Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Prêmios contemplam produções baianas nas áreas de música, arte e literatura





Daniela Castro - Letieres Leite confessa que foi pego de surpresa ao ouvir o nome do vencedor na categoria Melhor CD Popular, do Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura.

Por acaso, o nome era o dele próprio, anunciado ao lado de sua Orkestra Rumpilezz.

“Levando em conta que existe uma discussão antiga sobre o que é música popular e o que é música erudita, chama atenção o prêmio vir para uma orquestra de instrumental de matriz africana”, comemora o maestro, que fundou o grupo em 2006.

Para o líder do grupo o prêmio que contempla o CD Letieres Leite & Orquestra Rumpilezz está ligado à ”democratização da informação”, já que boa parte da divulgação das músicas se deu com a ajuda da internet.

Visibilidade O reconhecimento vem logo depois de o grupo faturar o Prêmio da Música Brasileira em duas categorias (Melhor Grupo Instrumental e Revelação). “Prêmio é um estímulo para continuar a produzir”, acredita Leite, que já começou a colher os frutos da visibilidade nacional e tem três apresentações agendadas no Rio de Janeiro.

Antes, porém, ele e a Rumpilezz mostram o repertório do CD premiado aos baianos, no dia 7, às 11 horas. O show, gratuito, será no Parque da Cidade, pelo Domingo no Parque.

Exposição e teatro A Bahia ainda aparece como coadjuvante em outras categorias contempladas pelo Prêmio Bravo!.A Melhor Exposição eleita foi Faustus,do paraibano José Rufino, que esteve em cartaz no Palácio da Aclamação entre janeiro e março deste ano.

O prêmio de Melhor Espetáculo de Teatro foi para Vida, da Companhia Brasileira de Teatro, que cumpre temporada amanhã e sábado, no Teatro Martim Gonçalves, dentro do Fiac (Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia).

“O prêmio chega num momento muito especial porque estamos completando 10 anos”, exulta o diretor Marcio Abreu, que fundou a companhia em Curitiba. Ele ainda tem outro motivo para comemorar.

“A expectativa é maravilhosa porque nunca nos apresentamos sem Salvador”, revela.

Itaú Cultural A produção baiana também figura na lista de agraciados pelo Itaú Cultural.De535inscritos na categoria Literatura, 14 nomes foram escolhidos, entre eles o de Shagaly Araújo, que assina o projeto Cadernos Negros na Literatura: Escrevendo Outras(Negras) Histórias.

Nenhum comentário: