o turismo e ganha as Obras Sociais", comemorou a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva.  
De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, realizada em 2007 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 3,6% dos entrevistados viajaram pelo Brasil para fazer turismo religioso, o que corresponde a mais de oito milhões de viagens.
O Memorial Irmã Dulce está instalado no anexo ao Convento Santo Antônio, na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), localizado no bairro de Roma, na Cidade Baixa, em Salvador. As visitas podem ser feitas de terça-feira a sábado, no horário das 10 às 17h, com entrada franca.

Nenhum comentário: