Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FIAC Bahia mostra painel de inquietações Artísticas em 25 espetáculos de sete países


Terceira edição do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia acontece de 23 a 30 de outubro,com pluralidade de propostas e atividades diversas

Um panorama de 25 espetáculos que mostram como criadores de várias partes do mundo e do Brasil estão respondendo, através das suas inquietações artísticas, as questões colocadas pela sociedade contemporânea. Com esse painel, o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia) entra em sua terceira edição, de 23 a 30 de outubro, em Salvador. Montagens de diferentes contextos e realidades socioculturais se cruzam numa programação que, num diálogo direto com a produção local, faz da pluralidade de propostas estéticas uma possibilidade de refletir sobre o nosso tempo e os rumos da sociedade moderna.

O festival foi idealizado e é coordenado por Nehle Franke (diretora de teatro e correalizadora do projeto Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura), Felipe de Assis (diretor de teatro e produtor cultural) e Ricardo Libório (administrador e correalizador do projeto Cultura e Pensamento). A realização é da Realejo Projetos Culturais  e FAPEX (Fundação de Apoio a Pesquisa e  a Extensão), com patrocínio Oi e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (através do Fazcultura); Petrobras e Ministério da Cultura (através da Lei Rouanet); CAIXA e Funarte.

O FIAC Bahia reúne espetáculos de sete países – Espanha, Portugal, Alemanha, Argentina, Chile e Colômbia, além do Brasil –, em montagens que contemplam vertentes das artes cênicas, algumas delas em conexão com outras linguagens artísticas. Teatro, dança, performance e intervenção urbana fazem parte da mostra principal do evento, que reúne seis montagens internacionais e oito nacionais – todas inéditas na Bahia. A programação se completa com uma seleção de 11 espetáculos baianos, reafirmando o compromisso do festival em estimular a troca e a construção de experiências com artistas locais.

A ênfase no intercâmbio proposta pelo FIAC se prolonga também nas atividades de formação (através de oficinas comandadas por criadores nacionais e internacionais que participam do evento), no fortalecimento dos campos de reflexão (com debates, bate-papos e palestras) e na criação de espaços de convivência, como o Lounge Fiac Oi Futuro, que, pelo segundo ano, torna-se palco de encontros informais entre público e artistas e de ações de caráter artístico, formativo, crítico e midiático.
O estimulo à criação também se impõe ao festival, que, em 2010, promove uma série de leituras dramáticas com textos inéditos de autores baianos, vencedores do Prêmio Fapex de Teatro. Com esse conjunto de iniciativas, o FIAC Bahia reafirma seu empenho no fortalecimento da classe e produção cênica local; no desenvolvimento profissional; na troca simbólica entre artistas de diversos estilos e gêneros; na reflexão do fazer artístico e sua interferência nas mudanças da sociedade; e na integração de um público variado.

Serviço
Onde: Teatro Castro Alves, Sala do Coro do TCA, Teatro Vila Velha, Cabaré do Teatro Vila Velha Goethe-Institut, Teatro Sesc-Senac Pelourinho, Teatro Sesi Rio Vermelho, Teatro Martim Gonçalves, Teatro Gamboa Nova,  Espaço Cultural Barroquinha, Theatro XVIII, (CAIXA Cultural de Salvador), espaços públicos e alternativos
Quando: 23 a 30 de outubro
Quanto: R$ 10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

Realização: Realejo Projetos Culturais e FAPEX (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão)
Patrocínio: Oi e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (através do Fazcultura); Petrobras e Ministério da Cultura (através da Lei Rouanet); CAIXA e Funarte.
*A programação completa do FIAC Bahia pode ser conferida no site www.fiacbahia.com.br

Nenhum comentário: