Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ministro Juca Ferreira destaca importância deste primeiro encontro, em Salvador

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou, sexta-feira (22) à noite, da cerimônia de abertura do 1º Encontro com as Culturas Populares e Identitárias, em Salvador. "Esta diversidade toda, retratada neste encontro, precisa ser cuidada para, assim, permitir que esta memória plural faça parte, efetivamente, da construção da Bahia", disse o ministro, no evento. Segundo ele, durante os dias de duração do encontro seria possível enxergar o que a Bahia tem "de africano, de português e dos ciganos na sua história". Até o próximo dia 29, Salvador receberá grupos culturais, pesquisadores e gestores públicos, para discutir e celebrar políticas de promoção da diversidade.
Por fim, Juca Ferreira revelou o seu desejo de fortalecimento do evento nos próximos anos. "Torço para que este encontro vá crescendo a ponto de se tornar um dos principais de Salvador. Que ele venha para reafirmar o carinho do Estado brasileiro com todas essas manifestações da Cultura".
Durante a solenidade de abertura do encontro, também estiveram presentes cerca de 50 prefeitos e o governador da Bahia, Jaques Wagner, que instituiu, por decreto, a comissão estadual de sustentabilidade de povos e comunidades tradicionais.
1º Encontro com as Culturas Populares e Identitárias
A programação cultural do evento conta com apresentações, cortejos, shows e espetáculos, concentrados nas ruas do Centro Histórico e na Praça das Artes, no Pelourinho. O objetivo é reunir 37 diferentes manifestações culturais identificadas na Bahia, representadas por mestres e dirigentes de mais de 700 grupos e entidades.
O encontro também terá mesas-redondas sobre as políticas públicas voltadas ao setor. As discussões contarão com participações, entre outros, do secretário de Identidade e Diversidade Cultural (SID) do Ministério da Cultura (MinC), Américo Córdula, e da Coordenadora de Fomento à identidade e à Diversidade da SID, Giselle Dupin.
O 1º Encontro com as Culturas Populares e Identitárias é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) em parceria com o MinC e com as secretarias estaduais de Promoção da Igualdade (Sepromi), de Educação (SEC), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Nenhum comentário: